domingo, fevereiro 28
Vá-se lá saber porquê?
Então não é que estou satisfeitíssimo com o espectacular jogo que o Sporting está a fazer contra o F C Porto e, com a grande ajuda que, está neste momento a dar ao meu Benfica. Três golos sem resposta. Cheira a Lisboa!
O regresso ao Oriente
sábado, fevereiro 27
PS apoiará Alegre
O PS vai apoiar Manuel Alegre e agora só falta discutir quando e onde. Na próxima semana, Alegre vai estar em Moçambique com o primeiro-ministro, para entregar o prémio Leya, do qual é presidente do júri. Maputo será o cenário do primeiro reencontro entre os dois, depois de Setembro, quando o poeta que recusou entrar nas listas socialistas acabou por sinalizar o apoio ao seu partido, comparecendo num comício da campanha do PS, em Coimbra.
sexta-feira, fevereiro 26
Muito mais do que rendas e bordados
A artista Joana Vasconcelos inaugura segunda-feira, no Museu Berardo, em Lisboa, uma exposição onde reúne, pela primeira vez, 37 das suas emblemáticas obras.
quinta-feira, fevereiro 25
quarta-feira, fevereiro 24
Identificado un nuevo cuadro de Van Gogh
Un nuevo cuadro de Van Gogh, que no constaba hasta ahora en los catálogos habituales del artista holandés, ha sido encontrado en un museo regional del centro del país. La obra, un óleo del más puro estilo impresionista, retrata el molino Le Blute-Fin, de París.
Uma Foto Por Dia
Misérias portuguesas
Estamos a perder a perspectiva e o sentido das coisas. Vivemos, dificultosamente, uns com os outros, e olhamo-nos com agressiva desconfiança. As mais altas instituições mentem-nos, omitem, afirmam uma certeza e logo a desdizem; os representantes da justiça fornecem-nos a cavernosa ideia de uma identidade truncada, e abandonaram o conceito de mediadores da consciência social; o jornalismo, que devia ser, e já foi, uma referência em forma de caução, é a miséria que por aí se vê. Mais cedo do que tarde terá de proceder a um mea culpa; mas nem assim arredará as gravíssimas responsabilidades que lhe cabem no desrespeito geral.
domingo, fevereiro 21
Portugal acelera el envío de ayuda a Madeira tras las inundaciones que han causado al menos 38 muertos
El temporal de lluvia y viento que está castigando desde el sábado por la mañanala isla turística de Madeira ha causado ya al menos 38 muertos, 101 heridos y 250 personas desalojadas. Portugal ha acelerado el envío de ayuda de emergencia tras unas inundaciones que también han causado numerosos daños materiales. El primer ministro portugués, José Sócrates, ha viajado a Madeira para evaluar los daños sufridos en el turístico archipiélago del Atlántico.
Ribeiras transbordam e lançam o pânico em vários pontos da ilha
sábado, fevereiro 20
Mau tempo na Madeira já provocou pelo menos 32 mortos
O mau tempo na Madeira já provocou pelo menos 32 mortos, devido às chuvas intensas que assolaram a ilha desde as 3 da manhã.
O presidente da Câmara do Funchal, Miguel Albuquerque confirmou à Lusa existirem vítimas mortais, mas não quis avançar números. Entretanto, o governo regional da Madeira confirmou a existência de 32 mortos, enquanto o primeiro-ministro, José Sócrates, viaja para a ilha. Alberto João Jardim fala em "calamidade pública" e Cavaco Silva prepara-se para fazer uma comunicação ao país.
O presidente da Câmara do Funchal, Miguel Albuquerque confirmou à Lusa existirem vítimas mortais, mas não quis avançar números. Entretanto, o governo regional da Madeira confirmou a existência de 32 mortos, enquanto o primeiro-ministro, José Sócrates, viaja para a ilha. Alberto João Jardim fala em "calamidade pública" e Cavaco Silva prepara-se para fazer uma comunicação ao país.
quarta-feira, fevereiro 17
Mário Crespo distribui cópias de crónica não publicada
O jornalista Mário Crespo distribuiu hoje aos deputados da Comissão de Ética, Sociedade e Cultura da Assembleia da República fotocópias de uma crónica que não pôde publicar, por não ter onde escrever, disse o próprio.
terça-feira, fevereiro 16
Clausuran la exposición 'Circus Christi' por las amenazas recibidas | Andalucía | elmundo.es
La Universidad de Granada ha dado por clausurada la exposición fotográfica 'Circus Christi', de acuerdo con su autor, el jiennense Fernando Bayona, dado que «no es posible garantizar la seguridad de la misma» tras la polémica levantada por incluir fotografías que representaban imágenes del Nuevo Testamento con prostitutas o en locales homosexuales.
segunda-feira, fevereiro 15
Frio, vento e chuva colocam 16 dos 18 distritos do país em Alerta Amarelo
O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje dezasseis distritos, dos dezoito do continente, em alerta amarelo, e a Madeira em alerta laranja devido às previsões de frio, vento, chuva e agitação marítima.
Cada português detém cinco euros de dívida grega
Os investidores de retalho portugueses têm 47 milhões de euros aplicados em dívida grega através de fundos de investimento mobiliário, de acordo com cálculos do Diário Económico baseados nos últimos dados disponibilizados pela CMVM sobre as carteiras das gestoras nacionais. Os números são referentes ao final de Dezembro.
sexta-feira, fevereiro 12
quarta-feira, fevereiro 10
Liberdade, eis a questão
A questão é esta: há liberdade de imprensa em Portugal? É ociosa, a pergunta, para quem, como eu, vem do tempo em que se escrevia baixinho, tão baixinho que perdêramos muitas das palavras, por mudez e falta de uso. Já me não surpreende a desvergonha de alguns daqueles que têm desfilado nas televisões a proclamar que vivemos numa asfixia. Mas indigna-me o silêncio calculado dos que se não erguem a protestar contra a ambiguidade do assunto.
sábado, fevereiro 6
Deterioro salarial y distribución de la renta
El estallido de la crisis ha desencadenado un debate público sobre la necesidad de un cambio de modelo productivo en la economía española. Tanto el Gobierno –a través del proyecto de Ley de Economía Sostenible– como la patronal y las grandes centrales sindicales han hecho públicas sus posiciones al respecto. Sin embargo, hay un elemento que sigue sin estar en el centro del debate: la necesidad de que el cambio en el modelo productivo se ancle a un nuevo patrón de distribución de la renta y la riqueza.
Marcadores:
España,
frentes globales),
Laboral y sindical (luchas locales
Vá-se lá saber porquê?
Ele baralha, embaralha, parte, dá as cartas mas não tira o trunfo, porque será?
Pinto Monteiro recusa-se a reabrir escutas de Sócrates - Media - PUBLICO.PT
O Procurador-Geral da República (PGR), Pinto Monteiro, recusa-se a falar na eventual reabertura das investigações ao primeiro-ministro José Sócrates após a divulgação de vários despachos judiciais e de escutas telefónicas que dão conta de "fortes indícios da existência de um plano em que está directamente envolvido o Governo para interferência no sector da comunicação social, visando o afastamento de jornalistas incómodos e o controlo dos meios de comunicação social", nas palavras do procurador, João Marques Vidal.
Contrato prova compra da TVI
No computador de Rui Pedro Soares, administrador da PT, foi apreendido o contrato que permitiria à PT comprar a Media Capital. Antes já a PJ tinha interceptado um mail em que estava a versão final enviada para a Prisa, em Madrid. O negócio tem vindo a ser desmentido pelos mais altos quadros da empresa de capitais públicos, mas a verdade é que as escutas telefónicas, aliadas aos documentos apreendidos, mostram exactamente o contrário. José Sócrates sabia do negócio desde o início, e o seu desejo ia mais longe. Queria que aquele se fizesse com a aparente capa de legalidade.
sexta-feira, fevereiro 5
Sócrates: Indícios de “atentado contra Estado de Direito
O procurador da República e o juiz de instrução do processo ‘Face Oculta’ mandaram extrair certidões para que fosse instaurado um inquérito a um plano do Governo, liderado pelo primeiro-ministro José Sócrates para controlar a TVI e outros meios de comunicação social, algo que significa indícios de “atentado contra o Estado de Direito”.
quarta-feira, fevereiro 3
Um homem sem remorsos
Tony Blair, ex-primeiro-ministro de Inglaterra, "socialista", católico recém-converso, actual conselheiro de empresas e conferencista de temas vários, fez declarações inquietantes, a uma comissão de inquérito...
segunda-feira, fevereiro 1
O Fim da Linha
Terça-feira dia 26 de Janeiro. Dia de Orçamento. O Primeiro-ministro José Sócrates, o Ministro de Estado Pedro Silva Pereira, o Ministro de Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão e um executivo de televisão encontraram-se à hora do almoço no restaurante de um hotel em Lisboa. Fui o epicentro da parte mais colérica de uma conversa claramente ouvida nas mesas em redor. Sem fazerem recato, fui publicamente referenciado como sendo mentalmente débil ("um louco") a necessitar de ("ir para o manicómio").
Assinar:
Postagens (Atom)