sábado, agosto 31

2224 milhões. Prejuízo causado pelos incêndios em 10 anos


Nos últimos dez anos os prejuízos com os incêndios florestais em Portugal ultrapassam os 2 mil milhões de euros. De acordo com dados do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), as perdas ambientais e materiais resultantes dos incêndios na floresta atingiram 2224 milhões de euros entre 2002 e 2012. Este montante corresponde à destruição de 1,5 milhões de hectares de floresta. A dimensão das perdas equivale ao efeito na despesa pública do corte dos subsídios de Natal e de férias de funcionários públicos e pensionistas no ano passado e que foi chumbado pelo Tribunal Constitucional.
A média anual de prejuízos é de 202,3 milhões de euros, mas há grandes diferenças em função da dimensão da área ardida. Quase metade das perdas verificadas nos últimos dez anos concentra-se em 2003 e 2005. Nos dois anos com pior registo de fogos florestais arderam cerca de 765 mil hectares, com uma factura de perdas avaliada em 1,1 mil milhões de euros.

sexta-feira, agosto 30

Banca fornece seis membros, mas governo é dominado por políticos, professores e advogados

Maria Isabel Castelo Branco é a mais recente membro do governo. Vai tomar posse como secretária de Estado do Tesouro na próxima segunda-feira, substituindo Joaquim Pais Jorge, forçado a demitir-se após uma passagem fugaz pelo cargo.
A nova secretária de Estado também fez carreira na banca, mas o seu percurso pouco terá com a promoção de instrumentos de gestão de alto risco (swaps) que conduziram à demissão do seu antecessor. Maria Isabel Castelo Branco é um quadro do BPI onde começou como analista em 1989 e chegou a directora financeira em 2002, função que deixa para assumir a pasta do Tesouro. Terá a seu cargo a dívida pública e o regresso do país aos mercados, bem como o delicado tema dos swaps, dossiês que serão seguidos de perto pela ministra das Finanças.
Castelo Branco é o último quadro do BPI a ser chamado a funções governativas. No elenco governativo há mais dois membros com ligações profissionais ao banco liderado por Fernando Ülrich. Miguel Morais Leitão, secretário de Estado adjunto de Paulo Portas, também fez a maior parte do seu percurso profissional no BPI. Era presidente executivo do BPI Gestão de Activos quando foi para o governo em 2011. Filipe Lobo D'Ávila, que ocupa pasta da Administração Interna, é advogado de profissão, mas foi assessor jurídico e fiscal do BPI.

quinta-feira, agosto 29

The Best of Dvorak

Um País Sui Generis


Para os fora da lei (e são muitos), principalmente para este desGOVERNO, aqui fica o link http://dre.pt/comum/html/legis/crp.html, para uma leitura nos momentos de insonias!

Tribunal de Contas puxa orelhas à AR

O Tribunal de Contas (TC) deu um puxão de orelhas à Assembleia da República por não controlar as contas das entidades independentes que funcionam na sua alçada, entre as quais a Comissão Nacional de Eleições (CNE), a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) ou a Comissão de Acesso a Documentos Administrativos (CADA). Ao todo, estão em causa 9,3 milhões de euros de 13 entidades que escapam assim a um acompanhamento rigoroso ao longo do ano.

O parecer à conta da Assembleia da República sobre o ano de 2012, que o TC concluiu em Julho, alerta que “não existem sistemas e procedimentos de controlo interno das operações de execução orçamental dos órgãos independentes”, citando as regras da Lei de Enquadramento Orçamental sobre o controlo da execução do Orçamento do Estado. E, nas recomendações, sugere explicitamente à presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, que “promova a existência desses sistemas”.

BE exige ver "trapalhada" dos dados enviados pelo Governo ao FMI

"É mais uma trapalhada do Governo, mas que não é inocente. O Governo não se enganou, não errou. Entregou dados parciais que induzem em erro sobre a evolução do trabalho em Portugal", afirmou o coordenador bloquista João Semedo.
À margem de uma ação de campanha para as autárquicas de 29 de setembro, o candidato do BE à Câmara Municipal de Lisboa salientou que se está a verificar em Portugal "uma quebra muito acentuada nos salários" e que "o Governo quis esconder isso para continuar a insistir na política de redução dos salários", criticando a "tese de que os portugueses vivem acima das suas possibilidades".

quarta-feira, agosto 28

The Best of Debussy

HISTÓRIA DE UMA GAIVOTA E DO GATO QUE A ENSINOU A VOAR



Esta é a história de Zorbas, um gato grande, preto e gordo. Um dia, uma formosa gaivota apanhada por uma maré negra de petróleo deixa ao cuidado dele, momentos antes de morrer, o ovo que acabara de pôr. Zorbas, que é um gato de palavra, cumprirá as duas promessas que nesse momento dramático lhe é obrigado a fazer: não só criará a pequena gaivota, como também a ensinará a voar. Tudo isto com a ajuda dos seus amigos, Secretário, Sabetudo, Barlavento, e Colonello, dado que, como se verá, a tarefa não é fácil, sobretudo para um bando de gatos mais habituados a fazer frente à vida dura de um porto como o de Hamburgo do que a fazer de pais de uma cria de gaivota...


O secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, admitiu ontem que o governo vai avançar com novos programas de rescisões amigáveis no Estado para outros grupos profissionais. O critério a seguir será o mesmo do actual programa, ou seja, os convites serão feitos a trabalhadores colocados em carreiras com os vencimentos mais baixos, abrangendo agora os quadros intermédios.
Na primeira reunião de acompanhamento do programa que arranca dia 1 de Setembro participaram, além do governante, Helena Rodrigues, pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado, e José Abraão, pela FESAP, não tendo a Frente Comum enviado nenhum representante por se recusar a participar neste processo. Esta comissão continuará a reunir-se regularmente até ao final do programa, que encerra a 31 de Novembro, devendo o processo estar concluído até ao final deste ano.

terça-feira, agosto 27

6 Hour of The Best Beethoven - Classical Music Piano Studying Concentra...

Câmara Corporativa: Da arte de emergir e submergir

Câmara Corporativa: Da arte de emergir e submergir

Pedro Burmester - Franz Schubert (sonata para piano em La maior,D959) - ...

Mentiras & Diamantes


Jorge Ferreira, «o conde», recebe na sua quinta algarvia uma jovem e bela inquilina inglesa, que pretende escrever um livro.
O anfitrião é um homem educado, atraente e rico, mas em extremo reservado - não se lhe conhecem amigos, amantes ou relações familiares -, que partilha a grande casa senhorial com duas amams e uma governanta. O seu passado esconde um trauma que o acompanha até hoje e que ele pretende eliminar da memória.
Pelo contrário, Sara Langton, filha de um milionário italiano, é impulsiva e aventureira, «viciada em liberdade» - o que não consegue conciliar com a reclusão e a disciplina que a escrita exige. Tudo parece concorrer para que estas duas personagens se aproximem lentamente e que comecem a processar o que as atormenta (a Jorge, os episódios do passado; a Sarah, a extrema dificuldade em escrever alguma coisa pertinente para o seu livro misterioso). Mas a súbita visita de «Biafra» - «vistoso fato de linho branco, cravo na botoeira, panamá na mão» -, que vem para tentar uma pequena chantagem, dá lugar a uma cascata de revelações, desenlaces, homicídios, suicídios e desaparecimentos entre a Nigéria, Marrocos, Algarve, Londres e Amesterdão, tendo como pano de fundo o tráfico de diamantes e um país corrupto e corrompido, entregue aos segredos de família.

GIBRALTAR


segunda-feira, agosto 26

Cavaco Silva enviou condolências em privado pela morte dos bombeiros


O Presidente da República (PR), Cavaco Silva, enviou através do assessor para a Segurança Nacional, as condolências aos comandantes das corporações a que pertenciam os bombeiros que perderam a vida a combater incêndios. As diferentes mensagens foram entregues na altura das mortes e também seguiram para os familiares das vítimas.

sábado, agosto 24

Semedo. "Foi a direcção do PS que permitiu a manutenção do governo"


João Semedo é médico de profissão e tem saudades de a exercer. No final da conversa confessa uma mágoa, a de não ter sido também arquitecto. Gosta da ideia de uma profissão total, em que a funcionalidade, a estética e as pessoas estão ligadas. Fala sobre isso com um sorriso: "Já não é um desejo de vida é mais a memória de um desejo." A conversa andou à volta de um outro desejo do dirigente do Bloco: o da construção de uma alternativa de esquerda.

sexta-feira, agosto 23

PSD não tem candidato autárquico em Grândola pela primeira vez


Grândola é um dos poucos concelhos do país em que o PSD não tem candidato à câmara municipal nestas eleições autárquicas. Na terra que voltou a inspirar os protestos contra o governo, os sociais- -democratas avançam apenas com uma lista à assembleia municipal (um caso que só se repete em Barrancos).
Não é desta vez que o PSD vai saber o que pensa "o povo" de Grândola, que na letra da canção de José Afonso é "quem mais ordena", mas a líder da concelhia garante que "o facto de o PSD não ter candidato não tem nada a ver com a situação que o país atravessa". A razão é outra, assegura Sónia dos Reis, e prende-se com uma opção simples: entre um candidato fraco e não ter candidato, o PSD preferiu optar pela segunda hipótese. "Há quatro anos o candidato foi uma pessoa de fora e isso não é solução. Fazer listas só para encher não é solução", desabafa a presidente da concelhia.
O concelho que voltou à ribalta com a canção de Zeca Afonso não tem, porém, falta de candidatos. Além do PS, que lidera a câmara, vão disputar a autarquia dois candidatos independentes - um deles já se candidatou nas listas dos sociais- -democratas, mas desta vez não tem o apoio do partido -, o PCP e os bloquistas.

quinta-feira, agosto 22

Função pública. 40 horas semanais desvalorizam salários 12,5%


"Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé." Ou, na versão PSD/CDS, se não dá para cortar salários e subsídios, aumentam-se as horas de trabalho. O alargamento do horário de trabalho na função pública de 35 para 40 horas semanais - ainda a ser estudado por Cavaco Silva - foi a forma encontrada pelo governo para conseguir novos cortes nos gastos do Estado em pessoal, surgindo acima das poupanças que serão conseguidas com despedimentos, rescisões ou reformas - que deverão reduzir o total de funcionários públicos 100 mil trabalhadores face ao total existente em 2011.

Além dos ganhos a nível salarial que o governo procura obter com o alargamento do horário, este surge também para compensar a redução de trabalhadores planeada pelo PSD/CDS. É tudo uma questão de resumir os trabalhadores a uma folha de Excel, como fez o executivo: "O facto de passarmos das sete para as oito horas permite que num posto de trabalho preenchido em 24 horas se passe de 3,5 trabalhadores para apenas três trabalhadores", explicou Hélder Rosalino, secretário de Estado da Administração Pública, em Maio último. Mas o Excel mostra muito mais do que isso.

quarta-feira, agosto 21

"Grândola" interrompe discurso de Jardim


Um popular começou a cantar a canção "Grândola, Vila Morena" quando o presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, que presidiu à sessão, começou a discursar. O homem foi retirado dos Paços do Concelho pela Polícia de Segurança Pública.
Quase em simultâneo, os vereadores Costa Neves e Gil Canha abandonaram a cerimónia e só retornaram à sala quando o presidente do Governo Regional terminou o discurso.

terça-feira, agosto 20

acorda menina linda - jorge palma

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1627 - Feira da Ladra.

Fundo de pensões de Gaspar evita comprar dívida pública portuguesa


O fundo de pensões do Banco de Portugal constitui um caso de excepção, a vários níveis. É o único fundo com a responsabilidade pelo pagamento de pensões de quadros bancários que se mantém independente no sector, após a transferência feita em 2011. É também o único fundo de pensões público que se mantém autónomo, ou seja, não foi integrado na Caixa Geral de Aposentações.
O fundo de pensões do banco central distingue-se ainda por estar sujeito à supervisão do Instituto de Seguros de Portugal e ter uma exposição muito menor à dívida pública portuguesa que os restantes fundos de pensões públicos. Está por isso mais protegido contra o risco de uma reestruturação da dívida, que muitos apontam como inevitável em caso de segundo resgate a Portugal, um cenário que ganhou força após a crise política. O relatório e contas da sociedade gestora revela que, no final de 2012, o fundo tinha mais recursos investidos em activos da Bélgica e de França que de Portugal, que representava apenas 16,3% da carteira. A maior fatia estava aplicada em dívida pública (78%), pelo que o fundo terá mais dívida belga e francesa que portuguesa.

segunda-feira, agosto 19

sábado, agosto 17

EPK Maite Hontele 2011

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1625 - Graffiti.

Vandalismo gratuito e, inconsciente.Pintura executada no cruzeiro existente no Largo de Santo Estevão.

Passos reconhece ano "verdadeiramente terrível"


O primeiro-ministro classificou o último ano como "verdadeiramente terrível", considerando que neste "ano novo" não existirão maiores dificuldades do que aquelas que aconteceram.
"Foi um ano verdadeiramente terrível", desabafou o primeiro-ministro, no discurso na festa social-democrata do Pontal, na sexta-feira à noite, no calçadão de Quarteira.
Recordando as negociações constantes com a ‘troika' dos últimos dois anos e outros "imprevistos", o chefe do executivo utilizou um ditado popular para classificar as dificuldades que passou.

quinta-feira, agosto 15

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1624 - Noites de Agosto.

Massacre no Egipto. El-Baradei abandona governo


A polícia egípcia lançou ontem de manhã uma violenta operação no Cairo para desalojar os manifestantes islamitas que exigiam o regresso ao poder de Muahmed Mursi, o presidente deposto a 3 de Julho. O resultado foi um banho de sangue, com os islamitas a fazerem um balanço de 2200 mortos e 10 mil feridos. O balanço oficial das autoridades dá conta de apenas 278 mortos, entre os quais um cameraman da Sky News e um fotógrafo da Reuters. O Ministério da Saúde admitiu ainda ter havido 1403 feridos.

quarta-feira, agosto 14

Porque são os políticos cada vez piores?

António Guterres comparado com Durão Barroso, deixou saudades. Durão comparado com Santana Lopes, deixou saudades. Santana comparado com José Sócrates, deixou saudades (bom, talvez aqui haja uma excepção que confirme a regra...). Sócrates, comparado com Passos Coelho, deixou saudades. Antóno José Seguro, se tomar o poder, vai deixar-nos, quase de certeza, com saudades do Passos Coelho que hoje detestamos.
As teorias sobre as razões da continuada degradação da classe política podem somar-se: o carreirismo partidário clientelar; a fraca aprendizagem académica e profissional fora da vida política; a profissão política mal paga e exposta; um rotativismo partidário circular que, por isso, perde competência, imaginação e criatividade; o sistema eleitoral. Há quem alvitre isso, parte disso ou a soma total disso. Não chega.

Governo decreta que orçamento de Cavaco tem cativação de 2,5%


O governo vai impor à Presidência da República e à Assembleia da República a constituição de uma reserva orçamental de 2,5% dos seus respectivos orçamentos, tal como já tinha imposto no ano passado aos serviços da administração central.
Isto significa que o Presidente da República vai ter de reduzir as despesas 378 250 euros, num orçamento de 15 130 000, grande parte do qual se destina a despesas com pessoal.
Já na Assembleia da República o corte vai ser 3 505 484 euros, para um orçamento anual de 140 219 365.

De acordo com uma circular da Direcção-Geral do Orçamento (DGO) com instruções aos serviços para a preparação do Orçamento do Estado para o próximo ano, são dadas instruções a todos os serviços para cativarem 2,5% do valor do orçamento (actividade e projectos) de todo o programa orçamental.

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1623 - Noites de Agosto.

terça-feira, agosto 13

Palavras "fascista" e "assassino" pintadas na estátua ao cónego Melo em Braga


A estátua ao cónego Melo, instalada no sábado na cidade de Braga, foi vandalizada durante a última noite, com as palavras "fascista" e "assassino" pintadas a vermelho no pedestal.
Além disso, foi ainda atirada tinta azul para o conjunto escultórico, que atingiu a própria estátua.

Na segunda-feira, uma centena de pessoas concentrou-se junto à estátua e exigiu a sua remoção, alegando que o homenageado era "um admirador confesso do Estado Novo e do ditador Oliveira Salazar".
Os manifestantes colaram no pedestal uma "biografia" do cónego Melo em que sublinham a alegada "simpatia" do sacerdote por movimentos de extrema-direita.

segunda-feira, agosto 12

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1622 - Gaivotas.

O Eléctrico 16


" O desejo dela era passar a um tempo futuro "

A história de Helena que cresceu em Lisboa, num Portugal mergulhado an ditadura e envelhece, agora, num país em crise.

Joel e José Emílio. A paixão e a razão.
Salazar. Opressão e repressão. A Segunda Guerra Mundial e a Guerra Colonial. Humberto Delgado. A esperança de liberdade...
As evoluções e conquistas da nossa época, e o retrocesso resultante do momento de crise que atravessamos.
A história de Helena é um pouco a nossa História, a história de muitas mulheres que viveram dos meados do século XX até aos nossos dias.

Constitucionalistas admitem dúvidas face a excepções a cortes salariais


Os constitucionalistas Jorge Miranda e Bacelar Vasconcelos consideram que as exceções aos cortes salariais na função pública aprovados em 2011 levantam problemas ao princípio da equidade, podendo levar a um ‘chumbo’ do Tribunal Constitucional.
Oc cortes aos salários, que entraram em vigor em janeiro de 2012, implicam uma redução entre 3,5 e 10% das remunerações dos funcionários públicos e dos trabalhadores do setor empresarial do Estado, mas as exceções a esta regra têm-se multiplicado.

sábado, agosto 10

Fado Um Copo de Sol By Pedro Moutinho

Bibliotecas de praia. Aqui o rapaz ainda não usa os computadores

Bibliotecas de praia. Aqui o rapaz ainda não usa os computadores | iOnline - Notícias de Portugal, Mundo, Economia, Desporto, Boa Vida, Opinião e muito mais.

O ALQUIMISTA


Quando alguém quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que se realize esse seu desejo. "Basta aprender a ouvir os ditames do coração e a decifrar uma linguagem que está mais além das palavras, aquilo que os nossos olhos não podem ver. O Alquimista relata a aventuras de Santiago, um jovem pastor andaluz que um dia abandonou o seu rebanho para ir em busca de uma quimera. Com esta enriquecedora viagem pelas areias do deserto.

Urbano Tavares Rodrigues. Um romance com prefácio no Alentejo


Exilado e perseguido, Urbano Tavares Rodrigues refugiou-se durante cinco anos na França de Albert Camus e Jean-Paul Sartre. Sozinho escreve "Porta dos Limites" (1952), primeira obra para um futuro agitador da literatura portuguesa. As palavras escorrem sempre para as mesmas linhas, "o monte da esperança", em Moura, Alentejo. No campo nasce um "amor pelos seres e pelas coisas", proveta para uma vida como escritor, jornalista e professor.

sexta-feira, agosto 9

Uma Foto Por Dia


photo:rogério barroso. Foto nº 1621 - Porta.

Miguel Macedo: elaborar OE2014 é como "meter Rossio na Betesga"


O ministro da Administração Interna (MAI), Miguel Macedo, afirmou hoje que, face à atual situação do país, a tarefa de elaborar o Orçamento do Estado para 2014 é “muitíssimo difícil”, cosiderando-a como “meter o Rossio na Betesga”.
“Não é pêra doce, acontece assim em todos os governos (…), mas muito mais numa circunstância destas”, salientou Miguel Macedo aos jornalistas, à margem da cerimónia comemorativa dos 146 anos da PSP do Porto.

quinta-feira, agosto 8

UMA FOTO POR DIA


photo: rogério barroso. Foto nº 1620 - Volta a Portugal 2013.

Cortes nas reformas deixam políticos de fora


As subvenções vitalícias pagas aos políticos não estão contempladas na proposta de lei que prevê a convergência entre os pensionistas da Caixa Geral de Aposentações e a Segurança Social. Ou seja, todos os deputados que estiveram no parlamento durante mais de 12 anos ou membros do governo que exerceram cargos até ao final de 2005 continuam a receber o mesmo que agora.
A ser aprovada como foi entregue aos sindicatos, a nova lei vai criar outras distorções. Por exemplo, o Presidente da República pode vir a ganhar menos que a presidente do parlamento. No caso de Cavaco Silva, uma parte da sua reforma, a que é paga pela Caixa Geral de Aposentações, sofrerá um corte de 10%, mantendo-se idêntica a parcela paga pelo Banco de Portugal. Já no caso de Assunção Esteves, o valor mantém-se idêntico, já que a sua reforma integra a de um dos poucos grupos profissionais que escaparam aos cortes: o dos juízes.

quarta-feira, agosto 7

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1619 - Praça da Figueira.

Razia nas Reformas. Inválidos e viúvos também levam cortes


Todas as pensões pagas pela Caixa Geral de Aposentações acima dos 600 euros e as de sobrevivência e invalidez acima de 300 euros vão ter um corte de 10% no seu valor bruto mensal a partir de 1 de Janeiro do próximo ano. Nos casos em que a aplicação do corte resulte em pensões menores do que estes valores, o corte será menor de forma a serem mantidos aqueles patamares. E, ao contrário daquilo que chegou a ser anunciado, não serão tidas em conta as carreiras contributivas individuais.
Mas há excepções às reduções. Uma delas tem a ver com a idade e o valor das pensões. Ou seja, quanto mais idoso for o pensionista e menos receber, mais será salvaguardado. Um funcionário público com 900 euros de reforma e 80 anos continua a receber o mesmo que hoje. Um outro, desta vez com uma pensão de sobrevivência de 375 euros e 76 anos também mantém o valor actual.

segunda-feira, agosto 5

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1618 - Marina da Torreira.

O MANUSCRITO DE SÔNIA


Contar a dor e as histórias de uma prostituta com a delicadeza de um conto de fadas é possível somente para uma pessoa que teve um percurso de vida guiado pelos mandamentos do coração. Bem ou mal, Mariana fez as suas escolhas e agora dá-nos a conhecer outra histórias de pessoas que deixaram o seu país natal movidas pela esperança de uma vida melhor, procurando em cada rosto um amor ou um pretexto que pudesse salvá-las para sempre. Essa é a emocionante aventura de uma italo-brasileira que nunca teve medo de ser ela mesma.
Este livro revela os desafios, as expectativas e as sensações vividas no mundo de numerosas prostitutas brasileiras que partem para a Europa  em busca de rápida ascenção económica, especialmente no eixo Itália-Suíça. Baseada em factos reais, a história serviu como uma das fontes de inspiração para o escritor Paulo Coelho no seu livro onze minutos. Foi ele que incentivou Mariana Brasil (pseudónimo de Sônia) a avançar no seu projecto dese tornar escritora.

Provedor provoca polémica ao acusar membros do governo de fascismo


Óscar Mascarenhas usou a coluna do DN para criticar Poiares Maduro e Pedro Lomba. O artigo incendiou redes sociais e os especialistas dizem que o provedor ultrapassou as suas funções
"Poiares Maduro e Lomba são tão-somente o fascismo a bater--nos à porta." O título do artigo do provedor dos leitores do "Diário de Notícias" publicado no sábado foi suficiente para acender um rastilho nas redes sociais. Pode ou não um provedor do leitor usar aquele espaço para emitir opinião sobre um ministro e um secretário de Estado?

domingo, agosto 4

Dentro do Segredo


Dentro do Segredo - Uma viagem na Coreia do Norte é a surpreendente estreia de José Luís Peixote na literatura de viagens, e um olhar inédito e fascinante que nos leva ao quotidiano da sociedade mais fechada do mundo.
Em Abril de 2012, José Luís Peixoto teve a oportunidade de assistir às exuberantes comemorações do centenário do nascimento de Kim II-sung, em Pyongyang. Nessa ocasião, participou na viagem mais extensa e longa que o governo norte-coreano autorizou nos últimos anos, tendo passado por todos os pontos simbólicos do país e do regime, mas também por algumas cidades e lugares que não recebiam visitantes estrangeiros há mais de seis décadas.
Repleto de episódios memoráveis, num tom pessoal que chega a transcender o próprio género, Dentro do Segredo é um impressionante relato sobre o outro que, ao mesmo tempo, inevitavelmente, revela muito sobre nós próprios.
Dentro da ditadura mais repressiva do mundo, dentro de um país coberto por absoluto isolamento, Dentro do Segredo.

" Pais Jorge nunca deveria ter ido para o governo e deve sair"


Marques Mendes afirma que Pais Jorge não devia ter sido convidado para o governo e que se deve demitir do cargo de secretário de Estado do Tesouro.
“Acho que este secretário de Estado nunca deveria ter ido para o governo.  Depois do que veio a público nos últimos dias deve sair do governo, pelo seu próprio pé ou sendo substituído”, defendeu no seu comentário semanal na SIC.
Para o social-democrata a nomeação de Pais Jorge vai trazer problemas de credibilidade ao executivo de Passos Coelho.
Marque

ParaC

Assobios põem Jorge Jesus sob pressão

Assobios põem Jorge Jesus sob pressão - JN

sábado, agosto 3

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1617 - Torreira.

sexta-feira, agosto 2

Jornal «Avante!» - PCP - O País precisa do PCP e da CDU

Jornal «Avante!» - PCP - O País precisa do PCP e da CDU

Zeca Afonso - Vampiros

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1616 - Arte Xávega.

PSD resiste à crise e mantém-se colado ao PS

PSD resiste à crise e mantém-se colado ao PS - Politica - DN

Rui Machete comprou acções da SLN a 1 euro e vendeu-as ao BPN por 2,5





Rui Machete adquiriu, no início da década passada, cerca de 25,5 mil títulos da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), dona do BPN, a um euro cada, vendendo-as nos anos seguintes ao grupo liderado por Oliveira Costa por dois euros e meio cada, avança a edição desta sexta-feira do jornal Público. O actual ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros obteve assim lucros de 150%.

Rui M

quinta-feira, agosto 1

Baixa de Lisboa fechada a passagem da Volta a Portugal

Baixa de Lisboa fechada a passagem da Volta a Portugal

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1615 - Gaivotas.

O Papa

A visita do Papa Francisco ao Brasil, passada a euforia inicial, poderá, acaso, suscitar alguma reflexão sobre as consequências do acto. Aquele país, o maior, católico, da América Latina, perdeu, nas últimas décadas, mais de 40 por cento dos seus fiéis, em favor de outras confissões e crenças. A perseguição de João Paulo II e de Ratzinger à Teologia da Libertação, que propunha uma Igreja do homem e não, exclusivamente, do divino, do dogma e da obediência, pode ser uma das causas desse cisma. O ser humano tem necessidade de transcendência, e o mundo actual, com o desenvolvimento do capitalismo até capítulos violentíssimos, afastou-o do sagrado e dos laços sociais que o justificam. O Vaticano poucas vezes se refere, criticamente, a este estádio do "sistema", que arrasta consigo um cortejo horroroso de miséria, opressão e terror. E a Igreja portuguesa tem-lhe seguido os passos do silêncio.