quinta-feira, janeiro 11

Falso pedido de sangue circula na Internet e telemóveis há dois anos

É falsa a mensagem que tem circulado via SMS ou e-mail pedindo um tipo de sangue raro para uma pessoa gravemente doente e dando números de contacto de familiares. O Instituto Português de Sangue (IPS) diz que a mensagem circula ciclicamente desde há dois anos.
Nos últimos dias, um pedido urgente de dadores de sangue B negativo para uma pessoa a necessitar de uma operação cirúrgica anda a circular através de mensagens de telemóvel ou de e-mail. Os telefones de contacto - um telemóvel e um número fixo na região do Porto - estão desligados.
Segundo o Instituto Português do Sangue (IPS), a mensagem com este pedido é falsa e já circula há dois anos. Levou, aliás, o organismo a fazer um desmentido formal em Janeiro do ano passado, explica a directora do Centro Regional de Sangue de Lisboa, Gracinda Sousa.
O IPS é a entidade responsável pela colheita, produção de componentes armazenamento e distribuição do sangue. É aos centros regionais de Lisboa, Coimbra e Porto que os hospitais fazem os pedidos de componentes para responder às necessidades dos seus serviços, mesmo aqueles que também fazem colheitas desangue.
A directora do Centro Regional de Lisboa admite que haja, em determinadas alturas, "picos de quebras de determinado produto de sangue". É o caso do Natal, em que há menos dádivas e mais acidentes. Mas diz que essas situações têm vindo a ser evitadas com as campanhas do IPS apelando a dádivas de sangue. No entanto, em caso de urgência, Lisboa pode pedir unidades de sangue aos outros centros regionais ou contactar telefonicamente a sua rede de dadores para responder às necessidades.
Fonte: Público

Nenhum comentário: