sexta-feira, junho 30

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto nº. 128 - "Casario de Lisboa."

Os teus olhos

Foto: Shiver
Os teus olhos
exigindo
ser bebidos
Os teus ombros
reclamando
nenhum manto
Os teus seios
pressupondo
tantos pomos
O teu ventro
recolhedo
o relâmpago
David Mourão-Ferreira

Pensamento do Dia

A arte é um esquivar-se a agir, ou a viver. A arte é a expressão intelectual da emoção, distinta da vida, que é a expressão volitiva da emoção. O que não temos, ou não ousamos, ou não conseguimos, podemos possuí-lo em sonho, e é com esse sonho que fazemos arte. Outras vezes a emoção é a tal ponto forte que, embora reduzida à acção, a acção, a que reduziu, não a satisfaz; com a emoção que sobra, que ficou inexpressa na vida, se forma a obra de arte.
Assim, há dois tipos de artista: o que exprime o que não tem e o que exprime o que sobrou do que teve.
Fernando Pessoa "Livro do Desassossego"

A Bíblia de Barro

Chovia em Roma quando o táxi se deteve na Praça de São Pedro.
Eram dez da manhã.
O homem pagou o percurso e, sem esperar pelo troco, apertando um jornal debaixo do braço, aproximou-se em passo rápido do primeiro controlo em que rotineiramente se verificava se os visitantes entravam na basílica correctamente vestidos. Nada de calções, minissaias, tops ou bermudas.
No interior do templo, nem sequer se demorou ante a Pietà de Miguel Ângelo, a única obra de arte, das muitas que alberga o Vaticano, que o conseguia comover. Hesitou uns segundos até se orientar, encaminhando-se, seguidamente, para os confessionários onde, a essa hora, sacerdotes de diferentes países ouviam nas suas línguas maternas os fiéis chegados de todas as partes do mundo.
De pé, apoiado numa coluna, aguardou impaciente que outro crente acabasse de se confessar. Quando o viu levantar-se, dirigiu-se para o confessionário. Um cartaz informava que aquele padre exercia o seu ministério em italiano.
O eclesiástico esboçou um sorriso ao contemplar a figura seca do homem que envergava um fato de bom corte. Tinha o cabelo branco cuidadosamente penteado para trás e uma fisionomia impaciente de quem está habituado a mandar.
- Ave, Maria Puríssima.
- Concebida sem pecado.
- Padre, confesso que vou matar um homem. Que Deus me perdoe.
Navarro, Júlia, "A Bíblia de Barro", Círculo dos Leitores, 2005.

quinta-feira, junho 29

Frase do Dia

Os homens não o podem ser se não forem livres.

Espriu , Salvador

Íris

Vicent van Gogh - 1889

quarta-feira, junho 28

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto nº. 127 - "Fundação de suporte a parte da cobertura exterior - Pavilhão da FIL - Parque das Nações, Lisboa ."

Três Músicos

Picasso - 1921

Óleo na lona, 6 ' 7 " x 7 ' 3 " - formulários abstraídos aplainados - arranjados em testes padrões rítmicos - as diagonais ligeiras adicionam aos ritmos


Consta

"As verdadeiras vitórias, as que deviam fazer desfraldar bandeiras, na educação, na economia, na saúde, na protecção dos menores, na justiça, na política, são coisas custosas, não se resolvem com uma finta."
David Pontes Jornal de Notícias

terça-feira, junho 27

Les Demoiseles d'Avignon

Picasso - 1907
Óleo sobre lona, 8 ' x 7 ' 8 " - influência das máscaras africanas - retrato das prostitutes em Avignon, France; feito na maneira áspera, primitiva.

Gabinete do ministro Silva Pereira nomeia filha de Sampaio

["O ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Pedro Silva Pereira, nomeou a filha do ex-Presidente da República Jorge Sampaio "para exercer as funções de adjunta" do seu gabinete.
De acordo com o Diário da República de ontem, a nomeação de Vera Ritta Branco de Sampaio, assinada pelo ministro a 20 de Abril, produz efeitos a partir de 01 de Abril passado."]
Diário de Notícias, 27/06/06

Reestruturação da administração pública pode não ir à Assembleia da República

O diploma que irá definir a reorganização dos serviços públicos poderá não ser submetido ao crivo da Assembleia da República.
O Ministério das Finanças e da Administração Pública tenciona fazer uma alteração ao projecto que poderá libertá-lo da aprovação parlamentar.
A questão foi levantada ontem pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), depois de mais uma reunião no âmbito das negociações em curso, relativamente à reforma da administração pública.
E, ao que o PÚBLICO apurou, o Governo está mesmo "a pensar" aprovar o projecto da reorganização da administração pública - essencial na reforma do Estado - apenas em Conselho de Ministros.
Segundo disse ao PÚBLICO Bettencourt Picanço, dirigente do STE, o próprio secretário de Estado da Administração Pública, João Figueiredo, manifestou a intenção de o fazer, no encontro de ontem. Para isso, irá transferir os artigos da lei da reorganização dos serviços respeitantes aos recursos humanos para o diploma que rege a chamada "mobilidade especial", ou bolsa de supranumerários.
"A ideia é que, assim, o diploma deixe de mexer com questões fundamentais de gestão de pessoal e, por isso, não tenha de ir à Assembleia da República", criticou Bettencourt Picanço.
O Ministério das Finanças garante que se trata de "alterações meramente técnicas, que não mudam em nada a substânciado diploma". Ou seja, que mesmo que a lei não seja submetida ao Parlamento ela "não será transformada na substância".
Outra questão que está a preocupar os sindicatos é a privatização de serviços. O STE, em comunicado, teme que "tudo isto" "sirva para camuflar contratos com os amigos e as empresas do costume", referindo-se nomeadamente a contratos no âmbito da segurança social ou da justiça.
Fonte: Público

Uma Foto Por Dia

© Photo: Nina. Foto nº. 126 - "Azenhas do Mar."

segunda-feira, junho 26

O verdadeiro artista



Palavras para quê? É um artista “Russo” e, tinha a lição muito bem estudada…

GUERNICA

Foto retirada do Google
" GUERNICA " é um óleo sobre tela de autoria de ' Pablo Picasso ', datado de 1937. Executado para o pavilhão da República Espanhola, na Exposição Internacional de Paris, o painel tem as dimensões de 350 x 782 cm, encontra-se, actualmente exposto no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.
Este quadro, disse Picasso numa entrevista, foi o único pintado com autênticas motivações políticas.
Em 1937, os aviões alemães, num ensaio do que seria a II Guerra Mundial, ajudaram Franco ao despejar bombas sobre Guernica, no País Basco, matando 1654 pessoas, um número aterrador para a época, se tivermos em conta que ainda não tinha acontecido Hiroxima, nem os bombardeamentos da II Guerra Mundial.
Picasso ordenou no seu testamento que a obra só regressaria a Espanha quando fosse restaurada a democracia no país, o que aconteceu há precisamente 25 anos, tendo regressado do MoMA, em Nova Iorque.

Consta

"Os portugueses hão-de perceber, porventura mesmo depois de um grande feito futebolístico, que vão continuar a ter de pagar as suas contas, enquanto outros enriquecem à custa de mata-mata. E a malta ri-se."
Rui Santos Correio da Manhã

Só 20 mil ex - combatentes vão receber pensões

O Ministério da Defesa quer restringir o complemento especial de pensões a menos de 20 mil antigos combatentes.
Com esta proposta, que está em cima da mesa desde Abril passado, o universo de abrangidos sofrerá uma redução de 95 por cento face ao actual universo de 380 mil ex-combatentes beneficiados pela actual legislação.
Recorde-se que o número de pedidos de acesso a esta reforma complementar já ascende a 543 mil.
Fonte: Correio da Manhã

domingo, junho 25

Consta

"A justiça dos ricos anda rápida ou lenta, conforme lhes interessa, e a dos pobres na maior parte dos casos, não anda.
Falta muito para Portugal ser um país inteiramente democrático."

Paulo Baldaia Jornal de Notícias

Uma Foto Por Dia

© Photo: Nina. Foto nº. 125 - "Kitesurf - Praia da Nova Vaga - Costa da Caparica."

Frase do Dia

[«Aquilo a que não podes chegar voando, podes alcançar coxeando... As Escrituras dizem-nos que não é pecado coxear.»]

Ruckert

sábado, junho 24

O Livro

Lê-se um livro com carinho
e, ao deixá-lo, a visão passa;
e ninguém segue o caminho
que a moral dos livros traça.
António Aleixo

Uma Foto Por Dia

© Photo: Nina. Foto nº. 124 - "Azenhas do Mar."

OS CUS DE JUDAS


Gago Coutinho, a trezentos quilómetros ao sul do Luso e junto à fronteira com a Zâmbia, era um mamilo de terra vermelha poeirenta entre duas chanas podres, um quartel, quimbos chefiados por sobas que o Governo Português obrigava a fantasias carnavalescas de estrelas e de fitas ridículas, o posto da PIDE, a administração, o café do Mete Lenha e a aldeia dos leprosos; uma vez por semana eu sacudia o badalo do sino da capela pendurado no meio de um círculo de cubatas aparentemente desertas, no silêncio carregado de ruídos que África tem quando se cala, e dezenas de larvas informes principiavam a surgir, manquejando, arrastando-se, trotando, dos arbustos, das árvores, das palhotas, dos contornos indecisos das sombras, larvas de Bosch de todas as idades em cujos ombros se agitavam, como penas, franjas de farrapos, avançando para mim à maneira dos sapos monstruosos dos pesadelos das crianças, a estenderem os cotos ulcerados para os frascos do remédio.
Antunes, Antonio Lobo, "Os cus de Judas", Círculo dos Leitores, 1984.

Enigma do Hitler

Salvador Dali

Consta

"[Cavaco Silva] é um homem experiente, com um conhecimento muito profundo do País conseguido nos anos em que foi primeiro-ministro. Além disso é inteligente e bem-intencionado."
Eunice Munõz O Independente

sexta-feira, junho 23

Frase do Dia

"Não se deve julgar os homens pelas suas opiniões, mas por aquilo que essas opiniões fazem deles."

Georg Lichtenberg
escritor alemão (1742-1799)

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto nº. 123 - "Pormenor da cobertura do Pavilhão da Fil - Parque das Nações, Lisboa."

O olho

Salvador Dali - 1945

Consta

"Durante décadas Portugal foi um País de poupanças. Nos últimos anos tornou-se um País de empréstimos. E nos próximos será uma nação de endividados."

Filomena Martins Correio da Manhã

Nova ronda de negociações

Tal como aconteceu no dia 16, só a Frente Sindical da Administração Pública (FESAP) e o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado é que têm reuniões marcadas.
A Frente Comum ficou afastada do processo quando recusou abdicar do direito à negociação suplementar em troca dos três encontros, que o Secretário de Estado da Administração Pública propôs às organizações sindicais do sector.
Para esta manhã, a Frente Comum tem marcada uma vigília frente ao Ministério das Finanças e para dia 6 de Julho, uma greve nacional a que poderão juntar-se o STE e a FESAP. Aliás, o anúncio poderá ser feito exactamente hoje, data limite para a entrega do pré-aviso de greve.
As organizações da UGT ainda têm mais uma reunião final agendada para dia 26, mas os Quadros Técnicos do Estado já deixaram claro que se a reunião de hoje correr como as outras, ou seja, se for improdutiva, não voltam à Praça do Comércio.
Recorde-se que o Governo quer avançar com este mecanismo que pode levar os trabalhadores excedentes dos serviços sujeitos a extinção, fusão, reestruturação ou racionalização a uma situação de mobilidade especial, com perda de até dois sextos do vencimento. Segundo o ministro, todos os 570 mil funcionários públicos vão ser atingidos directa ou indirectamente. Mas entre 75 mil e 100 mil poderão mesmo ser considerados excedentes.
Fonte: Rádio Renascença

quinta-feira, junho 22

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto nº. 122 - "Travessa da Peixeira, S. Bento - Lisboa."

Melancolia

Salvador Dali 1942

Tecto nas pensões na Função Pública

A partir do próximo ano, as reformas da Caixa Geral de Aposentações, relativa aos funcionários públicos, terão também um tecto máximo, à semelhança do que acontece com o Regime Geral da Segurança Social, revelou ao CM junto de fonte oficial do Ministério das Finanças.
Esta informação surge na sequência da notícia do CM de ontem , que dava conta deque o Governo pretende impor a partir de 2007 um valor máximo de 4500 euros por mês para as pensões dos trabalhadores do sector privado, uma vez que o regime de segurança social é só aplicado aos trabalhadores do sector privado e aos funcionários do Estado que entrem a partir deste ano.
O Governo vai aproveitar a entrada em vigor das novas regras da segurança social para limitar também as reformas milionárias pagas pela Caixa Geral de Aposentações.
Contas feitas pela CGTP, o modelo de sustentabilidade apresentado pelo Governo vai resultar num corte de 4,5 por cento para todos aqueles que se reformarem em 2010, o que, para uma reforma de 500 euros, resulta num prejuízo anual de 315 euros.
A diminuição de reformas, salientou o secretário-geral da CGTP, Manuel Carvalho da Silva, vai aumentarao longo dos anos.
Carvalho da Silva adiantou que "só há uma alternativa que é a diminuição do valor da reforma", isto apesar de ter ficado na opinião pública a impressão de que existem três alternativas, acrescentou.
EFEITO DO FACTOR DE SUSTENTABILIDADE NA EVOLUÇÃO DAS REFORMAS
Segundo a CGTP, uma reforma de 500 euros mensais vai chegar a perder, em menos de cinco décadas, 1310 euros.
Ano da reforma/ Perda em percentagem/Perda absoluta por ano
- 2010 / 4.5% / 315 euros
- 2020 / 10% / 700 euros
-2030 / 13.8% / 966 euros
- 2040 / 16.6% / 1162 euros
- 2050 / 18.7% / 1310euros
Fonte: Correio da Manhã

Frase do dia

"A arte que não é capaz de transformar a sociedade e que, não é capaz de se imiscuir no coração das grandes questões e de influenciar a questão do capital (criatividade e produto), bem, não é arte."

Joseph Beuys

quarta-feira, junho 21

Vai tramando...

Enquanto a maioria anda entretida mandando foguetes e apanhando as canas pela passagem da equipa de todos nós aos oitavos de final, Sócrates paulatinamente, com a sua equipa, trama-nos sem que se dê por isso, o futebol está em primeiro plano e, ninguém se apercebe da trama urdida para as futuras reformas que os trabalhadores irão auferir quando atingirem (se atingirem) a idade da reforma.
Não quero ser fatalista, mas não me admira que a bandeira da Pátria que os portugueses orgulhosamente colocam em tudo o que é sítio, dentro em breve mude de cor e, passe a ser preta…

Persistência da Memória


Salvador Dali 1931

Natureza VIII

Stacie Milmeister
"A natureza do mundo está sempre a mudar, ou é a verdadeira natureza que triunfa sobre a aparência? "
Mandiargues , Pieyre

Consta

"Depois de toda a polémica que houve com as escutas, depararmos com uma situação desta é, no mínimo estranho.
E mais estranho ainda é que o procurador Souto Moura e o ministro da tutela não tenham perdido o sono."
José Leite Pereira Jornal de Notícias

terça-feira, junho 20

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto nº. 121 - "Escadinhas Terreiro do Trigo, Alfama - Lisboa."

Inteligência

© Photo: chico esperto.

Diz-nos a nossa consciência
que temos obrigação
de pôr a inteligência
ao serviço da razão.

António Aleixo

Olhos nus

Rainer Klostermeier
Seu corpo nu
meus olhos vestidos
seu corpo nu
meus olhos enlouquecidos
seu corpo vestido
meus olhos nus.

Paulo Netho

Natureza VII




"Só se pode vencer a natureza obedecendo-lhe."
Bacon , Francis

Frase do Dia

"O cientista não é o homem que fornece as verdadeiras respostas; é quem faz as verdadeiras perguntas."

CLAUDE LÉVI-STRAUSS,
antropólogo francês (1908-1995)

segunda-feira, junho 19

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto nº. 120 - "Calçada da Glória - Lisboa."

O Patriota

António, depois de dormir numa almofada de algodão (Made in Egipt), começou o dia bem cedo, acordado pelo despertador (Made in Japan) às 7 da manhã.
Depois de um banho com sabonete (Made in France) e enquanto o café (importado da Colômbia) estava a fazer na máquina (Made in Chech Republic), barbeou-se com a máquina eléctrica (Made in China).
Vestiu uma camisa (Made in Sri Lanka), jeans de marca (Made in Singapure) e um relógio de bolso (Made in Swiss).
Depois de preparar as torradas de trigo (produced in USA) na sua torradeira (Made in Germany) e enquanto tomava o café numa chávena (Made in Spain), pegou na máquina de calcular (Made in Korea) para ver quanto é que poderia gastar nesse dia e consultou a Internet no seu computador (Made in Thailand) para ver as previsões meteorológicas.
Depois de ouvir as notícias pela rádio (Made in India), ainda bebeu um sumo de laranja (produced in Israel), entrou no carro (Made in Sweden) e continuou à procura de emprego.
Ao fim de mais um dia frustrante, com muitos contactos feitos através do seu telemóvel (Made in Finland) e, após comer uma pizza (Made in Italy), o António decidiu relaxar por uns instantes.
Calçou as suas sandálias (Made in Brazil), sentou-se num sofá (Made in Denmark), serviu-se de um copo de vinho (produced in Chile), ligou a TV (Made in Indonésia) e pôs-se a pensar porque é que não conseguia encontrar um emprego em PORTUGAL...

Aurélia de Souza



Retrato
Óleo s/ tela 46,5 x 67 cm
Autor: Maria Aurélia Martins de Souza
Nasceu no Chile no ano de 1866, tendo falecido no Porto no ano de 1922.

Natureza VI

yuri docj

"Um ser humano só cumpre o seu dever quando tenta aperfeiçoar os dotes que a natureza lhe deu ."

Hesse , Hermann


domingo, junho 18

Arte



"A Gioconda sorri porque todos os que lhes puseram bigodes estão mortos."

Malraux, André

Frase do Dia

"Quanto mais se está no alto, menos se é livre."

Salústio

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto nº. 119 - "Escultura Homem-Sol, de Jorge Vieira; Parque das Nações - Lisboa."

Natureza V

yuri docj

"Eis a natureza que te convida e te ama; mergulha no seu seio que ela constantemente te oferece."
Lamartine, Alphonse de

sábado, junho 17

Voyeurismo

Foto: Gisèle Didi

Te olho

me molho

Leila Miccoli

Vieira Portuense

Dona Filipa de Vilhena Arma os Filhos Cavaleiros

Vieira Portuense, 1800-1801
Óleo sobre tela, 152 x 213 cm
Colecção Particular
Foto: retirada do Google

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto nº. 119 - "Janela de prédio sito na Calçada do Combro - Lisboa."

Está a fazer-se cada vez mais tarde


Minha muito amada Hemoglobina


Uma boa imitação da lua apenas se pode obter com um dessangramento total, ou seja, com uma sangria absoluta e definitiva. Este preceito vem-nos dos Antigos, que atribuíram a palidez lunar a uma falta de sangue. Só linfa branca nela circula, refere um fragmento pré-socrático, ou seja, matéria fria. Donde, naturalmente, Prosérpina rainha dos Infernos, e tudo o que daí advém no tocante ao conceito vida/morte. Logo, palidez e cor, luz e sombra, som e silêncio. Porque silenciosa é a lua, e sem ditongo, disse-o quem sabia, e esse i do ditongo falhado é uma nota longa e melancólica, quase um lamento de causar arrepios.

Tabucchi, Antonio, "Está a fazer-se cada vez mais tarde", , Publicações Dom Quixote, 2001.

Natureza IV

yuri docj

"Adopte o ritmo da natureza. O segredo dela é a paciência ."

Emerson, Ralph

Consta

"As pessoas neste País esquecem-se rapidamente das coisas. Ninguém me vê chatear seja quem for, mas parece que há uma estratégia para dizer qualquer coisa contra mim de três em três meses."

Pedro Santana Lopes O Independente

sexta-feira, junho 16

Beijo


Foto: Tim Flach


mãos que se tocam
olhos que se encontram
beijo na boca


Carlos Seabra

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto nº. 118 - "Travessa da Peixeira Largo de S. Bento - Lisboa."

Aprendendo...

© Photo: cocoranhetaefacada. Exposição de Paula Rego no Museu de Serralves, Porto, em Dezembro de 2004-
Grupo de jovens aprendendo a olhar para as várias formas de arte, neste caso a pintura.
São iniciativas que as escolas da área metropolitana do Porto levam a cabo com o apoio da Fundação de Serralves.
É de aplaudir.

Natureza III

yuri docj

"A natureza não faz nada bruscamente."

Lamarck,Jean

Consta

“As avaliações dependem das expectativas, e as minhas eram muito baixas: não gosto do homem nem do estilo. Sempre me fez impressão a rigidez, mesmo depois de tantos anos de política. Não fui votante de Cavaco Silva, abstive-me. Mas tem feito melhor do que esperava. Gostei do veto à Lei da Paridade. Já o Roteiro para a Inclusão, tomo mais como demagogia esperta. Ou é esperto ou bem aconselhado, porque tem feito exactamente o contrário do que se esperava. Não se esperava que ele falasse dos pobrezinhos, e falou. E não o fez de forma hipócrita, pelo que conseguiu não me irritar. Pelo que, repito, está a ser melhor do que pensava.”

Maria Filomena Mónica, Diário de Notícias

Frase do Dia

"A renúncia é a libertação. Não querer é poder ."

Pessoa, Fernando

quinta-feira, junho 15

MULHER EM BRANCO


ANTES


Estamos fora de Lisboa e os meus pais
Estamos fora e outra casa, outra vez outra casa
Viemos parecia que a fugir

Os meus pais foram-se deitar e eu fingi que fui também, subi, lavei os dentes



E a torneira quase só pinga, a água um fiozinho


Fiz a cama ao meu irmão, arranjei aqui nuns armários uns cobertores esquecidos, que a minha mãe queria evitar por causa do pó e por não saber por onde andaram


A casa parece de resto
Desconfortável, diz-nos que não somos daqui
Um chão que range por todo o lado, uma das casas de banho tem uma janelinha de madeira que está partida
De maneira que imaginas o frio
Carvalho, Rodrigues Guedes "MULHER EM BRANCO", Lisboa: Publicações dom Quixote, 2006.

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto nº. 117 - "Mercearia de bairro, localizada na Rua dos Poiais de S. Bento - Lisboa."

No conjugar amor

bisan gallery

Descobrimos coisas
que ninguém mais sabe
Coisas diversas do saber comum.
A transfusão que existe no beijar
quando a ternura é líquida
E a transparência
opaca
do suor
quando o amor é feito
E o jeito que nos fica
de namorar o corpo
E o exagero em tudo que se diz
nas juras repetidas
Descobrimos coisas
que ninguém mais sabe
e que aprendemos juntas.
MANUELA AMARAL

Natureza II

yuri docj

"A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil ."

Copérnico, Nicolau


Consta

"Quando um professor é espancado numa escola por familiares de um aluno uma ministra habituada a falar muito não pode ficalar calada."

Edital Visão

quarta-feira, junho 14

Natureza

yuri docj

"A natureza do mundo está sempre a mudar, ou é a verdadeira natureza que triunfa sobre a aparência? "

Mandiargues , Pieyre


O que é que acha?

Acabei de ver e ouvir no telejornal das 16 00 na SIC Notícias, uma jornalista perguntar a uma mãe de um aluno, - o que é que acha de uma greve dos professores marcada entre feriados?Gostaria de ter assistido a uma pergunta do género.
A senhora como encarregada de educação está ao corrente das propostas do Ministério da Educação na nova revisão do estatuto da carreira docente, onde se prevê a avaliação dos professores por vós, encarregados de educação?
A resposta da mãe do aluno certamente teria sido diferente!

Palomar

Acerca dos jovens


Numa época em que a intolerância dos mais velhos em relação aos jovens e do jovens em relação aos mais velhos chegou ao cúmulo, em que os mais velhos não fazem outra coisa senão acumular argumentos para dizerem finalmente aos jovens aquilo que eles merecem, e os jovens não esperam mais do que estas ocasiões para demonstrarem que os mais velhos não percebem nada, o senhor Palomar não consegue articular uma palavra. Se por vezes, tenta intervir, apercebe-se de que todos estão demasiados acalorados com as teses que estão a defender para ligarem àquilo que ele está a tentar esclarecer a si próprio.
O facto é que ele, mais do que afirmar uma sua verdade, desejaria fazer algumas perguntas, e percebe que ninguém quer sair dos binários do seu próprio discurso para responder a perguntas que, sendo provenientes de um outro discurso, obrigariam a repensar as mesmas coisas com outras palavras, e até mesmo a encontrar-se em territórios desconhecidos, longe dos percursos seguros. Ou então desejaria que as perguntas as fizessem os outros a ele; mas a ele também lhe agradariam apenas algumas perguntas e não outras: aquelas a que responderia, dizendo as coisas que sente que pode dizer, mas que apenas poderia dizer, se alguém lhe pedisse para as dizer. De qualquer modo, ninguém sonha sequer perguntar-lhe seja o que for.
Estando as coisas neste pé, o senhor Palomar limita-se a ruminar em silêncio sobre a dificuldade de falar aos jovens…
Calvino,Italo, "PALOMAR", Lisboa: edotirial teorema, 1987.

Receita de mulher

stefan gesell


As muito feias que me perdoem
Mas beleza é fundamental. É preciso
Que haja qualquer coisa de flor em tudo isso
Qualquer coisa de dança,
qualquer coisa de haute couture
Em tudo isso (ou então
Que a mulher se socialize
elegantemente em azul,
como na República Popular Chinesa).
Não há meio-termo possível. É preciso
Que tudo isso seja belo. É preciso
que súbito tenha-se a
impressão de ver uma
garça apenas pousada e que um rosto
Adquira de vez em quando essa cor só
encontrável no terceiro minuto da aurora.
É preciso que tudo isso seja sem ser, mas
que se reflita e desabroche
No olhar dos homens. É preciso,
é absolutamente preciso
Que seja tudo belo e inesperado. É preciso que
umas pálpebras cerradas
Lembrem um verso de Éluard e que se acaricie nuns braços
Alguma coisa além da carne: que se os toque
Como no âmbar de uma tarde. Ah, deixai-me dizer-vos
Que é preciso que a mulher que ali está como a corola ante o pássaro
Seja bela ou tenha pelo menos um rosto que lembre um templo e
Seja leve como um resto de nuvem: mas que seja uma nuvem
Com olhos e nádegas. Nádegas é importantíssimo. Olhos então
Nem se fala, que olhe com certa maldade inocente. Uma boca
Fresca (nunca úmida!) é também de extrema pertinência.
É preciso que as extremidades sejam magras; que uns ossos
Despontem, sobretudo a rótula no cruzar das pernas,
e as pontas pélvicas
No enlaçar de uma cintura semovente.
Gravíssimo é porém o problema das saboneteiras:
uma mulher sem saboneteiras
É como um rio sem pontes. Indispensável.
Que haja uma hipótese de barriguinha, e em seguida
A mulher se alteie em cálice, e que seus seios
Sejam uma expressão greco-romana, mas que gótica ou barroca
E possam iluminar o escuro com uma capacidade mínima de cinco velas.
Sobremodo pertinaz é estarem a caveira e a coluna vertebral
Levemente à mostra; e que exista um grande latifúndio dorsal!
Os membros que terminem como hastes, mas que haja um certo volume
de coxas
E que elas sejam lisas, lisas como a pétala e cobertas de suavíssima
penugem
No entanto, sensível à carícia em sentido contrário.
É aconselhável na axila uma doce relva com aroma próprio
Apenas sensível (um mínimo de produtos farmacêuticos!).
Preferíveis sem dúvida os pescoços longos
De forma que a cabeça dê por vezes a impressão
De nada ter a ver com o corpo, e a mulher não lembre
Flores sem mistério. Pés e mãos devem conter elementos góticos
Discretos. A pele deve ser frescas nas mãos, nos braços, no dorso, e na
face
Mas que as concavidades e reentrâncias tenham uma temperatura nunca
inferior
A 37 graus centígrados, podendo eventualmente provocar queimaduras
Do primeiro grau. Os olhos, que sejam de preferência grandes
E de rotação pelo menos tão lenta quanto a da Terra; e
Que se coloquem sempre para lá de um invisível muro de paixão
Que é preciso ultrapassar. Que a mulher seja em princípio alta
Ou, caso baixa, que tenha a atitude mental dos altos píncaros.
Ah, que a mulher dê sempre a impressão de que se fechar os olhos
Ao abri-los ela não estará mais presente
Com seu sorriso e suas tramas. Que ela surja, não venha; parta, não vá
E que possua uma certa capacidade de emudecer subitamente e nos
fazer beber
O fel da dúvida. Oh, sobretudo
Que ela não perca nunca, não importa em que mundo
Não importa em que circunstâncias, a sua infinita volubilidade
De pássaro; e que acariciada no fundo de si mesma
Transforme-se em fera sem perder sua graça de ave; e que exale sempre
O impossível perfume; e destile sempre
O embriagante mel; e cante sempre o inaudível canto
Da sua combustão; e não deixe de ser nunca a eterna dançarina
Do efêmero; e em sua incalculável imperfeição
Constitua a coisa mais bela e mais perfeita de toda a criação inumerável.

Vinícius de Moraes

Frase do Dia

"O objectivo profundo do artista é dar mais do que aquilo que tem."

Valéry, Paul

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto nº. 116 - "No silêncio dos Ministérios, Terreiro do Paço - Lisboa"

terça-feira, junho 13

A Costa dos Murmúrios




Rodavam, rodavam os pares. Foi há vinte anos, e ainda não era hábito os pares dançarem desenlaçados uns diante dos outros como outrora os espadachins. Pelo contrário, enlaçados e rodando, todo o espaço que sobejava da longa mesa foi ocupado com a trajectória das ancas, embora sobejassem mulheres apoiadas na grade, porque não se estava em tempo de paz completa. Ainda era tarde, ainda o Sol estava bem amarelo e suspenso por cima do Índico, e a cidade da Beira, prostrada pelo calor à borda do cais, era tão amarela quanto o ananás e a papaia. A noiva suspirou não de cansaço ou de sono mas de deslumbramento, e depois desse suspiro, o Comandante da Região Aérea começou a falar bem alto, como se esperava que falasse.
«África é amarela, minha senhora» − disse o Comandante, apertando pelo carpo a mão de Evita. «As pessoas têm de África ideias loucas. As pessoas pensam, minha senhora, que África é uma floresta virgem, impenetrável, onde um leão come um preto, um preto come um rato assado, o rato come as colheitas verdes, e tudo é verde e preto. Mas é falso, minha senhora, África, como terá oportunidade de ver; é amarela. Amarela-clara, da cor do whisky!»
Jorge,Lídia, "A Costa dos Murmúrios", Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1988.

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto nº. 115 - "Gare do Oriente - Lisboa"