sábado, março 31

Uma Foto Por Dia


Photo: chico esperto. Foto n.º 343. Em Alfama (adoro ouvir) - Lisboa.

Provérbio de fim de semana

A paciência esgota-se

Palavras-Chave: paciência esgotar

Solar de Mateus – Vila Real

foto retirda daqui



Considerada uma das mais importantes obras da arquitectura civil portuguesa de Setecentos, o Solar de Mateus tira partido de uma planta em U, dinamizada por pátios e escadarias. Não se sabe, ao certo, em que data começou a ser construído, mas é possível que, em 1743, se encontrasse em fase adiantada. A autoria do projecto tem vindo a ser atribuída total, ou parcialmente, a Nicolau Nasoni e representa o modelo acabado de solar barroco nortenho.
DN GRANDES MONUMENTOS PORTUGUESES

Gastos não controlados pagavam quatro Otas

Coitados dos funcionários públicos que foram e continuam a ser tão maltratados por este governo. Afinal Sócrates, não difere em nada de Durão Barroso e Santana Lopes. O seu governo continuou na linha dos gastos sem controlo, em nomeações ilimitadas, ilegais e com ‘falta de transparência’.

sexta-feira, março 30

De tarde

Naquele «pic-nic» de burguesas,
Houve uma coisa simplesmente bela,
E que, sem ter história nem grandezas,
Em todo o caso dava uma aguarela.



Foi quando tu, descendo do burrico,
Foste colher, sem imposturas tolas,
A um granzoal azul de grão-de-bico
Um ramalhete rubro de papoulas.



Pouco depois, em cima duns penhascos,
Nós acampámos, inda o sol se via;
E houve talhadas de melão, damascos,
E pão de ló molhado em malvasia.




Mas, todo púrpuro, a sair da renda
Dos teus dois seios como duas rolas,
Era o supremo encanto da merenda
O ramalhete rubro das papoulas.

Cesário Verde

Frase do Dia

"Todos os seres derivam de outros seres mais antigos por transformações sucessivas."

Autor:
Anaximandro

New York, polemiche per il Cristo di cioccolata


Polemiche per "Dolce mio Signore", il cristo di cioccolata senza veli in esposizione al Manahattan Lab Gallery. L'artista, l'italo-canadese Cosimo Cavallaro, ha impiegato più di 90 kg per realizzarlo. Ma ai cattolici di New York non è piaciuto lo stesso, soprattutto a causa della sua completa nudità. per Bill Donohue, della Catholic League, si tratta di "uno dei peggiori attacchi alla sensibilità cristiana di sempre".

SACRILÉGIO

Uma Foto Por Dia

Photo: chico esperto. Foto n.º 342. Sentido Proibido, Praça D. Pedro IV - Lisboa.



Consta

"A precipitação com que Paulo Portas quis, de assalto, reconquistar a liderança - o que provavelmente irá conseguir - esfacelou o partido com fracturas que dificilmente não corresponderão a cisões insanáveis. A idoneidade reconhecida a Maria José Nogueira Pinto pode ter o efeito de aluvião. Paulo Portas nem sequer irá chegar de táxi. Ficará satisfeito em chegar de lambreta?."
Paquete de Oliveira Jornal de Notícias

Igreja de Nossa Senhora da Graça – Santarém

foto retirada daqui


Iniciada em 1380, para albergar uma comunidade de monges agostinhos, a Igreja da Graça só foi concluída no século XV, revelando a influência do grandioso estaleiro do Mosteiro da Batalha, em particular no seu rendilhado portal principal e na rosácea que o acompanha. No interior destacam-se alguns monumentos funerários, como o túmulo de D. Pedro de Meneses, um dos melhores exemplares da tumularia quatrocentista, a sepultura rosa de Pedro Álvares Cabral, acompanha por inscrição que a identifica, e o túmulo renascentista de Pêro Rodrigues de Portocarreiro.
DN GRANDES MONUMENTOS PORTUGUESES

SÓNIA E NUNO: EXTRACTOS DUMA PAIXÃO

A entrada


O taxista trava, as rodas roçam um segundo na areia do caminho, cuspindo pedra e poeira. Nuno dá uma olhadela à casa no topo do monte e ao carreiro em rampa que lhe dá acesso. Depois destranca a porta do carro e sai, do outro lado Sónia faz o mesmo. Dirigem-se ao porta-bagagens, ainda antes do taxista, que só agora aparece com as chaves.
Uma mala e dois sacos passam para as suas mãos, o táxi faz marcha-atrás, de novo a deslizar nas pedras e a esbaforir poeira. Sónia e Nuno, vergados pela bagagem, acometem-se ao monte que lhes desvenda a casa branca. As janelas de postigos de madeira tratada, as portas também de madeira nova e brilhante de linóleo.
A casa, branca, fechada, excessivamente branca, tinha simultaneamente um aspecto apelativo e inabitável. Adivinhando-se a frescura do recheio, ainda escasso e sem uso, as paredes rectas e hostis e os cantos agudos e desconfortáveis.
Pousaram as malas junto à porta, na sapata que rodeava a casa e que ainda tinha manchas de tinta e grãos de cimento incrustados. Pararam, desprovidos de iniciativa, tomados de atenção por cada pormenor que indicava o quanto fresca era a casa. Querendo prolongar a expectativa de descobrir o interior da casa, gozando-a na antecipação dos objectos por estrear, cheirando a tintas e serraduras de serralharia, virgens de qualquer uso.
Nunes, Odílio in Sónia e Nuno: Extractos Duma Paixão, edição Difel, S.A.

quinta-feira, março 29

ESTA FOTO DEBERÍA SER REAL

by J. Kalvellido

Londres se rinde ante la magia surrealista de Dalí


Decía Dalí que "el mundo necesita más fantasía", así que diseñó objetos cotidianos extravagantes, un sofá con forma de labios o un "teléfono-langosta". Ahora algunas de sus creaciones más originales se mostrarán en una ambiciosa exposición en Londres sobre surrealismo.

I progetti di Rogers, architetto da Nobel


Ecco alcuni dei progetti firmati dal britannico Richard Rogers, che ha appena vinto il Pritzker Price, l'equivalente del Nobel per l'architettura. Rogers, che ha 73 anni, si impose all'attenzione internazionale disegnando insieme a Renzo Piano l'avveniristico Centro Pompidou a Parigi. Fra i suoi altri lavori celebri il Millennium Dome e l'edificio dei Lloyds a Londra. Questo è il progetto per il Riverside Walk, a Londra.

Cartaz nacionalista apela à expulsão de imigrantes

Eles andam por aí e não estão adormecidos…

quarta-feira, março 28

Uma Foto Por Dia


Photo: chico esperto. Foto n.º 341. Candeeiros da minha cidade - Lisboa.

Frase do Dia

"A carícia é o produto de um longo polimento da bestialidade."

Reverdy, Pierre

Iran, le foto dei marinai inglesi rapiti


La televisione iraniana in lingua araba Al-Alam ha trasmesso un video dei marinai britannici arrestati dalle Guardie della Rivoluzione perchè "sorpresi in acque territoriali". Nel fotogramma, la componente dell'equipaggio inglese Faye Turney. "Sono stata trattata bene", dice nel vídeo.

Palácio Nacional da Pena - Sintra

foto retirada daqui

Uma das expressões máximas do Romantismo do séc. XIX, este extraordinário monumento deve-se à iniciativa de D. Fernando II, que transformou as ruínas do antigo convento hieronimita que existia no topo da serra. O palácio começou a ser construído pouco depois de 1838 e é uma cenográfica peça de arquitectura neo-medieval, onde abundam elementos exóticos e referências eruditas, como a janela do Tritão. O conjunto foi residência de veraneio da família real e em seu redor plantou-se o parque de influência inglesa, com espécies arbóreas provenientes de diversos continentes.
DN GRANDES MONUMENTOS PORTUGUESES

terça-feira, março 27

Uma Foto Por Dia


Photo: chico esperto. Foto n.º 340. Candeeiros da minha cidade - Lisboa.

I cartoni per la pizza in giro per il mondo


Sono come i condimenti della pizza: praticamente infiniti. Ce n'è infatti per tutti i gusti: colorati o in bianco e nero, retrò o stravaganti, minimalisti o vistosi, spiritosi o stampati con personaggi famosi e perfino con lo sponsor. E addirittura c'è quello che invita a cercare la faccia di Bin Laden tra le chiazze della mozzarella. Stiamo parlando dei cartoni per la pizza. In giro per il mondo se ne possono incontrare veramente di tutti i tipi. Ecco la nostra selezione.

Gravuras Rupestres – Vale do Rio Côa

foto retirada daqui

Classificadas como Património Mundial pela UNESCO, em 1998, as gravuras rupestres do Vale do Côa são um dos testemunhos mais antigos da criação artística humana, datando genericamente do Paleolítico Superior [22000-10000 anos a. C.], mas prolongando-se os registos por períodos mis recentes, o que explica algumas sobreposições. Foram gravadas em superfícies verticais de xisto, preferencialmente voltadas a nascente, e os vários núcleos já identificados constituem um dos maiores e mais importantes núcleos da arte rupestre ao ar livre do mundo, abundando as representações de veados, auroques e cavalos.

DN GRANDES MONUMENTOS PORTUGUESES


segunda-feira, março 26

Uma Foto Por Dia



Photo: chico esperto. Foto n.º 339. Travessa de Santa Marta - Lisboa.

Frase do Dia

"Para Deus, todos os nossos desejos são uma oração."

Autor: Browning , Elizabeth

Panteão Nacional – Lisboa

foto retirada daqui

As origens deste antigo convento remontam a 1598, mas só em 1615 os Beneditinos se fixaram no local. Deve-se a Baltazar Álvares e, depois, ao padre Pedro Quaresma e a João Turriano o traçado maneirista do conjunto. Em 1834, o edifício ficou afecto ao Palácio das Cortes e, a partir dessa data, registam-se várias intervenções, com o objectivo de adaptar o espaço às suas novas funções. Pela mão de Ventura Terra, o complexo adquiriu uma linguagem neoclássica, continuada em 1920 por Adolfo Marques da Silva. A monumental escadaria deve-se a Cristina da Silva e data de 1941.

DN GRANDES MONUMENTOS PORTUGUESES


PHotoEspaña celebrará sin nexos sus 10 años

MADRID.- Con más de 60 exposiciones y la participación de artistas procedentes de 31 países y de 26 comisarios, el festival PHotoEspaña celebrará, del 30 de mayo al 22 de julio, su décima edición bajo el signo de la pluralidad.

HAJA MEMÓRIA

Recebi de um amigo, via mail, da autoria de José Mário Branco, o seguinte texto:
Como é que é tolerável que o regime democrático deixe a RTP fazer a apologia do fascismo, dando a Jaime Nogueira Pinto mais de meia hora para fazer o elogio de Salazar?
1931

O estudante Branco é morto pela PSP, durante uma manifestação no Porto;
1932

Armando Ramos, jovem, é morto em consequência de espancamentos; Aurélio Dias, fragateiro, é morto após 30 dias de tortura; Alfredo Ruas, é assassinado a tiro durante uma manifestação em Lisboa;
1934, 18 de Janeiro

Américo Gomes, operário, morre em Peniche após dois meses de tortura; Manuel Vieira Tomé, sindicalista ferroviário morre durante a tortura em consequência da repressão da greve; Júlio Pinto, operário vidreiro, morto à pancada; a PSP mata um operário conserveiro durante a repressão de uma greve em Setúbal

1935

Ferreira de Abreu, dirigente da organização juvenil do PCP, morre no hospital após ter sido espancado na sede da PIDE (então PVDE);
1936

Francisco Cruz, operário da Marinha Grande, morre na Fortaleza de Angra do Heroísmo, vítima de maus tratos, é deportado do 18 de Janeiro de 1934; Manuel Pestana Garcez, trabalhador, é morto durante a tortura;

1937

Ernesto Faustino, operário; José Lopes, operário anarquista, morre durante a tortura, sendo um dos presos da onda de repressão que se seguiu ao atentado a Salazar; Manuel Salgueiro Valente, tenente-coronel, morre em condições suspeitas no forte de Caxias; Augusto Costa, operário da Marinha Grande, Rafael Tobias Pinto da Silva, de Lisboa, Francisco Domingues Quintas, de Gaia, Francisco Manuel Pereira, marinheiro de Lisboa, Pedro Matos Filipe, de Almada e Cândido Alves Barja, marinheiro, de Castro Verde, morrem no espaço de quatro dias no Tarrafal, vítimas das febres e dos maus tratos; Augusto Almeida Martins, operário, é assassinado na sede da PIDE (PVDE) durante a tortura ; Abílio Augusto Belchior, operário do Porto, morre no Tarrafal, vítima das febres e dos maus tratos;
1938

António Mano Fernandes, estudante de Coimbra, morre no Forte de Peniche, por lhe ter sido recusada assistência médica, sofria de doença cardíaca; Rui Ricardo da Silva, operário do Arsenal, morre no Aljube, devido a tuberculose contraída em consequência de espancamento perpetrado por seis agentes da Pide durante oito horas; Arnaldo Simões Januário, dirigente anarco-sindicalista, morre no campo do Tarrafal, vítima de maus tratos; Francisco Esteves, operário torneiro de Lisboa, morre na tortura na sede da PIDE; Alfredo Caldeira, pintor, dirigente do PCP, morre no Tarrafal após lenta agonia sem assistência médica;
1939

Fernando Alcobia, morre no Tarrafal, vítima de doença e de maus tratos;
1940

Jaime Fonseca de Sousa, morre no Tarrafal, vítima de maus tratos; Albino Coelho, morre também no Tarrafal; Mário Castelhano, dirigente anarco-sindicalista, morre sem assistência médica no Tarrafal;

1941

Jacinto Faria Vilaça, Casimiro Ferreira; Albino de Carvalho; António Guedes Oliveira e Silva; Ernesto José Ribeiro, operário, e José Lopes Dinis morrem no Tarrafal;
1942

Henrique Domingues Fernandes morre no Tarrafal; Carlos Ferreira Soares, médico, é assassinado no seu consultório com rajadas de metralhadora, os agentes assassinos alegam legítima defesa (?!); Bento António Gonçalves, secretário-geral do P. C. P. Morre no Tarrafal; Damásio Martins Pereira, fragateiro, morre no Tarrafal; Fernando Óscar Gaspar, morre tuberculoso no regresso da deportação; António de Jesus Branco morre no Tarrafal;

1943

Rosa Morgado, camponesa do Ameal (Águeda), e os seus filhos, António, Júlio e Constantina, são mortos a tiro pela GNR; Paulo José Dias morre tuberculoso no Tarrafal; Joaquim Montes morre no Tarrafal com febre biliosa; José Manuel Alves dos Reis morre no Tarrafal; Américo Lourenço Nunes, operário, morre em consequência de espancamento perpetrado durante a repressão da greve de Agosto na região de Lisboa; Francisco do Nascimento Gomes, do Porto, morre no Tarrafal; Francisco dos Reis Gomes, operário da Carris do Porto, é morto durante a tortura;
1944

General José Garcia Godinho morre no Forte da Trafaria, por lhe ser recusado internamento hospitalar; Francisco Ferreira Marques, de Lisboa, militante do PCP, em consequência de espancamento e após mês e meio de incomunicabilidade; Edmundo Gonçalves morre tuberculoso no Tarrafal; assassinados a tiro de metralhadora uma mulher e uma criança, durante a repressão da GNR sobre os camponeses rendeiros da herdade da Goucha (Benavente), mais 40 camponeses são feridos a tiro.

1945

Manuel Augusto da Costa morre no Tarrafal; Germano Vidigal, operário, assassinado com esmagamento dos testículos, depois de três dias de tortura no posto da GNR de Montemor-o-Novo; Alfredo Dinis (Alex), operário e dirigente do PCP, é assassinado a tiro na estrada de Bucelas; José António Companheiro, operário, de Borba, morre de tuberculose em consequência dos maus tratos na prisão;
1946

Manuel Simões Júnior, operário corticeiro, morre de tuberculose após doze anos de prisão e de deportação; Joaquim Correia, operário litógrafo do Porto, é morto por espancamento após quinze meses de prisão;

1947

José Patuleia, assalariado rural de Vila Viçosa, morre durante a tortura na sede da PIDE;
1948

António Lopes de Almeida, operário da Marinha Grande, é morto durante a tortura; Artur de Oliveira morre no Tarrafal; Joaquim Marreiros, marinheiro da Armada, morre no Tarrafal após doze anos de deportação; António Guerra, operário da Marinha Grande, preso desde 18 de Janeiro de 1934, morre quase cego e após doença prolongada;

1950

Militão Bessa Ribeiro, operário e dirigente do PCP, morre na Penitenciária de Lisboa, durante uma greve de fome e após nove meses de incomunicabilidade; José Moreira, operário, assassinado na tortura na sede da PIDE, dois dias após a prisão, o corpo é lançado por uma janela do quarto andar para simular suicídio; Venceslau Ferreira morre em Lisboa após tortura; Alfredo Dias Lima, assalariado rural, é assassinado a tiro pela GNR durante uma manifestação em Alpiarça;
1951

Gervásio da Costa, operário de Fafe, morre vítima de maus tratos na

prisão;

1954

Catarina Eufémia, assalariada rural, assassinada a tiro em Baleizão, durante uma greve, grávida e com uma filha nos braços;
1957

Joaquim Lemos Oliveira, barbeiro de Fafe, morre na sede da PIDE no Porto após quinze dias de tortura; Manuel da Silva Júnior, de Viana do Castelo, é morto durante a tortura na sede da PIDE no Porto, sendo o corpo, irreconhecível, enterrado às escondidas num cemitério do Porto; José Centeio, assalariado rural de Alpiarça, é assassinado pela PIDE;

1958

José Adelino dos Santos, assalariado rural, é assassinado a tiro pela GNR, durante uma manifestação em Montemor-o-Novo, vários outros trabalhadores são feridos a tiro; Raul Alves, operário da Póvoa de Santa Iria, após quinze dias de tortura, é lançado por uma janela do quarto andar da sede da PIDE, à sua morte assiste a esposa do embaixador do Brasil;
1961

Cândido Martins Capilé, operário corticeiro, é assassinado a tiro pela GNR durante uma manifestação em Almada; José Dias Coelho, escultor e militante do PCP, é assassinado à queima-roupa numa rua de Lisboa;

1962

António Graciano Adângio e Francisco Madeira, mineiros em Aljustrel, são assassinados a tiro pela GNR; Estêvão Giro, operário de Alcochete, é assassinado a tiro pela PSP durante a manifestação do 1º de Maio em Lisboa;
1963

Agostinho Fineza, operário tipógrafo do Funchal, é assassinado pela PSP, sob a indicação da PIDE, durante uma manifestação em Lisboa;

1964

Francisco Brito, desertor da guerra colonial, é assassinado em Loulé pela GNR; David Almeida Reis, trabalhador, é assassinado por agentes da PIDE durante uma manifestação em Lisboa;
1965

General Humberto Delgado e a sua secretária Arajaryr Campos são assassinados a tiro em Vila Nueva del Fresno (Espanha), os assassinos são o inspector da PIDE Rosa Casaco e o subinspector Agostinho Tienza e o agente Casimiro Monteiro;

1967

Manuel Agostinho Góis, trabalhador agrícola de Cuba, more vítima de tortura na PIDE;

1968

Luís António Firmino, trabalhador de Montemor, morre em Caxias, vítima de maus tratos; Herculano Augusto, trabalhador rural, é morto à pancada no posto da PSP de Lamego por condenar publicamente a guerra colonial; Daniel Teixeira, estudante, morre no Forte de Caxias, em situação de incomunicabilidade, depois de agonizar durante uma noite sem assistência;
1969

Eduardo Mondlane, dirigente da Frelimo, é assassinado através de um atentado organizado pela PIDE;

1972

José António Leitão Ribeiro Santos, estudante de Direito em Lisboa e militante do MRPP, é assassinado a tiro durante uma reunião de apoio à luta do povo vietnamita e contra a repressão, o seu assassino, o agente da PIDE Coelha da Rocha, viria a escapar-se na "fuga-libertação" de Alcoentre, em Junho de 1975;

1973

Amilcar Cabral, dirigente da luta de libertação da Guiné e Cabo Verde, é assassinado por um bando mercenário a soldo da PIDE, chefiado por Alpoim Galvão;
1974, 25 de Abril

Fernando Carvalho Gesteira, de Montalegre, José James Barneto, de Vendas Novas, Fernando Barreiros dos Reis, soldado de Lisboa, e José Guilherme Rego Arruda, estudante dos Açores, são assassinados a tiro pelos pides acoitados na sua sede na Rua António Maria Cardoso, são ainda feridas duas dezenas de pessoas.

A PIDE acaba como começou, assassinando. Aqui não ficam contabilizadas as

inúmeras vítimas anónimas da PIDE, GNR e PSP em outros locais de repressão.

Mais ainda

Podemos referir, duas centenas de homens, mulheres e crianças massacradas a tiro de canhão durante o bombardeamento da cidade do Porto, ordenada pelo coronel Passos e Sousa, na repressão da revolta de 3 de Fevereiro de 1927. Dezenas de mortos na repressão da revolta de 7 de Fevereiro de 1927 em Lisboa, vários deles assassinados por um pelotão de fuzilamento, à ordens do capitão Jorge Botelho Moniz, no Jardim Zoológico.

Dezenas de mortos na repressão da revolta da Madeira, em Abril de 1931, ou outras tantas dezenas na repressão da revolta de 26 de Agosto de 1931. Um número indeterminado de mortos na deportação na Guiné, Timor, Angra e no Cunene. Um número indeterminado de mortos devido à intervenção da força fascista dos "Viriatos" na guerra civil de Espanha e a entrega de fugitivos aos pelotões de fuzilamento franquistas. Dezenas de mortos em São Tomé, na repressão ordenada pelo governador Carlos Gorgulho sobre os trabalhadores que recusaram o trabalho forçado, em Fevereiro de 1953. Muitos milhares de mortos durante as guerras coloniais, vítimas do Exército, da PIDE, da OPVDC, dos "Flechas", etc.

domingo, março 25

Uma Foto Por Dia


Photo: chico esperto. Foto n.º 338. Igreja de S. Domingues - Lisboa.

A Canção de Lisboa

Neste Domingo cinzento apetece-me ouvir esta canção!



