sábado, março 15

Quase 60% dos inquiridos desconhecem os nomes dos deputads portugueses no parlamento europeu

Quase 60% dos portugueses não sabem o nome de um único deputado nacional a exercer actualmente o mandato no Parlamento Europeu. Podia tratar-se de um desconhecimento isolado, mas é um sinal evidente de que a distância entre Lisboa e Bruxelas vai muito além do espaço físico que separa as duas cidades onde se concentra o poder legislativo.
E o desconhecimento daquilo que é a União Europeia não fica por aqui. A maioria (75,9%) ou não sabe responder, ou falha quando ensaia uma solução para a pergunta sobre quantos deputados representam os 28 países da União na capital belga; e quantos portugueses, estão entre os 766 parlamentares? 12, segundo 25,5% dos inquiridos. São 22, na verdade, mas Portugal prepara-se para perder um representante em Maio, para acomodar a adesão da Croácia.
Só más notícias? Não, mas quase. No capítulo da cultura geral sobre a União Europeia, os portugueses sabem, por exemplo, o nome do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso. Conseguem, também, nomear correctamente a única instituição europeia por cuja eleição são directamente responsáveis - o Parlamento. Sabem ainda que a União é composta por 28 estados europeus. E mais? Não há, é tudo.
A maioria (57,1%) cola o mandato dos deputados em Bruxelas ao dos homólogos em Lisboa e arrisca uma legislatura a quatro anos, na sua resposta. Mas são cinco. A comissão, com os seus 28 comissários, consegue o reconhecimento da sua dimensão por parte de 35% dos inquiridos. E como pode ser demitida? 8,7% sabem que é necessária uma moção de censura no Parlamento Europeu.

Nenhum comentário: