sexta-feira, novembro 30

quinta-feira, novembro 29

Sobre a Razão

Num país que não conhece
sequer o sabor da sua própria nudez



erramos na noite sobre os membros
o peso obscurecido do desejo -



tão alta é a nossa razão
que somos nós a boca mais fresca do sol


Eugénio de Andrade

Uma Foto Por Dia



Photos:chico esperto. Fotos 537/538. Monumento dos Restauradores - Lisboa.

Amanhã é dia de greve na Função Pública

Consta

"Ressuscitar o Roteiro de Paz israelo-palestiniano, qual Lázaro morto e insepulto desde a sua apresentação oficial em Abril 2003, requer um milagre à imagem de um Cristo. O Roteiro, traçado pelos EUA, União Europeia, Rússia e ONU, propunha-se chegar a uma resolução final e compreensiva do conflito 2005, mas nem sequer a primeira fase foi concretizada."
Jão Carlos Barradas
Jornal de Negócios

quarta-feira, novembro 28

$ 100



by José Mercader

Frase do Dia

"Cada homem um voto; cada mulher uma cona; se isto não é democracia, que venha Deus e diga o que é.
Max Aub, Luís Álvarez Petreña

Uma Foto Por Dia


Photo: Inês. Fotos 536. Estudo da cor, Pedro Cabrita Reis - Museu Berardo - Lisboa.

O PODER DA MEMÓRIA

Consta

"Não deixa de ser irónico dizer-se, hoje em dia, que Portugal, o mesmo que esteve na base desse enorme movimento globalizador que foram os Descobrimentos, não tem futuro na era da globalização."
José Luís Ramos Pinheiro
CORREIO DA MANHÃ

terça-feira, novembro 27

Uma Foto Por Dia


Photo: Inês. Fotos 535. Símbolo Nacional.

Deveria de estar mais bem informado.

Líder da JP pediu desculpa a Bernardino Soares.

Frase do Dia

"Saberão os dedos como se agitar ali onde Amor espeta em segredo as suas setas mais acesas."
Ovídio, Ars Amatoria

segunda-feira, novembro 26

Uma Foto Por Dia

Photo: chico esperto. Fotos 534. Elevador de S. Justa, Lisboa.

Frase do Dia

"Se queres prever o futuro, estuda o passado."

CONFÚCIO Pensador Chinês
(551 a. C. - 479 a. C.)

domingo, novembro 25

O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS

Aqui o mar acaba e a terra principia. Chove sobre a cidade pálida, as águas do rio correm turvas de barro, há cheia nas lezírias. Um barco escuro sobre o fluxo soturno, é o Highland Brigade que vem atracar ao cais de Alcântara. O vapor é inglês, da Mala Real, usam-no para atravessar o Atlântico, entre Lomdres e Buenos Aires, como uma lançadeira nos caminhos do mar, para lá, para cá, escalando sempre os mesmos portos, La Plata, Montevideo, Santos, Rio de Janeiro, Pernanbuco, Las Palmas, por esta ou inversa ordem, e, se não naufragar na viagem, ainda tocará em Vigo e Boulogne-sur-Mer, enfim entrará o Tamisa como agora vai entrando o Tejo, qual dos rios o maior, qual a aldeia. Não é grande embarcação, desloca catorze mil toneladas, mas aguenta bem o mar, como outra vez se provou nesta travessia, em que, apesar do mau tempo constante, só os aprendizes de viajante oceânico enjoaram, ou os que, mais veteranos, padecem de incurável delicadeza do estômago, e, por ser tão caseiro e confortável nos arranjos interiores, foi-lhe dado, carinhosamente, como ao Highland Monarch, seu irmão gémeo, o íntimo apelativo de vapor e família. Ambos estão providos de tombadilhos espaçosos para sport e banhos de sol, pode-se jogar, por exemplo, o cricket, que, sendo jogo de campo, também é exercitável sobre as ondas do mar, deste modo se demonstrando que ao império britânico nada é impossível, assim seja essa a vontade de quem lá manda. Em dias de amena metereologia, o Highland Brigade é jardim de crianças e paraíso de velhos, porém não hoje, que está chovendo e não iremos ter outra tarde.

Saramago, José in O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS, edições Caminho



Uma Foto Por Dia


Photo: chico esperto. Fotos 533. Encosta do Castelo de S. Jorge, Lisboa.

Frase do Dia

"Jé me comem, já me comem por onde mais pecado havia."

Quevedo

"José Sócrates é mesmo o anti-Guterres é um homem de extrema determinação"

Consta

"Eu prefiro Hugo Chávez a George W. Bush. Para começar, porque se fosse venezuelano ou latino-americano e se houvesse um Bush na Casa Branca, eu também seria ferozmente anti-americano."
Miguel sousa Tavares
Expresso

sábado, novembro 24

Frase do Dia

"Toda a arte é erótica."

Adolfo Loos

Uma Foto Por Dia

Photo: chico esperto. Fotos 532. Rua Serpa Pinto (ao Chiado), Lisboa.

Provérbio de fim-de-semana

Cada um, estenda a perna até onde tenha coberta

Palavras-Chave: perna coberta

Consta

"Vivems numa sociedade apolítica, que obedece à autoridade, sofre calada e aceita com resignação o seu destino."
Vasco Pulido Valente
Público

sexta-feira, novembro 23

Uma Foto Por Dia


Photo: chico esperto. Fotos 531. Estátua D. Pedro IV - Rossio, Lisboa.

Frase do Dia

"Ninguém compreendia o perfume da escura magnólia do teu ventre."

Federico Garcia Lorca

quinta-feira, novembro 22

UM ESTRANHO EM GOA

As gralhas, lá fora, ralham umas com as outras. Arranharam a noite numa algazarra áspera. Viro-me no colchão tentando encontrar um pedaço fresco de lençol. Sinto que estou a ser cozinhado ao vapor como se fosse um legume. Salto da cama e sento-me no parapeito da janela. Se fumasse – nunca fumei – seria agora a altura certa para acender um cigarro. Assim, fico a olhar a enorme figueira (Ficus benghalensis) no quintal, tentando seguir entre as sombras o combate das gralhas. Não sopra o alívio de uma brisa. A noite, porém, girando por sobre Pangim imensa e límpida, com a sua torrente de estrelas, refresca-me a alma.
Penso nesta frase e não gosto dela. Está uma noite de cristal, funda, transparente, e isso produz, realmente, uma certa sensação e frescura. Acho que do que não gosto nesta frase é da palavra alma. Alma parece-me uma palavra muito grande. Já toda a grnte abusou dela, poetas medíocres, filósofos, guerreiros, conspiradores, mas ainda assim continua enorme. Risco a alma e mantenho as estrelas. Nas grandes cidades não é possível ver as estrelas.
Volto ao quarto e ligo o computador. A frase “O que faço eu aqui?”, título de uma recolha de textos de Bruce Chatwin, desliza lentamente no écran. Uso-a desde há muito como cortina de protecção. Nesta cidade remota, à uma hora da madrugada, parece-me uma boa pergunta.

Agualusa, José Eduardo in Um Estranho Em Goa, edições Cotovia


Uma Foto Por Dia


Photo: chico esperto. Fotos 530. Proa de Moliceiro - Torreira.

Vá-se lá saber porquê?

"Mais vale um treinador coxo que um treinador cego."

Manuel Cajuda
Treinador do V. Guimarães
que fracturou a perna num choque com o jogador Moreno

Consta

"Nada em Durão Barroso é por acaso mesmo quando parece um acaso. Quando agora diz que foi enganado por alguém que lhe deu iformações erradas sobre o Iraque e que agiu por pressão de 'aliados e amigos sobretudo Espanha', está a olhar longe.
É a sua verdade, aquela que jamais alguém desdirá."
Raul Vaz
Jornal de Negócios

Provérbio

As jovens virgens têm o sexo húmido e a boca seca; as velhas é exactamente o contrário.

quarta-feira, novembro 21

PEQUENA CRÓNICA DO BANAL

"A vida pede pouco mais que vida." RUY BELO - Meditação Anciã

Consta

"Já não é a primeira vez que os professores são forçados a melhorar as notas dos alunos para as estatísticas do ensino terem um ar mais agradável. A novidade é as pressões começarem tão cedo, logo nos primeiros meses do ano lectivo."
Armando esteves Pereira
Correio da Manhã

Frase do Dia

"No mundo governa um czar impiedoso: fome é o seu nome."

N. A. Nekrasov Poeta Russo (1821-1878)

terça-feira, novembro 20

Uma Foto Por Dia


Photo: chico esperto. Fotos 529. Proa de Moliceiro - Torreira.

Já se prepara o ano de eleições...

Desvio da inflação será tido em conta nas negociações salariais.

Frase do Dia

"Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a."

Johann Goethe Escritor Alemão (1749-1832)

domingo, novembro 18

Uma Foto Por Dia


Photo: chico esperto. Fotos 527. Ria de Aveiro - Torreira.

...

"Tudo quanto buscamos,buscamo-lo por uma ambição, mas essa ambição ou não se atinge, e somos pobres, ou julgamos que a atingimos, e somos loucos ricos.

Soares, Bernardo in Livro do Desassossego

Consta

"Eu sempre disse: primeiro o tabaco, depois o sal, a seguir o álcool, depois as gorduras e os fritos, e a seguir, quem sabe, talvez saia uma lei a regulamentar o perigo que representa para a nossa saúde o facto de ainda estarmos vivos.
Miguel Sousa Tavares
Expresso

sábado, novembro 17

Uma Foto Por Dia




Photo: chico esperto. Fotos 525/526 - Monumento aos mortos na guerra (batalha 1713-1714, Perda da Independência da Catalunha) - Plaça del Fussar de Les Moreres, Barcelona .

MATINAL

Que seja fogo e suba ao cume
das águas seminais e duras,
e cante, invada, inunde
- juventude, juventude.

Euénio de Andrade

MEMORIAL DO CONVENTO

D. João, quinto do nome na tabela real, irá esta noite ao quarto de sua mulher, D. Maria Ana Josefa, que chegou há mais de dois anos da Áustria para dar infantes à coroa portuguesa e até hoje ainda não emprenhou. Já se murmura na corte, dentro e fora do palácio, que rainha provavelmente, tem a madre seca, insinuação muito resguardada de orelhas e bocas delatoras e que só entre íntimos se confia. Que caiba a culpa ao rei, nem pensar, primeiro porque a esterilidade não é mal dos homens, das mulheres sim, por isso são repudiadas tantas vezes, e segundo, material prova, se necessária ela fosse, porque abundam no reino bastardos da real semente e ainda agora a procissão vai na praça. Além disso, quem se extenua a implorar ao céu um filho não é o rei, mas a rainha, e também por duas razões. A primeira razão é que um rei, e ainda mais se de Portugal for, não pede o que unicamente está em seu poder dar, a segunda razão porque sendo a mulher, naturalmente, vaso de receber, há-de ser naturalmente suplicante, tanto em novenas organizadas como em orações ocasionais. Mas nem a persistência do rei, que, salvo dificultação canónica ou impedimento fisiológico, duas vezes por semana cumpre vigorosamente o seu dever real e conjugal, nem a paciência e humildade da rainha que, a mais das preces, se sacrifica a uma imobilidade total depois de retirar-se de si e da cama o esposo, para que não se não perturbem em seu gerativo acomodamento os líquidos comuns, escassos os seus por falta de estímulo e tempo, e cristianíssima retenção moral, pródigos os do soberano, como se espera de um homem que ainda não fez vinte e dois anos, nem isto nem aquilo fizeram inchar até hoje a barriga de D. Maria Ana. Mas Deus é grande.

Saramago, José in Momerial do Convento edição CAMINHO










'Memorial' já vendeu um milhão em Portugal

Um milhão de exemplares vendidos em 25 anos. Contas feitas por alto pela Caminho sobre aquele que é um dos livros mais lidos de José Saramago. Que impacto pode ter este volume de vendas do romance Memorial do Convento no monumento de que fala, ou seja, o Palácio Nacional de Mafra? "Essas contas são difíceis de fazer", referiu ao DN Margarida Montenegro. A directora do Palácio Nacional de Mafra não tem dúvidas de que o livro contribuiu para o aumento do número de visitantes, facto que se tornou mais visível nos últimos oito anos. "O impacto da obra tem vindo num crescendo que tem relação directa com o facto de se ter tornado obrigatória no secundário", sublinha Margarida Montenegro que acrescenta. "Há uma dinâmica à volta do monumento relacionada c esta obra literária."

Provérbio de fim-de-semana

Choro de viúva, é água de chuva.

Palavras-Chave: choro víuva água

Frivolidades

"Como diz sabiamente uma amiga minha, queca adiada, queca nunca dada."

Margarida Rebel Pinto
Sol

quinta-feira, novembro 15

Uma Foto Por Dia

Photo: Inês B. Foto 524. Para todos os gostos, Mercat la Boqueria - Barcelona.

Agora é mais barato ser do PS


Os saldos chegaram ao PS...

Consta

"Já me tentaram explicar mas não compreendi. Certamente por defeito meu. Continuo sem perceber porque é que a Câmara de Lisboa não consegue fazer as coisas mais elementares, como limpar as ruas, tapar buracos, pintar passadeiras e por aí fora."
Leonel Moura
Jornal de Negócios

terça-feira, novembro 13

Uma Foto Por Dia


Photo: Inês B. Foto 523. Velas interior de la Iglesia Maria del Pi, Barcelona.

Consta

"Lotaria,Jackpot, Euromilhões são boas palavras para descrever a taluda que saiu à Galp e seus accionistas. O campo de petróleo descoberto ao largo do Brasil é colossal."
Pedro Santos Guerreiro
Jornal de Negócios

segunda-feira, novembro 12

Deputado insiste na independência da Madeira

Façam-lhe a vontade!

A DEMOCRACIA TEM DESTAS COISAS...

EP vai ter a concessão da rede rodoviária nacional por 92 anos.

Drops



by rudy yulianto

Consta

"Costuma dizer-se que Roma e Pavia não se fizeram num dia e à pele e à alma do principal reponsável da ASAE vai ficando colado um currículo de prestígio para si e para a sua instituição que deve ser reconhecido."
Moita Flores
Correio da Manhã

Vergonhoso: professores das AEC não recebem

A pedido do cegueiralusa.

domingo, novembro 11

Uma Foto Por Dia


Photo: chico esperto. Foto 522. Ria de Aveiro - Torreira.

"Enquanto eu estiver no Benfica falham todos os Berardos"

Consta

Ao escolher [Santana Lopes] para chefiar um debate onde se impunha discutir as alternativas à política económica do Governo, o PSD mostrou que não aprendeu nada com as lições dos últimos anos.
Miguel Sousa Tavares
Expresso

sábado, novembro 10

Uma Foto Por Dia

Photo: chico esperto. Foto 521. Praia deserta (Torreira).

SOBRE UM CORPO

Sobre o teu corpo caio
daquele modo que o verão tem de espalhar os
cabelos
na água esparsa dos dias
e faz das peónias uma chuva de oiro
ou a mais incestuosa das carícias


Eugénio de Andrade

Tantas resmas de A4 gastas…

O líder do CDS/PP, Paulo Portas, mandou digitalizar mais de 60 mil páginas que se encontravam no seu gabinete no Ministério da Defesa uma semana antes das eleições que ditariam a sua saída do Governo, noticia este sábado o semanário Expresso.

Frivolidades

"Então mas isto é uma democracia ou é uma casa de putas."

Clara Pinto Correia Escritora
24 Horas

Provérbio de fim-de-semana

As dúvidas aumentam com a idade, não as certezas.

Palavras-Chave:
dúvidas certezas

quarta-feira, novembro 7

Consta

"E, de repente, breves 31 meses depois, ali estão, na primeira fila do hemiciclo, Santana Lopes e Paulo Portas, líderes parlamentar e partidário respectivamente. Este inverosímil facto é um desastre para o centro-direita e para quaisquer aspirações à reconquista do poder a um José Sócrates, socialista mas pouco."
Octávio Ribeiro Correio da Manhã

Uma Foto Por Dia



Photo: chico esperto. Foto 518.Retrato de nós mesmos, retrato fbaulístico.
Materiais: Silicone 14 x 22 x 90 cm
Autor: Inês Serpa Barroso

Frase do Dia

"O conforto é a única coisa que a nossa civilização nos pode oferecer."

Autor: Wilde , Oscar

terça-feira, novembro 6

Botero retrata la tortura en Abu Ghraib


Washington. (EFE).-El artista plástico colombiano Fernando Botero, ha realizado 79 obras sobre la tortura a prisioneros en Abu Ghraib que expone en el museo de la American University en Washington DC. Botero ha declarado que el motivo de la realización de estas obras no es otro que el de "sacarse la rabia" ante una conducta "inaceptable" del Gobierno estadounidense.

Consta

"Quando uma borboleta bate as asas em Alcochete causa uma tempestade na Ota e uma terrível dor de cabeça em Mário Lino. Compreende-se: o milagre das rosas anunciado ao país em forma de milhares de milhões de euros pode, afinal, ficar-se por preços mais sensatos."
Fernando Sobral Jornal de Negócios

PS aprova sozinho novo Estatuto do Aluno

Para o ano vamos voltar a ouvir a ministra da Educação apregoar que os chumbos dos estudantes portugueses estão a baixar, caminhando para os índices dos países mais desenvolvidos da União Europeia - O PS no seu melhor a trabalhar para as estatísticas.

segunda-feira, novembro 5

Vá-se lá saber porquê?

Quería deciros de que gusté mucho de estos cinco días que passámos juntos y que, no tardaremos a repetirlos.

Frase do Dia


"Não há factos, apenas interpretações."

Nietzsche Filósofo Alemão (1844-1900)

Uma Foto Por Dia


Photo: chico esperto. Foto 517.Obstáculo.
Materiais: Aço, cortiça e plástico 250 x 40 x 40 cm
Autor: Sara Pestana

UM PAÍS SUI GENERIS

Funcionária regressa a casa.

domingo, novembro 4

Uma Foto Por Dia

Photo: chico esperto. Foto 516. Panorâmica da Cidade de Barcelona da frontaria do Palau Nacional & Museu Nacional d'Art de Catalunya.

Vá-se lá saber porquê?

photo: chico esperto. Arrepiei-me ontem ao ouvir este senhor a tocar e a cantar, na Av. Del Portal de L’Angel – Barcelona.