terça-feira, setembro 19

Portal "ajudas.com" lança Concurso de Textos Inclusivos

O portal ajudas.com está a organizar um Concurso Nacional de Textos Inclusivos destinado a promover a inclusão e integração de cidadãos portadores de deficiência, ao mesmo tempo que visa sensibilizar a população para a escrita.
Em declarações à agência Lusa, Carla Faria, autora daquele portal de solidariedade, explicou que qualquer pessoa, de qualquer idade, portadora ou não de deficiência, pode inscrever-se, desde que não tenha livros publicados.
Os interessados podem participar com textos originais e inéditos que façam alusão à inclusão ou integração de grupos desfavorecidos, com o portal a lança um apelo especial à participação de pessoas portadoras de deficiência e de diferentes etnias. Os trabalhados devem ser enviados até ao dia 01 de cada mês, já a partir de Outubro e até 04 de Maio de 2007, via CTT ou correio electrónico, usando sempre um pseudónimo.
Os textos serão avaliados tendo em conta a criatividade e inovação, qualidade literária, organização, coerência e coesão do texto e obediência às características do género em questão.
Todos os meses, o melhor texto será publicado no Jornal de Notícias.
Entre 24 e 27 de Maio, durante a feira de ajudas técnicas - AJUTEC 2007, na Exponor, Matosinhos, serão divulgados os três vencedores. Na ocasião, será entregue aos autores dos melhores textos o Troféu Assis Milton.
Carla Faria explicou que "este concurso foi organizado também como uma homenagem a Assis Milton, pelo seu importante trabalho nesta área da inclusão, em particular na área da deficiência visual".
Entre outras iniciativas, Assis Milton, que morreu em Março deste ano, fundou em 1980 a Associação Promotora do Emprego de Deficientes Visuais (APEDV). É também autor do livro "Estrelas no meu céu escuro", que foi lançado, em Setembro de 2005, durante o seminário comemorativo dos 25 anos da APEDV.
Este I Concurso Nacional de Textos Inclusivos Prémio Assis Milton é, assim, "a melhor forma de o homenagearmos e de lembrarmos a sua imensa obra", frisou Carla Faria.
O projecto conta com a colaboração do Secretariado Nacional de Reabilitação e Integração da Pessoa Deficiente. Os interessados em participar no concurso poderão aceder ao site www.ajudas.com/campanhas/concurso.htm, para adquirirem maisi nformação.
Da autoria de Carla e Pedro Faria, o ajudas.com nasceu para colmatar uma lacuna existente na área da reabilitação e suporte à deficiência, disponibilizando informação sobre serviços, produtos ou avanços médico-terapêuticos.
O ajudas.com tem já desenvolvido outras iniciativas, entre as quais a distribuição gratuita de brinquedos adaptados a crianças portadoras de deficiência.
Fonte: Lusa

Nenhum comentário: