terça-feira, julho 31

Saiba o que muda no Código do Trabalho



O Governo espera que quatro das principais medidas – eliminação de férias e feriados, corte nas horas extraordinárias e redução das compensações para 20 dias – garantam uma redução de 5% no custo por hora trabalhada.

O corte na compensação por horas extraordinárias, a introdução do banco de horas por negociação individual e a redução do montante das compensações estão entre as mudanças que os juristas consideram mais relevantes.

segunda-feira, julho 30

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1384. Parque Serralves.

António Costa abre porta ao PCP para Lisboa


A confirmar-se a recandidatura para a presidência da Câmara de Lisboa nas autárquicas de 2013, António Costa quer manter a coligação com os movimentos de Helena Roseta e Sá Fernandes e mostra abertura à participação do PCP.

domingo, julho 29

António Costa admite ter qualidades para liderar PS



Há alguns anos não se imaginava à frente da autarquia da capital, mas, de qualquer forma, entende que não se escolhe o que se quer fazer na política: "Já vi gente tão infeliz com imensos sonhos de vida que não realizaram e o que tenho visto é que a vida política é menos aquilo que nós queremos que seja, mas aquilo que em cada momento uma pessoa pode ser em função da utilidade que tem".

sexta-feira, julho 27

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1383. Batente de porta de edifício sito na Rua Mouzinho da Silveira.

Manta rota


Foi há um ano, só. Um Passos Coelho de tronco nu "como qualquer português" (repórter da TVI dixit) no seu rés do chão enquadrado em alumínios, caniche ao colo, maravilha os portugueses com a sua "simplicidade". Alheias ao facto de o recém-empossado PM ter afirmado que o governo não teria "tempo para se sentar", as reportagens de TV e imprensa retratam o líder do executivo que acabara de confiscar meio subsídio de Natal a todos os portugueses (mesmo os que não recebem subsídio de férias, como estarão tantos a verificar agora, nas notificações de pagamento do IRS) como "o tipo porreirão" que "está aqui no meio do povo, um homem do povo e para o povo", "sem exigências especiais".

quinta-feira, julho 26

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto Nº 1382 - Salreu.

Alargar cortes dos subsídios ao setor privado é uma "proposta razoável"


Alargar a suspensão dos subsídios ao setor privado é uma solução razoável dada a decisão do Tribunal Constitucional em considerar inconstitucional a suspensão apenas aos funcionários e pensionistas, considera o economista-chefe da OCDE responsável por Portugal, David Haugh.

Paula Bobone. “Para mim, o meu galo de Barcelos é o Cristiano Ronaldo”



“Vocês são como os japoneses”, diz Paula Bobone por termos aparecido uns minutos antes da hora marcada na sua casa no Chiado. “Sentem-se aí, fiquem à vontade, porque tenho de acabar de me maquilhar.” Desaparece atrás de uma cortina com um padrão de estante com livros, tal como uma actriz antes de subir ao palco. São vários os pensamentos que me vêm à cabeça enquanto espero. Ora estou noutro tempo, dada a quantidade de fotografias antigas espalhadas pela sala, ora estou em Marrocos (o que não falta são tapetes e cores), na casa de um europeu exótico. E foi nesta mistura de estímulos por vezes contrários, por vezes sem sentido – reflexo fiel da proprietária – que estive à conversa com Paula Bobone, conhecida pelos seus livros de etiqueta. Conclusão: sentido de humor não lhe falta, e isso é de louvar.

quarta-feira, julho 25

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1381 - Parque das Nações.

Governo não exige “demais” ao país, diz Passos após vaia em Cantanhede


Não é o Governo que está a “exigir demais” ao país – é antes o tempo que “é muito exigente”. A justificação foi deixada pelo primeiro-ministro no discurso que fez na sessão solene do dia do município de Cantanhede, depois de ter sido vaiado à porta da câmara por cerca de uma centena de manifestantes.                           

terça-feira, julho 24

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1380 -Cais das Colunas.

Arménio Carlos. “Primeiro-ministro está a lixar-se para os portugueses”


O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, acusou hoje o primeiro-ministro de estar a “lixar-se” para os portugueses e considerou que os dados da Execução Orçamental demonstram que as medidas aplicadas pelo governo não estão a resultar.
“O primeiro-ministro está a lixar-se para os portugueses, senão, se estivesse preocupado com os portugueses com certeza já tinha invertido as políticas que neste momento são responsáveis pelo aumento da austeridade e dos sacrifícios”, disse Arménio Carlos aos jornalistas numa conferência de imprensa conjunta com o dirigente da UGT, joão Proença, e a Secretária-geral da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), Bernadette Ségol.

segunda-feira, julho 23

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1379. Parque das Nações.

Adormeceram professores e acordaram sem turmas



Não ficam desempregados, como os professores contratados, mas não sabem o que farão em Setembro. Mudanças como a revisão dos currículos e o aumento do número de alunos por turma deixaram milhares com horários zero, ou seja, sem aulas para dar. Tinham uma situação que julgavam estável e uma escola que consideravam sua. Do ministério dizem que muitos serão "repescados"; eles aprendem a viver com a incerteza.

Relvas é um "problema de reputação" para o Governo


O presidente do Conselho Nacional do CDS-PP disse, em entrevista à SIC Notícias, esperar que o caso Relvas seja "passageiros", mas que está a afetar a "reputação do Governo". Pires de Lima referiu ainda que falta coordenação política ao Executivo de Passos Coelho e sugere um aumento do número de ministérios.

domingo, julho 22

sábado, julho 21

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1377 - Estátua de D. José I.

“Com o cartaz doutorei-me em Comunicação e Marketing”


“Vai estudar Relvas” é o lema do momento. O autor chama-se José Santos. O homem que levou a licenciatura de Miguel Relvas ao Tour de França tem 39 anos, vive em Cantanhede, é professor de Educação Física e explicou ao i o porquê do cartaz amarelo que já se tornou viral nas redes sociais, e aparece agora nas mãos de Einstein, José Sócrates, Nelson Mandela, Pamela Anderson, Cristiano Ronaldo...

sexta-feira, julho 20

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1376 - Praça D. Pedro IV.

Ferro Rodrigues “O desmantelamento organizado do euro pode vir a ser o único caminho”


Ferro Rodrigues sempre foi um europeísta, mas alerta que o impasse na União Europeia e a ausência de soluções para os países em dificuldades podem conduzir ao fim do euro. Numa entrevista feita esta semana no seu gabinete no parlamento, o ex-líder do PS sugere que gostaria de ter “uma actividade mais forte” dentro do partido e defende que os socialistas devem ser mais duros na resposta aos ataques que a maioria PSD/CDS faz ao PS. Em relação ao futuro, o ex-ministro do Trabalho não exclui uma crise política, mas avisa que o PS não deve aceitar ir para o governo sem eleições.

quarta-feira, julho 18

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1375 - Veleiro no Rio Tejo.

Soares considera "inaceitável" caso de Relvas


O ex-Presidente da República Mário Soares considerou hoje que o caso da licenciatura do ministro Miguel Relvas "é impensável" e "inaceitável para qualquer pessoa de bem" e um motivo de "grande descontentamento" da população portuguesa.

terça-feira, julho 17

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1374 - Ribeira, Porto.

Bispo diz que há "diabinhos negros" no Governo


D. Januário Torgal Ferreira voltou ao seu registo acutilante para dizer, em entrevista ao programa "Política Mesmo" da TVI24, que considera que este Governo é corrupto e sublinha que não acredita em alguns dos seus ministros.

PSD em risco de penhora por falta de pagamento de rendas


O PSD está a ser alvo de uma acção executiva para cobrança de uma dívida de rendas, por falta de pagamento do aluguer de uma sede do partido, em Almada. No tribunal está já um pedido de levantamento de sigilo bancário com vista à penhora da conta nacional dos sociais-democratas.

segunda-feira, julho 16

Vasco Graça Moura. “O acordo ortográfico é crime, a colecção Berardo não é”


Em Janeiro, mês em que fez 70 anos, foi nomeado para administrar o Centro Cultural de Belém, em substituição de António Mega Ferreira. Uma das suas primeiras medidas foi proibir a utilização do Acordo Ortográfico, de que é ardoroso combatente, no CCB. Se é verdade que se fosse convidado para ministro da Cultura pedia imediatamente a demissão, também é evidente que discorda do actual rumo das coisas. “Independentemente dos subsídios há dinheiro a menos na cultura”, diz Vasco Graça Moura. Com a sociedade civil sem fundos, a questão do financiamento do Estado “tem de ser repensada em termos muito sérios e rigorosos”.

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1373. Concerto dos Xutos e Pontapés no Largo do Intendente de Pina Manique.

domingo, julho 15

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1372 - Concerto dos Xutos e Pontapés no Largo do Intendente de Pina Manique.

Secretário-geral do PSD-Madeira acusa Portas de “cinismo político


O secretário-geral do PSD-Madeira, Jaime Ramos, acusou o CDS e o seu líder, Paulo Portas, de “cinismo político”, em relação ao processo de renegociação do Centro Internacional de Negócios (CINM) junto de Bruxelas.

sábado, julho 14

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1371 - Fachada principal de edifício sito na Rua das Flores, Porto.

"Se houver documentos falsos, teremos de atuar"

O procurador-geral da República disse hoje que, caso haja ilícitos criminais ou documentos falsos no processo de licenciatura do ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, o Ministério Público terá de atuar.

sexta-feira, julho 13

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1370 - Gaivotas.

Relvas "devia demitir-se para poupar primeiro-ministro"


O conselheiro de Estado Bagão Félix disse hoje que o ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, "devia demitir-se para facilitar a vida o primeiro-ministro", Pedro Passos Coelho.

quinta-feira, julho 12

Listas oficiais desmentem conselho científico divulgado pela Lusófona



As listas oficiais do corpo docente da Universidade Lusófona de 2005, 2006 e 2007, enviadas para o Observatório da Ciência e do Ensino Superior e para o Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais, desmentem a informação avançada por aquela instituição sobre a composição do conselho científico que terá atribuído as equivalências ao ministro Miguel Relvas. Dos 16 nomes avançados na segunda-feira, seis docentes não faziam parte de qualquer órgão científico-pedagógico naqueles anos. De acordo com o cruzamento de dados realizado pelo i, apenas Fernando Santos Neves, então reitor, Teotónio R. Souza e Zoran Roca integravam este tipo de órgãos em todos os anos em análise. Confrontada com estas discrepâncias, fonte oficial da Universidade Lusófona justificou: “Eventualmente houve algum desfasamento resultado de transformações orgânicas.”

quarta-feira, julho 11

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1369 - Remo.

O Estado da Nação.**Espaço para o adjectivo que quiser


Caótico. Vergonhoso. Absurdo. Imoral. Moribundo. Podre. Podemos continuar? Confuso. Triste. Dormente. Surreal. Deprimido. As palavras para descrever o Estado da Nação não constam no dicionário dos optimistas. E os números ajudam a pintar o quadro a negro: desemprego a atingir recordes históricos (15,2%), 11% dos trabalhadores a ganhar actualmente o salário mínimo e um recuo de quase uma década no salário médio real dos portugueses (que em 2013 atingirá o ponto em que estava em 2005). “Estamos a navegar numa noite escura e sem bússola”, resume ao i Viriato Soromenho Marques, professor catedrático.

terça-feira, julho 10

Uma Foto Por Dia


photo: rogério  barroso.Foto nº 1368 - Cores.

Parecer sobre currículo de Relvas não detalha disciplinas para equivalências


O parecer que esteve na base da decisão do reitor Fernando Santos Neves elogia o currículo do ministro, mas não detalha a que disciplinas Relvas deveria ter equivalência.

segunda-feira, julho 9

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1367 - Praia da Torreira.

Marcelo: TC deu “álibi” ao Governo para cortar no privado


 O conselheiro de Estado e comentador Marcelo Rebelo de Sousa defendeu neste domingo à noite que a decisão desta semana do Tribunal Constitucional (TC), ao chumbar os cortes de subsídios dos trabalhadores do Estado e dos pensionistas, dá “um grande álibi” ao Governo para cortar nos subsídios dos privados.

domingo, julho 8

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1366 - Dança de gaivotas.

quarta-feira, julho 4

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1365 - Ria de Aveiro- Torreira.