quinta-feira, fevereiro 2

A Secreta Oculta de Sócrates

O primeiro-ministro está a criar um novo núcleo de serviços de informação, não previsto na lei e sem controlo do Parlamento. Trata-se de uma secreta paralela, uma espécie de serviço privado de José Sócrates. O secretário-geral do Serviço de Informações garante que a notícia é «falsa» e ameaça criminalmente a revista e o jornalista que assina o texto. A VISÃO reafirma a notícia e garante que vai continuar a investigar.


A criação de um novo núcleo de serviços de informação, sob a direcção de Júlio Pereira, secretário-geral do Serviço de Informações da República Portuguesa, é avançada na edição desta quinta-feira da VISÃO, que adianta que esse núcleo restrito de análise e produção de informações já tem funcionamento no edifício da Presidência do Conselho de Ministros, na Rua Gomes Teixeira.

Este núcleo indicia a existência de uma secreta paralela, uma espécie de serviço privado do chefe de Governo, actuando à margem da lei e de qualquer escrutínio do Conselho de Fiscalização, eleito pelo Parlamento.

Actualmente, a lei não prevê que o secretário-geral do Serviço de Informações da República Portuguesa (SIRP), actualmente Júlio Pereira, tenha uma estrutura própria de pesquisa e produção de informações. O SIS (Serviço de Informações de Segurança) e o SIED (Serviço de Informações Estratégicas de Defesa) são os únicos com competência para pesquisar e tratar informações ultraconfidenciais, classificadas como segredo de Estado.

Em causa podem estar assim direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, já que o novo modelo não tem cobertura formal nem jurídica.


VISÃO reafirma notícia

A VISÃO reafirma a notícia de que o primeiro-ministro estará a criar um novo núcleo de serviços de informação e acrescenta que vai continuar a investigar o assunto. «A Visão reafirma a notícia. É um assunto que a VISÃO vai continuar a investigar. Não são desmentidos intimidatórios que farão afastar a VISÃO desta investigação», garante o jornalista que assina a notícia, Rui Costa Pinto.


Júlio Pereira nega nova secreta

O secretário-geral do Serviço de Informações da República Portuguesa, já reagiu à notícia avançada pela VISÃO, declarando à Lusa que aquela é «completamente falsa». O mesmo responsável afirmou igualmente que vai «participar criminalmente de quem escreveu a notícia e da revista».

«É um atentado grave contra a minha idoneidade pessoal e cívica», afirmou o responsável, acrescentando que é também um atentado contra a figura do primeiro-ministro. «Uma notícia destas afecta a credibilidade do primeiro-ministro», considerou.

A propósito das declarações de Júlio Pereira, o autor da notícia salientou que o secretário-geral do SIRP «nunca esteve disponível» para falar com a revista antes de o artigo ser publicado.

Saiba tudo na edição desta quinta-feira da VISÃO

Fonte: Visão

2 comentários:

Mac Adame disse...

Claro que acredito mais na Visão. Sócrates e seus lacaios já provaram muitas vezes que não passam de uma corja de mentirosos.

Anônimo disse...

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1860205