terça-feira, maio 29
Portugal tem das crianças mais pobres da Europa
De acordo com o estudo do Gabinete de Investigação da UNICEF sobre a Pobreza e Privação Infantis no mundo industrializado, 30 milhões de crianças vivem na pobreza em 35 países economicamente desenvolvidos. O estudo coloca Portugal na cauda dos países europeus incluídos no relatório, apenas à frente da Hungria, Letónia, Roménia e Bulgária, em relação ao conjunto das 14 variáveis analisadas.
domingo, maio 27
Seguro diz que Alemanha beneficia da desgraça dos outros
O secretário-geral do PS criticou hoje a "subserviência" do Governo português face à chanceler germânica, Ângela Merkel, e defendeu que a Alemanha beneficia da "desgraça" dos países periféricos por não haver mutualização da dívida.
Marcadores:
António José Seguro,
Crise,
Política,
PS
sexta-feira, maio 25
Miguel Relvas jantou com ex-espião no Gigi
O ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares jantou com o ex-expião Jorge Silva Carvalho em 5 de agosto do ano passado num restaurante Gigi, Quinta do Lago, Algarve, avança a "Sábado".
Marcadores:
Jorge Silva Carvalho,
Miguel Relvas,
Secretas
quarta-feira, maio 23
terça-feira, maio 22
Vá-se lá saber porquê?
Preparando-me para me embrenhar no Bairro Gótico, não me canso; já lá passei enúmeras vezes e, dou comigo a observar algo que, nas anteriores me tinha escapado!
Adoro calcorrear aquelas ruas estreitas, onde o sol tem dificuldades a entrar, gosto de misturar com as gentes que por ali passam, uma mescla de idiomas, de cores e cheiros!
Adoro calcorrear aquelas ruas estreitas, onde o sol tem dificuldades a entrar, gosto de misturar com as gentes que por ali passam, uma mescla de idiomas, de cores e cheiros!
Marcadores:
Bairro Gótico,
Barcelona,
Desabafo sentido
segunda-feira, maio 21
Governo deve "racionalizar" em vez de cortar salários
O Governo deve "racionalizar" a função em pública em vez de fazer "cortes ou compressões horizontais" às remunerações dos funcionários, defende o Conselho de Finanças Públicas (CFP) no seu primeiro relatório, hoje divulgado.
sexta-feira, maio 18
Conselho de Redacção do "Público" acusa Relvas de pressões
O ministro adjunto dos Assuntos Parlamentares terá ameaçado promover um boicote de todos os ministros ao jornal Público e divulgar na internet detalhes da vida privada da jornalista Maria José Oliveira, revela um comunicado assinado hoje pelos membros eleitos do Conselho de Redacção do jornal. As ameaças terão sido feitas para o caso de ser publicada uma notícia que desenvolvia o tema das contradições no testemunho do ministro na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, na passada terça-feira.
Marcadores:
Jornal Público,
Miguel Relvas,
Pressões sobe jornalistas
Europa está a "trabalhar em cenários de emergência" para a eventual saída da Grécia da Zona Euro
O comissário Europeu do Comércio, Karel de Gucht, admite que os responsáveis europeus estão a analisar cenários de emergência para o caso da Grécia sair da Zona Euro. E sublinha que "a saída da Grécia do euro não significa o fim do euro".
quinta-feira, maio 17
Governo dispensa acordo do trabalhador para deslocação até 60 km
Deslocar um funcionário da Administração Pública num raio de 60 km a partir da sua residência vai ser possível sem o acordo desse trabalhador. Já as distâncias superiores continuam a exigir o consentimento. Estas são propostas finais do Governo segundo o documento enviado hoje aos sindicatos, como havia prometido o secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino.
Deputados do CDS contra fim de feriados
Dois vice-presidentes da bancada do CDS-PP (Telmo Correia e João Almeida) e o deputado José Manuel Rodrigues defendem que os feriados devem ser repostos e preferiam o fim das "pontes". Mas no caso de ter de se eliminar um feriado de "identidade nacional" então preferiam manter o 1.º de Dezembro.
quarta-feira, maio 16
terça-feira, maio 15
Secretas: Segurança do Estado ameaçada
A forma como o ex-director do SIED, Jorge Silva Carvalho, usou agentes das ‘secretas’ em Portugal e no estrangeiro para obter informações para o grupo Ongoing pode ter posto em risco a segurança do Estado e das fontes no terreno utilizadas pelos serviços. Esta conclusão, do Ministério Público (MP), contraria a garantia dada em Agosto pelo Conselho de Fiscalização dos Serviços de Informações.
Marcadores:
Jorge Silva Carvalho,
Secretas,
SIED
segunda-feira, maio 14
quarta-feira, maio 9
Uma Foto Por Dia
photo: rogério barroso. Foto nº 1341. Elemento cefâmico de revestimento de facgada de edifício sito na Av. Almirante Reis.
Marcadores:
azulejaria portuguesa,
Fotografia,
Lisboa
AR: Socialistas queixam-se de "estratégia de confrontação", Gaspar garante que não "marginaliza" PS
O Partido Socialista queixou-se hoje de uma "estratégia de confrontação" do Governo relativamente ao PS, enquanto o ministro das Finanças assegurou que não tenciona "marginalizar" o principal partido da oposição.
terça-feira, maio 8
Mário Soares “A obrigação do PS ser fiel ao acordo da troika chegou ao fim”
Ao contrário de muitos, Mário Soares sempre confiou na eleição de François Hollande. O fundador do PS defende que a vitória do presidente socialista é um acontecimento que pode impulsionar uma mudança que na Europa já iniciou o seu curso. Em Portugal, Soares também já prevê mudanças. Na sua opinião, se já se provou que a receita não funciona, o PS deve romper com o acordo da troika. Soares não acredita que o governo consiga chegar ao fim do mandato: “Não creio que isto possa subsistir tanto tempo”
Marcadores:
François Hollande,
Mário Soares,
Presidenciais Francesas
segunda-feira, maio 7
Falência das famílias já supera a das empresas
A crise financeira juntamente com as dificuldades económicas está a levar as famílias portuguesas a entrarem com pedidos de insolvência nos tribunais.
“O euro foi uma espécie de 50% Pingo Doce a uma escala gigantesca”
retirada do i
Vasco Pulido Valente recebe o i no sábado à noite, na sua casa da avenida de Paris, para onde se mudou há pouco tempo. Vive no meio de livros e agora está a aproveitar para cumprir um projecto antigo: passar um ano inteiro a ler. Está de volta dos clássicos da revolução francesa, alguns que só se encontram em bibliotecas, porque “foi aí que tudo começou, o que somos hoje”. Fora as crónicas de jornal, não está a escrever nada. Se voltar a escrever um livro será um ensaio político, mas não sobre Portugal.
domingo, maio 6
Passos diz “não querer dourar a pílula” das dificuldades
Numa cerimónia comemorativa do 38º aniversário do PSD, realizada neste sábado na Figueira da Foz, o primeiro-ministro afirmou “não querer dourar a pílula” das dificuldades. Num encontro com militantes social-democratas, Pedro Passos Coelho defendeu a acção governativa e sublinhou que o Executivo “não se anda a chorar”.
Marcadores:
Governo,
Pedro Passos Coelho,
PSD
sábado, maio 5
As severas medidas que foram além do acordo com a troika
retirado do SOL
Boaventura Sousa Santos. “Vítor Gaspar tem passaporte português mas é alemão”
retirada do i
O professor de Coimbra acredita que existe uma alternativa à política da troika. A formação do Observatório sobre Crises e Alternativas pretende municiar a sociedade civil de pistas para trilhar um outro caminho. Para Boaventura Sousa Santos, essa política passa por desobedecer à troika.
Marcadores:
Boaventura de Sousa Santos,
Troika
sexta-feira, maio 4
"Modelo de crescimento assente em baixos salários é modelo de empobrecimento"
O primeiro-ministro criticou
hoje o modelo de crescimento seguido por Portugal, durante vários anos, e que
levou o País à necessidade de um resgate externo. Passos Coelho defendeu que
modelo assente em baixos salários não é de crescimento, mas sim de
empobrecimento.
Marcadores:
Economia,
Pedro Passos Coelho,
Salários
quinta-feira, maio 3
Governo pode chegar ao fim do ano com buraco de 838 milhões na receita
retirada do i
As dificuldades na cobrança de impostos indirectos como o IVA podem levar o governo a chegar ao final do ano com uma insuficiência orçamental de cerca de 838 milhões de euros, alerta a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), um órgão de assessoria técnica aos deputados. O desvio potencial indicado é de 0,5 pontos do PIB, o que atiraria o défice orçamental final para 5,1%.
Marcadores:
Buraco colossal,
Finanças,
Vitor Gaspar
quarta-feira, maio 2
Aguiar Branco diz que dívida parece "obstáculo intransponível"
O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou hoje que a sua geração está obrigada a "fazer o que nunca foi feito" para "ultrapassar" o "desafio" da dívida pública portuguesa, "um obstáculo" que actualmente parece "intransponível".
terça-feira, maio 1
Assinar:
Postagens (Atom)