sábado, janeiro 21

Rosa rosae


É nas tuas mãos de vidro
é no teu olhar aberto
que aparece o espelho certo
definido.

Amar de longe é tão perto
Amar de perto é tão vivo
que não pode haver decerto
castigo.

Sim eu vejo em ti a minha força
tu vês em mim a tua rosa
formosa.
Sou a flor do espanto e da ternura
não serei casta nem pura
sou rosa.

Mas a rosa que vive e dança
formosa mas não segura
rosa que nunca se cansa
dos ventos da desventura
rosa, rosae
da ternura.


É nas tuas mãos vazias
que eu deponho a vida inteira
com espinhos todos os dias
roseira.


Roseira mas não lareira
de fogo brando no lar
apenas rosa fronteira
do mar.


Sim eu vejo em ti o meu perfume
a lava densa do ciúme
demente.
Sou a rosa brava sem queixume
flor vermelha do meu lume
ardente.


Demente mas sem loucura
apenas rosa
apenas rosa verdade
rosa
rosae
liberdade !


José Carlos Ary dos Santos in "As Palavras das Cantigas"

Nenhum comentário: