photo: rogério barroso. Foto nº 1532 - Parque das Nações.
quinta-feira, fevereiro 28
quarta-feira, fevereiro 27
Manuel Alegre ao i: “É o início da implosão do sistema político tal como ele existe”
“É uma rebelião contra a democracia.” A frase é de Manuel Alegre, na análise aos resultados eleitorais italianos. Em declarações ao i, o socialista vê na vitória de Berlusconi a rejeição das políticas de austeridade, e na emergência do Movimento 5 Estrelas um aviso aos partidos tradicionais.
O cenário é o de um ano de governação de Mario Monti, nomeado primeiro-ministro depois da demissão de Berlusconi e da aprovação de um pacote de austeridade exigido pela União Europeia. O resultado eleitoral foi a divisão de votos entre direita e esquerda, Berlusconi em segundo e em primeiro uma nova força liderada por um comediante. “É o início da implosão do sistema político tal como ele existe”, conclui Manuel Alegre.
Marcadores:
implosão do sistema político,
Manuel Alegre
terça-feira, fevereiro 26
Portugueses têm o direito "e até o dever" de se manifestarem
O secretário-geral do PS, António José Seguro, defendeu hoje que os portugueses têm o direito "e até o dever" de se manifestarem face à situação social e económica do país que "é de pré-rutura eminente".
"Os portugueses têm todo o direito de se manifestarem e até o dever de o fazerem porque a situação económica e social do país é de uma pré-rutura eminente", disse Seguro à margem de uma visita ao Salão Internacional do Setor Agroalimentar e Bebidas (SISAB), que decorre no Pavilhão Atlântico, Lisboa.
Marcadores:
António José Seguro,
Manifestações
segunda-feira, fevereiro 25
Jornal de Angola ataca Portugal mas coloca esperanças num entendimento com Paulo Portas
Já vem sendo hábito: aconteceu em Novembro e voltou a acontecer este domingo nas páginas do Jornal de Angola, órgão oficial do regime de Luanda .
Sem nunca fazer referência à notícia deste sábado do semanário Expresso sobre uma investigação ao Procurador-Geral da República angolano João Maria de Sousa por fraude fiscal e branqueamento de capitais, o director do único diário angolano, José Ribeiro, critica as instituições portuguesas, como a Procuradoria-Geral da República (PGR), duvida da boa vontade de Portugal nas relações bilaterais com Angola, queixa-se de uma “perseguição aos interesses angolanos” e aponta o alvo ao ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, que esteve recentemente numa visita a Luanda, antes de deixar a porta aberta a um entendimento.
Marcadores:
Jornal de Angola,
Paulo Portas,
Portugal
sábado, fevereiro 23
OE. Governo já tem um buraco de 1,3 mil milhões nas contas
A revisão para o dobro da previsão oficial para a recessão este ano e a derrapagem na receita fiscal no último trimestre de 2012 abrem um buraco potencial de 1,3 mil milhões de euros (0,8% do PIB) nas contas do Orçamento do Estado para 2013 (OE/2013), mostra a análise de riscos incluída no orçamento e um relatório da unidade de técnicos do parlamento. O “plano B” de austeridade, avaliado em 0,5% do PIB, não chega para tapar o buraco significativo aberto tão cedo e sugere que, sem correr atrás do défice com mais medidas, a meta anual de 4,5% do PIB terá que ser flexibilizada.
Marcadores:
A incompetência de Gaspar,
Aprovação OE2013
sexta-feira, fevereiro 22
Facturas em nome de Passos Coelho entopem Finanças
O sistema e-factura já registou a entrada no sistema de milhares de facturas preenchidas com o nome e o número de contribuinte de Pedro Passos Coelho, avança o Correio da Manhã. Um e-mail e uma SMS que se tornaram virais e onde se apela a que os contribuintes peçam factura em nome do primeiro-ministro estão na base destes registos.
quinta-feira, fevereiro 21
As coisas não correram como eles previam. 2012 não marcou o fim da crise
Para o ministro das Finanças, “2012 será o ano crucial para que a economia volte a crescer em 2013”. Este é o lead de uma notícia antiga – aquela que foi feita a propósito da intervenção de Vítor Gaspar na 7ª Conferência Anual da Ordem dos Economistas, em Novembro de 2011.
O problema com este género de notícias antigas é que parecem vindas do outro mundo. É também o caso de uma notícia não tão antiga assim – afinal, data do Verão do ano passado – quando, na euforia de uma festa de Verão do PSD no Algarve, o primeiro-ministro anunciou que “2013 será o ano da inversão na actividade económica”. A famosa “inversão” deixou de constar nas previsões do governo e é para evitar a implosão total que Vítor Gaspar anunciou agora que vai pedir mais um ano à troika.
quarta-feira, fevereiro 20
Movimento Que Se Lixe a Troika vai perseguir membros do governo até ao dia da manifestação
Absoluto desnorte. Foi essa a sensação que Miguel Relvas viveu ontem durante os minutos em que tentava abandonar o ISCTE, em Lisboa, depois de ter sido impedido de discursar pelos estudantes, no encerramento de uma conferência da TVI sobre o futuro do Jornalismo. O ministro quis enfrentar os cerca de 50 jovens que exigiam a sua demissão e sair pela mesma porta por onde tinha entrado menos de meia hora antes. Mas, ao recusar seguir o protocolo alternativo que a equipa de segurança tinha preparado, Relvas teve de ser “resgatado” por um grupo de alunos de mestrado, que facilitaram a entrada para uma das salas mais próximas do Auditório da universidade. A intervenção foi organizada por elementos do grupo “Que se lixe a troika” – como forma de promover a manifestação do dia 2 de Março – e por um conjunto “independente” de estudantes universitários.
Marcadores:
Miguel Relvas,
perseguição a Relvas,
Que se lixe a troika
terça-feira, fevereiro 19
Tribunal Europeu diz que Portugal viola direitos humanos na adopção por casais do mesmo sexo
O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos considerou esta terça-feira que a Áustria violou a Convenção Europeia dos Direitos Humanos ao não permitir a adopção co-parental a um casal do mesmo sexo. A Áustria foi acusada de discriminação. No comunicado do tribunal europeu, Portugal é citado, ao lado da Roménia, Rússia e Ucrânia, como um dos países que não permitem que os membros de um casal do mesmo sexo possam adoptar, em conjunto, uma criança, uma situação que atenta contra os direitos humanos.
Marcadores:
Tribunal Europeu,
Violação de direitos humanos
segunda-feira, fevereiro 18
Passos diz que governo não está a estudar permanência dos cortes na função pública
O primeiro-ministro disse hoje que a transformação dos cortes transitórios dos subsídios e dos salários da função pública em permanentes não está a ser equacionada pelo Governo.
"A ideia de que a suspensão dos subsídios ou o corte salarial da função pública, decidido pelo anterior governo, se transforme em permanente, em vez de o repetir em cada Orçamento de Estado, não é uma direção que estejamos a estudar", disse.
domingo, fevereiro 17
João Ferreira do Amaral vê "bloqueio total" da economia
O economista João Ferreira do Amaral alertou hoje que Portugal pode caminhar para uma situação de bloqueio total se prosseguir com os programas que está a seguir, sem tornar a sua estrutura produtiva mais competitiva e amiga do emprego.
Marcadores:
Bloqueio total,
Economia,
João Ferreira do Amaral
sábado, fevereiro 16
Anquanto la lhengua fur falada. Reportagem sobre o mirandês, a outra língua portuguesa
Glória Vaqueiro vai na berma da estrada, a poucos metros da fronteira com Espanha e a outros tantos da aldeia de Constantim. Equilibrada em cima da burra, faz questão de explicar o porquê do meio de transporte – cada vez mais raro, mesmo em terras de Trás-os-Montes. “Não sei andar de bicicleta e nunca tirei a carta de carro. A burra dá-me jeito para ir aqui e além e é nova, só tem seis anos. É mansinha.”
quinta-feira, fevereiro 14
Desemprego. Erro monumental nas previsões
Portugal terminou 2012 com 923 mil pessoas oficialmente desempregadas, um novo recorde de 16,9% da população activa, mostram os dados ontem publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O ritmo de agravamento no último trimestre do ano passado surpreendeu de novo economistas e governo, elevando a taxa média anual para 15,7% – equivalente a mais 126 mil desempregados do que previsto inicialmente pelo governo. Economistas prevêem agora uma taxa superior a 17% este ano e o governo prepara uma nova revisão das previsões, a apresentar após o sétimo exame regular da troika, em Março, como já noticiou o i.
quarta-feira, fevereiro 13
Desemprego atinge valor recorde de 16,9% e afeta mais de 920 mil pessoas
A taxa de desemprego subiu em Portugal para os 16,9% no quarto trimestre de 2012, face aos 15,8% observados no trimestre anterior, com o número de desempregados em Portugal a ultrapassar os 920 mil, divulgou o Instituto Nacional de Estatística.
Marcadores:
Desemprego,
Governo,
Memória Futura
terça-feira, fevereiro 12
Reformas milionárias escapam a taxa extraordinária de solidariedade
O governo poupou os pensionistas com Planos de Poupança Reforma e seguros de capitalização do pagamento da taxa adicional de Contribuição Extraordinária de Solidariedade aplicadas às pensões superiores a 1350 euros, avança o Jornal “Correio da Manhã”.
