quinta-feira, dezembro 31
‘Bons’ sem garantia de chegar ao topo
Um elemento decisivo impediu ontem um acordo entre o Ministério da Educação e os sindicatos: o Governo não garante o acesso ao topo da carreira a todos os docentes avaliados com ‘Bom’, como exigiam as estruturas sindicais. Uma reunião extra marcada para dia 7, em que o Governo vai apresentar uma nova proposta, constitui a última possibilidade de entendimento. Mas a ministra da Educação, Isabel Alçada, já deixou ontem claro que não cederá mais neste ponto específico.
Marcadores:
A luta segue dentro de momentos,
Avaliação de Professores
quarta-feira, dezembro 30
Alçada falha acordo com sindicatos
Ministério da Educação vai apresentar nova proposta.
Marcadores:
Ensino,
Ministra da Educação vs Professores
Prosa de Dezembro
Fecho o ano, remato a frase e concluo: esta gente não gosta da gente. No entanto, construímos as casas deles, montamos-lhes as electricidades, as águas correntes, limpamos as suas sujidades, areamos os seus metais, brunimos as suas roupas, ensinamos os seus filhos, escrevemos os jornais e os livros que deviam ler. Esta gente dirige os nossos destinos, orienta os nossos dias, determina os nossos ordenados, impõe o nosso comportamento, comanda o nosso presente, molda o nosso futuro. Nunca sabemos do que está a falar, porque não fala seriamente e baralha a sua estranha cumplicidade com a crueldade e o crime. Esta gente perdeu o contacto com a humanidade e despediu a bondade dos seus propósitos.
terça-feira, dezembro 29
Sócrates e Francisco Assis de candeias às avessas
A liberdade de voto na adopção por casais gay, a relação com Cavaco, a dramatização. Há dois PS num partido minoritário e não há porta-voz.
Marcadores:
Casamento Gay,
José Sócrates,
Memória Futura
segunda-feira, dezembro 28
domingo, dezembro 27
quarta-feira, dezembro 23
Foto da tribo no Natal
Eu escalava aquelas escadas como quem subia para o Olimpo. Entendo, hoje, que os fundadores do jornal queriam atribuir a esses pormenores, na aparência fúteis, a força da dignidade e, até, uma insinuação de poder. O Século detinha essas virtudes e essas inquietações. Lá dentro acumulavam-se ressentimentos e frustrações, é verdade, mas, quando pisei, pela primeira vez, o chão sagrado da Redacção, eu era um jovem deus luminoso, e os outros que lá estavam os canastrões derrotados de todas as batalhas.
terça-feira, dezembro 22
Vá-se lá saber porquê?
Anda nervoso, o senhor primeiro – ministro. Descanse, não se irrite tanto. Segundo as previsões, o ano de 2010 vai ser pior do que este de 2009. Aguardemos, para ver até quando consegue resistir no cargo de 1º ministro. Pessoalmente não lhe dou muito tempo...
segunda-feira, dezembro 21
O frio não tira da rua quem esqueceu a casa
1100 vivem nas ruas de Lisboa, mas o plano de contingência só é accionado ao fim de quatro dias de mau tempo seguidos.
PSD: Congresso extraordinário? Desde que não seja apenas um 'show'
Militantes admitem que o PSD precisa de discutir ideias. Mas há quem tema que a iniciativa de Pedro Santana Lopes resulte numa encenação teatral.
sexta-feira, dezembro 18
Los grabados de hombres desnudos que Stalin garabateó
domingo, dezembro 13
Catarina Portas. "Raramente compro produtos brancos"
Catarina Portas, nasceu em Lisboa há 40 anos. Em entrevista, fala do que já conseguiu como empresária, do estado do país, dos desequilíbrios provocados pela globalização. Tem duas lojas "A Vida Portuguesa" - uma em Lisboa, onde nos recebeu, outra no Porto. Está a pensar em abrir mais espaços, cá ou mesmo lá fora. Quer escrever um livro sobre aquilo que mais a fascina: As marcas antigas portuguesas. E contar a história dos portugueses através do consumo e do comércio. Responsável e local.
Alberto João Jardim defende diálogo sem conflitualidade
O presidente do PSD/Madeira, Alberto João Jardim, afirmou ontem que a região tem de saber defender-se sem ser num clima de conflitualidade, argumentando que o “diálogo não é sinónimo de fraqueza”.
Marcadores:
Alberto João Jardim,
Memória Futura
De matadouro a museu
Um exemplar característico da arquitectura industrial do último quartel do século XIX vai passar a abrigar o museu municipal da cidade de Moura, depois de sujeito à intervenção proposta pelo arquitecto José Maria Ventura Trindade, vencedor do concurso público para a fase inicial de estudo prévio. Localizado em São João Baptista, na periferia da urbe alentejana, estava desactivado há cerca de 90 anos da sua função original e apresenta condições privilegiadas para a actividade que se lhe destina agora.
Marcadores:
Arquitectura,
José Maria Ventura Trindade
sábado, dezembro 12
Helena de Freitas poderá ser a nova directora do museu Paula Rego
A curadora Helena de Freitas, assessora do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, está em negociações com a Fundação Paula Rego para a direcção da Casa das Histórias, em Cascais. A notícia foi avançada ontem pela revista “L+Arte” na sua página da rede social “Facebook”, na Internet.
Marcadores:
Helena de Freitas,
Museu Paula Rego
quinta-feira, dezembro 10
"Godinho foi ter comigo por não saber onde era a EDP"
O ex-vice presidente do BCP, Armando Vara, arguido no caso Face Oculta disse esta noite na Grande Entrevista da RTP que tinha "Manuel Godinho como uma pessoa de bem" e que o único arguido do processo em prisão preventiva foi ter com ele naquele dia em que o Ministério Público o acusa de ter recebido um envelope com 10 mil euros porque "não dava com o endereço da EDP".
Gripe A: Baixa médica simplificada entra em vigor
As medidas excepcionais para diminuir a burocracia associada às faltas ao trabalho devido à gripe A entram em vigor na próxima semana. Clínicos do sector privado, das Urgências e da Medicina do Trabalho vão poder 'passar baixa'. Clique para visitar o dossiê GRIPE A.
quarta-feira, dezembro 9
Reféns uns dos outros
O compromisso, em política, há muito deixou de pertencer aos domínios da razão moral. Ninguém cumpre e todos acham a indignidade coisa congénita. Os critérios estão entorpecidos, a verdade estropiada. Não se percebe o que quer o PSD, além da chicana metafísica sistematicamente provocada. Sabe-se, isso sim, do verdete a Sócrates alimentado, sem disfarce, pela dr.ª Manuela. Questão passional, nada a ver com política.
segunda-feira, dezembro 7
Estudiantes en el Congreso español y en el Congreso venezolano
El pasado viernes 4 de diciembre se celebró en el Congreso de los Diputados español un acto conmemorativo de la Constitución en el que estudiantes leían los diferentes artículo que la integran. A Javier Borderías, de 17 años, estudiante del colegio Asunción Cuestablanca de Madrid le tocaba leer el artículo 28 de la Constitución, que trata de los sindicatos y del derecho a la huelga: “Se reconoce el derecho a la huelga de los trabajadores para la defensa de sus intereses”. Una vez leído añadió: “Tengo que añadir que me da pena y vergüenza que los sindicatos no ejerzan este derecho en los tiempos que corren”. La vicepresidenta primera de la Mesa, Teresa Cunillera, le interrumpió: “Nunca pensé que tuviera que quitar la palabra en este acto”. El estudiante prosiguió su crítica contra los sindicatos: “...Y que se dediquen exclusivamente a bailar el agua al señor presidente del Gobierno”. Al mismo tiempo, la vicepresidenta le pedía que dejara paso a la siguiente alumna: “Por favor, tiene que abandonar la tribuna”. Las palabras del alumno despertaron un sonoro aplauso entre sus compañeros.
Soares - 85 anos: "Alegre tem um pé dentro e outro fora do PS"
Mário Soares faz hoje 85 anos. Norton de Matos, Salazar, Humberto Delgado, Álvaro Cunhal, o regime, o escândalo ballet rose, a actualidade política nacional, José Sócrates e Manuel Alegre. Retrato do país que fomos e que somos.
domingo, dezembro 6
Copenhaga: Prostitutas oferecem sexo grátis na cimeira
Sexo grátis é a forma de protesto das prostitutas dinamarquesas contra a atitude da câmara de Copenhaga, que tomou medidas para desincentivar o recurso a sexo pago durante a cimeira.
Marcadores:
Alterações Climáticas,
Cimeira de Copenhaga,
Sexo Grátis
sábado, dezembro 5
El discurso bélico de Obama
Después de 92 días esperando el advenimiento de la Palabra desde lo alto, la nación recibió órdenes de nuestro comandante en jefe pero no fue sino la constatación de un fracaso de enormes proporciones. Como su audiencia de West Point Desdenosa aparecia-aplaudiendo sólo en dos ocasiones y en las dos muy tibiamente, el Presidente Obama trato de explicar que su Escalada en la guerra de Afganistán y Pakistán es realmente un preludio de retirada. ¿Es Lo?
"En primer lugar, es importante recordar las razones por las que EEUU y nuestros aliados nos vimos obligados um emprender una guerra en Afganistán. Não pedimos esa guerra. El 11 de septiembre de 2001, cuatro secuestraron diecinueve hombres y los aviones utilizaron para matar a casi tres mil personas. Atacaron nuestros centros militares neurálgicos y económicos ... Como sabemos bien, esos hombres pertenecían uma Al Qaeda ... La base de operaciones de Al Qaeda estaba en Afganistán, donde los talibanes les habían ofrecido y refugio, allí, un movimiento despiadado, represivo y radical se apoderó del controle del país después de años de ocupación soviética y guerra civil, convirtiéndose en un lugar diferente tras la atención prestada por amigos EEUU y nuestros ".
Professores voltam ao calendário dos protestos mas o tom não está definido
O estado de graça já foi. Apesar de continuar satisfeita com o fim da divisão da carreira docente e a morte do actual modelo de avaliação, anunciadas pela nova equipa do Ministério da Educação (ME), a Federação Nacional de Professores - Fenprof já começou a preparar o terreno para voltar às acções de protesto: ontem, adiantou que vai começar a realizar plenários nas escolas e agendou para Janeiro uma "iniciativa nacional", envolvendo todos os docentes.
Sexo sem gripe A
Jornais e revistas norte-americanas recomendam uma posição em que o homem permaneça deitado e a mulher efectue a penetração de costas para o parceiro.
sexta-feira, dezembro 4
Falta «de vergonha e de carácter» marcam debate entre Sócrates e Ferreira Leite
Troca de palavras entre o primeiro-ministro e a presidente do PSD por causa do processo Face Oculta foi a mais dura de sempre e azedou início do primeiro debate quinzenal da legislatura.
quinta-feira, dezembro 3
Desconhecimento do conteúdo deixa PM sob suspeita
A presidente do PSD considerou hoje que o problema que se põe relativamente às escutas telefónicas de conversas do primeiro-ministro é o seu desconhecimento pelos portugueses, que, defendeu, deixa José Sócrates sob suspeita.
Marcadores:
Manuela Ferreira Leite,
Memória Futura
quarta-feira, dezembro 2
A humanidade dos factos
Num depoimento, editado como entrevista e publicado no diário i, António Barreto retrata o nosso tempo português com a perspicácia que se lhe reconhece. Adivinha-se a dor velada e o pudor, quando diz que Portugal está à beira de ser uma irrelevância e pode condenar-se a desaparecer. Não é uma jeremíada, o texto, é uma grave advertência à nossa preguiça mental, moral e cívica. Por outras palavras, Barreto fala na desconstrução do discurso político, devido à ascensão ao poder de uma súcia de medíocres, e recusa participar no embuste, tornado comum, de uma leitura exclusivamente económica do mundo. Como escrevia, no "Retrato da Semana", Público, não acredita na inocência da técnica, porque é lá que reside a banalidade do mal [Hannah Arendt].
terça-feira, dezembro 1
Saramago insta a la ONU a "imponer sus resoluciones" del Sáhara a Marruecos
El Premio Nobel de Literatura José Saramago ha instado hoy a la ONU a que "imponga a Marruecos la obligación de cumplir con sus resoluciones" sobre el Sáhara Occidental ante la huelga de hambre de Aminatou Haidar, por la que ha mostrado preocupación, y ha valorado la posibilidad de que acepte un pasaporte español.
"Não ao estrangeiro”
D. Duarte Pio de Bragança, descendente directo do rei Restaurador do 1 de Dezembro de 1640, queria ver restauradas em Portugal a auto-estima e a capacidade de dedicação e serviço generoso.
Assinar:
Postagens (Atom)