Aprovadas em Setembro, as novas regras de transporte de líquidos na bagagemde mão dos passageiros aéreos entram hoje em vigor. A quantidade e a formacomo os líquidos terão que ser transportados - dentro de um saco plástico,transparente - são as restrições a vigorar já.
As novas regras que impõem restrições ao transporte de líquidos na bagagemde mão dos passageiros aéreos entram hoje em vigor. O porta-voz da ComissãoEuropeia que o anunciou, em Bruxelas, a semana passada, assinalou que asnovas disposições em matéria de segurança para os passageiros de aviões,aprovadas em Setembro, entram em força esta semana com excepção das novasrestrições referentes à dimensão da bagagem de mão, que só entrará em vigorem Abril. As novas regras foram acordadas na sequência da descoberta, emAgosto, de uma conspiração terrorista no Reino Unido contra voostransatlânticos, com recurso a explosivos líquidos camuflados na bagagem demão.
Para fazer face a esta "nova ameaça", uma das medidas adoptadas prevê arestrição da quantidade de líquidos permitidos nas bagagens transportadas nacabina, passando os passageiros a só poder transportar frascos com líquidosaté cem mililitros, devendo os mesmos estar dentro de um saco de plásticotransparente, fechado, e com capacidade máxima de um litro. As novasdisposições prevêem, todavia, a possibilidade de, sob certas condições, euma vez transpostos os controlos de segurança, os passageiros poderemcomprar maiores quantidades de líquidos nas lojas do aeroporto. Ospassageiros terão também de passar a despir casacos e blusões nos postos decontrolo, e retirar dos seus sacos computadores e outros aparelhoseléctricos de grandes dimensões, regras que já são habituais em muitosaeroportos no espaço comunitário.
Por fim, também haverá mais restrições relativamente às dimensões da bagagemde mão, com as novas medidas máximas a serem fixadas nos 56x45x25centímetros, sendo abertas algumas excepções, como por exemplo para osinstrumentos musicais. Medida que entrará em vigor a partir de 17 de Abril,como ressalvou o porta-voz da CE
Entretanto, o porta-voz da gestora dos aeroportos portugueses garantiu que"numa primeira fase e para evitar incómodos aos passageiros ainda nãoinformados sobre as novas regras, a ANA vai dispensar gratuitamente os sacosde plástico nos balcões do «check-in» e nas zonas de transferência dosaeroportos portugueses".
Líquidos
As novas regrasO transporte de líquidos na bagagem de mão dos passageiros aéreos, tem novasregras: só pode ser feito em embalagens de volume limitado e em sacos deplástico transparentes, separados do resto da bagagem; e os sacos deplástico exigidos não podem ter capacidade superior a um litro e com asdimensões máximas de 19 por 20 centímetros, com abertura, como os sacosutilizados para a congelação doméstica de alimentos. As explicações aosjornalistas foram dadas pelo director de Facilitação e Segurança do INAC,num encontro com o propósito de esclarecer as regras a praticar em todos osaeroportos da UE, Islândia e Noruega.
Fonte: O Primeiro de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário