terça-feira, setembro 3

Manuel Alegre sobre Passos. "Este homem é perigoso"


O ex-candidato à presidência da República Manuel Alegre ficou indignado com os ataques de Passos Coelho ao Tribunal Constitucional e defende que Cavaco Silva não pode deixar passar em branco esta afronta aos juízes. "O Presidente da República deve chamar o primeiro-minitro e dizer-lhe que isto não pode continuar. Ele tem de respeitar os juízes", diz ao Manuel Alegre.
O desafio lançado a Belém pelo histórico do PS surge um dia depois de o primeiro-ministro, no encerramento da universidade de Verão, ter acusado os juízes do Constitucional de falta de "bom senso" (ver páginas 18 e 19), na sequência do chumbo do diploma que abria a porta a despedimentos na administração pública.
O que mais chocou Alegre, que disputou as últimas eleições presidenciais com Cavaco Silva, foi a forma como o primeiro-ministro atacou "a figura do presidente do Tribunal Constitucional".
"Este caminho é perigoso. Fez pressão e chantagem. Este homem é perigoso", diz o ex-deputado, lembrando que o Tribunal Constitucional faz parte da democracia e Passos está "convencido que tem o poder absoluto".
Não é a primeira vez que o primeiro-ministro critica o Tribunal Constitucional, mas desta, no entender de Alegre, foi longe de mais e os partidos da oposição devem pedir "intervenção urgente ao Presidente da República".

Marcadores: , , ,

INSTAGRAMS by @rogerio_barroso