Photografia: ©rogério barroso. Foto nº 1517 - Mercat de Santa Caterina.
quarta-feira, janeiro 30
António Costa recua e não se candidata à liderança do PS
O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, ameaçou candidatar-se à liderança do PS na reunião da Comissão Política, mas, no final, acabou a dizer que irá trabalhar para a unidade e evitar a confrontação.
Estas declarações de António Costa foram feitas no final de seis horas de reunião, durante a qual vários elementos próximos do presidente da Câmara de Lisboa passaram para os jornalistas, incluindo à agência Lusa, a certeza de que o autarca da capital se iria candidatar ao cargo de secretário-geral do PS.
Marcadores:
António Costa,
Candidatura CML,
PS
terça-feira, janeiro 29
sábado, janeiro 26
AS MULHERES GULOSAS
As mulheres gulosas
que chupam picolé
— diz um sábio que sabe —
são mulheres carentes
e o chupam lentamente
qual se vara chupassem,
e ao chupá-lo já sabem
que presto se desfaz
na falácia do gozo
o picolé fuginte
como se esfaz na mente
o imaginário pênis.
Marcadores:
AS MULHERES GULOSAS,
Carlos Drummond de Andrade,
Poesia erótica
sexta-feira, janeiro 25
Cavaco perante o OE-2013: entre dúvidas e a indignação
Estranhava eu por que razão o Presidente da República escondia dos cidadãos o pedido que apresentou no Tribunal Constitucional de fiscalização sucessiva de normas do OE-2013. Afinal, havia razões para isso.
Marcadores:
Cavaco Silva,
Dúvidas e Indignação,
OE2013
quinta-feira, janeiro 24
Costa conta espingardas e Seguro trava congresso
O dia do regresso do país aos mercados financeiros foi o dia do regresso dos socialistas a outro mercado, o da luta interna. O tiro de partida foi a intervenção de Pedro Silva Pereira a defender um congresso do partido “tão breve quanto possível”, mas sucederam-se outras no mesmo sentido e da ala que tem sido oposição a Seguro dentro do PS. O líder questiona irritado: “Qual é a pressa?” E também diz que o adversário é o primeiro-ministro. Mas por dentro António Costa já conta espingardas.
Marcadores:
António Costa,
António José Seguro,
Congresso,
PS
quarta-feira, janeiro 23
Oficiais das Forças Armadas acusam governo de "afrontar a realidade e a condição militar"
Pereira Cracel, presidente da AOFA reage assim ao relatório de revisão do estatuto profissional, que já terá sido apresentado à tutela, com a indicação de que as carreiras estão "manifestamente desajustadas" e defendendo uma "redução dos custos com remunerações nos postos de topo".
Marcadores:
Forças Armadas,
Governo,
Memória Futura,
Ministério da Defesa
sábado, janeiro 19
sexta-feira, janeiro 18
quinta-feira, janeiro 17
FMI quer reforço no consenso social para reduzir a despesa
O Fundo Monetário Internacional (FMI) considera que os esforços e políticas de consolidação orçamental assumidas pelas autoridades portuguesas “têm sido impressionantes”. No entanto, explica o Fundo numa nota publicada na noite de quarta-feira, o Governo precisa de um "reforço no consenso [social]" e de promover um debate público sobre a melhor forma de distribuir a “restante consolidação orçamental”.
quarta-feira, janeiro 16
EL CUERPO ES RESBALADIZO AMOR MÍO
PR pode dissolver Parlamento se situação se agravar
O fundador do CDS Freitas do Amaral disse na terça-feira à noite, em entrevista à TVI24, acreditar que o Presidente da República possa dissolver a Assembleia da República se a situação social se agravar em Portugal.
segunda-feira, janeiro 14
domingo, janeiro 13
sexta-feira, janeiro 11
Francisco Louçã propõe nova corrente para o Bloco. Chama-se Socialismo
Francisco Louçã, João Semedo e José Manuel Pureza são os proponentes de uma nova corrente dentro do Bloco de Esquerda. Vai chamar-se Socialismo e está em debate interno através de um documento que, como disse José Manuel Pureza ao i, “não está de modo nenhum na sua versão final”.
No texto de oito páginas, a que o i teve acesso, defende-se que no partido nascido da conjugação da UDP, do PSR e de ex-comunistas “a direcção nunca foi prisioneira do passado” e “as correntes a que os partidos anteriores deram lugar foram sempre subordinadas ao esforço do Bloco como novo sujeito determinante”.
Marcadores:
BE,
Francisco Louçã,
João Semedo,
José Manuel Pureza,
Socialismo
quinta-feira, janeiro 10
"Vejam mesmo se é do FMI, se é de um técnico falso"
O presidente da câmara de Lisboa, António Costa, ironizou hoje o relatório encomendado pelo Governo ao Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre a despesa do Estado, questionando se terá sido feito por um falso técnico.
FMI sugere exames online para decidir que funcionários públicos serão dispensados
Caso o Governo opte por cortar na despesa com a dispensa de trabalhadores da Função Pública, o Fundo Monetário Internacional (FMI) sugere que sejam estabelecidos critérios através de um exame nacional online.
De acordo com o relatório divulgado na quarta-feira, uma das sugestões do FMI para os cortes na Função Pública passa por uma migração em massa de trabalhadores do Estado para o sistema de mobilidade especial.
quarta-feira, janeiro 9
terça-feira, janeiro 8
PCP: «Quebra brutal» nas pensões está «a atirar muito milhares» para a pobreza
“O PCP está muitíssimo preocupado por, em virtude do Pacto de Agressão e do Orçamento do Estado para 2013, que foi indevidamente promulgado pelo Presidente da República, os reformados, pensionistas e idosos estarem a ser alvo de um novo e mais grave ataque aos seus rendimentos”, disse à Lusa a dirigente comunista Fernanda Mateus, que pertence ao Comité Central do partido.
Marcadores:
Miséria,
PCP,
Quebra brutal nas pensões,
Troika
Sondagem i/Pitagórica. Governo em baixa. Rio melhor que Passos para liderar PSD
No barómetro i/Pitagórica de Dezembro – o trabalho de campo foi feito entre 13 e 18 de Dezembro, ao contrário do que indicava a ficha técnica que, por lapso, saiu na edição de ontem –, a avaliação que os inquiridos fazem ao governo é ainda mais negra do que nos meses anteriores. Em Outubro, depois da crise da TSU e da manifestação de 15 de Setembro, o governo tinha uma média de 6; agora, essa média cai para 5,5.
segunda-feira, janeiro 7
Marcelo: “Requerimento do Presidente para o TC pôs-me a boca em ‘O’”
Cavaco Silva conseguiu em política o que em matemática se considera impossível: “resolveu a quadratura do círculo”. Marcelo Rebelo de Sousa considera que o Presidente da República fez no Ano Novo um discurso “muito inteligente, muito equilibrado”, que “estragou” com os fundamentos apresentados para enviar o Orçamento do Estado para o Tribunal Constitucional.
Passos responde a Cavaco. “Não estamos a iniciar um ciclo vicioso”
O primeiro-ministro e o Presidente da República ouviram ontem cantar as janeiras, mas, neste início de ano, o ambiente entre São Bento e Belém não está no mesmo tom. Passos aproveitou ontem os agradecimentos aos dois grupos corais que foram cantar as janeiras à Residência Oficial para responder indirectamente à mensagem de Ano Novo do Presidente: “Não estamos a iniciar um ciclo vicioso de que não conseguimos sair”, disse.
Marcadores:
Cavaco Silva,
ouviram cantar as janeiras,
Passos Coelho
domingo, janeiro 6
Remessas de emigrantes aumentaram 12,6%, maior subida desde 1997
De Janeiro a Outubro de 2012 os portugueses em Angola enviaram para Portugal mais 50% do montante enviado em todo o ano de 2011. Na Alemanha, o crescimento foi de 54%. É o reflexo de uma vaga de emigração? Haverá mais espaço para emigrar em 2013?
sábado, janeiro 5
MANOS
Le sujeta la mano mientras duermen.
La luz de la mañana va a ese punto
abriéndose en las hojas de los árboles.
Alguien suelta en la calle
un anuncio de rosas de rebaja.
Se abrazan, se separan
bajo la bomba de calor de junio.
Del encuentro de anoche
sólo un resto borroso
de mirarse, intuirse y estar juntos
bajo la luz de espuma de una cascada roja.
Tienen el domingo y sus embates,
y su fragor de puerto con escamas, para ellos.
Venga, déjale estar, conciencia de lo breve.
Marcadores:
Luis MUñOZ,
MANOS,
Poesia Erótica Espanhola
O inferno dos funcionários públicos. Histórias de agressões, insultos e ameaças de morte
Dina R. tocou à campainha e uma mulher de meia-idade, em roupão, convidou-a a entrar. A funcionária judicial de um tribunal do Norte explicou ao que vinha: uma dívida de 300 euros por pagar ao Ministério Público obrigaria a fazer uma avaliação dos bens que o casal tinha em casa para que, futuramente, caso não liquidassem o montante em falta, fossem penhorados. “A senhora foi simpática e disse-me que não havia nada para pagar, porque tinha pedido apoio jurídico”, recorda.
sexta-feira, janeiro 4
Relvas desautoriza presidente da RTP sobre data da decisão da privatização
O presidente da RTP disse nesta quinta-feira à redacção da televisão e rádio públicas que o dossier da privatização ou concessão irá a Conselho de Ministros na próxima semana.
Alberto da Ponte esteve na redacção acompanhado pelo director-geral de conteúdos, Luís Marinho, e pelo novo director de Informação, Paulo Ferreira, para uma conversa com os jornalistas ao início da tarde, onde deixou um discurso animador e partilhou algumas novidades, apurou o PÚBLICO.
OE2013. PS já entregou pedido de fiscalização sucessiva no Tribunal Constitucional
O secretário-geral do PS, António José Seguro, é um dos 50 deputados socialistas que assinam o requerimento do PS a suscitar junto do Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do Orçamento do Estado para 2013.
Marcadores:
Fiscalização sucessiva do OE2013,
PS,
TC
quinta-feira, janeiro 3
Passos Coelho dá força a Gaspar. Indemnizações ficam em 12 dias por ano
É uma proposta que pode acabar de vez com o apoio da UGT ao governo na Concertação Social e que já motivou acesa discussão na última reunião de 2012 do Conselho de Ministros, com Passos Coelho a apoiar Vítor Gaspar contra Álvaro Santos Pereira, que queria primeiro negociar com os parceiros sociais. Trata-se da redução das compensações por despedimento para 12 dias de trabalho por ano e, se for aprovada no parlamento e promulgada pelo Presidente da República, entra em vigor em 2013.
Marcadores:
Concertação Social,
Governo,
Redução da compensação por despedimento,
UGT
quarta-feira, janeiro 2
Cartas de condução têm novas regras a partir de hoje
O IMTT esclarece que os novos prazos de validade só são aplicáveis para as cartas emitidas após o dia de hoje, mantendo-se os títulos anteriores a 2013 com a validade que consta na carta atual.
Cavaco tem dúvidas sobre justiça na repartição de sacrifícios
O Presidente da República aproveitou a mensagem de Ano Novo emitida ontem para anunciar que vai enviar o Orçamento do Estado deste ano para fiscalização do Tribunal Constitucional. Cavaco Silva diz que existem “fundadas dúvidas sobre a justiça na repartição dos sacrifícios”.
“Por minha iniciativa, o Tribunal Constitucional será chamado a pronunciar-se sobre a conformidade do Orçamento do Estado para 2013 com a Constituição da República.” A frase de Cavaco Silva surge no dia seguinte à publicação do diploma no Diário da República, depois da promulgação que o Presidente justifica agora ter sido caminho de sentido único: “Se tal não acontecesse, o país ficaria privado do mais importante instrumento de política económica de que dispõe e as consequências para Portugal no plano externo seriam extremamente negativas.”
Marcadores:
Cavaco Silva,
Mensagem de Ano Novo,
PR
terça-feira, janeiro 1
Obituários. As figuras que Portugal e o mundo perderam em 2012
O ano de 2012 fica marcado por perdas de personalidades importantes em quase todos as áreas, da cultura à ciência. O i recorda 18 pessoas que marcaram o mundo, em Portugal e no estrangeiro e que morreram em 2012. Desde Oscar Niemeyer, o arquitecto construtor de sonhos, a Bernardo Sassetti, o pianista que amava o silêncio. A política portuguesa perdeu Miguel Portas, fundador do Bloco de Esquerda, e o histórico socialista Aquilino Ribeiro Machado. A jornalista Margarida Marante morreu aos 53 anos, poucos dias antes do director do jornal “Le Monde”, que sofreu um enfarte em plena redacção. Também em 2012, a actriz que fez “Emmanuelle” e Fernando Lopes deixaram o mundo do cinema. O ano de 2012 ficará ainda para a história devido à morte do primeiro homem a pisar a lua. Neil Armstrong morreu aos 82 anos.
Assinar:
Postagens (Atom)