quarta-feira, março 8

Duplamente Desiludido

Nestas últimas semanas tenho ansiosamente aguardado por um telefonema, que tarda em chegar, para não dizer, que certamente já não irei receber.
O telefonema que ansiosamente aguardo, seria da Presidência da República.
Pensava eu, na minha inocência pura de cidadão impoluto, que nesta última semana de mandato de sua Exª, o senhor Presidente da República Drº Jorge Sampaio, seria um dos portugueses a merecer uma condecoração.
Reparem se tenho ou não razão, para pensar em ser "medalhado".
Sou um cidadão português, bom marido e, bom pai.
A minha esposa afirma a toda a hora que "sou o melhor marido do mundo". As minhas filhas dizem a toda a hora que sou "o melhor pai do mundo".
As finanças não têm queixas deste cidadão, nem o meu nome consta de quaisquer listas de devedores ao fisco. Tenho sempre os meus impostos em dia.
Sou funcionário público hà mais de trinta e cinco anos. Só faltei ao serviço por motivo de doença, sempre justificado com Atestados Médicos autênticos.
As minhas classificações do serviço foram sempre "Muito Bom" e, de alguns anos a esta parte, tenho recebido a nota máxima de dez valores.
Quando fui chamado pela Pátria, cumpri serviço militar, tendo sido mobilizado para a Guerra do Ultramar, onde permaneci dois anos, na Província de Angola; uma guerra que nunca compreendi, mas que por imperativos de força maior tive que "aceitar".
O meu telefone continua sem receber a tão ansiosa chamada.
Todos os dias quando chego a casa, a primeira coisa que faço é ir ao Voice Mail e verificar se tenho alguma mensagem cujo teor seja algo parecido com: "Sua Exª deverá comparecer no Palácio de Belém, para no próximo dia 8 receber a medalha com a Cruz da Ordem do Infante D.Henrique, atribuída pelos serviços relevantes que prestou ao País", mas fico desiludido, duplamente desiludido, por constatar que sou diferente das últimas trinta e cinco personalidades "medalhadas", donde se destacavam os músicos Fernando Tordo e Pedro Burmester, Mariza, Mário Laginha e Maria João, o actor Victor de Sousa, o apresentador de televisão Júlio Isidro e pasme-se,do senhor Ministro da Administração Interna, António Costa.
Já liguei para a PT perguntando se havia alguma avaria nas linhas telefónicas na zona de Belém/Ajuda, para perceber se seria esse o motivo para a não recepção de tão desejada chamada.
É que este "Chico Esperto" com uma folha de serviço exemplar e com um "Curriculum" de fazer inveja a qualquer um, sente-se duplamente desiludido, dado ter votado por duas vezes no Drº Jorge Sampaio para a Presidência da República e de ter sido ignorado na distribuição das "medalhas".
Como não votei no futuro Presidente da República, professor Cavaco Silva e , como não tenciono votar nele nas próximas eleições para Presidente da República, tenho a noção de que não serei "medalhado" nos próximos dez anos.
E eu que queria tanto uma condecoração...

2 comentários:

Anônimo disse...

não vou discutir a subjectividade de um prémio.Concordo que o Presidente Jorge Sampaio banalizou a entrega de condecorações. Talvez se deva ao seu caracter humanista. Se queres uma medalha compra uma...

Anônimo disse...

No cômputo geral pode-se afirmar que Jorge Sampaio teve um mandato positivo, tendo "cometido pecados imperdoáveis", a aprovação do Pacote Laboral, o aumento da idade da reforma dos funcionários públicos, a aceitação de Santana Lopes para 1º Ministro, etc... Acabou o mandato,descanse em Paz...