photo: rogério barroso. Foto nº 1428 - 29SET-Terreiro do Paço.
domingo, setembro 30
CGTP quer "grande greve geral" com todos
Cumpriu-se o objectivo de Arménio Carlos, líder da CGTP, de ver o Terreiro do Paço "cheio como um ovo", em dia de luta contra "o naufrágio" de Portugal. Passava pouco das 16h quando Arménio Carlos subiu ao palco para falar aos milhares de manifestantes e anunciar a intenção de convocar uma "grande greve geral".
Marcadores:
Arménio Carlos,
CGTP,
Lisboa,
Man29SET-Terreiro do Paço
sexta-feira, setembro 28
Espanha. Governo usa fundo de reserva para pagar pensões em 2013
É o Orçamento do Estado mais violento da democracia e que prevê um ajuste nas contas públicas da ordem dos 20 mil milhões de euros. O governo de Rajoy diz que o maior esforço virá do lado da despesa, embora o aumento dos impostos vá aumentar a receita em mais de quatro mil milhões de euros. Mas a situação é tão grave que o governo espanhol aprovou utilizar 3,603 milhões de euros do fundo de reserva da Segurança Social para pagar as pensões em 2013.
Soraya Sáenz de Santamaría, vice-presidente do executivo, confirmou o recurso ao fundo de reserva – conhecido como o “mealheiro das pensões” – na conferência de imprensa depois da reunião do Conselho de Ministros que aprovou o Orçamento do Estado para 2013.
Seguro diz que Passos ainda não percebeu carácter "imoral e indigno" das alterações à TSU
O secretário-geral do PS considerou hoje demonstrado que o primeiro-ministro recuou nas alterações sobre a taxa social única (TSU) porque o país se opôs e não por ter compreendido o caráter "imoral e indigno" da medida.
António José Seguro colocou este comentário na sua página pessoal do facebook, numa reação a declarações proferidas pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, na quinta-feira, em que lamentou ter havido fatores de natureza ideológica que distorceram o debate sobre as mudanças propostas pelo Governo ao nível da TSU.
quinta-feira, setembro 27
Uma Foto Por Dia
photo rogério barroso. Foto nº 1427 - Antúrio.
O antúrio é uma planta tradicional no paisagismo. Fez parte de uma moda antiga e teve seu brilho renovado recentemente. Utilizada há muito tempo em vasos para decorar interiores, hoje em dia pode compor maciços e bordaduras em jardins externos também. O melhoramento genético proporcionou diversas variedades, com portes diferentes e flores de coloração vermelha, rosa e branca.
Exigente quanto à umidade, deve ser plantada sempre à meia-sombra, em substratos ricos em matéria orgânica, como a fibra de côco misturado com terra vegetal, com regas frequentes e adubação adequada para florescer.
Pressão total sobre Espanha e uma pergunta: porque Rajoy não faz o pedido?
Pressão. A manifestação de milhares de pessoas no centro de Madrid, anti-austeridade e pró “resgate da democracia” acaba em batalha campal com a polícia de intervenção.
Pressão. As taxas de juro implícitas da dívida pública espanhola saltam mais de 30 pontos, num teste expectável que os mercados de dívida farão ao programa anunciado pelo Banco Central Europeu.
Pressão. Alemanha, Holanda e Finlândia rejeitam que o fundo de resgate europeu assuma perdas com o pacote de 100 mil milhões de euros para tapar o buraco da banca espanhola, reabrindo ontem um assunto-chave para a recuperação financeira de Espanha que parecia fechado desde Junho.
Marcadores:
Pedido de resgate da Espanha,
Rajoy
quarta-feira, setembro 26
Ricardo Arroja. “Mais impostos apenas agravam a recessão e dificultam a recuperação”
O economista Ricardo Arroja não fala de uma saída do euro – mas fala, claramente, da necessidade urgente que Portugal tem de negociar com a troika e com a União Europeia instrumentos sem os quais o país dificilmente sobreviverá na moeda única. A ideia mais ousada: negociar um mecanismo de protecção de sectores em que Portugal tem boas hipóteses de substituir importações. “Precisamos de dizer em Bruxelas: ‘Queremos pagar-vos, vemos o mercado único como importante a médio prazo, mas dado que a desvalorização salarial não é sustentável e que aumentar a produtividade não é tarefa para três anos, nós precisamos de nos agarramos a alguma coisa, porque precisamos de ter as pessoas a trabalhar, de ter empresas, de ter investimento”, defende Arroja.
Marcadores:
negociar com a troika,
Ricardo Arroja
terça-feira, setembro 25
Défice. O Grande Salto Atrás continua a afundar as contas de Vítor Gaspar
Chamam-se “estabilizadores automáticos” porque reagem automaticamente ao impacto da conjuntura económica – e estão a tramar as previsões orçamentais do ministro das Finanças Vítor Gaspar.
A sangria na receita fiscal e a delapidação acentuada do excedente da Segurança Social mantiveram a trajectória de derrapagem em Agosto, mostram os dados publicados ontem pela Direcção-Geral do Orçamento (DGO) sobre a execução orçamental nos primeiros dois terços do ano. O controlo do lado da despesa pública – com algumas “surpresas positivas” – compensa apenas parcialmente a pressão que se vai avolumando na receita e nas transferências sociais, causada pelo afundamento do mercado interno. Consequência: apesar da queda face a 2011 e das medidas duras postas em prática este ano, o défice real será superior a 6% do PIB (bem acima dos 4,5% inicialmente previstos), o que implicará um esforço de austeridade redobrado em 2013 para tentar cumprir a nova meta de 4,5% acordada com a troika.
Marcadores:
Derrapagem na execução orçamental,
Governo,
Memória Futura,
Vitor Gaspar
segunda-feira, setembro 24
PS acusa Passos de desautorizar Portas
O PS acusou hoje o primeiro-ministro, Pedro
Passos Coelho de faltar às suas promessas eleitorais e de desautorizar o
ministro e líder do CDS-PP, Paulo Portas, ao anunciar um aumento dos impostos
para o próximo ano.
Marcadores:
Pedro Passos Coelho desautoriza Paulo Portas,
PS
Função Pública já não perde os dois subsídios. Privados pagam mais IRS
A Função Pública já não vai perder dois subsídios em 2013, mas a nova solução vai obrigar o Governo a cortar parte do rendimento aos trabalhadores do privado. No final da reunião com os parceiros sociais, Pedro Passos Coelho garantiu que o Governo está a trabalhar numa nova proposta para compensar o chumbo do Tribunal Constitucional.
Marcadores:
Função Pública recupera parte dos subsídios,
OE2013
domingo, setembro 23
Augusto Mateus: "Portugal é mais China do que pensamos"
O preço base do iPhone nos Estados Unidos
ronda os 499 dólares (384 euros). A China exporta-o por 135 dólares (103 euros).
E destes 135 dólares, os chineses pagam 112 dólares (86 euros) à Coreia – pelo
ecrã –, a Taiwan e ao Japão – pelos componentes e chips. Resumindo, quem mais
fica a ganhar são os Estados Unidos e não quem exporta o produto, neste caso a
China. O exemplo foi dado ao Negócios pelo economista e professor Augusto Mateus,
para ilustrar aquilo que acontece em Portugal.
Marcadores:
Augusto Mateus,
China,
Portugal,
Preço das exportações
sábado, setembro 22
CGTP: Passos 'está numa embrulhada'
O secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, afirmou que a reunião de hoje com o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho «serviu para constatar que o Governo está numa embrulhada».
Arménio Carlos, que falava aos jornalistas na residência oficial do primeiro-ministro em Lisboa minutos antes de se iniciar em Belém o conselho de Estado, acrescentou que Pedro Passos Coelho disse à central sindical que poderia «modular» a sua proposta em relação à Taxa Social Única (TSU) mas «não avançou com nenhuma medida em concreto».
Marcadores:
Arménio Carlos,
CGTP - IN,
Crise,
TSU
sexta-feira, setembro 21
Milhares confirmaram presença na concentração em Belém
A concentração, prevista para as 17:30, junto à fonte luminosa, na Praça do
Império, seguindo até à praça Afonso de Albuquerque, em frente ao palácio
presidencial, foi marcada pelo movimento "Que se lixe a troika! Queremos as
nossas vidas", após as manifestações que reuniram, no sábado, centenas de
milhares de pessoas em diversas cidades do país.
Marcadores:
Concentração em Belém,
Conselho de Estado,
Que se lixe a troika
quinta-feira, setembro 20
Demasiada verdade na hora de cortar salários é fatal em política
Jogo político à parte, o debate económico de fundo sobre a polémica medida de alívio da Taxa Social Única para as empresas financiado pelo salário dos trabalhadores (a “desvalorização fiscal”) pode ser resumido a uma pergunta: a economia portuguesa é viável na zona euro a médio prazo sem um corte significativo e rápido de salários? O debate entre economistas sobre a questão crucial está longe de ser consensual, mas há união aparente num ponto – como está desenhada, a intenção dura da medida do governo para cortar salários é demasiado evidente e politicamente inviável.
“Para um economista até pode ser uma medida que faz sentido, não tão diferente assim de uma desvalorização cambial competitiva”, afirma ao i um especialista que defende a necessidade incontornável de baixar salários (“ser contra é como ser contra a gravidade”). “Mas o custo da inflação não é tão directamente associado ao poder político – com esta medida a intenção é totalmente evidente, o que a inviabiliza social e politicamente. É muito difícil de explicar”, acrescenta.
quarta-feira, setembro 19
PSD cai a pique mas PS não sobe
Uma semana depois do anúncio de mais
austeridade e depois de Portas revelar as suas divergências, o PSD surge a cair
a pique nas intenções de voto dos portugueses. Os sociais-democratas perderam 12
pontos percentuais face a junho e recebem o apoio de 24% dos eleitores, o mesmo
que PCP e BE juntos, de acordo com uma sondagem da Universidade Católica para o
DN, JN, Antena 1 e RTP hoje publicada.
Marcadores:
Memória Futura,
PSD cai a pique,
Sondagens
Ângelo Correia: "Passos deve recuar nas alterações à TSU"
O histórico militante social-democrata Ângelo Correia considera que o primeiro-ministro não pode "perder a face" nem a "autoridade" mas deve recuar nas alterações à Taxa Social Única (TSU).
Aumento da TSU “rouba” mais do que um salário mínimo por mês a Passos Coelho
É ainda uma incógnita se o governo vai recuar nas alterações à taxa social única (TSU) ou qual a disponibilidade de Passos Coelho para “modular” a medida em sede de concertação social. Contudo, se a proposta avançar tal como foi anunciada, o primeiro--ministro não escapa à quebra no seu rendimento, à semelhança de todos os funcionários públicos e privados.
O chefe do executivo vai perder 559 euros mensais, mais do que um salário mínimo. Os cálculos consideram o aumento da taxa contributiva em sete pontos percentuais, de 11% para 18%, incluem os suplementos remuneratórios, como despesas de representação, e pressupõem o acréscimo salarial de 570 euros brutos por mês devido ao efeito da diluição de um dos subsídios em 12 meses.
Soares defende que governo está “moribundo” e deve demitir-se
O ex-Presidente da República e conselheiro de Estado, Mário Soares, defende que o governo “deve demitir-se” e admite a possibilidade de Cavaco Silva nomear outro governo sem recurso a eleições antecipadas. “Se o governo não se sente moribundo é porque não tem sensibilidade. Se o governo tivesse sensibilidade talvez se demitisse, mas como não tem sensibilidade não se demite por enquanto. Mas devia demitir-se, como já devia ter demitido o senhor Miguel Relvas e não demitiu”, defendeu.
Marcadores:
Demissão do Governo,
Mário Soares
terça-feira, setembro 18
Jardim diz que se demite de presidente do Governo e do PSD-M se não for reeleito em Novembro
O líder do PSD-Madeira, Alberto João Jardim, garantiu hoje que se demitirá
dos cargos de presidente do Governo Regional e do partido caso não seja reeleito
nas próximas eleições diretas internas que acontecem a 02 de novembro.
“Se não for reeleito, demitir-me-ei de presidente do Governo para facilitar
as tais anunciadas eleições antecipadas, como é legítimo que também me demita de
um partido que me recusa após lhe ter dado 45 vitórias e nunca, em 38 anos, a
oposição nos ter derrotado”, diz Jardim num artigo de opinião hoje publicado no
Jornal da Madeira subordinado ao tema “Em defesa do PSD/Madeira”.
Marcadores:
Alberto João Jardim,
O símbolo da democracia madeirense
segunda-feira, setembro 17
Vígilia sexta-feira junto à Presidência da República
Os promotores das manifestações que
reuniram, no sábado, centenas de milhares de pessoas em diversas cidades do país
propõem a realização de uma vigília junto à Presidência da República, na
sexta-feira, quando estiver reunido o Conselho de Estado.
Nuno Ramos de Almeida, um dos autores do manifesto que originou os desfiles
de sábado, disse à agência Lusa que a ideia da "vigília pacífica" junto ao
Palácio de Belém ocorreu, entre outras, no final do desfile que decorreu em
Lisboa, e que os organizadores admitem ter atingido os 500 mil
participantes.
Marcadores:
Conselho de Estado,
Crise,
Protestos,
Vigília
"Passos e Portas condenados a viver abraçados"
Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que "não
há condições para uma rutura" na coligação de Governo. "Passos e Portas estão
condenados a viver abraçados um ao outro" até ao verão de 2014, afirmou o antigo
líder do PSD.
domingo, setembro 16
Que se lixe a troika 15 SET 2012
Apesar de ter gostado de ver tanta gente na manifestação, eu
que estive lá (Lisboa) fiquei com uma sensação um pouco estranha.
Vi muita gente, e pelos comentários que ia ouvindo,
principalmente daquelas que iriam ser
pessoalmente atingidas pelas medidas anunciadas, nunca tinham estado em outras
manifestações, conhece-se (não gritavam as palavras de ordem, batiam
timidamente palmas), este tipo de gente, nas próximas eleições voltarão a votar
na corja. Foi uma ideia com que fiquei!
Aguardo com alguma expectativa os próximos tempos!
Portugal não acompanha os jovens licenciados, conclui estudo europeu
Em Portugal "não existe uma política nacional de rastreamento de estudantes" que permita perceber a forma como os jovens entram no mercado de trabalho depois de diplomados. A conclusão é de um estudo da Associação Europeia das Universidades (AEU) que aponta fragilidades à forma como o Governo tem feito a recolha destes dados. O acompanhamento dos licenciados no acesso ao emprego tem sido feito pelas universidades por sua iniciativa.
Marcadores:
Licenciados no desemprego,
Portugal
Parlamento. Manifestantes desmobilizam lentamente
Tensão continua latente junto à escadaria da Assembleia da República, em Lisboa, mas os manifestantes já são menos e estão a desmobilizar lentamente.
O rebentamento de petardos e o arremesso de garrafas de vidro provocam o ladrar dos cães da polícia e vão-se alternando com assobios, constatou a Lusa no local.
Marcadores:
Lisboa,
Manifestação 15 SET Que se lixe a troika
Centenas de milhares na rua contra a troika e o Governo num dos maiores protestos de sempre
22h00, Lisboa O ambiente acalma na manifestação frente à Assembleia da República. Alguns manifestantes começam a dispersar. Chega ao fim uma das maiores manifestações de protesto realizadas em Portugal desde o 25 de Abril de 1974. Os portugueses saíram à rua para dizer “basta” à medidas da troika e do Governo em 40 cidades do país. Luciano Alvarez
sábado, setembro 15
Esperadas 50 mil pessoas nas manifestações de hoje contra medidas de austeridade
Mais de 50 mil pessoas são esperadas hoje,
em Lisboa, na manifestação contra as medidas de austeridade anunciadas pelo
Governo, num protesto que também vai decorrer noutras 40 cidades portuguesas.
Marcadores:
15 Setembro 2012,
Manifestação,
Memória Futura,
Que se lixe a troika
sexta-feira, setembro 14
Aperta o cerco à austeridade. PSD pressiona alterações no Orçamento
Multiplicam-se as personalidades do PSD e CDS que apelam que o governo recue em matéria de política de austeridade, sob pena de se abrir uma crise política. Entre os deputados do PSD também há quem tenha esperança de que o executivo ainda possa fazer alterações às medidas mais gravosas.
Para o ex-ministro das Finanças do CDS, Bagão Félix, a austeridade chegou aos “limites insustentáveis do decoro ético” e, portanto, ou o governo recua ou cai. “Ainda há tempo para os líderes dos dois partidos da coligação do governo se sentarem e recuarem”, afirmou o ex-ministro das Finanças, em declarações à “Rádio Renascença”. Caso não recuem “estamos simplesmente a adiar o inevitável, que é uma ruptura governamental”. Ontem, também o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral, afirmava ao i que “o governo tem de dar um passo atrás para não perder legitimidade política”.
quinta-feira, setembro 13
Cavaco deve fazer ultimato a Passos, diz Manuel Alegre
Manuel Alegre considera que está na altura de Cavaco Silva fazer um ultimato a Passos Coelho. Em declarações à TSF, o ex-deputado socialista afirmou que “Se eu fosse presidente da República, ou este governo mudava as políticas ou tentaria encontrar uma solução que passaria, eventualmente, por retirar a confiança ao governo”.
Marcadores:
Cavaco Silva,
Governo,
Manuel Alegre,
Troika
Freitas do Amaral ao i: "Governo tem de dar um passo atrás para não perder legitimidade política"
O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros é duro na análise às novidades dos últimos dias. “As grandes opções de política económico-financeira anunciadas pelo governo estão erradas”, diz Freitas do Amaral, que aconselha o governo a “dar um passo atrás” quando apresentar o Orçamento do Estado para 2013.
Marcadores:
Crise,
Freitas do Amaral,
Governo tem de dar um passo atrás,
Troika
Ferreira Leite defende que as medidas de austeridade vão destroçar Portugal
Manuela Ferreira Leite considera que se as medidas de austeridade não forem corrigidas, o país vai chegar ao fim destroçado.
Marcadores:
Crise,
Governo,
Manuela Ferreira Leite,
Portugal destroçado,
Troika
quarta-feira, setembro 12
Gaspar pediu seis vezes mais do que precisa cortar para a nova meta do défice
O Governo está a pedir aos portugueses um
esforço de redução do défice "na ordem dos 4,9 mil milhões de euros", valor
quase seis vezes superior à redução necessária combinada com a troika.
Marcadores:
desgoverno,
Memória Futura,
Sacrifícios,
Troika,
Vitor Gaspar
Não há mais dinheiro. Governo quer pôr famílias a financiarem o Estado
A troika dá mais tempo a Portugal, mas não dá mais dinheiro, isto porque, segundo revelou o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, Lisboa dispensou mais fundos. O governo manifestou à troika a capacidade para angariar o financiamento adicional, explicou o comissário. Em Setembro de 2013, quando está previsto o regresso aos mercados, vence-se uma emissão de Obrigações do Tesouro no valor de 9,6 mil milhões de euros. Até lá, o governo aposta em reconquistar os aforradores domésticos para a divida soberana.
Marcadores:
Governo,
Memória Futura,
O Governa erra os cidadãos pagam,
Pedro Passos Coelho
terça-feira, setembro 11
"Governo falhou e os portugueses é que pagam”
O PS ataca a forma como o Governo tenciona aproveitar o prolongamento por mais um ano do processo de consolidação orçamental, acusando o executivo de aprofundar a crise em 2013, sem aliviar os sacrifícios dos portugueses.
Marcadores:
Falhanço da consolidação orçamental,
Governo
segunda-feira, setembro 10
domingo, setembro 9
Um País Sui Generis
Ia (Marcelo Rebelo de Sousa) a conduzir o meu carro quando ouvi o discurso do 1º ministro Passos Coelho: fiquei gélido!
Marcadores:
Marcelo Rebelo de Sousa,
Pedro Passos Coelho,
Vá-se lá saber porquê?
sexta-feira, setembro 7
quarta-feira, setembro 5
Assinar:
Postagens (Atom)