terça-feira, setembro 30

Estimativa do INE excede limite do défice para este ano

O Instituto Nacional de Estatística (INE) aponta para um défice de 4,8% do PIB este ano, de acordo com o reporte enviado a Bruxelas e divulgado esta terça-feira. Trata-se de um valor oito décimas acima do avançado pelo Governo no Orçamento Retificativo, uma vez que incluiu a assunção pelo Estado de dívidas da Carris e STCP e também imparidades na Parvalorem (ex-BPN).
Este valor foi já calculado de acordo com a nova metodologia das contas nacionais SEC 2010, que entrou este ano em vigor e introduz diversas alterações no cálculo do PIB e dos saldos orçamentais.
Quando apresentou o Retificativo no final de agosto, o Governo manteve a meta de défice de 4% embora tenha sublinhado logo que, nessa estimativa, não tinham sido incluídas algumas operações. Desde logo a assunção de dívidas das empresas de transportes Carris e STCP num montante de 1192 milhões de euros (0,7% do PIB) e a assunção de perdas em empréstimos do BPN Crédito, agora detido pela entidade pública Parvalorem (a rondar 0,1% do PIB).



Nenhum comentário: