sexta-feira, abril 21

Trabalho "mata mais do que guerra"

São 270 milhões as vítimas de acidentes e 160 milhões os atingidos por doenças detrabalho

O trabalho «mata mais do que a guerra», ascendendo a 270 milhões as vítimas de acidentes e a 160 milhões as pessoas atingidas por doenças de trabalho, disse hoje Gerard Albracht, representante do «Bureau» Internacional do Trabalho.
A afirmação foi proferida em Santa Maria da Feira no primeiro dia de um encontro sobre a Cooperação na Área da Inspecção do Trabalho nos Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Segundo Gerard Albracht, a mortalidade relacionada com substâncias perigosas cifra-se nos 438.500 casos anuais, sendo relevante a mortalidade relacionada com amianto que atinge os 100 mil óbitos anuais.
Nesse quadro, o orador defendeu que as estratégias de inspecção do trabalho devem ter por base as convenções, recomendações, códigos e guias de conduta da Organização Internacional de Trabalho (OIT), devendo ao nível de cada país ser promovida uma cultura de segurança e reforçados os sistemas de saúde e higiene no trabalho.
«à inspecção de trabalho moderna cabe agir de forma integrada para promover políticas de prevenção», disse.
Gerard Albracht apontou alguns passos para fortalecer a inspecção de trabalho, aproximando as políticas do sector aos Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho da OIT, com adequação às especificidades de cada Estado membro: adequação da estrutura e organização, uso optimizado dos recursos, formação eficaz, atribuição de um papel tripartido aos inspectores, como supervisores, conselheiros e agentes de autoridade e o reforço da cooperação.
No que respeita aos recursos humanos apontou como aceitável nos países industrializados a existência de um inspector por cada 10 mil trabalhadores, como atingível para países em vias de industrialização um inspector por cada 20 mil trabalhadores e, como nível mínimo para países menos desenvolvidos, um inspector por cada 40 mil trabalhadores.
No encontro que decorre até dia 21, organizado pelo Gabinete de Cooperação do Ministério do Trabalho e da Solidariedade, serão apresentadas comunicações sobre a situação actual e os desafios futuros da inspecção do trabalho nos Estados membros da CPLP e preparado um acordo de parceiros sobre «A Cooperação na área da inspecção de trabalho».
Fonte: Portugal Diário

Nenhum comentário: