segunda-feira, março 10

Cavaco Silva insiste nas vantagens de um entendimento político para o pós-troika

O Presidente da República disse hoje que "a questão do pós-´troika´ é decisiva para o futuro do País" e insistiu nas vantagens de um compromisso político entre os partidos do arco da governação.

Falando no final de uma visita à fábrica da Nestlé, Cavaco Silva reafirmou a importância de um compromisso político de médio prazo, "para que Portugal consiga ter melhores resultados no futuro".
"Considero que é muito positivo que cada vez mais vozes se levantem a solicitar o entendimento entre os partidos políticos. É preciso que os portugueses vão percebendo quanto perdem em termos de emprego, de salários, de prestações sociais e de justiça na distribuição de rendimento, se não houver um compromisso político entre as forças que estão comprometidas com o programa de ajustamento", disse.

O Presidente da República considera que "é estranhíssimo que Portugal seja o país da Europa onde é mais difícil o diálogo entre as forças políticas", quando "devia ser o contrário pelas circunstâncias que atravessa" e conclui: "se foi possível o entendimento aquando da assinatura do programa de assistência financeira, agora que as exigências vão ser menores, parecia que seria mais fácil esse diálogo, que não põe em causa o respeito do princípio da alternância".

Nenhum comentário: