quarta-feira, outubro 31

Manifestação Este Orçamento Não Passará


photo: ©rogério barroso. Manifestação em S. Bento.
 


Uma Foto Por Dia


foto: ©rogério barroso. Foto nº 1481 - street art.
 


Manifestantes unidos em protesto contra OE2013


Movimentos ligados aos protestos de rua e estruturas sindicais concentram-se hoje, em frente ao parlamento, em Lisboa, para marcarem a votação, na generalidade, da proposta de Orçamento do Estado 2013, que acusam de "hipotecar o futuro" do país.

terça-feira, outubro 30

"País não aguenta mais discursos salazarentos de Governo honradinho"



O deputado socialista João Galamba pediu esta terça-feira ao ministro das Finanças que defenda o País perante a 'troika' e deixe de ser um "Governo honradinho" porque o País já não tem mais "disponibilidade para discursos salazarentos".

Uma Foto Por Dia


photo: ©rogério barroso. Foto nº 1480 - Montra da Loja Vicon.
 


O que o próximo Orçamento vai mudar na vida dos portugueses

Entre mais impostos, menos deduções e menos prestações sociais, as famílias e as empresas nacionais vão ser sujeitas a um grande esforço em 2013. Tudo em prol da redução do défice.

segunda-feira, outubro 29

Uma foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1479 - street art.

Go Home

Após 23 dias de catalão e, castelhano, o regresso a casa, ao Portugal profundo!

domingo, outubro 28

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1478 - Casa Bartló. 

PS tem de fazer uma "catarse" em relação ao memorando

O antigo dirigente sindical, hoje consultor empresarial, considerou que, dessa forma, os socialistas podem dizer que não aceitam as medidas tomadas pelo governo que vão para lá do que está no memorando, negociado pelo Governo socialista de José Sócrates.
"A agenda do PS deve ser o crescimento económico e o emprego", resumiu Torres Couto, que falava na primeira conferência de um ciclo intitulado "A Falar É Que A Gente Se Entende", promovido pelo PS de Espinho.

sábado, outubro 27

Adriana Calcanhoto- Vambora

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1448 - Candeeiro.

Pensar o inconcebível


Se há uma certeza que podemos ter nos tempos que correm, é esta: o OE2013 vai falhar, e falhar de uma maneira que fará o de 2012 parecer obra de génios. E bem sabemos o que aconteceu em 2012.
Quando falhar, o que se tornará evidente no primeiro trimestre do próximo ano, há uma possibilidade real do governo cair. Há quem tenha a certeza que “tem” de cair, tal como muitos tinham a certeza que o ministro Relvas “tinha” que sair. Não saiu, nem sairá. Por isso, como a falta de vergonha na cara, a sede de poder e a irresponsabilidade são uma das poucas constantes que este governo tem, a que se junta a cobardia de um presidente preso no seu próprio labirinto, prefiro pensar que haverá uma forte possibilidade, mas não a certeza, que estaremos sem governo algures para Abril. Com a economia em estado avançado de destruição, um défice descontrolado e uma dívida muito para além do sustentável.

Vítor Gaspar: o desafio da maratona de Portugal é saber quais as funções do Estado que se podem pagar

Vítor Gaspar falava esta noite aos deputados da maioria nas jornadas parlamentares PSD/CDS que se realizam esta sexta-feira e Sábado na Assembleia da República. No discurso inicial aos deputados, o ministro das Finanças usou a imagem da maratona para caracterizar o processo de ajustamento. “Nós em Portugal temos uma maravilhosa tradição de maratona e por isso sabemos o que significa correr e triunfar na maratona. Ora quando estamos a 2/3 da maratona estamos por volta do 27 km. E como sabem, os corredores de maratona em geral não desistem no 27km. Desistem entre o 30 e o 35km”. E é nessa fase que Portugal vai entrar nos próximos meses. Ftona torna-se cada vez mais difícil e os atletas têm os seus maiores desafios já na fase final da maratona. É isso que acontece com um programa de ajustamento. A parte final é particularmente difícil e como numa maratona é preciso ter treino, disciplinam persistência, força de vontade, vontade de vencer. A maratona é um desforço individual, o ajustamento é um processo colectivo. 

sexta-feira, outubro 26

Chico Buarque - Construção

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1447 - street art.

O Meu Tio da Alemanha*

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou, na sua homilia na TVI, que, "já que o Governo não pode", ele próprio vai lançar uma iniciativa que consiste em fazer "um filme do mesmo género" que a Câmara de Cascais fez para responder aos finlandeses, para passar nas televisões alemães, como publicidade paga, na véspera das eleições do pais de Angela Merkel. 

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1446 - Gràcia.

FMI duvida das previsões de Vítor Gaspar e teme o pior


Abebe Selassie, chefe da missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Portugal, não se cansou de salientar ontem aos jornalistas que a palavra central nas reuniões com o governo foi “equilíbrio” – o FMI quer apertar o máximo o défice orçamental e afundar a economia o mínimo possível em 2013. No relatório ontem publicado, contudo, o termo “equilíbrio” aparece apenas três vezes – o que surge mais de 30 vezes em 34 páginas é outra palavra: “risco”.

quinta-feira, outubro 25

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1445 - Pormenor de porta principal de edifício sito na Diagonal.

Francisco Louçã abandona o Parlamento

“Ao longo destes 13 anos, fui eleito cinco vezes e enfrentei cinco primeiros-ministros. Disse-lhes o que lhes tinha para dizer, em nome de muita gente. Fiz 1012 intervenções em plenário e os meus amigos lembrar-se-ão de algumas. Espero que os meus adversários também se lembrem”, diz Louçã, que lembra algumas das “vitórias” legislativas do BE no Parlamento.

quarta-feira, outubro 24

Uma Foto por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1444 - Sem título.

Página Inicial » Multimédia » Fotogalerias » As pinturas 'fotográficas' de Robin Eley As pinturas 'fotográficas' de Robin Eley


À primeira vista parecem fotografias mas, na verdade, são pinturas a óleo. Espreite aqui o trabalho hiperrealista do australiano Robin Eley

Rendimento dos funcionários públicos sobe 223 euros e o dos privados cai 357


Os salários líquidos dos funcionários públicos vão subir em 2013, em comparação com o que recebiam em 2012, ao contrário do sector privado, em que os previsíveis congelamentos de aumentos e o aumento da carga fiscal vão provocar nova perda nos vencimentos reais.
Um trabalhador que recebia um salário líquido anual de 9572 euros no Estado vai passar a receber em 2013, por via da reposição de um subsídio, ainda que escalonado ao longo de 12 meses, 9795 euros, o que representa um aumento de 223 euros anuais. Em contrapartida, um trabalhador do privado que recebia sensivelmente o mesmo valor líquido mensal este ano, terá uma perda, por via do aumento do IRS, de 357 euros em 2013.

terça-feira, outubro 23

Prognósticos só no fim? Ninguém acredita nas previsões de Gaspar


Vítor Gaspar apresentou um Orçamento de Estado para 2013 com um “enorme” aumento de impostos. Mesmo assim, as previsões macroeconómicas que o ministro das Finanças avançou para o próximo ano não convencem ninguém. O Governo prevê uma contração da economia de 1% e que o desemprego atinja 16,4%. Alguém acredita?

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1443 - Plaça da Cataluña.

Fiscalização prévia do Constitucional não atrasa Orçamento

O Presidente da República pode pedir a fiscalização prévia do Orçamento do Estado para 2013 ao Tribunal Constitucional sem colocar em causa a entrada em vigor do documento a 1 de Janeiro, embora os prazos sejam muito apertados. Basta, para isso, impor ao TC um prazo curto de análise do documento. Além disso, os constitucionalistas ouvidos pelo Diário Económico sublinham que os juízes já devem ter nesta altura uma ideia do que pensam sobre as várias normas polémica do OE/2013.

segunda-feira, outubro 22

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1442 - Dançando.

Ricciardi falou com "membros do Governo" sobre privatizações

Terá sido José Maria Ricciardi, presidente do Banco Espírito Santo Investimento, o interlocutor de Passos Coelho na conversa escutada no âmbito do processo Monte Branco, avança a TVI. O banqueiro admitiu ontem a esta estação que ligou a “vários membros do Governo” para falar sobre privatizações.

81,5% não aprova a acção deste governo. PS à frente nas intenções de voto


O Orçamento do Estado conseguiu dar cabo do que restava da boa imagem do governo. No barómetroi/Pitagórica, realizado já depois de serem conhecidas as linhas gerais do documento Gaspar, 85,5% dos inquiridos “desaprova” a forma como o executivo está a governar o país: 8 em cada 10 inquiridos está contra a acção do governo. E apenas um reduzido número de 18,5% a aprovam. Os maiores “desaprovadores” do governo têm entre 18 e 54 anos, pertencem a classes mais baixas e nas últimas eleições votaram PS ou CDU.

domingo, outubro 21

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1441 - Carrer Ample.

Cavaco não desiste de lutar por mais flexibilidade


A declaração de Vítor Gaspar, na segunda-feira, dizendo que não conhecia qualquer intenção do Fundo Monetário Internacional (FMI) para moderar os esforços de austeridade nos países sob assistência financeira, causou estragos em Belém.

Dois dias antes, o Presidente da República tinha dado um sinal claro que era isso que tinha retirado das palavras da chefe do FMI, Christine Lagarde, numa reunião em Tóquio, na semana anterior. A intervenção da francesa estava transcrita na Presidência, com passagens devidamente sublinhadas. «Achamos que é muito mais apropriado aplicar as medidas [de consolidação] e deixar os estabilizadores funcionar», sem se fixarem nos objectivos nominais de redução do défice, disse. «Isso aplica-se a quase todos os países, particularmente na zona euro».

MP suspeita de pressões a Passos nas privatizações

O Ministério Público pretende que uma conversa telefónica entre um banqueiro e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, seja incluída num processo sobre suspeitas de tráfico de influência relativo às privatizações levadas a cabo pelo Governo.

sábado, outubro 20

Uma Foto Por Dia


photo: rog´rio barroso. Foto nº 1440 - La Pedrera.

Passos Coelho escutado em conversa no âmbito do caso "Monte Branco"

No penúltimo dia como Procurador-Geral da República (PGR), Pinto Monteiro pediu ao Supremo Tribunal de Justiça para validar escutas em que intervém Passos Coelho. Segundo a edição do Expressodeste sábado, que cita uma fonte judicial, o primeiro-ministro “foi escutado fortuitamente no âmbito do processo ‘Monte Branco’.

sexta-feira, outubro 19

Morreu Manuel António Pina, Prémio Camões 2011

O poeta e autor de literatura infanto-juvenil Manuel António Pina, de 68 anos, Prémio Camões 2011, morreu esta tarde no Porto.

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1439 - El Templo Romano.

Portas quer cortes de 700 M€ e mexidas nas taxas do IRS

Segundo apurou o Diário de Notícias, Paulo Portas prepara-se para discutir com os seus deputados um pacote de cortes de 700 milhões de euros na despesa pública e empresas do Estado.

quinta-feira, outubro 18

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso: Foto nº 1438 - Vic.

Octávio Teixeira afirma que é preferível crise política do que ruína do país


No Conselho Superior da Antena1 desta manhã, Octávio Teixeira considera que a proposta governamental de Orçamento do Estado para 2013 é “impossível” e uma “razia completa”. Por isso, Octávio Teixeira pede a intervenção do Presidente da República, até porque é preferível uma crise política do que a ruína do país.

quarta-feira, outubro 17

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1437 - Templo Romano - Vic (Osona, Cataluña).

O "enorme investimento" na educação de Gaspar

Afinal o "cérebro" Gaspar não passa de um mero economista, como muitos que, existem no País!

terça-feira, outubro 16

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1436 - Barcelona.

Ribeiro e Castro pede reunião urgente da comissão política do CDS-P

O deputado do CDS-PP José Ribeiro e Castro pediu, esta terça-feira, a realização de uma reunião de urgência da comissão política do partido para "clarificar de uma vez por todas" a posição da direção democrata-cristã sobre o Orçamento.

segunda-feira, outubro 15

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1435 - Barcelona.

Cá te esperaremos!

Merkel visita Portugal a 12 de Novembro.
Cá te esperaremos, mas trás um casaco novo!

domingo, outubro 14

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1434 - Graffiti.

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1433 - Gràcia.

Matar a cultura é matar o povo!

Milhares de manifestantes desfilaram em Lisboa, protestando contra as medidas gravosas previstas no OE2013.

sábado, outubro 13

Uma Foto Por dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1432 - Carrer de Berga.

Acordai Portugal!

Cerco do Parlamento vai pedir a demissão do governo!
Acordai Portugal!

quinta-feira, outubro 11

Pela calada da noite!

Governo aprovou de madrugada o OE para 2013!

terça-feira, outubro 9

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1431 - Sem Título.

sexta-feira, outubro 5

Mulher interrompe discurso de Cavaco na cerimónia oficial do 5 de Outubro


Uma mulher, de 57 anos, exigiu a entrada no Pátio da Galé para assistir às comemorações da Implantação da República e, apesar de algumas respostas negativas dos seguranças, a entrada foi autorizada. Já lá dentro, Luísa Trindade, gritou que estava “desesperada” e que se não fosse o seu filho estaria “na miséria”.                           

Comemorações do 5 de Outubro


Hastear da bandeira portuguesa - mal colocada!

quarta-feira, outubro 3

Uma Foto Por Dia



Photo: © rogério barroso. Foto nº 1430 - Gaivotas.


Suspensão do 13º e do 14º mês vale 66% do corte na despesa corrente até Agosto


O corte administrativo das despesas com o pessoal da Administração Pública foi responsável por cerca de dois terços da redução da despesa pública corrente primária (que exclui os juros da dívida) até Agosto, calcula a unidade de técnicos que assessora os deputados à Assembleia da República. O peso decisivo que a suspensão do 13º e 14º mês está a revelar para o esforço orçamental em 2012, num cenário de desvio enorme na receita fiscal e na Segurança Social, sugere que o recuo do governo para contornar o chumbo do Tribunal Constitucional – detalhado hoje pelo ministro das Finanças Vítor Gaspar – não deverá resultar num recuo significativo da austeridade para a função pública.

terça-feira, outubro 2

Uma Foto Por Dia


Photo: © rogério barroso. Foto nº 1429 - Militância.


17 ex-administradores da CGD recebem dois milhões em reformas por ano



A Caixa Geral de Depósitos é apenas um dos muitos exemplos que existem de empresas com reformados pelo Estado e/ou pela Segurança Social que regressam ao mercado de trabalho no sector privado, acumulando reformas acima dos cinco mil euros com novos e altos salários em empresas ou instituições fora da órbita estatal. Neste caso, apenas 17 das pessoas que passaram pelo conselho de administração do banco público recebem cerca de 2 milhões de euros por ano em pensões que oscilam entre os 2710 euros mensais e os 14 352 euros brutos.

segunda-feira, outubro 1

Congresso das esquerdas pode gerar “movimentações” para Belém



O capitão de Abril, e um dos principais promotores do Congresso Democrático das Alternativas, Vasco Lourenço, admite que possa sair deste movimento uma candidatura à Presidência da República. Em declarações ao i, Vasco Lourenço realça que esta iniciativa não tem como objectivo lançar um candidato, mas espera que “desta movimentação e da futura movimentação” surja “uma candidatura que seja diferente” e com “capacidade para ganhar as presidenciais” (ver entrevista ao lado).