domingo, janeiro 31

Uma Foto Por Dia



photo: chico esperto. Foto N º. 1127. Aloé arborescens “Foguetes do Natal” - Parque das Nações, Lisboa.

Alegre:"Não serei candidato em nome de nenhum partido"

Manuel Alegre garantiu hoje, no Porto, que não será "candidato [à Presidência da República] em nome de nenhum partido" mas sim "por Portugal e pela necessidade de dar uma nova esperança à democracia portuguesa".

sábado, janeiro 30

Uma Foto Por Dia



photo: chico esperto. Foto N º. 1126. Raízes - Parque das Nações, Lisboa.

Opinião dos portugueses sobre o OE 2010

Comentários para todos os gostos!

quarta-feira, janeiro 27

Desabafos

Cumprindo um hábito matinal, hoje de manhã ao entrar na cozinha para tratar do meu pequeno almoço, sintonizei a TSF e, no noticiário das 07 00 h, tomei conhecimento que o Orçamento do Estado, mais uma vez, arrasava os trabalhadores da Função Pública. Aumentos 0% e agravamento nas reformas antecipadas.
Vou equacionar a hipótese de entregar o pedido da minha reforma. Com governantes desta estirpe, nunca se sabe, se o passo seguinte não será acabar com as reformas dos ‘desgraçados funcionários da FP’

terça-feira, janeiro 26

Uma Foto Por Dia



photo: Inês Barroso. Foto N º. 1125. Pormenor do Temple Romà D’August, Barcelona.

Funcionários públicos vão perder poder de compra

Governo congela salários com objectivo de reduzir um défice acima de 9% do PIB para 8,3% em 2010. Desemprego sobe.

domingo, janeiro 24

Uma Foto Por Dia



photo: chico esperto. Foto N º. 1124. Art Al Carrer - Auguste Rodin, Rambla da Catalunha, Barcelona.

Desabafo

Poupa para a reforma começando com o teu primeiro salário.

sábado, janeiro 23

Vá-se lá saber porquê?

Sê excêntrico agora, não esperes ficar velho para usar roxo.

Uma Foto Por Dia




photo: Inês Barroso. Foto N º. 1123. Captando o melhor ângulo da Escultura de Auguste Rodin, Rambla da Catalunha, Barcelona.

Desabafo

Com tanta reunião para se chegar a um acordo de aprovação do Orçamento Geral do Estado, está mais que visto que, quem se vai ‘lixar, como sempre, é o mexilhão!

Candidatura de Alegre abre guerra no PS

Manuel Alegre telefonou a Sócrates dizendo-lhe que ia anunciar a candidatura, mas a divisão no PS está instalada. Lello já declarou que não apoiará Alegre – enquanto Vitalino Canas, Correia de Campos, Vítor Ramalho e Vítor Baptista, entre outros, aconselham o partido a apresentar outro candidato, avança a edição do SOL desta sexta-feira.

sexta-feira, janeiro 22

Uma Foto Por Dia



photo: Inês Barroso. Foto N º. 1122.Escultura de Auguste Rodin, Rambla da Catalunha, Barcelona.

Igreja nunca aceitará a equivalência ao casamento das uniões entre pessoas do mesmo sexo

O Cardeal-Patriarca de Lisboa assegurou esta Sexta-feira que a Igreja “nunca aceitará a equivalência ao casamento das uniões entre pessoas do mesmo sexo”, seja qual for o enquadramento legal que lhe seja dado.

quinta-feira, janeiro 21

Uma Foto Por Dia




photo: Inês Barroso. Foto N º. 1121.Escultura de Rodin, Rambla da Catalunha, Barcelona.

Cavaco 'bate' Alegre

A um ano distância as "sondagens" vão começar a surgir, com tendências para todos os gostos!

quarta-feira, janeiro 20

Fernando Lima sobre o caso das escutas

A minha verdade

Uma Foto Por Dia



photo: Inês Barroso. Foto N º. 1120. O Pensador - escultura de Rodin, Rambla da Catalunha, Barcelona.

O doloroso 'intermezzo'

Matamos duas e três vezes os nossos poetas. Os políticos, esses, servem-se deles para adiantar conhecimentos literários de duvidosa autenticidade. Torga, Sena, O'Neill foram os mais citados por presidentes da II República. Mário Soares conheceu quase todos. De muitos, foi amigo. E ouviu de Torga, de Sena e de O'Neill mordazes palavras recriminatórias. O'Neill timbrou um estribilho célebre: "Ele não merece, mas vota no PS."

terça-feira, janeiro 19

Uma Foto Por Dia



photo: Inês Barroso. Foto N º. 1119. Observando uma escultura de Rodin,Rambla da Catalunha - Barcelona.

Santana Lopes dedica condecoração à sua equipa de Governo

Foi uma cerimónia simples, rápida e com poucos convidados, aquela em que o Presidente da República condecorou esta tarde Pedro Santana Lopes, um antigo presidente do Supremo Tribunal de Justiça e dois antigos presidente da Assembleia Legislativa dos Açores.

quarta-feira, janeiro 13

Democracia de superfície

Mário Soares escreveu que temos de combater o "derrotismo". Temos. Para esse combate essencial e ingénito precisamos de motivo e de motivação. Ora, como o meu amigo Mário Soares sabe, oh!, se sabe!, domesticaram a rebeldia das nossas causas, em nome da "normalização" democrática, que não chega a ser uma farsa genial de "Governo do povo pelo povo" porque se converteu num regime declaradamente causador das maiores injustiças e das mais criminosas iniquidades

terça-feira, janeiro 12

Uma Foto Por Dia



photo: Chico esperto. Foto N º. 1118. Lisboa à noite, obtida do Miradouro de S.Pedro de Alcântara.

ETA, 50 años de conflicto político

Tras 50 años de la creación de ETA, la lucha por el derecho a la autoderminación continúa adelante. Mientras la izquierda abertzale impulsa un paso adelante que supere la lucha armada, el Estado español sigue afrontando el conflicto mediante la represión policial y judicial que obvian las profundas raíces políticas de la realidad vasca.

segunda-feira, janeiro 11

Uma Foto Por Dia



photo: Inês Barroso. Foto N º. 1117. Castanhas Assadas (quentes e boas) - Chiado, Lisboa.

Papa condena projectos que legalizam casamento entre pessoas do mesmo sexo

Bento XVI diz que estas legislações «atentam contra o fundamento biológico da diferença entre os sexos»

domingo, janeiro 10

Uma Foto Por Dia



photo: Inês Barroso. Foto N º. 1116. Carris.

A Frase

"[Cavaco Silva] tem mais apetência executiva.(...) Ele não é o primeiro-ministro n.º2. (...) O PR não resiste a essa tentação."

Manuel Alegre, in DN

"Há grande forretice política no que respeita aos meios"

É um dos rostos mais conhecidos no combate à corrupção em Portugal, e, quando é necessário um protagonista para esta bandeira, o seu nome surge no topo da lista. Durante uma hora de conversa com o DN, irrita-se com a repetição de algumas perguntas e nega-se a comentar os casos doutros magistrados. Mas não tem papas na língua

sábado, janeiro 9

A melhor foto de astronomia foi tirada no Montijo


Foto da nebulosa de Oríon garante prémio mundial a amador português.
Receita: misturar o interesse pela imagem e por ciência a, claro, talento. Resultado: uma fotografia da nebulosa de Oríon, que valeu ao astrofotógrafo português Luís Miguel Santo o primeiro prémio no concurso mundial Galilean Nights, um dos projectos-chave do Ano Internacional da Astronomia. A fotografia, captada na Atalaia (Montijo), foi a vencedora da competição Beyond Earth (Para além da Terra).

Uma Foto Por Dia



photo: Inês Barroso. Foto N º. 1115.A minha 'velhinha máquina'.

Cá se fazem, cá se pagam!

Maria de Lurdes Rodrigues na presidência da FLAD

sexta-feira, janeiro 8

quinta-feira, janeiro 7

Uma Foto Por Dia



photo: Inês Barroso. Foto N º. 1113.Pavilhão de Portugal - Parque das Nações.

Negociações dos sindicatos com a Educação azedaram

Era uma questão de tempo. Ao fim de dois meses de rondas negociais, as relações entre o Ministério da Educação e os sindicatos dos professores azedaram. Poucas horas antes da última ronda negocial, marcada para esta manhã, o nível desceu do cordial para o confronto verbal. Tudo por causa de uma declaração que a ministra Isabel Alçada fez ontem em Castelo Branco: "83% dos professores foram avaliados com Bom no último ano lectivo (...) e o número elevado explica-se com a tradição por parte de quem avalia." A ministra recorreu aos resultados mais recentes para concluir que "esses dados também explicam a intenção de distinguir os professores que obtenham Muito Bom e Excelente com uma progressão mais rápida". É o suficiente para irritar os sindicalistas, que deixaram para trás a diplomacia e partiram para o ataque.

quarta-feira, janeiro 6

Uma Foto Por Dia



photo: Inês Barroso. Foto N º. 1112.Eléctrico – carreira 28, Lisboa.

Os discursos do vazio

O eng.º Sócrates e o dr. Cavaco falaram à pátria. A pátria ficou estarrecida. O primeiro teceu um plissado de banalidades, e procurou aliviar as nossas angústias inesgotáveis dizendo que as coisas corriam o melhor possível. O segundo reduziu a subnitrato o júbilo do orador.

terça-feira, janeiro 5

Uma Foto Por Dia



photo: Inês Barroso. Foto N º. 1111.Elevador da Glória, Lisboa.

Elevadores lisboetas com intervenções de artistas portugueses



Nos anos 80, a Carris convidou os artistas Eduardo Nery, Calvé e José de Guimarães para decorarem uma série de autocarros de dois andares. Agora, a empresa pediu a quatro jovens talentos para mudarem o aspecto de outros meios de transporte emblemáticos: os elevadores de Lisboa.

segunda-feira, janeiro 4

Uma Foto Por Dia



photo: Inês Barroso. Foto N º. 1110.Elevador de S.Justa, Lisboa.

La admirable lucha del pueblo saharaui

“No tengo confianza en el Gobierno español, porque siempre ha apoyado a Marruecos y su plan de autonomía para el Sáhara Occidental. No denuncia las violaciones de derechos humanos que se cometen contra esta población, que, hasta hace poco, era española. No sé si ha habido un trato entre España y Marruecos. Lo que pienso es que nada ha cambiado, porque España siempre ha apoyado a Marruecos. Lo que me alimentaba durante todos estos días era el apoyo del pueblo español”.

domingo, janeiro 3

Uma Foto Por Dia



photo: Inês Barroso. Foto N º. 1109. Sem Título.

"O grande medo era se a PIDE apanhava o Álvaro"

50 anos da fuga de Peniche. A 3 de Janeiro de 1960, dez comunistas presos no Forte conseguem uma evasão espectacular. Foi o pior momento para o sistema de repressão da polícia política, a PIDE, e fez tremer o regime de Salazar. A irmã de um dos fugitivos, Álvaro Cunhal, aceitou recordar os dias de há meio século, falar do dirigente e um pouco dela.

sábado, janeiro 2

Infidelidade e sono depois do sexo são culpa das hormonas

A infidelidade tem razões químicas. Não sendo a única causa para o adultério, certas substâncias que o organismo produz estão associadas a comportamentos como a infidelidade ou dormir depois do sexo. A culpa é da testosterona, mas não só.

Padre foi «perseguido» na Madeira «por defender os pobres»

A denúncia é feita pelo presidente em Portugal da Rede Europeia Anti-Pobreza, mas já remonta ao dia 5 de Setembro de 2009, data em que o cónego Manuel Martins foi dispensado das funções de pároco da Sé do Funchal e deslocalizado para Machico e Ribeira Seca.

Uma Foto Por Dia



photo: Inês Barroso. Foto N º. 1108. Telhados de Lisboa.

Património, museus e criação artística são prioridades



Património edificado e imaterial, museus e criação artística são as áreas apontadas por diferentes programadores culturais como prioritárias face à possibilidade de aumento do orçamento do Ministério da Cultura.

sexta-feira, janeiro 1

Robado en Marsella el cuadro 'Les choristes', de Degas



La obra 'Les choristes' de Edgard Degas, valorado en 800.000 euros, desapareció del Museo Cantini de la localidad francesa de Marsella, donde se exponía desde el pasado octubre, informaron en la Reunión de Museos Nacionales de Francia (RMN).

Uma Foto Por Dia



photo: chico esperto. Foto N º. 1107. Saúdo o ano de 2010.