segunda-feira, dezembro 31

Cavaco Silva dá hoje luz verde ao Orçamento do Estado


O Orçamento do Estado está nas mãos do Presidente da República há 20 dias e, por isso mesmo, terá de sair hoje promulgado em Diário da República, entrando em vigor amanhã. Por estes dias abre-se um novo capítulo na novela orçamental: o pedido de fiscalização sucessiva da constitucionalidade do diploma. Cavaco Silva prepara-se para usar esse poder, resta saber se o torna público já hoje ou na tradicional mensagem de Ano Novo emitida amanhã à noite.

sábado, dezembro 29

The Doors - The End (1967)

Raquel Varela. “Um dos grandes objectivos da troika é aproximar-nos da China”


O livro sobre quem paga o Estado social coordenado pela historiadora Raquel Varela tem tido uma recepção desigual: bem aceite pelo público, é normalmente ignorado pelos economistas que dominam o debate em Portugal. A obra contraria a tese muito em voga de que o nosso problema é que os pobrezinhos comeram muitos bifes. Nas suas páginas fazem-se contas e chega-se à conclusão de que alguém ficou com o dinheiro dos nossos impostos.

sexta-feira, dezembro 28

Uma Foto Por Dia



Photografia: ©rogério barroso. Foto nº 1509 - A lua vista da minha janela.

Socialistas zangam-se por causa de Paulo Portas


Isabel Moreira, a deputada independente do PS, zangou-se com Ana Gomes por causa de Paulo Portas. A eurodeputada disse na TVI24 que «Portas precisa de estar no Governo para manter a imunidade por causa da justiça». Isabel respondeu de imediato no blogue Aspirina B, com o texto «Disparar a matar: o método de Ana Gomes e pelo meio o estado de direito». Isabel acusa a colega de ser «justicialista»: «Ana Gomes deveria saber algumas coisas: se não tem provas para apresentar ao MP; se o único facto que tem para a apontar a Portas é o de ele ter sido Ministro à época da negociação dos contratos» isso «naturalmente não o incrimina em nada».

quinta-feira, dezembro 27

Teodora Cardoso. Em 2013 “O risco está no IRS”


Teodora Cardoso revelou estar preocupada com os “riscos” que o orçamento para 2013 acarretam. Em entrevista ao “Diário de Notícias”, a presidente do Conselho das Finanças Públicas (CFP), afirmou que “há um conjunto de riscos internos cujo impacto nas contas é directo”.

quarta-feira, dezembro 26

Sites pirateados. Hackers vingam-se pelas crianças sem Natal


O grupo SideKingdom12 ameaçou no início de Dezembro atacar vários sites institucionais durante o Natal. Promessa feita; promessa cumprida. O ataque teve início na véspera deste Natal e, até ao final do dia de ontem, foram várias as páginas de internet atacadas com imagens provocadoras contra governantes ou mensagens dirigidas aos políticos. Sites dos partidos portugueses, do governo e de um banco foram as vítimas seleccionadas pelos piratas informáticos que quiseram assim vingar-se de “todas as crianças” que ficaram sem prenda nesta quadra natalícia.

Conferência cancelada. Baptista da Silva tinha sido "desmascarado" há dois meses pela Associação Abril



Há pelo menos dois meses que Artur Baptista da Silva não convencia com o título de consultor da ONU todas as pessoas a quem se apresentava como especialista em economia social. Em Outubro, após perceber que o relatório que Baptista da Silva apresentava como cartão-de-visita era plagiado e que a ONU desconhecia o observatório do qual o homem de 54 anos se dizia coordenador, a Associação Abril cancelou mesmo um convite que lhe tinha feito para falar sobre o euro no ciclo de debates “Radiografias do Nosso tempo”.

terça-feira, dezembro 25

Barbra Streisand - Woman in Love

Luz. Governo lança campanha para convencer 5 milhões de consumidores a escolher fornecedor


No final de Outubro, a dois meses do fim das tarifas reguladas de electricidade, ainda havia cerca de 5,3 milhões de famílias portuguesas sem um contrato com fornecedor de electricidade. Apesar de um forte crescimento do mercado liberalizado este ano, apenas 12,5% dos consumidores tinham feito um contrato com um comercializador, o que representa 14% da procura de energia neste segmento.

segunda-feira, dezembro 24

sábado, dezembro 22

Austra - Darken Her Horse (at Room 205)

Berardo diz que há uma “perseguição aos ricos” em Portugal




Joe Berardo lamenta que em Portugal ser rico se tenha tornado num “pecado” e diz que está a ponderar levar investimentos para o estrangeiro. Isto apesar de a colecção de arte moderna ficar no país pelo menos até 2016.

O empresário Joe Berardo considera, numa entrevista à TSF e Dinheiro Vivo, que em Portugal “há uma perseguição aos ricos” e diz que não pode “continuar aqui nesta situação”, acrescentando que “o conselho que o Governo dá é para emigrarmos” e que pondera mesmo transferir investimentos para o estrangeiro.

Passos e Seguro. O final de uma relação de fim já assumido

Passe a redundância: não foi o fim do mundo, mas no último debate antes do fim do ano Passos e Seguro deram mostras de que a relação que já não tinham (chegaram a ter?) chegou mesmo ao fim. Confuso? Não tanto. É que o primeiro- -ministro e o líder da oposição cortaram relações de vez e, se antes existia alguma cautela nos debates, agora nem Passos Coelho nem o PSD escondem que o alvo é o Partido Socialista. Tudo um dia depois de António José Seguro garantir que apoia deputados socialistas que querem a fiscalização sucessiva do Orçamento do Estado pelo Tribunal Constitucional.

sexta-feira, dezembro 21

Presidente do Hospital de S. João acusado de “leviandade intelectual intolerável”


O Colégio de Cirurgia Geral da Ordem dos Médicos considera “inaceitáveis e merecedoras de repúdio” as declarações do presidente do conselho de administração do Hospital de São João, no Porto, quanto à média de cirurgias realizadas naquela unidade, exigindo que se “retirem consequências” das afirmações de António Ferreira.

Homem interrompe debate com Passos: “A democracia é uma ilusão”


Um homem interrompeu esta manhã os trabalhos na Assembleia da República onde decorre o debate quinzenal.

quinta-feira, dezembro 20

Uma Foto Por Dia



Photografia: ©rogério barroso. Foto nº 1508 - Fiel amigo.

As medidas que vão afectar as reformas no próximo ano


O rendimento líquido dos pensionistas vai encolher no próximo ano, por várias vias. Os mais afectados pela contribuição extraordinária de solidariedade (cortes nas pensões) serão os pensionistas da Função Pública, já que na Segurança Social a maioria dos reformados tem pensões mais baixas do que as que são pagas pela Caixa Geral de Aposentações (CGA). Também os impostos afectarão as reformas, mas ainda não são conhecidas as novas tabelas de retenção na fonte. Conheça as medidas que irão afectar as pensões.

Cavaco recusou enviar Orçamento para o Tribunal Constitucional



O Orçamento do Estado entra mesmo em vigor a 1 de Janeiro. Esgotou-se ontem o prazo para o Presidente da República enviar a lei para o Tribunal Constitucional (TC) para a fiscalização prévia à promulgação e o veto está fora de possibilidade. Já há constitucionalistas preocupados com o estatuto especial que está a ser conferido à Lei do Orçamento do Estado.
A decisão do Presidente da República deve agora passar pela promulgação e por um pedido de fiscalização sucessiva pelo TC. Fica assim adiada qualquer pronúncia do Tribunal sobre normas que eventualmente lhe sejam enviadas para fiscalização (só essas serão alvo de pronúncia), bem como a aplicação prática do que for decidido. O país pode voltar a viver um segundo ano com normas inconstitucionais em vigor.

Ministro Miguel Macedo desconhecia proposta de restruturação das polícias


O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, foi apanhado de surpresa pela proposta elaborada pela comissão de revisão do Conceito Estratégico de Segurança e Defesa Nacional (CESDN). Na reunião de emergência que teve anteontem à noite com o director-nacional da PSP, o ministro terá mesmo mostrado desagrado quanto ao teor do documento – que prevê que a PSP passe a estar apenas vocacionada para o policiamento de proximidade nas cidades e entrega as competências do combate à criminalidade grave e violenta e ao terrorismo à GNR.

quarta-feira, dezembro 19

Meu País desgraçado

Meu País Desgraçado
Meu país desgraçado!...
E no entanto há Sol a cada canto
e não há Mar tão lindo noutro lado.
Nem há Céu mais alegre do que o nosso,
nem pássaros, nem águas ...

Meu país desgraçado!...
Por que fatal engano?
Que malévolos crimes
teus direitos de berço violaram?

Meu Povo
de cabeça pendida, mãos caídas,
de olhos sem fé
— busca, dentro de ti, fora de ti, aonde
a causa da miséria se te esconde.

E em nome dos direitos
que te deram a terra, o Sol, o Mar,
fere-a sem dó
com o lume do teu antigo olhar.

Alevanta-te, Povo!
Ah!, visses tu, nos olhos das mulheres,
a calada censura
que te reclama filhos mais robustos!

Povo anêmico e triste,
meu Pedro Sem sem forças, sem haveres!
— olha a censura muda das mulheres!
Vai-te de novo ao Mar!
Reganha tuas barcas, tuas forças
e o direito de amar e fecundar
as que só por Amor te não desprezam! 

Dia D em Belém. Acaba o prazo para Orçamento ir parar ao TC



A partir de hoje, o dilema do Presidente da República reduz-se a três caminhos: promulga o Orçamento do Estado para 2013; dá luz verde à proposta mas pede a fiscalização sucessiva da constitucionalidade; veta o Orçamento do Estado. Há hipóteses mais plausíveis que outras, de acordo com a linha de acção habitual de Cavaco Silva, mas há uma solução que ficará de lado já hoje, dia em que termina o prazo para o Presidente enviar o Orçamento para o Tribunal Constitucional antes de decidir se o promulga. Ou seja, a lei entra em vigor a 1 de Janeiro.

terça-feira, dezembro 18

“O CDS não sabe o que quer e isso é dramático para o país”



O CDS não sabe o que quer e isso é dramático”. Quem o diz é Filipe Anacoreta Correia, fundador do movimento Alternativa e Responsabilidade, corrente interna do CDS de oposição à direcção de Paulo Portas.O CDS “não pode dizer que serve o país num caminho, que é estar no Governo, e ao mesmo tempo dizer que esse caminho é odioso e faz mal ao país”, diz. 
Por isso, o partido “tem de resolver um problema de coerência grande”.

Cortes nas reformas. Cavaco Silva perde 5 mil euros em 2013



O alargamento da contribuição extraordinária de solidariedade aos fundos de pensões privados afecta o Presidente da República. O chefe de Estado, que segundo as notícias recentes terá dúvidas sobre as taxas e impostos que recaem sobre as pensões, vai ser penalizado em cerca de cinco mil euros em 2013.
Cavaco Silva recebe duas pensões: uma por ter sido professor universitário no valor de 1300 euros brutos mensais e a outra do Banco de Portugal no montante de 8700 euros. Em 2011, Cavaco abdicou do seu salário enquanto presidente, optando por receber as suas reformas. No final deste ano, o seu rendimento líquido deverá ultrapassar ligeiramente os 69 mil euros, enquanto no próximo ano deverá fixar-se em cerca de 64 300 euros, já depois de aplicadas todas as penalizações e impostos previstos para 2013. De acordo com as simulações realizadas por fiscalistas para o i, Cavaco Silva deverá perder mais de 4700 euros no próximo ano. A carga fiscal em 2013 rondará os 36 mil euros, enquanto este ano ficará abaixo de 29 mil euros.

Privatizações. Governo esconde há cinco meses relatório sobre a EDP



O governo tem em seu poder o relatório final da comissão de acompanhamento da privatização da EDP há cinco meses, mas o documento ainda não foi divulgado, ao contrário do que prevê a legislação criada pelo actual executivo.
A Lei 50/2011, que cria as comissões especiais para fiscalizar as privatizações, define como uma das competências destes órgãos “elaborar e publicar um relatório final das suas actividades”. Estas comissões, nomeadas por despacho do primeiro-ministro, têm por missão apoiar tecnicamente os processos e “garantir a cabal observância dos princípios de transparência, do rigor, da isenção, da imparcialidade e da melhor defesa do interesse público”, além de emitir um parecer sobre as propostas vinculativas apresentadas e a decisão final sobre o vencedor.

segunda-feira, dezembro 17

IRS: o que ainda pode fazer para maximizar o reembolso

Faltam duas semanas para o final do ano. É o tempo que tem para reunir o máximo de faturas possível para deduzir no IRS que vai declarar daqui a alguns meses e maximizar o reembolso a receber. Mas fica o aviso: não conte com grande reembolso e provavelmente, já terá sorte se não tiver de pagar nada.

Marcelo diz que Passos “deu uma canelada” a Cavaco

Marcelo Rebelo de Sousa diz que Passos Coelho “deu uma canelada” ao Presidente da República quando neste domingo criticou os que têm pensões mais altas que não correspondem ao que descontaram.

domingo, dezembro 16

Governo está atento aos sinais da sociedade, diz Aguiar-Branco



O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar Branco considerou hoje as manifestações "um exercício legítimo do direito à crítica" e garantiu que o Governo está atento "aos sinais" que a sociedade lhe dá.
Algumas centenas de pessoas chegaram pelas 16:30 de hoje ao Palácio de Belém, em Lisboa, numa manifestação da CGTP-IN convocada para protestar contra aquilo que a estrutura sindical considera ser um "programa de agressão".

sábado, dezembro 15

Juízes do Constitucional já trabalham no Orçamento


As principais questões levantadas pelo novo Orçamento do Estado já estão a dar que fazer aos juízes do Palácio Ratton. Nos próximos dias o mais polémico de todos os Orçamentos do Estado – pelo brutal aumento de impostos e corte de subsídios generalizado – dará entrada no Tribunal Constitucional. Se o PR o enviar preventivamente, poderá acontecer a qualquer momento. Os juízes não serão apanhados desprevenidos. 

Cavaco vai promulgar o OE e enviá-lo para o Tribunal Constitucional

O Presidente da República vai promulgar o Orçamento do Estado (OE) para 2013 mas deverá enviá-lo para o Tribunal Constitucional (TC) para fiscalizações sucessivas, avança o semanário Expresso este sábado.

Fusão entre ZON e Optimus cria segunda maior operadora portuguesa


Era a fusão mais pré-anunciada da bolsa portuguesa. Ontem a Sonae e Isabel dos Santos, a maior accionista da Zon, anunciaram um acordo para iniciar negociações para uma fusão entre a Optimus, terceira operadora móvel, e a empresa líder na televisão por cabo.

sexta-feira, dezembro 14

Uma Foto Por Dia


photo: rogério barroso. Foto nº 1507 - Máscara.

Portas promete Orçamento diferente para 2014


O líder do CDS-PP, Paulo Portas, afirmou hoje que os conselheiros nacionais do partido expressaram que o partido devia ter sido mais ouvido em matéria fiscal e que o Orçamento do Estado para 2014 terá que ser diferente.

Novo líder da JSD quer acabar com saúde e educação gratuita para todos



O futuro líder da JSD defende o fim da educação e da saúde tendencialmente gratuitas em Portugal. Estas é uma das ideias mais polémicas da moção “Cumprir Portugal”, que Hugo Soares – único candidato à liderança – vai levar ao congresso dos jovens social-democratas, que hoje começa em Fátima.
O candidato à liderança considera, no documento, que é “hipócrita e socialmente iníqua a tendencial gratuitidade da educação e da saúde, levando a que haja espaço para uma educação/saúde de primeira e de segunda”. “Pagando todos o mesmo, a afectação de recursos é feita de forma ineficiente. Quem tem mais tem de pagar mais, para podermos proteger aqueles que têm menos rendimento”, acrescenta, na moção, o próximo líder da JSD.

quinta-feira, dezembro 13

Angolana Newshold quer comprar RTP


A empresa de capitais angolanos dona do semanário Sol anunciou esta quinta-feira que é candidata à privatização ou concessão da RTP se este negócio se revelar “interessante” para as duas partes.

quarta-feira, dezembro 12

Banqueiros do BESI indiciados por crime de abuso de informação privilegiada


O Departamento Central de Investigação e Penal (DCIAP) está a investigar indícios da prática do crime de abuso de informação privilegiada por parte de alguns administradores do Banco Espírito Santo Investimento (BESI) nos processos da 8.ª fase de privatização da EDP e da 2.ª fase de privatização da REN, ocorridos no final de 2011 e no início de 2012. O procurador-geral adjunto Rosário Teixeira, responsável pela investigação do DCIAP, entende que existem indícios de que alguns banqueiros do BESI, instituição de que é chairman Ricardo Salgado, realizaram operações de aquisição de acções das empresas a privatizar (EDP e REN) nos dias anteriores à decisão do governo de adjudicar a venda de 21,35% do capital social da EDP e 25% das acções representativas do capital social da Rede Eléctrica Nacional (REN) às empresas China Three Gorges e State Grid.

terça-feira, dezembro 11

Uma Foto Por Dia



Photografia: ©rogério barroso. Foto 1506 - Graffiti.

Costa sugere a Relvas que se candidate a Lisboa


O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, sugeriu hoje que o ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, se candidate à presidência do município nas próximas eleições autárquicas em vez de “empurrar um representante” para a campanha.

“Ficamos a conhecer a nova ambição do ministro Miguel Relvas, que é controlar a Câmara de Lisboa. Só não percebo porque é que com tanta ambição não é ele a concorrer em vez de querer empurrar alguém que já se queria reformar das lides autárquicas”, disse o autarca socialista aos jornalistas, antes da Assembleia Municipal que decorre esta tarde.

segunda-feira, dezembro 10

Uma Foto Por Dia



Photografia: ©rogério barroso. Foto nº 1505 - Búzios.

Fernando Seara não confirma a candidatura que Relvas anunciou


Fernando Seara é ou não candidato à presidência da Câmara de Lisboa? A avaliar pelo entusiasmo mostrado ontem por Miguel Relvas, Fernando Seara será o nome do PSD a concorrer contra António Costa. Mas o suposto candidato, horas depois, no mesmo local que o ministro dos Assuntos Parlamentares, quis voltar ao mistério e não confirmou (nem desmentiu) que entra na corrida à capital no próximo ano.

domingo, dezembro 9

Uma Foto Por Dia



Photografia: ©rogério barroso. Foto nº 1504 - Outono.

Gal Costa - Recanto Escuro

CGTP quer que Cavaco não repita "erro" de 2012 e vete Orçamento do Estado



O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, afirmou hoje que o Presidente da República, Cavaco Silva, “não tem desculpa para cometer pela segunda vez o mesmo erro” de não vetar o Orçamento do Estado.
“Senhor Presidente, cumpra e faça cumprir a Constituição da República Portuguesa. Tenha coragem e vete este Orçamento do Estado. Para bem dos portugueses e de Portugal”, apelou Arménio Carlos.

sábado, dezembro 8

Uma Foto Por Dia



Photografia: ©rogério barroso. Foto nº 1503 - Espelho de água.

Editora de Rafael Marques arguida por publicar Diamantes de Sangue




Bárbara Bulhosa, responsável da editora Tinta-da-China, que publicou o livro do jornalista angolano Rafael Marques Diamantes de Sangue: Tortura e Corrupção em Angola, será constituída arguida no processo-crime que generais e empresas angolanas abriram contra Marques, por difamação.Em causa está uma investigação de anos feita por Rafael Marques, e publicada no livro, sobre empresas de extracção mineira nas Lundas angolanas, onde vários generais são acusados de cumplicidade com a violação de direitos humanos. No livro publicado em 2011, Marques denuncia ainda "a promiscuidade entre poder político-militar e o negócio dos diamantes".


sexta-feira, dezembro 7

Uma Foto Por Dia



Photografia: ©rogério barroso. Foto nº 1502 - Torre Vasco da Gama.

Mendes acusa Gaspar de fazer dos portugueses "um conjunto de atrasados mentais”


Luís Marques Mendes acusou, na noite de quinta-feira, o ministro das Finanças de “fazer dos portugueses um conjunto de atrasados mentais" a propósito das suas declarações contraditórias sobre Portugal ter ou não algumas das condições concedidas à Grécia pela troika.No seu comentário semanal no jornal da TVI24 Política Mesmo, o ex-presidente do PSD afirmou que Víto Gaspar está a “gozar o pagode”

Coligação treme. Portas concorda com Cavaco


O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, colou-se ontem às declarações do Presidente da República (PR) para defender que Portugal deve beneficiar de algumas das condições aplicadas à Grécia. “Concordo”, disse o líder do CDS, depois de Cavaco Silva ter defendido que não encontra razões para que “não seja reduzida a comissão que é cobrada a Portugal pelos empréstimos que recebeu do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira” e “para que não seja alargado o período de reembolso dos empréstimos do Fundo de Europeu de Estabilidade Financeira”.

quinta-feira, dezembro 6

Uma Foto Por Dia



Photografia: ©rogério barroso. Foto nº 1501 - Rio Tejo.

Maioria dos inquilinos só vai pagar até 50 euros de renda

Em 2013, a maioria das rendas antigas (anteriores a 1990) vai ter uma actualização máxima até 50 euros. Em causa estão, pelo menos, 153 mil contratos de arrendamento cujo aumentos será limitado devido aos baixos rendimentos dos inquilinos. É que a nova lei, que entrou em vigor a 12 de Novembro, prevê um aumento máximo da renda de 10% para rendimentos até 500 euros.

Lei das Rendas. Só inquilinos com dificuldades económicas podem adiar aumento


Os inquilinos com dificuldades económicas que tenham sofrido uma quebra no seu rendimento mensal este ano podem pedir um adiamento do aumento do valor das rendas. O governo aprovou dois decretos-lei, como noticiou o “Negócios”, que criam uma excepção e permitem aos inquilinos – nos casos em que os senhorios dêem entrada com os processos até ao final do ano – pedir para serem tidos em conta os rendimentos deste ano (que reflectem os cortes) e não os de 2011.

quarta-feira, dezembro 5

Uma Foto Por Dia



Photografia: ©rogério barroso. Foto nº 1500 - Parque do Tejo.

Proprietários repudiam adiamento da actualização das rendas com base nos rendimentos




A Confederação Portuguesa de Proprietários repudiou “totalmente” hoje o adiamento da atualização das rendas para os inquilinos cujos subsídios foram cortados e protestou contra a “ganância da administração fiscal”.
Em comunicado, a estrutura representativa justificou o repúdio lembrando que o corte dos subsídios de férias e de Natal ou equivalentes foi considerado inconstitucional e foi uma decisão da “inteira responsabilidade do Governo”.

Estudantes exibiram tarja durante discurso de Passos Coelho a pedir que se demita



Oito estudantes universitários exibiram hoje uma tarja pedindo a demissão do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, enquanto este discursava na abertura de um seminário internacional organizado pelo Sistema de Informações da República (SIRP), na reitoria da Universidade Nova.
Poucos minutos depois do início do discurso, os oito jovens, sentados nas últimas filas do auditório da reitoria, levantaram-se e, em silêncio, abriram uma tarja com a palavra "demite-te".

Saiba o que acontece à sua pensão no próximo ano

O rendimento dos pensionistas vai diminuir no próximo ano. Para além do corte nas pensões acima de 1.350 euros e da suspensão de uma parte do 13º mês (ver exemplos em baixo), as reformas também serão penalizadas pela via dos impostos.

terça-feira, dezembro 4

I Am Kloot - These Days Are Mine

Uma Foto Por Dia



Photografia: ©rogério barroso. Foto nº 1499 - Da minha janela.

Líder do PSD-Porto diz que "escola de Portas é a da traição"

O líder da concelhia do Porto do PSD, Ricardo Almeida, disse numa entrevista ao Jornal de Notícias que a escola de Paulo Portas “é a da traição e da deslealdade”. E responsabiliza o CDS pelo fim da coligação entre os dois partidos no Porto.

Mário Soares alerta Passos dos "imensos riscos" que corre por ignorar o povo


O antigo Presidente da República, Mário Soares, alertou hoje o primeiro-ministro que corre "imensos riscos" se continuar a ignorar o povo, "desesperado e, em grande parte, na miséria", questionando-se ainda se Portugal não está já pior que a Grécia.

segunda-feira, dezembro 3

Uma Foto Por Dia



Photografia: ©rogério barroso. Foto nº 1498 - Igreja da Santíssima Trindade.

Pensionistas também recebem subsídio em 12 meses

Os pensionistas também deverão receber o subsídio de Natal em duodécimos no próximo ano, tal como ficou estabelecido para os trabalhadores da Administração Pública, apurou o Diário Económico.

Passos Coelho criou ONG financiada apenas pela Tecnoforma


Pedro Passos Coelho foi o principal impulsionador, em 1996, de uma organização não governamental (ONG) concebida para obter financiamentos destinados a projectos de cooperação que interessassem à empresa Tecnoforma. O primeiro-ministro escusou-se a comentar esta intenção atribuída à organização por vários antigos responsáveis pela Tecnoforma, que pediram para não ser identificados, mas assegurou ao PÚBLICO que sempre encarou “com seriedade” a iniciativa da criação da ONG pelos donos da empresa.

Domingos Abrantes. “Acho que Gaspar leu de mais as teses e discursos de Salazar"


No dia 4 de Dezembro de 1961, oito militantes comunistas evadiram-se do Reduto Norte da prisão de Caxias num carro blindado. “Golo!” O grito do dirigente do PCP José Magro ecoou pelo pátio da prisão de Caxias na manhã do dia 4 de Dezembro, à hora do recreio dos presos. Era o sinal combinado: em menos de cinco segundos, sete presos comunistas entram num carro blindado do ditador Salazar que estava no pátio para ser reparado. Ao volante encontrava-se um outro recluso, Tereso, que se tinha feito passar por traidor ao partido durante uns meses. Os guardas, apanhados de surpresa, demoraram a reagir.

domingo, dezembro 2

Uma Foto Por Dia



Photografia: ©rogério barroso. Foto nº 1497 - Terreiro do Paço.

PCP/Congresso: Governo de esquerda não resultará de "diálogo e simpatia" com PS e BE - Jorge Pires

O dirigente comunista Jorge Pires advertiu hoje que não será possível atingir "o objetivo" de um governo de esquerda com "diálogo e simpatia", mas sim com a "luta de massas", reafirmando o socialismo e o comunismo como horizonte.

sábado, dezembro 1

Uma Foto Por Dia



Photografia: ©rogério barroso. Foto nº 1496 - Rio Tejo.