Marcadores:
Memória Futura,
perdão,
Reformas Milionárias,
Taxa Extraordinária
segunda-feira, fevereiro 11
Nuno Melo: "Não escolheria para o Governo ninguém que tivesse integrado as administrações do BPN/SLN"
O eurodeputado, do CDS, Nuno Melo, que se destacou na primeira comissão de inquérito ao BPN, diz que não escolheria para o Governo ninguém que tivesse estado nas administrações do BPN e SLN antes de Miguel Cadilhe.
Marcadores:
BPN,
Franquelim Alves,
Governo,
Nuno Melo,
SLN
sábado, fevereiro 9
Carlos Brito espera que sua homenagem seja 'empurrão' à convergência das esquerdas
O ex-dirigente comunista Carlos Brito admitiu que "gostaria muito" que o jantar em sua homenagem que se realiza hoje em Lisboa desse "um empurrão" para a "convergência das esquerdas" que vê como "difícil mas necessária".
"Gostaria muito que isso acontecesse e gostaria que desse um empurrão, tenho esperança que isso aconteça", afirmou Carlos Brito, a propósito do jantar que reunirá hoje à noite, na Casa do Alentejo, em Lisboa, cerca de 200 pessoas da área da esquerda, entre socialistas, bloquista e renovadores comunistas.
Marcadores:
Carlos Brito,
convergências de esquerdas
sexta-feira, fevereiro 8
BE: governo eliminou intencionalmente do currículo de Franquelim Alves ligação à SLN
O coordenador do Bloco de Esquerda (BE) disse hoje que alguém do Governo eliminou do currículo de Franquelim Alves, de forma "premeditada" e intencional", a sua passagem pelo grupo SLN, que foi dono do BPN.
O secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, garantiu, na noite de quinta-feira, em entrevista ao programa "De Caras", da RTP1, que, no currículo que entregou ao Governo, constava a sua passagem pela SLN - Sociedade Lusa de Negócios, acrescentando que discutiu essa experiência com o ministro da Economia.
Marcadores:
BE,
currículo,
Franquelim Alves,
Governo
quinta-feira, fevereiro 7
terça-feira, fevereiro 5
Vá-se lá saber porquê?
Acho o Fernando Ulrich um sacana, para não lhe chamar outro nome. O humanismo dele é uma treta, fala de barriga cheia, mas a vida dá tanta volta , que poderá vir a pagar, pelos impropérios proferidos!
segunda-feira, fevereiro 4
Concurso nacional de professores suspenso
O Tribunal Administrativo e Fiscal do Funchal (TAFF) ordenou esta segunda-feira a citação urgente do Ministério da Educação e Ciência (MEC), o que suspende o concurso extraordinário de professores que excluía os docentes da Madeira, anunciou hoje fonte sindical.
Marcadores:
Concurso de professores,
Crato,
MEC
domingo, fevereiro 3
Dezenas de pessoas cantaram e dançaram contra a austeridade no Porto
As mãos de Ana Maria Pinto, 31 anos, vão ditando os tempos da música. Em frente à Câmara Municipal do Porto, canta-se a "Grândola, Vila Morena". Numa roda grande, de mãos dadas, os manifestantes respondem ao desafio da cantora lírica e maestrina do Coro de Intervenção do Porto. Usam a voz e o ritmo num protesto contra a austeridade. Ana Maria gesticula e tenta ordenar o grupo. Não são mais do que umas dezenas de pessoas, menos de uma centena.
sábado, fevereiro 2
António Pires de Lima. “Não há Passos Coelho primeiro-ministro sem Paulo Portas no governo”
Na semana desta entrevista era mais fácil para António Pires de Lima falar sobre o governo. As notícias do regresso aos mercados, do alargamentos dos prazos do empréstimo e do cumprimento das metas de 2012 davam-lhe o à-vontade para defender a estratégia do executivo. A crise interna no PS ajudou-o na narrativa. António Pires de Lima assegura que o CDS ficará na coligação com o PSD até 2015, mesmo que isso represente prejuízos partidários para o partido.
Marcadores:
António Pires de Lima,
CDS,
Governo,
PPD
sexta-feira, fevereiro 1
Taxa de desemprego em Portugal subiu para 16,5% em Dezembro
A taxa de desemprego em Portugal situou-se nos 16,5% em dezembro de 2012, ligeiramente acima do valor observado no mês anterior (16,3%) e superior aos 14,6% registados um ano antes, segundo dados divulgados hoje pelo Eurostat.
Segundo dados do gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE), a taxa de desemprego (corrigida de variações sazonais) na zona euro manteve-se nos 11,7% em dezembro e na UE permaneceu também estável nos 10,7%, o que acontece pelo terceiro mês consecutivo em ambos os casos.
Assinar:
Postagens (Atom)