domingo, janeiro 29

Castelo de S. Jorge

© Photo: chico esperto

Declarado Monumento Nacional em 1910, pouco antes da implantação da República, o Castelo de São Jorge ergue-se na mais alta colina de Lisboa e foi desde muito cedo um espaço aprazível para a ocupação humana, datando do século II a.C. a primeira fortificação conhecida.
Intervenções arqueológicas recentes, permitiram registar testemunhos de ocupação desde pelo menos o século VI a.C.. Fenícios, Gregos, Cartaginenses, Romanos e Muçulmanos por aqui passaram, sendo estes últimos, os responsáveis pela definição dos limites da Alcáçova, cujo perímetro corresponde, sensivelmente, aos limites da actual freguesia do Castelo. Em 1147, dá-se a conquista cristã da cidade de Lisboa, conduzida por D. Afonso Henriques, Rei de Portugal, ocorrida no contexto mais vasto das cruzadas.
A partir do séc XIII, o Castelo albergou o Paço Real, tornando-se Lisboa a Capital do reino. No século XVI, deu-se a estreia da primeira peça de Teatro Português “Monólogo do Vaqueiro”, de Gil Vicente, comemorativa do nascimento de D. João III, sucessor de D. Manuel. Do mesmo modo, foi o Castelo palco da recepção a Vasco da Gama, após a descoberta do caminho marítimo para a Índia.
A mudança da residência real para a zona ribeirinha, a instalação de aquartelamentos e o terramoto de 1755, contribuíram para o declínio e a degradação do monumento. Descaracterizado e em parte interditado ao lisboeta, é assim que chega ao séc. XX, o Castelo de São Jorge.
O Castelo é alvo de duas importantes intervenções planeadas: uma em 1940 e outra, ainda em curso, da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa - Pelouro de Reabilitação Urbana - Fundo de Turismo e da Empresa Municipal EGEAC. Investe-se na realização de obras de conservação no monumento e desenvolve-se um conjunto de intervenções na área habitacional.
Os milhares de visitantes do Castelo de São Jorge, usufruem de uma oferta cultural e lúdica única. O Castelo é, já, um espaço de referência singular, acolhendo iniciativas como a Festa da Cerveja, teatro, exposições e outros eventos.
castelodesaojorge@egeac.pt www.egeac.pt

Nenhum comentário: