sexta-feira, abril 21

Governo quer alargar número de alunos a frequentarem cursos profissionais

A ministra da Educação revelou que o Governo vai alargar de 30 para 50 a percentagem de jovens do ensino secundário que frequentam cursos profissionais."
O ensino público está ainda maioritariamente orientado para o acesso à universidade, pelo que é necessário multiplicar, por vários factores, a formação vocacional", afirmou, enquadrando o objectivo governamental no programa de formação dos cidadãos «Novas Oportunidades». Maria de Lurdes Rodrigues presidiu à abertura das Jornadas Pedagógicas Nacionais da Associação Nacional do Ensino Profissional, que começaram ontem na Casa das Artes, em Famalicão, acto em que participaram os presidentes da Câmara, Armindo Costa, da Direcção da Associação, José Luís Presa, e da Assembleia-Geral, Manuel Lopes.
Protocolo
No início da tarde, a ministra assistiu à assinatura de um protocolo de cooperação pedagógica entre a Escola Profissional CIOR e a Escola D. SanchoI, o primeiro do País. A governante lembrou que há 400 mil jovens saídos do ensino secundário sem qualquer qualificação e disse que a meta do programa é conseguir, até 2010, que 80 por cento dos portugueses tenham o 12.º ano ou formação equivalente, o que significa um "grande salto, já que a percentagem actual é de 35 por cento". "Para isto, são necessários muitos outros acordos de cooperação entre escolas profissionais e escolas públicas", sublinhou, adiantando que a inserção das escolas profissionais nas metas do programa permitiu já que, "no espaço de um ano, 15 mil jovens em risco de abandono escolar tenham concluído o ensino básico com orientação vocacional, recuperando-os para o ensino e a formação".
Fonte: O Primeiro de Janeiro

Nenhum comentário: