sexta-feira, novembro 10

Estado paga menos do que o sector privado

Os funcionários públicos são mais mal pagos do que os trabalhadores das grandes empresas portuguesas. Esta conclusão – que vai contra o senso comum e um estudo publicado pelo Banco de Portugal – consta de um relatório encomendado pelo Governo à consultora Cap Gemini e cujos resultados foram parcialmente divulgados ontem pelo Pública estejam a ganhar muito”desta estrutura sindical lamentou que o Governo esteja a “esconder” esta informação que desmente a ideia de que os funcionários públicos são privilegiados. “É falso que os trabalhadores da Administração Pública estejam a ganhar muito”, afirmou.
Questionado pelo DN, o Ministério das Finanças confirmou a existência deste estudo (mas sem se pronunciar sobre os números em concreto). “O estudo está a ser objecto de análise no Gabinete do SEAP no âmbito dos trabalhos que estão a ser realizados para revisão do sistema de vinculação, carreiras e remunerações, disse fonte do Ministério.
Segundo os números revelados pelo STE, o directores – gerais da Administração Pública ganham menos 77% do que os seus homólogos no sector privado. Mais surpreendentes são os resultados da comparação efectuada entre os trabalhadores menos qualificados onde, também, os funcionários públicos saem a perder. Um assistente administrativo recebe menos 29%, enquanto um funcionário de limpeza ou um motorista ganham menos 13% e 33%. A diferença entre electricistas e mecânicos é de 17% e 38%.


Fonte: Diário de Notícias
Suplemento de Economia de 10/11/2006.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que paga menos todos nós f. públicos sabemos que é verdade. O vergonhoso é omitir os dados do estudo encomendado e, continuar a passar a imagem de que somos priviligiados.
A verdade é como o azeite vem sempre ao de cima e, Sócrates começa desde já a fazer contas à vida. No futuro vai ser mais um que irá ocupar um cargo com alto vencimento numa qualquer empresa pública, isto, se ainda as houver.