quarta-feira, março 31
A vitória do mal-amado
Uma inesperada combinação de timidez, pedanteria, tenacidade e decisão, eis o que subjaz à conquista da presidência do PSD por Pedro Passos Coelho. Contra ele tinha (tem) os grandes tubarões do partido, e verdetes especiais, levemente absurdos, abertamente renitentes. Cavaco detesta-o. A dr.ª Manuela não o suporta: de tal forma que, às escâncaras, escorraçou-o (e a Miguel Relvas) das suas preferências para o Parlamento. Jardim acha-o intolerável e manifesta o seu azedume sem dissimulação. Pacheco Pereira abomina-o. O dr. Rio execra-o. O dr. Sarmento odeia-o. O prof. Marcelo nem sequer sorri, para disfarçar, quando alude ao "companheiro". É um apreciável lote de inimigos, gente poderosa que nada realiza de graça, que procede segundo impulsos amiúde pouco claros - mas cujo comportamento tem tudo a ver com poder e mando.
terça-feira, março 30
Espanha dá 2.600 euros a estrangeiros que saiam do país
O Governo espanhol decidiu abrir a porta de saída aos imigrantes que estejam a trabalhar em território nacional.
O Executivo está a oferecer até 2.600 euros para que estes regressem a casa.
O Executivo está a oferecer até 2.600 euros para que estes regressem a casa.
segunda-feira, março 29
Uma Foto Por Dia
"Acredito que Cristo era gay"
Deus criou pessoas e para elas não definiu orientação sexual. Portanto, todas devem poder casar-se, se assim o desejarem, diz a teóloga feminista Myra Poole que, porém, vai mais longe: "Acredito que Cristo era gay."
domingo, março 28
“Nenhum socialista gosta deste PEC”
Ana Gomes, eurodeputada socialista, não tem dúvidas em afirmar que o PEC é necessário mas que “nenhum socialista gosta do Programa de Estabilidade e Crescimento apresentado pelo Governo”.
sábado, março 27
Cravinho: “Falta vontade política para combater a corrupção”
O ex-ministro socialista João Cravinho reafirmou ontem à noite, em Vila Nova de Gaia, que “falta vontade política, e o que é mais importante, determinação e coragem” para combater a corrupção.
quarta-feira, março 24
Contra a violência do Estado
O PEC é uma fatwa com que o Governo decidiu punir os mais desfavorecidos. E é uma outra expressão da violência que se espalha pelo nosso país. Estamos a pagar pelas culpas de outros, e esses outros, que passaram por sucessivos governos, são premiados pela incompetência. Há dias, Bagão Félix bradava, numa televisão "E a Igreja?", expressando, assim, a indignação que lhe provocavam os grandes silêncios e as geladas indiferenças, ante a decomposição dos laços sociais. Perante a instância de violência de que o Estado se tornou arauto e protagonista, nada mais nos resta do que, após o inócuo direito à indignação, passarmos ao dever de desobediência.
terça-feira, março 23
FC Porto: já não há pasta que salve os dentes de Jesualdo
"Ganhar é como escovar os dentes", afirmou o treinador em 2007. Três anos depois os hábitos dentários mudaram.
segunda-feira, março 22
Um país doente
Cada português toma em média dois remédios por dia e mais de 90% não passam sem medicamentos diariamente. As conclusões são do estudo “Adesão à Terapêutica em Portugal”, coordenado pelo professor universitário Manuel Villaverde Cabral, e mostram um país doente.
domingo, março 21
Vá-se lá saber porquê?
Tem estado muito quente o ambiente, em redor do Estádio do Algarve. Esperemos que, a agressividade fique ás portas do Estádio e, que lá dentro, o jogo decorra normalmente, sem casos, sem agressões e; que o vencedor seja o meu Benfica!
Vieira da Silva defende «espaços de entendimento» entre PS e PSD
Em entrevista ao programa Discurso Directo, uma parceria entre a TSF e o Diário de Notícias, o ministro da Economia disse esperar que com a futura liderança do PSD seja possível um entendimento com o PS em grandes questões para criar estabilidade.
Finanças reafirmam que pensões vão ser actualizadas e diz não perceber dúvidas de Portas
O Ministério das Finanças reafirmou, este sábado, que «todas as pensões, incluindo as pensões mínimas, serão actualizadas nos termos previsto na lei», em resposta a dúvidas do líder do CDS-PP sobre esta matéria.
Remorsos do Papa não chegam para vítimas de abusos sexuais
O Papa Bento XVI expressou ontem "vergonha" e "remorso" pelo "desconcertante problema" do abuso sexual de crianças e jovens vulneráveis por parte de membros da Igreja Católica irlandesa. Mas o "profundo desgosto" do Papa não cala a revolta das vítimas.
sábado, março 20
Prémios de gestores são «escândalo», diz Manuel Alegre
Os prémios dos gestores públicos são «um escândalo para a saúde da República», numa altura em que o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) impõe o congelamento dos salários na função pública, criticou Manuel Alegre na sexta-feira, durante um jantar com apoiantes, em Bragança.
sexta-feira, março 19
Brasil se coloca entre Israel e Irán
Luiz Inacio Lula da Silva es el primer presidente de Brasil que visita oficialmente Israel. Elogiado por su carisma, ímpetu y formidables capacidades de negociación –el presidente de EE.UU. Barack Obama se refiere a él como “el hombre”– Lula no se imaginó que para atraer a sus anfitriones de esta semana tendría que entrar en competencia con el profeta Abraham, ni más ni menos.
Mário Lino e Soares Carneiro constam da lista de audições do BE
Para já são 11 os nomes que constam da lista de personalidades que o Bloco de Esquerda (BE) quer ouvir na comissão de inquérito sobre o alegado envolvimento do Governo na intenção de compra da TVI pela Portugal Telecom.
quarta-feira, março 17
O inútil sinédrio de Mafra
No jornalismo, como na literatura, o adjectivo é a prosa a tomar partido. Na política, o adjectivo é o embrulho do embuste, da meia-verdade e da omissão. No Congresso do PSD, que não resultou num toque a reunir, o adjectivo abundou, gordo, espalhafatoso e interminável. A direcção da dr.ª Manuela, a pior de sempre daquele partido, foi banhada pelo esplendor do elogio desbragado. A coisa chegou a ser indecorosa. Somente o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, elementar e claro, recusou a metáfora e preferiu a catilinária. Aplicou a pior das desfeitas aos dirigentes que, no seu parecer, praticaram a exclusão, a perseguição e a vingança. A dr.ª Manuela, já de si grave e impávida, estava transparente, confusa e estupefacta.
terça-feira, março 16
Passos Coelho quer uma entrada por cada 5 saídas na Função Pública
Passos Coelho diz que se o Governo quisesse mesmo consenso em torno do PEC, esperava uns dias pela nova direcção do PSD.
segunda-feira, março 15
Belmiro de Azevedo critica aumento de impostos
O patrão da Sonae mostrou-se contra o novo escalão de IRS e defendeu medidas para estimular o consumo, à saída de uma reunião com Cavaco Silva.
sábado, março 13
Ratzinger poupou sacerdote pedófilo
O escândalo de abusos sexuais alastra com a revelação diária de novos casos, e agora atingiu o próprio Papa Bento XVI. Segundo o jornal alemão ‘Sueddeutsche Zeitung’, um sacerdote alemão que obrigou um menor de 11 anos a praticar sexo oral em 1980 foi transferido de Essen para Munique, onde depois de se submeter a uma terapia foi autorizado a regressar ao trabalho pastoral. Tudo isto se passou quando Joseph Ratzinger, actual Papa, era arcebispo de Munique e Freising.
quinta-feira, março 11
Vá-se lá saber porquê?
Este (PEC) – Plano de Emagrecimento Compulsivo dá-me cabe dos meus neurónios!
quarta-feira, março 10
Viver na mentira e no medo do futuro
Perguntamo-nos, entre a perplexidade e o espanto, se exercemos o suficiente das nossas recusas para que nos não acontecesse a "dimensão" única que nos é rudemente imposta. Parece uma conjugação de perversidades, sem conciliação possível com os nossos dramas. José Sócrates insulta-nos quando a "crise internacional" se converte na categoria central do seu discurso político. E trata-nos como beócios como quando, anteontem, foi à televisão "explicar" o PEC. A verdade é singela: muito antes dos sismos cíclicos do capitalismo, já sofríamos a desestruturação trazida pelo "mercado".
domingo, março 7
"Não há saída para o País com esta receita"
Discurso Directo com Manuel Carvalho da Silva. Após uma greve bem sucedida, o líder da CGTP diz que todos vão ter de continuar a lutar enfrentando medidas de austeridade. Tem a certeza de que Bruxelas vai ter de alargar os prazos para redução dos défices e diz que uma sua candidatura a Belém não está na agenda.
Marcadores:
Código do Trabalho,
Manuel Carvalho da Silva,
Sindicalismo
sábado, março 6
"Nunca paguei a ninguém para obter favorecimentos"
Na primeira entrevista desde que foi detido, o sucateiro de Ovar nega todas as acusações que lhe são imputadas e fala da sua relação com Armando Vara. Godinho diz que não é cabecilha de nenhuma organização criminosa e desconhece quem é a face oculta deste processo.
quinta-feira, março 4
Desabafo
Como é óbvio estou de Greve e, em total desacordo com o senhor secretário de estado. Na minha modesta opinião não tem existido quaisquer negociações. O senhor recebe as estruturas sindicais, enrola, enrola, prejudica-nos e, ao que consta tem sido prepotente e arrogante, tendo-se inclusive exaltado numa das reuniões!
Se isto é negociar, vou ali e já volto.
Se isto é negociar, vou ali e já volto.
quarta-feira, março 3
Tudo o que se passa passa-se com todos
O desemprego não pára de aumentar na Europa. Uma análise honesta do problema autoriza-nos a concluir que a crise do sistema está a prolongar-se e a desenvolver-se com resultados finais previsivelmente assustadores. Em Portugal, a percentagem de desempregados atingiu os 10,5 por cento, e a tendência é para aumentar substancialmente. Pode-se olhar para o lado, criando a torpe ilusão de que as desgraças só acontecem aos outros. Não é verdade. Como no poema de Brecht, tudo é com todos, e já estão a tocar no batente da nossa porta.
segunda-feira, março 1
5.000 pessoas posam nuas frente à Ópera Sydney
Assinar:
Postagens (Atom)