quinta-feira, maio 25

QUINTA FEIRA DE ESPIGA


Comemora-se hoje o Dia da Espiga!

É verdade!
Já lá vão os anos em que ía neste dia para o campo fazer o meu raminho! Bons velhos tempos os da infância... Agora, contento-me em chegar a Lisboa bem cedo e, vê-la pautada por cestos cheios de flores e "pessoas"com quem não me cruzo nos outros dias à mesma hora...A cada esquina e a uma saída de metro, lá estão eles a gritarem: é a 40 cêntimos!"...E de repente,lembro-me..."da páscoa à assunção 40 dias vão"!
Escusado será dizer, que já tenho o meu ramo, pronto a substituir o já seco, que se encontra por detrás, na porta da cozinha - como na casa dos meus avós- e por lá permanece até ao próximo ano...

E para quem não sabe, aqui fica a curiosidade, cada elemento que compõe o ramo simboliza um desejo...

espiga - pão (que nunca falte comida!)
folhas de oliveira - paz (a pomba da paz traz no bico um ramo de oliveira) e luz divina(antigamente as pessoas alumiavam-se com lamparinas de azeite e, o azeite faz-se a partir das azeitonas, daí a ligação)
flores (malmequeres, papoilas, alecrim) - alegria ( pela cor das flores, o malmequer simboliza ainda, ouro e prata; a papoila, amor e vida e o alecrim, saúde e força)

Ai o que eu adoro este dia!

by Nina


Nenhum comentário: