domingo, abril 30

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto nº. 76 - Bailado.

Acreditam?

Frase de Sócrates no debate mensal do governo na Assembleia da República.

"Não faremos nada para criar espaço para que os privados venham a gerir a Segurança Social"

sábado, abril 29

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto nº. 75 - Estátua do Marquês de Pombal , Lisboa.
Monumento em pedra sendo a estátua do Marquês, o leão e a estátua de Minerva peças em bronze.
A autoria é de Francisco Santos, Adães Bermudes e António Couto.
A altura total é de 40 metros e a da figura de Sebastião José Carvalho e Melo tem 10. A sua construção demorou oito anos, entre o lançamento da primeira pedra em 13 de Maio de 1926 e a inauguração.
O monumento foi construído por subscrição pública.
Localização: Praça Marquês de Pombal.
Inauguração 13 de Maio de 1934.

Frase da Semana

"Só há uma maneira de fazer com que a crise seja menos onerosa para os mais desprotegidos, é fazê-la incidir sobre a classe média.(...) Os mais ricos não contam, safam-se sempre."

José Pacheco Pereira
SIC Notícias, 27/04/06

Frase do Dia

Pois a hora mais bela
Surge da hora mais triste.

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

sexta-feira, abril 28

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto nº. 74 - Madrugada em Lisboa, na 24 de Julho.

quinta-feira, abril 27

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto nº. 73 - Painel de azulejo, prédio sito na Rua das Oliveiras (ao Carmo), Lisboa.

CP cria serviço para ajudar passageiros com dificuldades de mobilidade

A CP lançou um serviço de apoio a pessoas com dificuldades de mobilidade que estará disponível em mais de 80 por cento da rede de tráfego de passageiros, disse hoje à agência Lusa fonte da empresa.
O Serviço Integrado de Mobilidade (SIM) foi lançado a 12 de Abril e está ainda numa fase experimental, devendo a empresa ter dados sobre a procura no final do mês, segundo o porta-voz da CP, Rui Lucena.
O serviço foi criado para utentes com necessidades especiais e combina informações, sugestões e facilidades orientadas para planear, com o máximo conforto e segurança, as viagens de pessoas que por razões temporárias ou permanentes, de saúde, idade ou invalidez tenham dificuldades de mobilidade e que podem agora solicitar a presença de um colaborador da empresa para assistência em viagem.
Este serviço deve ser solicitado, estando ao dispor dos clientes da CP uma linha telefónica (808 208 746) todos os dias úteis das 7:00 às 18:00.
Através desta linha, o utente pode ter informações mais detalhadas sobre o serviço, nomeadamente como solicitar ajuda no planeamento da viagem para dispor das melhores condições de conforto e segurança, bem como pedir ajuda no embarque e desembarque.
Poderão também ser pedidas informações sobre as acessibilidades dos comboios e estações da CP e outros serviços orientados para clientes com necessidades especiais.
A CP afirma, em comunicado, que este serviço vem reforçar o empenho da empresa na concretização da sua política de responsabilidade social, preconizada já com a criação do Provedor para o Cliente com Necessidades Especiais.
Fonte: Lusa

O discurso do Presidente da República no 32.º aniversário do 25 de Abril


Na sessão comemorativa do 32.º aniversário do 25 de Abril na Assembleia da República, o presidente Aníbal Cavaco Silva, no seu discurso ao País, propôs um compromisso cívico para a inclusão social. O presidente no seu discurso abordou o “adormecimento”, “do mundo rural, das vilas e aldeias do interior, mencionou a dupla exclusão do envelhecimento e da pobreza”, tendo mencionado as desigualdades existentes na distribuição dos rendimentos, aquilo a que chamou “ um País a duas velocidades.”
Fiquei perplexo! Não foi este presidente que governou este País durante 10 anos e 1,5 meses, com dois governos de maioria absoluta?
Foi , não foi?
Então, não terá este Presidente da República nenhuma quota parte de responsabilidade no país a duas velocidades que temos , no que concerne, à desigualdade na distribuição de rendimentos.
Senhor presidente, os portugueses têm memória, não são propriamente acéfalos, e não esquecem de como foram desbaratados alguns dos milhões de contos recebidos da CEE, nos anos de 1987/1991 e 1991/1995.

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto nº. 72 - escultura de Rui Chafes, Parque das Nações, Lisboa.

quarta-feira, abril 26

Deficientes lamentam barreiras arquitectónicas

As barreiras arquitectónicas que continuam a proliferar pelos mais diversos locais são um dos principais problemas a afectar os deficientes, segundo Adelino Pais Fernandes, presidente da delegação distrital de Castelo Branco da Associação Portuguesa de Deficientes, que promoveu um encontro onde estiveram dezenas de pessoas provenientes de vários locais do País. "Trata-se de um dos obstáculos que mais afectam os deficientes. Enquanto não eliminarmos as barreiras mentais das pessoas, jamais haverá barreiras eliminadas", explicou o dirigente. Embora lentamente, já foram dados alguns passos, para que esta situação seja resolvida, como recorda Adelino Fernandes: "Temos que reconhecer, no entanto, e apesar da sua lentidão, que alguma coisa já foi feita neste sentido". Apesar da ligeira melhoria, os deficientes, continuam a enfrentar obstáculos de vária ordem, como é o exemplo de habitações sem elevador e rampas sem o desnível adequado de seis por cento. "Temos conhecimento da existência de rampas com desnível que ronda os 30 e 40 por cento, com a consequente perigosidade que tal representa para o deficiente", alertou o dirigente.
Relativamente a deficientes isolados no distrito de Castelo Branco, Adelino Fernandes, lembra que o isolamento existe um pouco por todo o lado, atribuindo esta situação, na sua maioria, aos próprios familiares. "Existem pessoas que não assumem a sua deficiência, e por outro lado, são os familiares que também não querem assumir. No entanto, existem também casos de isolamento devido às circunstâncias e à imobilidade".
Fonte: Primeiro de Janeiro

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto nº. 71 - Interior 2 - escultura de Rui Chafes, Parque das Nações, Lisboa.

© Photo: chico esperto. Foto nº. 70 - Interior 1 - escultura de Rui Chafes, Parque das Nações, Lisboa.


terça-feira, abril 25

Os bonzinhos e os malvados

Dum lado os bonzinhos
com o seu ar sisudo
andando aos passinhos
dentro do veludo.

Do outro os malvados
cabelos ao vento
de fatos coçados
por bom e mau tempo.

Dum lado os bonzinhos
gordinhos, gulosos
comendo pratinhos
muito apetitosos.

Do outro os malvados
a ferrar o dente
em grandes bocados
de chouriço ardente.

Dum lado os bonzinhos
com muito cuidado
a dar beijinhos
com dia aprazado.

Do outro os malvados
a fazer amor
sem dias marcados
com frio ou calor.

Dum lado os bonzinhos
muito estudiosos
dizendo versinhos
em salões ranhosos.

Do outro os malvados
gritando na rua
que os braços estão dados
que a esperança está nua.

Dum lado os bonzinhos
metidos na cama
tomando chazinhos
molhando o pijama.

Do outro os malvados
os que dormem nus
sonhando acordados
com feixes de luz.

Dum lado os bonzinhos
batendo nos tectos
sempre que os vizinhos
são mais incorrectos.

Do outro os malvados
que fazem barulho
despreocupados
ao som do vasculho.

Devo ter por certo
os gostos trocados
detesto os bonzinhos
adoro os malvados.

Ary dos Santos in "As Palavras das Cantigas"

25 de Abril Sempre


Neste 32.º aniversário do 25 de Abril, nesta hora e, neste momento, quero homenagear alguns dos principais intervenientes (pessoas que aprendi a gostar e, que até hoje continuo a gostar) no derrube do regime fascista então vigente, a saber:
Salgueiro Maia, Melo Antunes, Vasco Gonçalves, Costa Gomes, Carlos Fabião, entre outros, que não podendo festejar este aniversário, por já terem falecido, jamais serão esquecidos por este cidadão que, a eles deve em grande parte, a liberdade de poder expressar, sem consequências de maior o que lhe vai na alma, como o desgosto, para não lhe chamar de “náusea”, quando assiste à verborreia do denominado “democrata” Alberto João Jardim , afirmando-se um “homem do 25 de Abril”.

Frase do Dia

É o amor que torna belo o objecto amado.

PIERRE CHODERLOS DE LACLOS

Uma Foto Por Dia


© Photo: chico esperto. Foto nº. 70 - Covento do Carmo,alçado lateral, Lisboa.

segunda-feira, abril 24

Que dizer?

