segunda-feira, novembro 20

Aniversário da Declaração dos Direitos das Crianças

Por ano, a pobreza mata 11 milhões decrianças.
São, por dia, 30 mil as crianças com menos de cinco anos que morrem vítimas da pobreza. Por ano, o número chega aos 11milhões, reflexo de uma realidade negra, denunciada no dia em que se assinala mais um aniversário da aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Crianças (1959) e da Convenção sobre os Direitos das Crianças (1989). «É bom que se façam convenções e tratados», afirma ao Destak Fernando Nobre, presidente da Assistência Médica Internacional (AMI).
«Mas o melhor seria que se aplicassem e, sobretudo, que se cumprissem.»
O dirigente da AMI, em missão na Argentina, cita esta nação da América Latina como exemplo de que os países desenvolvidos não estão livres do flagelo da pobreza. «A Argentina já foi considerada a sétima potência económica, mas depois da derrocada financeira em 2001/02, a pobreza tornou-se um dos seus grandes problemas. Ainda há pouco, vi uma mãe com os três filhos a dormir na rua.»
Milhões de órfãos em África
No nosso país, dados da UNICEF revelam 15,6% de crianças que vivem abaixo do limiar da pobreza. Mais grave é o cenário nos países pobres.
Em África, são 15 milhões os órfãos devido à sida, muitos deixados à sua sorte. Ao todo, contabilizam-se sete milhões de crianças mortas antes do primeiro ano de vida.
Fonte: Destak

Um comentário:

mfc disse...

Quando deixarão de ser simples letras num papel?!