Os serões habituais
E as conversas sempre iguais
Os horóscopos, os signos e ascendentes
Mais a vida da outra sussurrada entre dentes
Os convites nos olhos embriagados
Os encontros de novo adiados
Nos ouvidos cansados ecoa
A canção de Lisboa


Não está só a solidão
Há tristeza e compaixão
Quando o sono acalma os corpos agitados
Pela noite atirados contra colchões errados
Há o silêncio de quem não ri nem chora
Há divórcio entre o dentro e o fora
Há quem diga que nunca foi boa
A canção de Lisboa


Mamã, mamã
Onde estás tu, mamã?
Nós sem ti não sabemos, mamã,
Libertar-nos do mal


Mamã, mamã
Onde estás tu, mamã?
Nós sem ti não sabemos, mamã,
Libertar-nos do mal


A urgência de agarrar
Qualquer coisa para mostrar
Que afinal nós também temos mão na vida
Mesmo que seja à custa de a vivermos fingida
O estatuto para impressionar o mundo
Não precisa de ser mais profundo
Que o marasmo que nos atordoa
Ó canção de Lisboa


As vielas de néon
E as guitarras já sem som
Vão mantendo viva a tradição da fome
Que a memória deturpa e o orgulho consome
Entre o orgasmo na gruta ainda fria
E o abandono da carne vazia
Cada um no seu canto entoa
A canção de Lisboa


Mamã, mamã
Onde estás tu, mamã?
Nós sem ti não sabemos, mamã,
Libertar-nos do mal


Mamã, mamã
Onde estás tu, mamã?
Nós sem ti não sabemos, mamã,
Libertar-nos do mal


Jorge Palma

REGALO

by Falco

El laberinto de Moriyama


Pocos fotógrafos han captado la angustia, el caos y la claustrofobia de la vida urbana como el japonés Daido Moriyama. Las ganas de gritar. Sus imágenes violentas y desenfocadas, expresión de una realidad cruda, llegan a España en una gran retrospectiva de 500 piezas.

Avós ganham a vida nas ruas de Lisboa

O triste fado deste povo...

Túmulo de D. Pedro I – Alcobaça

foto retirado daqui

O túmulo de D. Pedro I é um dos monumentos de maior qualidade alcançada pela arte medieval em Portugal. Foi construído entre 1360 e 1362 e as múltiplas mensagens veiculadas pelo trabalho escultórico não podem dissociar-se do túmulo de D. Inês de Castro, obra saída das mãos dos mesmos artistas. Retratando D. Pedro em jacente de grande monumentalidade, as faces da arca são integralmente decoradas com cenas da vida de São Bartolomeu (patrono do monarca) e, nas faces menores, com uma alusão à Boa Morte e à Roda da Vida/Roda da Fortuna, onde se narra a atribulada história de amor de D. Pedro e D. Inês.
DN GRANDES MONUMENTOS PORTUGUESES

Câmara forma calceteiros mas não os cativa a ficar

Uma boa medida para dar continuidade a uma arte em vias de extinção que, servirá para eliminar de vez, os muitos buracos existentes nos passeios desta cidade...

sábado, março 24

MANEIRA DE BEM SONHAR

Com este sonhar tudo, tudo na vida te fará sofreres mais,
Será a tua cruz.
Pessoa, Fernando, in O LIVRO DO DESASSOSSEGO, edições ASSÍRIO & ALVIM

UMA PEDRA SOBRE O RIO

Começou, ao poucos, a deixar de ouvir o que se discutia na sala de reuniões. Para quê tentar convencer quem não queria ser convencido? Por detrás da cabeça do colega que estava à sua frente, conseguia ver o céu, as copas das árvores a baloiçar, e foi-se deixando afastar daquela sala, com alguma sensação de libertação, olhando lá para fora. Tantas vezes lhe corria aquele pensamento de que tudo lá fora continuava, indiferente ao que se passava, ao que se decidia. Sentia-se atraída por essa ideia de deixar as coisas correrem, indiferente.
Seguia, de tempos a tempos, as conclusões bombásticas dos colegas, ia dizendo uns «claro» esquivos, escrevinhava gatafunhos que não tencionava vir a decifrar. Estava tão longe daquela sala. Sentia crescer aquela desilusão que a acompanhava ultimamente, sentia que tudo aquilo era um enorme desperdício de tempo, que nada valia a pena. Angustiava-se por se sentir assim, mas cada vez mais lhe acontecia perceber que tudo o que fazia tinha perdido o sentido.
Santos, Margarida Fonseca in "Uma Pedra Sobre o Rio", edições Difel S.A.

Uma Foto Por Dia



Photo: chico esperto. Foto n.º 337. Partindo... Metropolitano de Lisboa.

Nem um dia...

não me canso de o ouvir

Manuscritos de Eça andaram perdidos durante 34 anos

Mais de 300 folhas manuscritas e emendadas por Eça de Queiróz, de dois dos seus romances e um ensaio, foram ontem doados à Biblioteca Nacional pelo banco Millennium bcp.

Luís Filipe Menezes sonha com a presidência do PSD

Ele não desiste…

Consta

"Em Portugal, infelizmente, continua a valorizar-se os títulos académicos. Ai de quem seja apenas só 'senhor' ou ' senhora '. Significa isto que continuamos agarrados às aparências, olhando de soslaio os que sem título académico progridem, fazem progredir e se notabilizam."
José Leite Pereira Jornal de Notícias

Provérbio de fim de semana

"Pelejam os ladrões, descobrem-se os furtos."

Palavras-Chave:
ladrões furtos

Arco da Rua Augusta – Lisboa

retirado daqui

Planificado para coroar solenemente a rua mais importante da nova Lisboa pombalina, o Arco da Rua Augusta marca a ligação entre a Baixa e a grande praça real que se abriu fronteira ao Tejo, atrás da estátua equestre de D. José. A sua construção, bem como a de todo o conjunto de edifícios anexos, arrastou-se até 1873 e o produto final, da autoria de Veríssimo José da Costa, alterou a ideia original de Eugénio dos Santos, resultando numa estrutura monumental de gosto eclético, coroada pelo grupo escultórico de António Colmeis e Vítor Bastos.

DN GRANDES MONUMENTOS PORTUGUESES

sexta-feira, março 23

Frase do Dia

"Não podes ver o que és. O que vês é a tua sombra."

Autor: Tagore , Rabindranath

Uma Foto Por Dia

Photo: chico esperto. Foto n.º 336. Chegando: Estação do Rossio, Metropolitano de Lisboa.

ritocchi allucinogeni di Worth1000


Probabilmente non mangeremmo quest'uva multi-color. E forse ci spaventeremmo di fronte a una mucca verde. O chissà quale senso di spaesamento ci coglierebbe a Londra di fronte alla classica cabina telefonica...tutta viola invece che rossa. O ancora: come reagiremmo se qualcuno ci offrisse un vino blu? Ecco una divertente galleria di stravaganze create dagli internauti su worth1000.com, il sito per sbizzarrirsi con il foto ritocco.

Juíza alemã nega divórcio com base no Alcorão

Em Maio de 2006, uma alemã de origem marroquina apresentou queixa num tribunal de Frankfurt contra o marido por violência doméstica. Mas como, cinco anos antes, casara segundo a lei islâmica, uma juíza alemã decidiu não lhe conceder o divórcio alegando que o Alcorão permite esse comportamento.

Hora de Verão a partir da madrugada de 25 de Março

A mudança para a "hora de Verão", efectuar-se-á na madrugada do dia 25 de Março, domingo, à 1hora UTC, informa a Comissão Permanente da Hora, com sede no Observatório Astronómico de Lisboa.

Consequentemente, os relógios deverão ser adiantados 60 minutos: à 01 hora em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira (da 01h00 passa para as 02h00); às 00 horas na Região Autónoma dos Açores (da meia-noite passam para a 01h00).

Esta alteração ocorre em harmonia com a seguinte legislação em vigor:

Nacional - DL n.º 17/96, de 8 de Março, DLR n.º 6/96/M, de 25 de Junho e DLR n.º 16/96/A, de 1 de Agosto;

Comunitária - 8.ª Directiva 2000/84/Ce de 19 de Janeiro de 2001, do Parlamento Europeu e do Conselho, relativa às disposições respeitantes à hora de Verão e Comunicação da Comissão das Comunidades Europeias, nos termos do artigo 4.º da citada Directiva.
Fonte: Observatório Astronómico de Lisboa

quinta-feira, março 22

Blair, Bush...Asnar...


by J. Kalvellido

Uma Foto Por Dia


Photo: chico esperto. Foto n.º 335. Esperando: Estação do Rossio, Metropolitano de Lisboa.

Funcionários públicos vão manter o direito a dias de férias adicionais

O Governo deverá manter como período mínimo de férias na função público os actuais 25 dias que, no sector privado, correspondem ao limite máximo. A garantia foi dada ontem aos sindicatos pelo secretário de Estado da Administração Pública, João Figueiredo, durante mais uma ronda negocial sobre a revisão do sistema de vínculos, carreiras e remunerações.

Parigi, in mostra la lingerie sotto il burka


A Parigi è stata allestita una mostra dal titolo eloquente: Sexy Souks (Point Ephémère fino al 1° aprile) che propone oggetti d'abbigliamento intimo erotico realizzati da artiste di origini arabe o dell'Africa del Nord. "Perché si può essere musulmane e sexy", come dicono le artiste. E per raccontare l'erotismo sotto il velo ecco il perizoma con lucine intermittenti, con pellicce, lucchetti e manette e perfino "il nido d'uccello" e "la gatta". E quelli più sofisticati emettono anche inequivocabili suoni. Nella foto la locandina della mostra di Rana Salam.

MUROS

Pedro já esquecera os contos de fadas (sempre interrompidos por um João Pestana fugidio como o Pai Natal), mas não as regras básicas, escrupulosamente seguidas pela avó Lena – milagres raros a cargo de gerente respeitável e com estatuto. A lógica subjacente merecera a aprovação quando, anos mais tarde, recordava noites ainda jovens, mãos engelhadas afagando-lhe os cabelos, promessas falsas para bem do seu menino. «Deixas-me dormir contigo?» E ela dizia que sim, jurava que o pusera na cama de manhãzinha, não fossem os pais descobrir a aliança clandestina. Mentia a pedido, melhor… a ordem dele, as crianças aceitam diferentes verdades – todas que existem -, só não gostam de as ver impostas.
Pois, os milagres… A avó Lena intuíra há muito que ao divino não convém a banalização. Começando por negá-lo, reprovava ao mistério de Fátima o ritmo anual, as curas numerosas, beatificações demasiado fáceis. Queria Deus um velho doce, não intervencionista, solitário. Era-lhe indispensável a certeza de que existíamos nós – bons, razoáveis, maus e péssimos – e Ele. Sem intermediários. Fossem eles burocratas de alguma hierarquia religiosa ou ex-vizinhos mortos e de tal modo afundados em boas obras que vogassem a meio caminho entre Céu e Terra. As consequências para as famosas histórias eram evidentes: cavaleiros banhados em suor, donzelas pacientemente bordando, pouca ajuda do Altíssimo e de fadas benfazejas. Não por acaso, o seu provérbio favorito sentenciava que quem quer bolota atrepa.


Vaz, Júlio Machado, in MUROS, edições Dom Quixote




quarta-feira, março 21

Peta, le proteste sbarcano in Oriente


Provocazioni sempre più globali. Le proteste della Peta, l'associazione animalista, arrivano anche in Oriente. Questa per esempio si è svolta davanti un centro commerciale di Bangkok, in Thailandia. Un'attivista ha evidenziato sul suo corpo le parti che i carnivori acquistano in macelleria mentre regge un cartello con la scritta "Tutti gli animali hanno le stesse parti. Diventate vegetariani"

Uma Foto Por Dia


Photo: chico esperto. Foto n.º 334. Chegada da Primavera, Olivais – Lisboa.

Frase do Dia


"Renda anual de vinte libras, despesa de dezanove libras, dezanove xelins e seis pence, resultado: felicidade. Renda anual de vinte libras, despesa anual de vinte libras e seis pence, resultado: desespero."

Fonte: "David Copperfield"
Autor: Dickens , Charles

TRUQUE DA POLAROID

olhou-o dormir
escorregou por entre-lençóis-quentes, virou-o
a respiração coalhava pelas costas, ele finge dormir
solta um ligeiríssimo e desordenado resfolegar, ao sentir o sexo retirar-se
amanhã nem sequer falaremos disto
dormimos



outros dias em que a solidão é mais cruel olha-o só
sentado aqui no meio do quarto
frente aos textos emendados, remediados, remendados
ferido, ele masturba-se
depois acorda-o, conta uma história qualquer, beija-o
sorri-lhe com os lábios a tremerem de abelhas
ele continua a dormir, indiferente ao mel



vagueio pela casa
rente aos ângulos estreitos dos corredores, sem saber por onde fugir-me



BERTO, AL, in O MEDO edições Assírio & Alvim

terça-feira, março 20

IRAQ 2007

by Ben Heine

Frase do Dia

"A língua é um sabre que pode trespassar o corpo."

Fonte: "História da Coreia" Autor: Yonsan

Sbarcano a Roma le statue-rifiuti di Schult


L'artista tedesco Ha Schult ha posizionato in Piazza del Popolo a Roma mille dei suoi "Trash People", ovvero figure ad altezza d'uomo (180 centimetri) realizzate dalla compressione di materiali di scarto industriali e rifiuti urbani, come lattine o residui di computer. Queste sagome di rifiuti sono l'ossessione dell'artista dagli anni settanta, ma è dal 1996 che il viaggio dei Trash People si ferma in luoghi eccellenti: nel 1996 a La Défense di Parigi, sulla Grande Muraglia cinese nel 2001, e l'anno scorso sulla piazza del Duomo di Colonia, dove sono affluiti 1 milione di visitatori. I trash people rimarranno sulla piazza romana fino al 29 marzo.

Uma Foto Por Dia


Photo: chico esperto. Foto n.º 333. Toponímia – Lisboa.

Escolas secundárias vão alugar espaços para casamentos e baptizados

Mini centros comerciais? Nada disso. Mas as escolas secundáriasportuguesas vão desenvolver internamente "áreas de negócio" para ajudar afinanciar o programa de modernização dos estabelecimentos de ensino.

Cemitério de Pianos

Quando comecei a ficar doente, soube logo que ia morrer.Nos últimos meses da minha vida, quando ainda conseguia fazer a pé o caminhoentre a nossa casa e a oficina, sentava-me numa pila de tábuas e, sem sercapaz de ajudar nas coisas mais simples: aplainar o aro de uma porta, pregarum prego: ficava a ver o Francisco a trabalhar compenetrado, dentro de umanévoa de pontos de serradura. Em novo, também eu tinha siso assim. Nessastardes, tanto tempo impossível depois de ter sido novo, certificava-me deque não estava a ver-me e, quando não aguentava mais, pousava a cabeçadentro das mãos. Segurava o peso imenso da minha cabeça: mundo: tapava osolhos com as mãos para sofrer dentro da escuridão, dentro de um silêncio quefingia. Depois, nas últimas semanas da minha vida, fui para o hospital.A Marta nunca me foi visitar ao hospital. Estava grávida do Hermes. Estavanos últimos meses, e a Marta, com a natureza que tem, precisou de muitoscuidados durante o tempo da gravidez. De repente, lembro-me de quando erapequena e tão feliz na trotinete que lhe comprei em segunda mão, lembro-mede quando ia para a escola, lembro-me de tanto. Enquanto eu estava nohospital à espera de morrer, a Marta estava noutro hospital, não demasiadolonge, à espera que o Hermes nascesse.
Peixoto, José Luis in "Cemitério de Pianos" Bertrand Editora, 2006


segunda-feira, março 19

Uma Foto Por Dia


Photo: chico esperto. Foto n.º 332. Janelas da minha cidade – Lisboa.

Frase do Dia


"Os grandes homens estão muitas vezes solitários. Mas essa solidão é parte da sua capacidade de criar. O carácter, assim como a fotografia, desenvolve-se no escuro."

Autor: Karsh , Youssuf

Banho turco dá Prémio Secil Universidades a aluna de Évora


O projecto de um hamman ou "banho turco", construção predominante no mundo islâmico, pensado para a requalificação paisagística e urbana do Jardim de Diana, em Évora, valeu o Prémio Secil Arquitectura Universidades 2006, na categoria de Equipamento, a Ana Silva, de 23 anos, natural de Castelo Branco e aluna da universidade daquela cidade alentejana. O projecto vencedor é tão mais arrojado quanto se sabe ser grande o desconhecimento da cultura e arquitectura islâmicas que fazem parte do passado histórico de Portugal.

Palace Hotel do Buçaco – Buçaco

retirado daqui

Edificação neomanuelina, o hotel foi construído entre 1888, ano da aprovação do projecto de Luigi Manini, e 1907. A história deste local é, no entanto, muito anterior, remontando a 1628-30, período em que teve início a construção do único “deserto” carmelita existente em Portugal, e do qual apenas a igreja foi conservada e integrada no projecto oitocentista. Desta obra de arte total faziam parte a mata bem como todas as construções associadas, destacando-se as ermidas e as capelas da Via Crucis, que representam as estações da Paixão.


DN GRANDES MONUMENTOS PORTUGUESES


PP avança para congresso em clima de caos total

Com esta agitação toda não admira nada que o Partido do Táxi, passe a ser conhecido pelo Partido do SMART.

domingo, março 18

Kim Joon, la pop-art stampata sulla pelle



L'artista coreano Kim Joon ha grande successo con la sua body-art griffata, che potrebbe ricordare anche l'arte pop. In alcuni dei suoi lavori si riconoscono, sulla pelle, celebri marchi come Bmw o la linea statunitense di caffetterie, Starbucks.

Uma Foto Por Dia


Photo: chico esperto. Foto n.º 331. Friso de azulejo em fachada principal de edifício sito na Rua dos Fanqueiros – Lisboa.

Frase do Dia

"O rabo das mulheres é tão monótono como o espírito dos homens."

Autor: Maupassant , Guy

Já se pode construir em áreas ardidas

O Governo alterou a lei que impunha a proibição de construir, num prazo de dez anos, em áreas florestais atingidas por incêndios. A partir de agora vai ser possível construir alegando interesse público ou empreendimentos com relevante interesse geral. Proprietários florestais e ambientalistas estão preocupados.

Palácio da Regalaeira - Sintra


retirado daqui
A Quinta da Regaleira é o resultado da visão muito particular de António Carvalho Monteiro, proprietário entre 1892 e 1921. A concepção do palácio e do parque resulta da conjugação do seu gosto com o projecto do arquitecto Luigi Manini. Os jardins exóticos da quinta integram percursos de teor iniciático, com referentes mitológicos, uma gruta artificial e um impressionante poço espiralado. Estas soluções obedeceram a um imenso acervo iconográfico pontuado pela simbólica templária e maçónica, e onde a evocação da História de Portugal é completada pela simbólica nacionalista dos estilos arquitectónicos revivalistas, sempre numa linha orientadora de cariz esotérico.
DN GRANDES MONUMENTOS PORTUGUESES

Livre de Tello no Dragão relança campeonato

Como benfiquista que sou, sem facciosismos, aplaudo o extraordinário golo que Tello marcou ao F C Porto.
Espero que o meu Benfica esteja à altura, amanhã na Reboleira.

Consta

"O regresso de Paulo Portas ao palco partidário, em versão light, desestabilizou de vez Santana Lopes. Que, na sua peculiar forma de olhar para si próprio e para o mundo (...), não descortina razões, objectivas nem subjectivas, para que Portas possa estar de volta e ele não."
José António Lima Sol

Dalla California gli orinatoi artistici

Clark Sorensen è uno scultore specializzato nella realizzazione di orinatoi artistici. Anche se è diplomato dell'Accademia di belle arti di Salt Lake City, la scultura era, fino a cinque anni fa, solo un hobby. Negli ultimi tempi ha però dovuto abbandonare la sua carriera di creatore di videogiochi per dedicarsi all'arte. Lo statunitense vive a San Francisco e riceve apprezzamenti e riconoscimenti da tutto il mondo per i suoi originalissimi orinatoi, che si possono acquistare per circa 5mila euro ognuno.

sábado, março 17

Uma Foto Por Dia


Photo: chico esperto. Foto n.º 330. Toponimia – Lisboa.

Un centenar de detenidos en EE UU en las primeras protestas por la guerra de Irak

Miles de manifestaciones se celebran en todo el mundo por el cuarto aniversario de la invasión estadounidense.

Ruínas de Conímbriga – Coimbra

foto retirada de: santavitoria.no.sapo.pt/images/Ruinas2.jpg
A primeira ocupação humana de Conímbriga remonta à Proto-História, mas a chegada dos romanos, pelos meados do século I d. C., rapidamente conferiu ao aglomerado o estatuto de cidade. A área escavada é ainda reduzida, tendo em conta a totalidade do perímetro urbano, mas são já conhecidos alguns edifícios fundamentais, como o Anfiteatro, a Casa de Contaber, o Fórum e uma grande área termal no sector meridional. No século IV, a cidade foi drasticamente reduzida com a construção de uma muralha, o que determinou o abandono de algumas estruturas romanas. O Museu foi criado em 1962 e alberga uma colecção inteiramente composta por materiais provenientes das escavações já realizadas.
DN GRANDES MONUMENTOS PORTUGUESES

Valentim e João Loureiro acusados no Apito Dourado

Valentim Loureiro e João Loureiro são os primeiros arguidos acusados por Maria José Morgado, no âmbito do processo Apito Dourado. O jornal Público avança que em causa está o jogo Boavista-Estrela da Amadora em 2003, apitado por Jacinto Paixão.

A MORTE DE CARLOS GARDEL



O Gnomo saiu a gritar o jornal desportivo da cabina à esquerda do portão. Mandou-nos parar atrás de uma ambulância em cujo tejadilho picavam lâmpadas azuis, aproximou-se do condutor a bater os nós dos dedos no jornal e perguntou, torcido de cólicas de raiva:

-Imagina quanto pagámos por aquele raquítico do Belenenses?

As árvores do Estádio Universitário (choupos, salgueiros, bétulas, sobretudo choupos) moviam os ramos contra o céu, uma fila de táxis zumbia ao comprido do muro, um cotovelo emergiu de sob as lâmpadas da ambulância num aceno ignorante, e o anão, indignado, a arrecadar o jornal na algibeira:

- Atira um número ao acaso, pá, atira um número: advinha o que demos por um coxo que nem para as reservas serve?

Relva e arbustos aparados que brilhavam na luz, jardineiros ligando mangueiras rotativas, pardais, um sossego de parque, uma seta vermelha no topo de um mastro com a palavra Urgência em maiúsculas metálicas, e de repente dei-me onta do hospital. A minha irmã buzinou e o gnomo gesticulou-lhe que aguardasse, pendurado da porta da ambulância:

- Um momentinho, madame,, um momentinho. Explica-me como se ganham taças com equipas assim, Alfredo?

Antunes, António Lobo in "A Morte de Carlos Gardel", Publicações D. Quixote - 1994.