A linha telefónica gratuita para esclarecimentos sobre a gripe das aves recebeu cerca de 10 mil chamadas no ano passado, uma média de 27 telefonemas por dia, segundo dados fornecidos à Lusa pelo Ministério da Agricultura.
Só nos últimos três meses (de Novembro a Janeiro) foram contabilizadas 435 chamadas para o número 800 207 275, integrado no Centro Nacional de Emergência da Gripe Aviária e criado em Novembro de 2005 para dar informações sobre a doença. Entre segunda e terça-feira, foram efectuados quase 40 telefonemas para esta linha, um número inferior à média diária do ano passado, apesar de ter sido confirmado sábado o primeiro caso de vírus da gripe das aves numa exploração em Inglaterra.
Depois deste caso, a Direcção-Geral de Veterinária anunciou que não houve qualquer importação de aves vivas do Reino Unido no último mês e meio, tendo as autoridades britânicas vindo esclarecer que não houve qualquer movimento de "perus nas últimas 10 semanas" para o exterior da exploração onde foi detectado o vírus H5N1.
Em Portugal, as 13.500 análises a aves realizadas desde o início do ano passado e até 15 de Janeiro último deram resultado negativo.
Algumas das questões colocadas com frequência para a linha telefónica gratuita relacionam-se com os riscos associados ao consumo de carne de aves e com os procedimentos a realizar no caso de encontrar aves mortas.
Em relação à primeira questão, as autoridades e especialistas referem ser seguro o consumo de carne cozinhada, já que o vírus da gripe das aves fica inactivo com o calor (a 60 graus durante 30 minutos).
Fonte: RTP
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