domingo, setembro 21

RELATIVIDADES

Com o Verão a chegar ao fim lembrei-me do CAFÈ D’ESTIU situado na Placa de Sant lu, talvez por ser Domingo, onde quase sempre ia tomar o meu café gelado no período de férias que, passei no mês de Agosto, com as minhas filhas em Barcelona.
Hoje, como o tempo está a fazer caretas, o que significa que o Verão está a dar as últimas e o Outono está aí à porta, resolvi aproveitar a permissão do tempo para saborear um café “DELTA”, numa esplanada localizada no largo fronteiriço à minha residência.
Na 1ª aprecio a sua localização, encaixada entre edifícios antigos com um terreiro, que me transporta para tempos recuados, onde os fidalgos dançariam ao som de melodias da época, de alaúdes e flautas?
A 2ª onde a vista não é tão bela (a definição de belo, levar-nos-ia tão longe) dá-me para observar o andar das pessoas no seu caminhar para as suas “obrigações dominicais religiosas” (o largo onde resido é o Largo da Igreja), algumas, a grande maioria, com semblante carregado, denotando tristeza e preocupação (a vida está má, os ordenados são baixos, não dão para tudo) quem sabe se nas suas orações não irão pedir ao seu DEUS, para iluminar o Sócrates, para este começar a ter algumas preocupações com os estratos da população mais carenciada, principalmente os pensionistas com pensões sociais de miséria – é um “autêntico MILAGRE” estas pessoas conseguirem sobreviver.
Na 1ª esplanada, como já mencionei atrás, aprecio a sua localização e, principalmente, o ar despreocupado dos seus frequentadores, na sua maioria turistas, com algum poder de compra, com fácies mais alegres e bem dispostas daquelas que há pouco por mim passaram.
Aqui nesta 2º esplanada, “adoro” sobretudo a bica que bebo, é que o nosso café é sem sombra de dúvidas melhor que o café que se bebe aí em Barcelona
Valha-me isso, para pelo menos largar um sorriso (ainda que envergonhado) e, poder dizer-vos: filhas o café que eu bebo aqui nesta minha esplanada é melhor e mais barato do que aquele que vocês bebem aí na capital catalã!

Nenhum comentário: