quarta-feira, fevereiro 28
Uma Foto Por Dia
Felgueiras diz que contas paralelas são habituais
As contas paralelas nos partidos políticos "são habituais" e acontecem nas campanhas eleitorais de todas as forças partidárias a nível nacional, disse ontem Fátima Felgueiras ao colectivo de juízes que está a julgar o "processo do saco azul", cuja segunda sessão decorreu no salão dos bombeiros locais.
Roban dos cuadros de Picasso del domicilio parisino de una de las nietas del pintor
ELMUNDO.ES
PARÍS.- Dos obras de Picasso fueron sustraídas anoche del domicilio parisino de una de las nietas del pintor, Diana Widmairer-Picasso, según han informado fuentes policiales. Los cuadros tienen un valor global de 50 millones de euros.
PARÍS.- Dos obras de Picasso fueron sustraídas anoche del domicilio parisino de una de las nietas del pintor, Diana Widmairer-Picasso, según han informado fuentes policiales. Los cuadros tienen un valor global de 50 millones de euros.
Frase do Dia
"Nasci velho e rejuvenseço a cada dia. Actualmente sou um jovem de sessenta anos."
H. B. Tree Actor Inglês (1853-1917)
terça-feira, fevereiro 27
Educação Sexual continua ainda longe das escolas
A masturbação faz mal à saúde, a homossexualidade é uma doença e o sexo antes do casamento não é prazer, é pecado. É porque ainda há jovens a acreditar nisto que a Educação Sexual (ES) é fundamental, repetem os especialistas. Obrigatória no 2.º e 3.º ciclo, a ES devia fazer parte do percurso de todos os estudantes.
Consta
"O problema da corrupção em Portugal não é da falta de leis, é do excesso delas."
Manuel António Pina Jornal de Notícias
segunda-feira, fevereiro 26
Filme defende que Jesus não ressuscitou
Jesus não ressuscitou. Está sepultado em Jerusalém, com a família, incluindo o filho que teve com Maria Madalena. É esta a ideia do documentário produzido pelo realizador de Titanic, James Cameron, e que estreia esta semana no Discovery Channel. Realizado pelo judeu canadiano Simcha Jacobovici, O Túmulo Perdido de Jesus afirma basear-se em provas concretas - teste de ADN, estatísticas, análises forenses -, mas causará polémica ao pôr em causa um dos fundamentos do cristianismo: a ressurreição de Cristo.
domingo, fevereiro 25
Frase do Dia
"A palavra ''impossível'' é uma expressão infeliz; nada se pode esperar daqueles que a usam frequentemente."
Autor: Carlyle , Thomas
sábado, fevereiro 24
Frase do Dia
"A religião é o suspiro da criança acabrunhada, o coração de um mundo sem coração, assim como também o espírito de uma época sem espírito. Ela é o ópio do povo."
Autor: Marx , Karl
Não tragas flores
Não tragas flores, que eu sofro…
Rosas, lírios, ou vida…
Ténue e insensível sotro
O céu que não se olvida!
Não tragas flores, nem digas…
Sempre há-de haver cessar…
Deixa tudo acabar…
Cresceram só ortigas.
Pessoa, Fernando
in POESIAS INÉDITAS, EDIÇÕES ÁTICA
Rosas, lírios, ou vida…
Ténue e insensível sotro
O céu que não se olvida!
Não tragas flores, nem digas…
Sempre há-de haver cessar…
Deixa tudo acabar…
Cresceram só ortigas.
Pessoa, Fernando
in POESIAS INÉDITAS, EDIÇÕES ÁTICA
Consta
"Na essência, Jardim abusou do poder do Governo regional para extrair a Lisboa, atrvés do PSD, e à 'Europa', através de Lisboa, todo o dinheiro que podia e merecia e até o que não podia, nem merecia".
Vasco Pulido Valente Publico
sexta-feira, fevereiro 23
Consta
"O mesmo líder [Marques Mendes] que conidera uma decisão de 'grande honestidade política' a birra do presidente do Governo Regional da Madeira, e a consequente convocação de eleições na Região, acha muito bem que o presidente da Câmara de Lisboa se mantenha agarrado ao poder num arriscado exercício de equilibrismo que desacredita a democracia e prejudica a cidade."
João Paulo Guerra Diário Económico
quinta-feira, fevereiro 22
Frase do Dia
"E eu que ouvi o que não dizias, / apaixonei-me por ti porque calavas."
Fonte: "Postuma" Autor: Stecchetti , L.
Fonte: "Postuma" Autor: Stecchetti , L.
Consta
"Mesmo no pior cenário, não se imaginava que fosse possível Lisboa chegar a este ponto. Se ter um presidente da câmara da capital que se comporta como um espectador passivo já era mau, encontrar alguém que, aparentemente, apresenta um 'complexo de Nero' e que contempla, tranquilamente, a degradação da cidade é, no mínimo, surrealista.
E, como é óbvio, desacredita ainda mais o discurso e a prática política no seu todo.
Paulo Pereira de Almeida Jornal de Notícias
quarta-feira, fevereiro 21
Frase do Dia
"A vida esguicha como uma fonte para aqueles que perfuram a rocha da inércia."
Autor: Carrel , Alexis
Autor: Carrel , Alexis
Consta
"O que é preciso é que Jardim entenda que a Madeira não vai ter um referendo que vincula Lisboa à decisão dos madeirenses."
Paulo Baldaia Jornal de Notícias
terça-feira, fevereiro 20
SIM
Sim, tudo é certo logo que o não seja,
Amar, teimar, verificar, descer -.
Quem me dera um sossego à beira-ser
Como o que à beira-mar o olhar deseja.
Pessoa, Fernando,
in POESIAS INÉDITAS, Edições Ática
Frase do Dia
"O homem, quando sonha, é um deus, quando reflecte, é um mendigo."
Fonte: "Hipérion"
Autor: Holderlin , Friedrich
Fonte: "Hipérion"
Autor: Holderlin , Friedrich
Uma Foto Por Dia
Consta
"Carmona Rodrigues é um presidente de câmara que já abandonou o cargo mas ninguém o informou desse facto. E Marques Mendes ainda não lhe telefonou para o recordar disso. Carmona é um general a quem nada correu como estava planeado: muitas das suas ordens nunca foram executadas pelos soldados ou, simplesmente, ninguém lhe obedeceu."
Fernando Sobral Jornal de Negócios
segunda-feira, fevereiro 19
domingo, fevereiro 18
Consta
"Carmona é, agora, a bola de chumbo agarrada aos pés do líder do partido e os dois afundam-se, levando com eles o PSD."
Paulo Baldaia Jornal de Notícias
Frase do Dia
"Acho que tenho uma interpretação muito livre de trabalho, porque penso que estar vivo já dá tanto trabalho que não queremos fazer mais nada."
Autor: Warhol , Andy
sábado, fevereiro 17
Consta
"Paulo Portas preocupa-se saudavelmente com a imagem. Se isso é ser metro, comboio ou eléctrico-sexual não sei."
Inês Pedrosa escritora e jornalista 'Sol'
Fontão de Carvalho sai de cena por três meses e promete falar depois
Mas será que o homem não tem falado?
Tem falado de mais contradizendo-se constantemente. Afasta-se três meses, o que é pouco; as atitudes ficam com quem as pratica…
Tem falado de mais contradizendo-se constantemente. Afasta-se três meses, o que é pouco; as atitudes ficam com quem as pratica…
sexta-feira, fevereiro 16
Os Juristas são assim:
Um professor, da Faculdade de Direito de Lisboa, perguntou a um dos seus alunos:
- Laurentino, se você quiser dar uma laranja a uma pessoa chamada Sebastião, o que deverá dizer?
O estudante respondeu:
- Aqui está, Sebastião, uma laranja para si.
O professor gritou, furioso - Não! Não! Pense como um Profissional de Direito!
O estudante pensou um pouco e então respondeu:
- Está bem, eu refaço o que diria: Eu, Laurentino Marcos Rosa Sentado, Advogado, por meio desta dou e concedo a você, Sebastião Lingrinhas, BI 6543254, NIF 50829092, morador na Rua do Alecrim, 32, A, do concelho de Vila Nova de Gaia, casado, com dois filhos e um enteado, e somente a você, a propriedade plena e exclusiva, inclusive benefícios futuros, direitos, reivindicações e outros títulos, obrigações e vantagens no que concerne à fruta denominada laranja, juntamente com sua casca, sumo, polpa e sementes transferindo-lhe todos os direitos e vantagens necessários para espremer, morder, cortar, congelar, triturar ou descascar com a utilização de quaisquer objectos ou de outra forma comer, tomar ou ingerir a referida laranja, ou cedê-la com ou sem casca, sumo, polpa ou sementes, e qualquer decisão contrária, passada ou futura, em qualquer petição, ou petições, ou em instrumentos de qualquer outra natureza ou tipo, fiscal ou comercial, fica assim sem nenhum efeito no mundo cítrico e jurídico, valendo este acto entre as partes, seus herdeiros e sucessores, com carácter irrevogável, declarando Sebastião Lingrinhas que o aceita em todos os seus termos e condições conhecendo perfeitamente o sabor da laranja, não se aplicando, neste caso, o disposto no Código do Consumidor, cláusula 28, alínea b, com a modificação dada pelo DL 342/08 de 1979.
E o professor então comenta:
- MELHOROU BASTANTE, MAS NÃO SEJA TÃO SUCINTO.
Consta
"Um número de escapismo como o de Luís Filipe Menezes a propósito do resultado do referendo é coisa de reconciliar o mais céptico com a arte da fantasia. O resultado, afirma Menezes, foi,'uma enorme derrota' para Sócrates. (...) A'performance' do Grande Houdini de Vila Nova de Gaia faz dele definitivamente a vedeta da campanha."
Manuel António Pina Jornal de Notícias
quinta-feira, fevereiro 15
Frase do Dia
"Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro."
Henry David Thoreau, escritor americano (1817-1862)
Consta
"Enquanto os vizinhos espanhóis ultimam a recuperação do troço ferroviário entre Salamanca e Barca de Alva, os portugueses dão conta de que a Linha do Tua existe porque há acidentes com automotoras decrépitas que a atravessam."
Manuel Carvalho Público
Proibição de Fumar em locais fechados de utilização pública
Se não concorda com a permissão de se fumar em locais fechados de utilização pública, assine a petição http://www.petitiononline.com/fumo/petition.html, e já agora divulgue-a, não custa nada.
quarta-feira, fevereiro 14
Consta
"Depois de termos sobrevivido à desilusão de percebermos que a saudade não é um exclusivo nacional, que não existem linces na Malcata e que já nem somos os únicos a cozinhar bacalhau, consola-nos descobrir que temos um novo íncone da singularidade lusa: o professor Marcelo."
Helena Matos Público
terça-feira, fevereiro 13
Uma Foto Por Dia
Comissão critica Portugal por discriminar ciganos
A polícia portuguesa diz não ter problemas com os ciganos. Estes queixam-se de problemas "graves". Foi esta dualidade de perspectivas que chocou a Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância (CERI). E depois de ouvir os relatos de discriminação racial da minoria, concluiu que a comunidade continua a ser vítima de preconceitos racistas. E o pior é que se apresentar queixa tem poucas hipóteses de que se faça justiça, "já que os juízes não estão sensibilizados" para os problemas do racismo.
"Os ciganos contaram-nos coisas graves e que não devem existir em países democráticos, nomeadamente em Portugal", afirmou Marc Leyenberger, o membro da CERI que se deslocou a Lisboa para apresentar o relatório sobre a situação portuguesa. Hoje será divulgada a totalidade do estudo e que inclui mais quatro países além de Portugal: Arménia, Geórgia, Eslovénia e Islândia.
Marc Leyenberger referiu "ser excessivo dizer que nada foi feito em relação à comunidade desde 2002 [ano do último relatório], mas pouco se evoluiu". Diz que os ciganos sofrem discriminação por parte da população, dos agentes policiais, dos poderes e da comunicação social. Existem entre 40 mil e 50 mil ciganos em Portugal e, segundo a CERI, "a maioria deles está confrontada com uma situação difícil" e "que conduz a uma marginalização e mesmo a uma exclusão social".
A dificuldade em encontrar alojamento e trabalho e o insucesso escolar são os principais problemas. Refira-se que também o Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia referiu, em Dezembro, críticas semelhantes.
Rui Marques, Alto Comissário para as Minorias Étnicas, ouviu a crítica e sublinhou que a análise tem "limitações", argumentando: "É uma leitura incompleta porque não tem em conta a vontade e o esforço de integração das comunidades ciganas."
Ao DN, Marc Leyenberger, disse que o facto de a comunidade ter uma "cultura diferente, não deve impedir que se procurem medidas para a integrar", nomeadamente adequando a formação profissional aos seus interesses.
Sensibilizou-o uma visita que fez, em Abril, a um acampamento cigano em Portugal afastado da cidade e que nem tinha água, concluindo que a situação portuguesa é pior do que nos outros países.
Operadores judiciários
O relatório europeu regista os poucos processos judiciais e condenações sobre queixas de racismo e intolerância, o que considera ser o reflexo dos preconceitos que existem em Portugal contra os imigrantes e as minorias. Leyenberger acrescenta que as autoridades policiais e judiciais "não estão sensibilizadas para o carácter racista das infracções", sublinhando que a "formação e a educação" são as palavras-chave para combater o fenómeno.
A Comissão recomenda às "autoridades portuguesas que reforcem significativamente os esforços de formação da polícia, dos procuradores, dos juízes e dos futuros profissionais de justiça, no que diz respeito à aplicação da legislação relativa a infracções racistas e nomeadamente o artigo 240.º do Código Penal".
O número de estrangeiros em situação irregular no País, cerca de 200 mil, também merece reprovação. "Estas pessoas são particularmente vulneráveis à exploração face a empregadores pouco escrupulosos", alerta, defendendo que o Governo deve esforçar-se "para conceder vistos de trabalho e autorizações de residência"a estas pessoas.
A Comissão refere ainda que todas as queixas de estrangeiros recebidas pelo Provedor de Justiça dizem "respeito a demoras em processos conduzidos pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, sublinhando que são necessários progressos na gestão de atrasos e do acolhimento destas populações.
Fonte: Diário de Notícias
Autor: Céu Neves
Frase do Dia
"Se recolhes um cachorro faminto e lhe deres conforto ele não te morderá. Eis a diferença entre o cachorro e o homem."
Mark Twain Escritor Americano (1835-1910)
segunda-feira, fevereiro 12
Uma Foto Por Dia
A interpretação de Luís Filipe Menezes, aos resultados do Referendo
"Luís Filipe Menezes considera que os resultados do referendo de ontem representam 'uma enorme derrota' de José Sócrates e 'um cartão amarelo' à governação.
Somando o 'enorme absentismo' aos votos do 'não', o autarca de Gaia conclui que a 'iniciativa política' do primeiro-ministro foi 'reprovada por cerca de 80%' dos eleitores."
Diário de Notícias 12/02/2007
domingo, fevereiro 11
... eu voto pelo sim!...
... entristece-me o facto de não poder votar no refendo referente ao aborto.
lembro-me quando ainda não era maior de 18 e, por essa mesma razão, não possuia o meu cartão de eleitor, que este era um dos assuntos que mais me melindrava enquanto cidadão... talvez por ser uma das questões mais hipócrita que se sente subjacente á sociedade portuguesa destes tempos... uma questão ligada a questões morais cínicas que pautam os nossos dias.
entristece-me viver numa sociedade democrática que penaliza inúmeras mulheres pelo facto de poderem «optar»... não consigo entender a dita «liberdade» opressora que temos. creio, não só por ser mulher, que a despenalização do aborto não é um assunto curriqueiro e que o acto de abortar nao cairá em banalidade... pelo contrário, tornar-se-á mais um acto do ser humano consciente! ou pelo menos, consciente para toda uma sociedade unificadora, não opunente a estatutos sociais.
acredito que o sim acabará com situações precárias que levam muitas mulheres portuguesas a terem de se submeter a condições extremas e desumanas para poderem acatar com a sua escolha pessoal... o facto é, que sempre se fez e sempre se continuará a fazer «abortos»... não entendo por isso, todos os falsos moralismos face á questão da despenalização do aborto.
espero, que este dia seja marcado por uma forte adesão ás urnas e que o resultado seja o do SIM... ainda tenho esperança!
lembro-me quando ainda não era maior de 18 e, por essa mesma razão, não possuia o meu cartão de eleitor, que este era um dos assuntos que mais me melindrava enquanto cidadão... talvez por ser uma das questões mais hipócrita que se sente subjacente á sociedade portuguesa destes tempos... uma questão ligada a questões morais cínicas que pautam os nossos dias.
entristece-me viver numa sociedade democrática que penaliza inúmeras mulheres pelo facto de poderem «optar»... não consigo entender a dita «liberdade» opressora que temos. creio, não só por ser mulher, que a despenalização do aborto não é um assunto curriqueiro e que o acto de abortar nao cairá em banalidade... pelo contrário, tornar-se-á mais um acto do ser humano consciente! ou pelo menos, consciente para toda uma sociedade unificadora, não opunente a estatutos sociais.
acredito que o sim acabará com situações precárias que levam muitas mulheres portuguesas a terem de se submeter a condições extremas e desumanas para poderem acatar com a sua escolha pessoal... o facto é, que sempre se fez e sempre se continuará a fazer «abortos»... não entendo por isso, todos os falsos moralismos face á questão da despenalização do aborto.
espero, que este dia seja marcado por uma forte adesão ás urnas e que o resultado seja o do SIM... ainda tenho esperança!
Consta
"O mal dos portugueses não está no atraso, na pobreza, na iliteracia ou em qualquer falha remediável e normal. O mal dos portugueses está em que manifestamente não regulam bem da cabeça. E contra isso não há nada a fazer."
Vasco Pulido Valente Público
Curtas, mas boas...
Pergunta: Porque é que são proibidas galinhas na praia e zonas costeiras?
Resposta: Errado! Não é por causa da gripe das aves! É para não nascerem pintos da costa.
Resposta: Errado! Não é por causa da gripe das aves! É para não nascerem pintos da costa.
sábado, fevereiro 10
Nunca faças
Nunca faças propaganda
contra aquilo que não queres,
senão os da outra banda
compreendem o que preferes.
António Aleixo in "Este Livro Que Vos Deixo"
contra aquilo que não queres,
senão os da outra banda
compreendem o que preferes.
António Aleixo in "Este Livro Que Vos Deixo"
Frase do Dia
"Uma pessoa bela é geralmente boa, mas é raro que seja sensível. Ocupa-se pouco dos outros quem tem tanto prazer de se contemplar a si mesmo; não se esforça muito em amar quem sabe que deve agradar."
Autor: Rémusat , Claire
Consta
"O PSD já não pode ser o 'centrão'. Já não consegue mandar no CDS ou dispensá-lo. E vê o PS a recentrar-se e de novo a sonhar em tornar-se o partido natural de Governo, pela primeira vez com condições de sucesso, por ter sido capaz de 'colonizar' o espaço do PSD. O PSD vive, pois, uma situação típica de tragédia."
José Miguel Júdice Sol
sexta-feira, fevereiro 9
Linha telefónica para esclarecimentos sobre a Gripe das Aves
A linha telefónica gratuita para esclarecimentos sobre a gripe das aves recebeu cerca de 10 mil chamadas no ano passado, uma média de 27 telefonemas por dia, segundo dados fornecidos à Lusa pelo Ministério da Agricultura.
Só nos últimos três meses (de Novembro a Janeiro) foram contabilizadas 435 chamadas para o número 800 207 275, integrado no Centro Nacional de Emergência da Gripe Aviária e criado em Novembro de 2005 para dar informações sobre a doença. Entre segunda e terça-feira, foram efectuados quase 40 telefonemas para esta linha, um número inferior à média diária do ano passado, apesar de ter sido confirmado sábado o primeiro caso de vírus da gripe das aves numa exploração em Inglaterra.
Depois deste caso, a Direcção-Geral de Veterinária anunciou que não houve qualquer importação de aves vivas do Reino Unido no último mês e meio, tendo as autoridades britânicas vindo esclarecer que não houve qualquer movimento de "perus nas últimas 10 semanas" para o exterior da exploração onde foi detectado o vírus H5N1.
Em Portugal, as 13.500 análises a aves realizadas desde o início do ano passado e até 15 de Janeiro último deram resultado negativo.
Algumas das questões colocadas com frequência para a linha telefónica gratuita relacionam-se com os riscos associados ao consumo de carne de aves e com os procedimentos a realizar no caso de encontrar aves mortas.
Em relação à primeira questão, as autoridades e especialistas referem ser seguro o consumo de carne cozinhada, já que o vírus da gripe das aves fica inactivo com o calor (a 60 graus durante 30 minutos).
Fonte: RTP
Consta
"Se o 'não' ganhar deve-se à Igreja e aos seus soldados, se o 'sim' ganhar será porque conseguiu que muita gente vote pela razão e não pela fé e pela pertença."
José Pacheco Pereira Sábado
quinta-feira, fevereiro 8
"Preconceito" contra os funcionários públicos generalizado na Europa
Os europeus não exprimem confiança nos seus funcionários públicos. É um sentimento generalizado que está patente nas respostas da maioria dos países, afirma Luís de Sousa, investigador do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), que amanhã vai fazer a apresentação sobrea lguns dos dados sobre "ética económica" do Inquérito Social Europeu. Quando se pergunta aos europeus sobre o grau de confiança que depositam nos funcionários públicos "para tratarem das pessoas com honestidade", cerca de15,8 por cento dos portugueses dizem desconfiar e 23,5 por cento dos europeus de 26 países partilham desta atitude. Luís de Sousa afirma que o facto de 41,5 por cento dos portugueses e 36,9 por cento dos europeus dizerem "nem confiar nem desconfiar" pode também ser interpretado como "uma desconfiança tácita, porque não manifestam abertamente a sua confiança".
Podem existir várias explicações para esta atitude.
Uma delas é o facto de "a classe ser vista com preconceito", porque são "o braço visível das políticas públicas", onde se repercute o peso e lentidão da burocracia. O politólogo nota que quando os europeus afirmam desconfiar da honestidade deste grupo não estão necessariamente a referir-se só a corrupção, podem estar misturados sentimentos de "ineficácia e antipatia". Mas sublinha que bastam os casos de corrupção que vêm a público para "denegrir a imagem da administração pública".
Luís de Sousa sublinha que a desconfiança face à honestidade na administração pública é um factor "favorável à corrupção", nota. Analisada a percentagem de indivíduos a quem um funcionário público pediu um favor ou dinheiro em troca de dinheiro nos últimos cinco anos, na maior parte dos países as respostas afirmativas são muito baixas. Só a Ucrânia se destaca pela negativa: 32,5 por cento dos que respondem dizem que um funcionário público já lhes pediu um suborno.
Em Portugal - juntamente com a Áustria, o Luxemburgo, a Hungria e a Eslovénia - os que respondem que já foram vítimas de corrupção passiva estão entre os três e sete por cento.
A larga maioria dos países está abaixo dos três por cento. Outro dos factores analisados foi o factor "cunha". "Suponha que quer ter acesso a um serviço ou benefício a que não tem direito. A quantos familiares ou amigos é que acha que pode pedir ajuda?"
Catorze por cento dos portugueses responderam que "nunca fariam uma coisa dessas", face a 17,2 dos europeus. Mas 42,2 por cento dos lusos dizem que teriam algumas, "poucas", pessoas a quem recorrer, face a 29,8 por cento dos europeus.
Os portugueses dizem-se "grandes respeitadores da lei" - alegam não fugir aos impostos, não reivindicar benefícios a que não têm direito, etc. - em todas as respostasque dão.
Ao mesmo tempo dizem que não manifestam grande confiança no sistema jurídico. São 22,6 por cento os que lhe atribuem uma classificação de cinco (a escala é de 1 a 10), muito semelhante aos números europeus (18,8 porcento).
Fonte: Público
Autor: Catarina Gomes
quarta-feira, fevereiro 7
Frase do Dia
"Há diversos tipos de curiosidade; uma de interesse, que nos leva ao desejo de aprender o que nos pode ser útil, e outra, de orgulho, que provém do desejo de saber o que os outros ignoram."
Autor: Addison , Joseph
Assinar:
Postagens (Atom)