terça-feira, dezembro 6

A BRINCAR TAMBÉM SE APRENDE

CULTURA GERAL

CALCANHAR DE AQUILES

De acordo com a mitologia grega, Tétis, mãe de Aquiles, a fim de tornar o seu filho invencível, mergulhou-o num lago mágico, segurando-o pelo calcanhar. Na Guerra de Tróia, Aquiles foi atingido na única parte do seu corpo que não tinha proteção: o calcanhar. Portanto, o ponto fraco de uma pessoa é conhecido como " calcanhar de Aquiles".


VOTO DE MINERVA
Orestes, filho de Clitemnestra, foi acusado pelo assassinato da mãe. No julgamento, houve empate entre os acusados. Coube à deusa Minerva ovoto decisivo, que foi em favor do réu. Voto de Minerva é, portanto, o " voto decisivo".


CASA DA MÃE JOANA
Na época do Brasil Imperial, mais especificamente durante a menoridade de Dom Pedro II, os homens que realmente mandavam no país costumavam encontrar-se num prostíbulo do Rio de Janeiro, cuja proprietária se chamava Joana. Como esses homens mandavam e desmandavam no país, a frase "casa da mãe Joana" ficou conhecida como sinónimo de lugar em que ninguém manda.


VÁ QUEIXAR-SE AO BISPO!
Na época do Brasil colonial, a fertilidade de uma mulher era requisito fundamental para o casamento, afinal, a ordem era povoar as novas terras conquistadas. A Igreja permitia que, antes do casamento, os noivos mantivessem relações sexuais, única maneira do rapaz descobrir se a moça era fértil. E adivinha o que acontecia na maioria das vezes? O noivo fugia depois da relação para não ter que se casar. A jovem, desolada, ia queixar-se ao bispo, que mandava homens para capturar o tal espertinho.


CONTO DO VIGÁRIO·

Duas igrejas receberam uma imagem duma santa como presente. Para decidir qual das duas ficaria com a escultura, os vigários contariam com a ajuda de Deus, ou melhor, de um burro. Assim, colocaram o burro entre as duas paróquias e o animal teria que caminhar até uma delas. A escolhida pelo quadrúpede ficaria com a santa. E foi isso que aconteceu, só que, mais tarde, descobriram que um dos vigários havia treinado o burro. Desse modo, "conto do vigário" passou a ser sinónimo de falcatrua e malandragem.


FICAR A VER NAVIOS
Dom Sebastião, rei de Portugal, havia desaparecido na batalha de Alcácer-Quibir, mas o seu corpo nunca foi encontrado. Por esse motivo, o povo português recusava-se a acreditar na morte do monarca. Era comuns as· pessoas visitarem o Alto de Santa Catarina, em Lisboa, para esperar pelo rei. Como ele não voltava, o povo ficava "a ver navios".


NÃO ENTENDO PATAVINA
Os portugueses encontravam uma enorme dificuldade de entender o que falavam os frades italianos patavinos, originários de Pádua, ou Padova, sendo assim, "não entender patavina" significa não entender coisa alguma.

DOURAR A PÍLULA
Antigamente as farmácias embrulhavam as pílulas em papel dourado, para melhorar os aspectos do remédio amargo. A expressão "dourar a pílula" significa melhorar a aparência de algo.


CHEGAR DE MÃOS A ABANAR
Há muito tempo, no Brasil, era comum exigir que os imigrantes que chegassem para trabalhar nas terras trouxessem as suas próprias ferramentas. Caso viessem de mãos vazias, era sinal de que não estavam dispostos ao trabalho. Portanto, "chegar de mãos a abanar" é não carregar coisa alguma.


SEM EIRA NEM BEIRA
Antigamente os telhados possuíam eira e beira, detalhes que conferiam 'status' ao dono do imóvel. Possuir eira e beira era sinal de riqueza e de cultura. Não ter eira nem beira significa que a pessoa é pobre, não tem com que se governar.


ABRAÇO DE TAMANDUÁ
Para capturar a sua presa, o tamanduá (ou urso-formigueiro-gigante) deita-se de barriga para cima e abraça o seu inimigo, que é, então, esmagado pela força. Abraço de tamanduá é sinónimo de deslealdade, traição. O


CANTO DO CISNE
Dizia-se que o cisne emitia um belíssimo canto pouco antes de morrer. A expressão "canto do cisne" representa as últimas realizações de alguém.


ESTÔMAGO DE AVESTRUZ
Define aquele que come de tudo. O estômago da avestruz é dotado de um suco gástrico capaz de dissolver até metais.

LÁGRIMAS DE CROCODILO
É uma expressão usada para se referir ao choro fingido. O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu-da-boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele chora enquanto devora a vítima.


MEMÓRIA DE ELEFANTE
O elefante lembra-se de tudo aquilo que aprende, por isso é uma das principais atrações do circo. Diz-se que as pessoas que se recordam de tudo têm "memória de elefante".


OLHOS DE LINCE
Ter "olhos de lince" significa ver ao longe, uma vez que esses animais têm a visão apuradíssima. Os antigos acreditavam que o lince podia ver através das paredes.

Nenhum comentário: