domingo, setembro 14

Odemira: Médico dentista sem formação assegurou Urgências

2 comentários:

Nuno Gil disse...

Felizmente não era um Dentista!

Em Portugal existem vários profissionais de saúde que lidam com problemas da Cavidade Oral, entre os quais os Estomatologistas e os Médicos-Dentistas.
Os primeiros são profissionais licenciados em medicina que fizeram o internato médico e são portanto MÉDICOS. Entretanto diferenciaram-se, tornando-se especialistas em Estomatologia, uma das várias especialidades médicas reconhecidas pela Ordem dos Médicos Portugueses. Ab initio, estes profissionais são tão capazes de prestar cuidados generalistas em regime de urgência como qualquer outro MÉDICO, independentemente da sua especialidade.
Os segundos, são profissionais licenciados em MEDICINA DENTÁRIA, nunca fizeram o curso de MEDICINA e muito menos o internato médico (apenas acessível a licenciados em MEDICINA). Os licenciados em MEDICINA DENTÁRIA (Médicos-Dentistas), vulgarmente conhecidos como Dentistas, em situação alguma têm competência para prestar cuidados generalistas em regime de urgência.
Esta confusão reinante na sociedade portuguesa, deriva provavelmente da designação imprópria de Médico-Dentista, pelo que pode colocar-se a questão: «Porquê Médico-Dentista se não é Médico?»
De facto parece-me uma excelente oportunidade para a Sra. Ministra da Saúde, curiosamente licenciada em medicina, que realizou internato médico e se especializou em Pediatria, dar um contributo para a clarificação desta situação, esclarecendo os Portugueses que não se trata de um Dentista mas de um Médico, que por coincidência é Estomatologista! Mais, parece-me que para evitar futuros equívocos seria útil substituir a designação Médico-Dentista por Dentista, afinal estes profissionais não são Médicos.
Não posso deixar de manifestar a minha solidariedade para com o PUBLICO que acabou por publicar uma notícia incorrecta, vítima da dita «confusão reinante» e para com os Médicos-Dentistas que se vêm envolvidos, enquanto classe, num problema ao qual são manifestamente alheios.
A notícia, no meu entender, é sim o facto de um Médico sem formação em suporte avançado de vida estar a prestar cuidados generalistas em regime de urgência. Isso sim é grave. Mas mais grave é não ser o único.

Anônimo disse...

De facto em toda esta situação é de salientar um aspecto difundido pela comunicação social e que tem gerado confusão..este médico não é dentista, mas sim estomatologista..para quem desconhece, este senhor fez uma licenciatura de 6 anos em Medicina, posteriormente terá feito pelo menos mais 2 anos de medicina geral (internato geral) e mais tarde mais 4 anos da especialidade de Estomatologia (Internato Complementar)...e portanto será um médico com plenos direitos a exercer medicina geral desde que se sinta capacitado para tal...um médico dentista será aquele que possui uma licenciatura em medicina dentária...esta existe em Portugal desde meados da década de 80..é um curso autónomo de Medicina (existe inclusivamente a Ordem dos Médicos Dentistas) com uma duração de 6 anos, com exercício autónomo da profissão no final da licenciatura apenas e somente na área da medicina dentária...relativamente à questão do suporte avançado de vida infelizmente este não é caso único porque de Norte a Sul do país a grande maioria dos clínicos não tem formação nesta área por falta de investimento governamental....