terça-feira, julho 4

Simplex esbarra na burocracia

O primeiro balanço à execução do Programa de Simplificação Administrativa, conhecido por Simplex, aponta para alguns atrasos nomeadamente devido à burocracia relacionada com a articulação entre ministérios, noticia hoje a imprensa.
O primeiro balanço trimestral do Simplex é apresentado hoje de manhã em Lisboa pela Coordenadora da Unidade de Coordenação da Modernização Administrativa, Maria Leitão Marques.
De acordo com o Diário Económico, que cita uma fonte governamental, um dos principais obstáculos à execução das medidas apresentadas em Março está no "mau planeamento por parte dos ministérios", que não têm tido em conta os "atrasos nos processos legislativos", que algumas medidas implicam.
Outra razão apontada é a dificuldade de articulação entre ministérios e o facto de o programa "prever algumas medidas de institutos que serão extintos no âmbito do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE)", de acordo com a fonte contactada pelo diário.
Também em declarações ao jornal, a responsável pela Unidade de Coordenação e Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, recusou-se a adiantar qual o grau de execução das 80 medidas que deveriam ser implementadas até Junho.
Contudo, a responsável manifestou-se "contente" com os resultados.
O Simplex foi apresentado em Março pelo primeiro-ministro, José Sócrates, e previa um conjunto de 333 medidas para eliminar a burocracia, para pôr em prática até ao final do ano.
Fonte: Lusa

Nenhum comentário: