quarta-feira, agosto 2

Aforro menos rentável

Governo vai poupar 95 milhões em dois anos
Os certificados de aforro dão menos dinheiro. Este mês, a taxa de rendimento bruta do produto financeiro em que muitos portugueses aplicam as poupanças seria de2,96 por cento.
Como o Governo decidiu ir também ao bolso dos aforradores, alterou a taxa de cálculo dos certificados de aforro. Alteração essa que colocou a taxa remuneratória bruta em 2,5208 por cento.
O rendimento líquido dos certificados de aforro seria de 3,648 por cento no mês corrente, prémio de permanência incluído. Por causa da nova base de ponderação governamental, o ganho líquido do instrumento financeiro desce para 3,28 porcento. Significa isto que os aforradores levam um rombo de quase meio ponto percentual.
Conforme declarou ao Correio da Manhã o economista Jorge Duarte, da DECO PROTESTE, " os certificados de aforro continuam a ser interessantes, mas menos interessantes", porque o Governo alterou a respectiva taxa de cálculo de base com o objectivo de "diminuir a despesa pública".
O Governo poupa cerca de 95 milhões de euros em juros, nos próximos dois anos, ao reduzir a taxa remuneratória dos certificados de aforro.
Jorge Duarte disse ainda estar surpreendido com tal medida do Executivo chefiado por José Sócrates: "Fala-se em aumentar a poupança e incentivá-la, mas as medidas tomadas são em sentido contrário."
A verba aplicada nos certificados de aforro era de 16,685 mil milhões de euros no mês passado. Este é um instrumento financeiro de poupança muito utilizado pelas famílias portuguesas, por ser um produto sem risco e com capital garantido.
Fonte: Correio da Manhã
Autor: Ayala Monteiro

Nenhum comentário: