quarta-feira, agosto 29
Cavaco pressionado a agir no caso RTP
retirado do i
O Presidente da República está cada vez mais pressionado a agir sobre a RTP. Se a proposta anunciada por António Borges de concessionar o primeiro canal a privados e fechar a RTP2 for para a frente, há já um coro de vozes que apela a Cavaco Silva para enviar o diploma para o Tribunal Constitucional. Ou mesmo vetá-lo.
Ao i, o ex-candidato a Belém, Manuel Alegre, defende que “há todas as razões para o Presidente da República vetar o diploma”. Para o histórico do PS a proposta avançada por António Borges – que já veio dizer que teve o assentimento do governo para o anúncio – é “um atentado ao próprio conceito de serviço público”. “O modelo não serve a independência, nem a liberdade, nem a pluralidade que deve ter um serviço público”, considera. Segundo Alegre, que foi deputado à Assembleia Constituinte, o diploma nos termos em que foi apresentado é “inconstitucional”.
Imposto sobre subsídio de Natal para o privado pode ser inconstitucional
O lançamento de um novo imposto sobre o subsídio de Natal para o sector privado pode levar o executivo de Pedro Passos Coelho a ter mais um amargo de boca no Tribunal Constitucional, à semelhança do que aconteceu com os cortes no 13.º mês (subsídio de férias) dos funcionários públicos.
A opinião é partilhada por vários advogados e constitucionalistas contactados pelo i que, no entanto, não quiseram identificar-se porque o projecto, a existir, ainda não é conhecido.
terça-feira, agosto 28
Faixa com “Vai estudar ó Relvas” recebe ministro em Timor-Leste
O ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, chegou nesta terça-feira a Timor e à sua espera, numa das principais ruas de Díli, tinha uma faixa com a seguinte mensagem: “Vai estudar ó Relvas.”
Marcadores:
Miguel Relvas,
Timor,
Vai estudar Relvas
Adriano Moreira defende intervenção do TC no caso RTP
O ex-líder do CDS Adriano Moreira defendeu
hoje que o Tribunal Constitucional deve ser ouvido no processo de concessão da
RTP, sublinhando que esta questão necessita de um "cuidado jurídico
extraordinário".
Marcadores:
Adriano Moreira,
Concessão RTP1,
TC
segunda-feira, agosto 27
Sánchez Gordillo. “Chegou a hora de dizer não aos grandes bancos alemães que mandam na Europa”
Há mais de 30 anos, uma pequena localidade da Andaluzia não aceita as regras que foram ditadas a todas as outras. Não há muros que separem Marinaleda do resto da Espanha, mas a vida e as regras são diferentes. Aqui ninguém está desempregado, as decisões são tomadas em comunidade e a habitação e a educação são quase gratuitas. À frente da câmara de Marinaleda está um antigo professor de História que tem participado em todas as lutas. Há uns dias, Juan Manuel Sánchez Gordillo acompanhou os activistas do Sindicato da Andaluzia dos Trabalhadores numa acção. Entraram em dois hipermercados, encheram vários carrinhos com alimentos de primeira necessidade e saíram sem pagar. Os produtos foram dados aos pobres. O governo processou--os. Os patrões chamaram-lhe ladrão. A imprensa comparou-o ao Robin dos Bosques. Recusou a alcunha dizendo que “na Andaluzia não são os pobres que roubam os ricos, mas os ministros, o capital financeiro e os bancos alemães é que roubam o povo”. No entanto, há uma referência que não descarta, afirma que Cristo foi o primeiro revolucionário e confessou, ao diário espanhol “El Mundo”, que “gostaria de converter-se num Gandhi do século xxi”.
Marcadores:
Marinaleda,
Robin dos Bosques,
Sánchez Gordillo
RTP. Anúncio de António Borges causou surpresa geral no governo
O modelo anunciado por António Borges na última quinta-feira para a concessão do serviço público de televisão apanhou de surpresa não só altos responsáveis do CDS, mas também do PSD. Ao que o i apurou, a solução trazida a público pelo consultor do governo para as privatizações não foi discutida em Conselho de Ministros. Paulo Portas terá sido informado da hipótese por Miguel Relvas, mas à margem do encontro semanal do governo, e sem qualquer detalhe quanto à divulgação iminente do plano para a RTP.
Marcadores:
António Borges,
Concessão RTP1,
Governo
domingo, agosto 26
A aldeia andaluza que faz tremer o governo de Espanha
Todos os caminhos parecem ir dar a Marinaleda. A localidade andaluza permanece calma e aparentemente indiferente, no pico do sol abrasador da tarde. Estão mais de 40 graus, são poucas as pessoas que se aventuram nas ruas. A toponímia da terra cruza a Avenida da Liberdade com a Rua Ernesto Che Guevara. O que fez esta terra de 2800 habitantes para de repente estar nas bocas do mundo e invadida de equipas de televisão que vão desde a chinesa e da poderosa Alemanha à omnipresente Al Jazira?
sábado, agosto 25
Nuno Santos “surpreso” com plano do Governo para RTP
O director de informação da RTP manifestou-se hoje surpreendido com os planos do Governo de fechar um canal da TV pública e concessionar outro a um operador privado, mas prefere esperar por uma posição mais clara do Executivo para se pronunciar em definitivo sobre o assunto.
Mota Soares diz que não comenta "consultores"
O ministro da Solidariedade Social afirmou hoje que não comenta "nem consultores
nem comentadores" tendo em conta que o Governo ainda não decidiu o futuro da
RTP. Esta foi a reação de Mota Soares à entrevista de António Borges, um
consultor do Governo, sobre o futuro da televisão pública.
sexta-feira, agosto 24
CDS-PP critica Borges pela "ligeireza" sobre futuro dos trabalhadores da RTP
O CDS-PP recusou, esta sexta-feira, fazer, para já, qualquer
comentário ao modelo de privatização da RTP divulgado na quinta-feira, mas
criticou a "ligeireza" com que foi abordado o futuro dos trabalhadores da
empresa, que pode passar pelo despedimento.
Marcadores:
António Borges,
CDS.PP,
Concessão RTP1,
Fecho RTP2,
RTP
Cavaco deve "travar atentado" contra serviço público
O realizador António Pedro Vasconcelos
apelou hoje ao Presidente da República para que "trave este atentado contra o
serviço público de televisão", na sequência do anúncio da concessão da RTP1 a
privados, e o eventual fim da RTP2.
quinta-feira, agosto 23
Metafísica
De cada vez que nos teus braços
Por uns momentos morro,
Nos abismos de mim o meu amor pede socorro
Como se à força alguém lhe desatasse os laços.
De cada vez apreendo
Que fica em muito pouco, ou nada, aquele tanto
Que o querer ter promete, enquanto
Se não tendo.
Desejar é que é ter! mas não nos basta.
Sonhar é que é possuir sem tédio nem cansaços.
Sei-o, mas só já morto nos teus braços.
Sofre a carne de ter, ou de ser casta.
Sobre o desejo farto, a alma se debruça,
Contempla o nada a que o fartá-lo aponta.
E atrás do mesmo nada eis que ela mesma, tonta,
Vai, se a carne reacende a escaramuça.
Entrar num corpo até onde se oculte
O para Lá do corpo - eis o supremo sonho.
De que desejos o componho,
Se ei-lo se descompõe quando o desejo avulte?
Sôfrega, a carne pede carne. Saciada,
Pede, ela própria, o que jamais sacia.
Para de novo se inflamar, é um dia.
Para de novo desgostar, um nada.
Ai, como não te amar e não te aborrecer,
Carne de leite e rosas, - terra inglória
Do longo prélio-entendimento sem vitória
Que é carne e alma, ter-não ter?
|
José Régio, Filho do Homem
'Se isto corre mal, corre mal para todos: PSD e CDS'
José Ribeiro e Castro, deputado e ex-líder do CDS , alerta que o «tacticismo» do seu partido é «perigoso» e que Paulo Portas é co-responsável por todas as decisões tomadas em Conselho de Ministros.
Marcadores:
Coligação,
José Ribeiro e Castro,
Memória Futura
Coligação à prova nos próximos meses
A pouco mais de uma semana da rentrée parlamentar, PSD e CDS preparam-se para mais uma sessão legislativa que promete aquecer. O Orçamento do Estado para 2013 é o documento mais aguardado por todos os portugueses. Será que vem aí mais austeridade? Para já, o CDS volta a avisar que a “pressão fiscal em Portugal já é altíssima” – ou seja, mais impostos, não. Se Passos Coelho acabar por anunciar o aumento da carga fiscal, os centristas ver-se-ão obrigados a uma inflexão no discurso. As eleições autárquicas também vão começar a surgir nas contas de Paulo Portas e Passos Coelho. E, depois de terem falhado um entendimento em Julho, ainda não há acordo para a lei eleitoral autárquica, sobre a qual o CDS tem muitas reservas. Já as secretas e o enriquecimento ilícito são eternos problemas cujo fim tem sido adiado.
Marcadores:
coligação à prova,
Governo,
PSD e CDS
Exportações em alta. Nunca saíram tantas obras de arte e antiguidades de Portugal como agora
Um cofre indo-português do século XVI, rematado por 165 mil euros, soma quase metade das exportações nacionais de obras de arte e antiguidades para Singapura realizadas este ano. Miguel Cabral Moncada, sócio gerente da Cabral Moncada Leilões, conta que esta é, até agora, a maior venda para o estrangeiro. O destino é uma nova ala do museu Asian Civilizations e a licitação foi renhida: cinco compradores, sempre a subir de uma base de 60 mil euros. Mas aquilo que pode ser considerado bom negócio é só uma gota no patamar a que chegaram as exportações no sector no primeiro semestre: 8,3 milhões.
quarta-feira, agosto 22
Playas naturales y acantilados salvajes en El Algarve
En la zona sur de Portugal se encuentra la provincia de El Algarve que se extiende desde el cabo de San Vicente hasta la desembocadura del Guadiana y que es conocida por ser el destino turístico preferido de todos los que visitan este bello país. Se trata de un territorio lleno de playas por descubrir, de entornos naturales y vistas impactantes.
terça-feira, agosto 21
Seca faz cair produção agrícola. 84% do Continente já atingiu o estado extremo e severo
retirada do i
Este não foi um bom ano para muitos produtores agrícolas, sobretudo para os agricultores com pomares de pêra, maçã e pêssego. As condições climatéricas na altura da floração/polinização (frio e geada) não ajudaram e a produção caiu em flecha. A produção de cereja também baixou 25%, bem como a batata de sequeiro, que teve uma quebra de 15%. No final de Julho, 58% do território nacional estava em seca extrema e 26% em seca severa.
segunda-feira, agosto 20
"Passos quis elevar moral aos portugueses"
Marcelo Rebelo de Sousa entende que o discurso de Pedro Passos Coelho na Festa
do Pontal "quis elevar a moral dos portugueses".
Marcadores:
Intelectualmente desonesto,
Marcelo Rebelo de Sousa,
Professor mente
domingo, agosto 19
Alberto João Jardim acusa Governo de ter dado primeiro passo de “separatismo”
O líder do PSD-Madeira, Alberto João Jardim, considerou no sábado à noite, no Porto Santo, que foi o Governo Central, de coligação PSD/CDS-PP, a dar o primeiro passo de separatismo ao remeter ao arquipélago o pagamento da sua dívida.
Marcadores:
Alberto João Jardim,
Madeira,
Separatismo
sábado, agosto 18
Sobretaxa sobre 13.º mês é hipótese mas solução não está fechada
Uma sobretaxa sobre o 13.º mês de todos os portugueses – sector público e privado – é a hipótese mais falada para cobrir os cerca de dois mil milhões de euros em falta com a reposição, no próximo ano, dos subsídios aos funcionários públicos e pensionistas. Para já, o governo não desmente. Diz apenas que é “pura especulação”.
Para o ex-líder do PSD Marcelo Rebelo de Sousa, a sobretaxa sobre o 13.º mês é a medida “mais óbvia”, mas afirma que “a decisão do governo ainda não está tomada e vai ter de ser apreciada em Conselho de Ministros”. Ao i, o comentador diz que, se for esta a medida escolhida, “não tem surpresa”, e lembra que houve poupanças feitas nas “PPP, fundações e institutos públicos” que “só fazendo contas” se verá se podem cobrir os dois mil milhões.
Marcadores:
Governo,
Passos Coelho,
Sobretaxa 13º mês
sexta-feira, agosto 17
Passos prepara país para mais impostos
Vítor Gaspar não deu ainda nenhum sinal aos ministérios sobre como tenciona resolver o ‘desvio’ nas contas de 2012, tão pouco como conseguirá compensar no próximo ano a reposição dos subsídios cortados aos funcionários públicos e pensionistas, no valor de cerca de 2 mil milhões de euros. Mas, como ficou implícito no discurso de Passos Coelho na festa do Pontal, esta semana, será inevitável, pelo menos em 2013, um novo aumento de impostos, para respeitar a «equidade» exigida pelo Tribunal Constitucional. Que passará por uma sobretaxa sobre o 13.º mês de todos os portugueses, tanto do sector público como do privado.
Marcadores:
mais impostos,
Memória Futura,
Pedro Passos Coelho
Ministro finlandês defende que Europa se deve preparar para eventual fim da zona euro
Os líderes europeus devem preparar-se para a possibilidade de um colapso da zona euro, tal como já está a fazer a Finlândia, defendeu hoje o ministro finlandês dos Negócios Estrangeiros, Erkki Tuomioja.
"Devemos preparar-nos abertamente para a possibilidade de acontecer o colapso da zona euro", afirmou em entrevista divulgada no jornal Daily Telegraph.
quinta-feira, agosto 16
Ex-chanceler alemão Schröder pede a Berlim que deixe de "linchar" a Grécia
O ex-chanceler social-democrata alemão Gerhard Schröder pediu hoje ao atual governo de Berlim que deixe de "linchar" a Grécia e mostre mais solidariedade para que a Europa saia da crise de forma conjunta.
"Se a Europa abandona a Grécia, os especuladores atacarão em seguida outros países, como já ocorre com Portugal e Espanha e, de certo modo, com Itália", declarou o antecessor de Angela Merkel na chancelaria alemã à televisão pública grega NET.
Marcadores:
Europa,
Gerhard Schröder,
Lixar a Grécia
quarta-feira, agosto 15
O prédio que simboliza a vida moderna lisboeta foi classificado
Com 90 anos, Nuno Teotónio Pereira viu o Bloco das Águas Livres classificado esta segunda-feira como monumento de interesse público. É uma obra de juventude feita com Costa Cabral e uma série de artistas.
Marcadores:
Arquitectura,
Nuno Teotónio Pereira
Uma Foto Por Dia
Marcadores:
Fotografia,
Jardim Garcia d'Orta,
Lisboa,
Nó de árvore,
Parque das Nações
Passos diz que tem programa para quatro anos e a "ambição" de o renovar
retirado do JN
O primeiro-ministro e presidente do PSD, Pedro Passos Coelho,
afirmou que o Governo que lidera tem um "programa" para quatro anos e que tem a
"ambição" de o "renovar", para continuar a mudar a "cultura de facilidade" que
existia quando chegou ao poder.
Marcadores:
Festa do Pontal,
Pedro Passos Coelho,
PSD
terça-feira, agosto 14
Submarinos. Pinto Monteiro quer saber onde estão os documentos
retirado do i
Pinto Monteiro vai pedir explicações do Ministério da Defesa sobre o desaparecimento dos documentos relativos à aquisição de dois submarinos durante o governo de Durão Barroso, quando Paulo Portas era ministro da Defesa (ver cronologia do caso ao lado). Mas isto só depois das férias. O procurador-geral da República regressa ao trabalho na próxima segunda-feira e garantiu ontem ao i que irá ordenar, de imediato, que o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) “volte a insistir com o Ministério no sentido de informar onde estão os documentos em falta”.
Alemanha: Atenas deve sair do euro voluntariamente se não cumprir exigências
O vice-presidente da coligação do governo alemão, Michael Fuchs, sugeriu hoje que a Grécia deve sair da zona euro voluntariamente, caso falhe na adoção das reformas exigidas pelos credores internacionais.
Marcadores:
Alemanha,
Grécia deve sair da zona euro
segunda-feira, agosto 13
Parlamento. Reformas de deputados demoram menos de um mês a serem despachadas
Afinal há portugueses de primeira e portugueses de segunda. Senão vejamos. Numa altura em que a Caixa Geral de Aposentações está a levar mais de um ano a despachar as reformas, há um pequeno grupo de políticos que teve as suas reformas despachadas em menos de um mês.
Exemplos. Jaime Gama, antigo presidente da Assembleia da República, enviou para a CGA o requerimento da sua pensão a 9 de Maio de 2011 e foi despachada a 20 de Junho do mesmo ano.
Marcadores:
CGA,
portugueses de 1ª e portugueses de 2ª,
Reformas de deputados
domingo, agosto 12
Ninguém perguntou a Paulo Portas por documentos desaparecidos
O Departamento Central de Investigação e Ação Penal nunca fez
qualquer abordagem ao ex-ministro da Defesa Paulo Portas para tentar encontrar
os documentos desaparecidos do dossiê dos submarinos.
Marcadores:
Compra de submarino,
Documentos desaparecidos,
Paulo Portas
Mudanças de governo quebram "o que se fez de bom"
Nelson Évora queria ter ido a Londres para
defender o seu título olímpico mas uma uma lesão na tíbia impediu-o. Assistiu à
primeira vaga de desilusões olímpicas ainda em Portugal, mas juntou-se à
comitiva olímpica para ver as provas de atletismo. Não critica os atletas que
nem igualaram os seus recordes e considera que estar no Jogos Olímpicos já é uma
vitória pois o país é pequeno e os atletas poucos.
Marcadores:
Desporto,
Governo,
Jogos Olímpicos de 2012,
Nelson Évora
sábado, agosto 11
sexta-feira, agosto 10
Escolas. Directores recusam repescar professores sem horário
Boa parte dos directores das escolas ou agrupamentos da rede pública não sabe ainda o que fazer com os professores do quadro que ficaram sem horários ou turmas atribuídas. De um lado, têm as orientações do ministério de Nuno Crato para incluir os professores em programas de combate ao insucesso escolar; do outro têm as direcções regionais de educação (DRE) a alertá-los de que não podem avançar com os projectos sem a autorização da tutela. A dúvida agora é saber se estes docentes vão a concurso para serem colocados em outras escolas ou ficam nas suas escolas de origem.
Marcadores:
Directores de Escolas,
Escolas,
Professores com horário zero
Assinar:
Postagens (Atom)