"Apesar de se ler mais, compra-se cada vez menos jornais, talvez por alguns serem caros, chatos e malfeitos."

Joaquim Letria
24 Horas, 18/04/06

Uma Foto Por Dia


© Photo: chico esperto. Foto nº. 69 - Pelourinho dos Távoras, Lisboa

domingo, abril 23

Dia Mundial do Livro



Leio José Saramago, não leio Margarida Rebelo Pinto, leio António Lobo Antunes, não leio Marta Gautier, leio José Cardoso Pires, não leio Rita Ferro, leio Lídia Jorge, não leio Rosa Lobato Faria, leio Inês Pedrosa, não leio Danielle Steel, leio Clara Pinto Correia, não leio Simone de Oliveira, leio Rodrigo Guedes de Carvalho, João de Melo, Jacinto Lucas Pires, Eça de Queiroz, Gabriel Garcia Marquez, José Luís Peixoto, e muitos, muitos outros.
Nunca li, nem tenciono fazê-lo - a marca registada MRP

Campeão

O F C Porto acabou de se sagrar campeão na liga profissional de futebol no corrente ano. É um título justo, dado ter sido a equipa mais regular e, aquela que em determinados períodos, melhor futebol praticou.
Parabéns aos vencedores.

sábado, abril 22

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto nº. 68 - Nesta Primavera chuvosa, sabe sempre bem, uma castanha assada"; Lisboa

Petição sobre as faltas dos deputados

Apelo aos colegas bloguistas e aos leitores para divulgarem, nos seus blogues e através de e-mail, a petição sobre as faltas e assinaturas de presença dos deputados da AR. In blog

Do Portugal Profundo

Frase da semana

"O CDS/PP é um partido assexuado."

ROSADO FERNANDES
O DIABO, 18/04/06

SOMBRA DA ALMA/RUI CHAFES

foto: retirada do Google
a sombra abandonada pela águia morta
sobrevoa
o corpo que ligava a remota memória
ao lento sono que finge a vida

o olhar procura veloz
o ouro da óssea paisagem e
dos rios adormecidos um brilho húmido
sobe aos sentidos

cobre-se de cinzas o sorriso de um rosto
e a morte ergue-se do interior do lírio
onde o mar desapareceu

o anjo da águia morta lá no alto ama
luminescente e louro e mudo
onde a ausência do corpo freme e se acende
no éter duma lágrima triste


AL BERTO in " O MEDO "

Uma Foto Por Dia


© Photo: chico esperto. Foto nº. 67 - Contraste, "a outra face de Lisboa".

sexta-feira, abril 21

Governo quer alargar número de alunos a frequentarem cursos profissionais

A ministra da Educação revelou que o Governo vai alargar de 30 para 50 a percentagem de jovens do ensino secundário que frequentam cursos profissionais."
O ensino público está ainda maioritariamente orientado para o acesso à universidade, pelo que é necessário multiplicar, por vários factores, a formação vocacional", afirmou, enquadrando o objectivo governamental no programa de formação dos cidadãos «Novas Oportunidades». Maria de Lurdes Rodrigues presidiu à abertura das Jornadas Pedagógicas Nacionais da Associação Nacional do Ensino Profissional, que começaram ontem na Casa das Artes, em Famalicão, acto em que participaram os presidentes da Câmara, Armindo Costa, da Direcção da Associação, José Luís Presa, e da Assembleia-Geral, Manuel Lopes.
Protocolo
No início da tarde, a ministra assistiu à assinatura de um protocolo de cooperação pedagógica entre a Escola Profissional CIOR e a Escola D. SanchoI, o primeiro do País. A governante lembrou que há 400 mil jovens saídos do ensino secundário sem qualquer qualificação e disse que a meta do programa é conseguir, até 2010, que 80 por cento dos portugueses tenham o 12.º ano ou formação equivalente, o que significa um "grande salto, já que a percentagem actual é de 35 por cento". "Para isto, são necessários muitos outros acordos de cooperação entre escolas profissionais e escolas públicas", sublinhou, adiantando que a inserção das escolas profissionais nas metas do programa permitiu já que, "no espaço de um ano, 15 mil jovens em risco de abandono escolar tenham concluído o ensino básico com orientação vocacional, recuperando-os para o ensino e a formação".
Fonte: O Primeiro de Janeiro

Frase do Dia

O belo desperta em mim uma nostalgia que é um apelo para o absoluto.

CARDEAL DANIÉLOU

Pela Dignidade do Ensino

Está a correr na NET uma petição contra a avaliação dos exames do 9.º e 12.º ano, onde a avaliação dos alunos nos exames será feita pelo método americano. Quem não concorda, é ir ao seguinte endereço:http://www.petitiononline.com/mercurio/petition.html

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto nº. 66 - Publicidade artesanal.

Frase do Dia

Não há nada tão belo como aproximarmo-nos da divindade e espalharmos os seus raios sobre a raça humana.

LUDWIG VAN BEETHOVEN

Trabalho "mata mais do que guerra"

São 270 milhões as vítimas de acidentes e 160 milhões os atingidos por doenças detrabalho

O trabalho «mata mais do que a guerra», ascendendo a 270 milhões as vítimas de acidentes e a 160 milhões as pessoas atingidas por doenças de trabalho, disse hoje Gerard Albracht, representante do «Bureau» Internacional do Trabalho.
A afirmação foi proferida em Santa Maria da Feira no primeiro dia de um encontro sobre a Cooperação na Área da Inspecção do Trabalho nos Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Segundo Gerard Albracht, a mortalidade relacionada com substâncias perigosas cifra-se nos 438.500 casos anuais, sendo relevante a mortalidade relacionada com amianto que atinge os 100 mil óbitos anuais.
Nesse quadro, o orador defendeu que as estratégias de inspecção do trabalho devem ter por base as convenções, recomendações, códigos e guias de conduta da Organização Internacional de Trabalho (OIT), devendo ao nível de cada país ser promovida uma cultura de segurança e reforçados os sistemas de saúde e higiene no trabalho.
«à inspecção de trabalho moderna cabe agir de forma integrada para promover políticas de prevenção», disse.
Gerard Albracht apontou alguns passos para fortalecer a inspecção de trabalho, aproximando as políticas do sector aos Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho da OIT, com adequação às especificidades de cada Estado membro: adequação da estrutura e organização, uso optimizado dos recursos, formação eficaz, atribuição de um papel tripartido aos inspectores, como supervisores, conselheiros e agentes de autoridade e o reforço da cooperação.
No que respeita aos recursos humanos apontou como aceitável nos países industrializados a existência de um inspector por cada 10 mil trabalhadores, como atingível para países em vias de industrialização um inspector por cada 20 mil trabalhadores e, como nível mínimo para países menos desenvolvidos, um inspector por cada 40 mil trabalhadores.
No encontro que decorre até dia 21, organizado pelo Gabinete de Cooperação do Ministério do Trabalho e da Solidariedade, serão apresentadas comunicações sobre a situação actual e os desafios futuros da inspecção do trabalho nos Estados membros da CPLP e preparado um acordo de parceiros sobre «A Cooperação na área da inspecção de trabalho».
Fonte: Portugal Diário

quinta-feira, abril 20

O Relógio Laranja - tic tac... tic tac...

... mesmo para aqueles que não se gostam de cingir a «um» sistema, seja ele de que ordem, para aqueles que acreditam em valores de uma graça maior, como as designadas "causas individuais", a condição humana padece sempre de uma temporalidade. A nossa - a mutabilidade da nossa existência. Mesmo assim, convenhamos que existem certas demandas que funcionam para todos do mesmo modo, sejam elas de ordem biológica, social ou até mesmo cultural.
A passagem do tempo é uma das mais intrínsecas e uma das poucas condições que se legitimam pela sua universalidade, é aquele elemento que nos condiciona pelo simples facto da condição humana ser finita, ter um tempo limitado, embora que inesperado! O facto é, que um dia possui (aproximadamente) vinte e quatro horas... este é o tempo que o nosso pequeno mundo de fantasia gira em volta do sol... é através dele que contabilizamos a nossa efemeridade! Assim sendo, e uma vez que não podemos fugir da nossa condição de seres que se metamorfoseiam com a passagem das horas podíamos ao menos tentar acreditar que este fenómeno latente que nos persegue não nos resigna, não nos impossibilita de tentar mudar, por mais inerte que o tempo seja... por menos atípico que ele se assemelhe a nós mesmos. E sim, como nas palavras de Victor Hugo "... há que tremer enquanto não for possível curar esta facilidade sinistra de morrer!"


cocoranhetaefacada

Uma Foto Por Dia


© Photo: chico esperto. Foto nº. 65 - Curioso.

Banco de Portugal diz que retoma não é sustentada

«Os desenvolvimentos recentes da economia portuguesa caracterizam-se pela ausência de uma recuperação sustentada da actividade na sequência da recessão de 2003, em contraste com o verificado em anteriores períodos recessivos», lê-se na introdução do Boletim Económico de Primavera do Banco de Portugal, hoje divulgado.

O balanço sobre o momento português é negativo e para tal contribui o fraco desempenho económico em 2005, relativamente ao qual o Banco de Portugal não encontra sinais animadores. Sobre o ano passado, escreve o banco central que «a evolução da economia portuguesa em 2005 foi marcada pelo reduzido crescimento da actividade, a estagnação do emprego e o aumento da taxa de desemprego. Simultaneamente assistiu-se a um aumento do défice estrutural das contas públicas. A situação de 2005 agravou a divergência real face à área do euro».
Como já era conhecido a economia cresceu 0,3% em 2005, puxada por um crescimento dos consumos público e privado. O investimento caiu e a as exportações desaceleraram fortemente e mais que as importações.
Segundo a instituição liderada por Vítor Constâncio, as razões para este mau desempenho são várias. O aumento do preço das matérias primas e da energia e o não ajustamento dos salários reais afectaram negativamente a produção portuguesa e explicam em parte o mau momento.
Mas há outras razões que são já familiares, como por exemplo a incapacidade de não conseguir vingar na luta pelos mercados externos. «Apesar da procura externa ter mantido um ritmo de crescimento significativa em 2005, a deterioração da capacidade competitiva da economia nacional continuou a afectar negativamente as exportações», lê-se no relatório.
Na conclusão o Banco de Portugal elege o aumento de produtividade da economia portuguesa como o factor essencial para que Portugal possa entrar numa trajectória de crescimento sustentado. No longo prazo os economistas do banco defendem a aposta na educação e na formação. Mas, como quanto antes os resultados chegarem melhor, os banco central enuncia o caminho em que aposta no curto prazo: «reformas que permitam a correcção do desequilíbrio estrutural das contas públicas e que conduzam a melhorias ao nível do funcionamento dos mercados, poderão ter efeitos significativos sobre aprodutividade e o investimento num horizonte mais curto».
Fonte: Jornal de Negócios

quarta-feira, abril 19

Frase do Dia

A ciência da Estética é uma brincadeira inventada pelos filósofos para grande hilaridade dos artistas.

Emile Zola

Uma Foto Por Dia


© Photo: chico esperto. Foto nº. 64 -

Dia Mundial do Monumento


© Photo: chico esperto.
Estátua de bronze, com 5,50metros assente num pedestal constituído por quatro blocos de mármore (ruivina escura e estremoz branco). A obra, com uma altura total de 12 metros e um peso de 78 toneladas, é de autoria de Antínio Duarte e do arquitecto Carlos Antero Ferreira.
Localização: Praça de Alvalade
Inauguração: 4 de Outubro de 1972

terça-feira, abril 18

Frase do Dia

O belo é o símbolo do bem.

EMMANUEL KANT

Governo vende prisões

O Ministério da Justiça vai passar os Estabelecimentos Prisionais de Lisboa, Coimbra e Pinheiro da Cruz para a periferia através da permuta de terrenos. A primeira operação será a de Coimbra, que está na agenda já para este ano. O ministro Alberto Costa admite entregar a gestão e a vigilância de prisões a privados, mantendo os guardas prisionais as funções de segurança. Em declarações ao DE, o Ministro da Justiça garante que esta operação permite construir prisões mais modernas com um impacto reduzido nas contas públicas.
Empresas de segurança privadadisponíveis para entrar nas prisões
Associação do sector e Governo já tiveram um primeiro encontro com vista à liberalização de algumas missões nas quais os privados poderão vir a substituir as forças policiais.
As principais empresas de segurança privada a actuar no mercado português pretendem estender o seu negócio a áreas às quais estão vedadas pela lei como a vigilância de instalações prisionais, zonas residenciais e comerciais na via pública, no transporte de personalidades e até mesmo em quartéis militares. Empresas como a Securitas, a Prosegur ou a Esegur, dizem-se prontas para assegurar estes serviços em que as forças policiais actuam hoje em exclusivo.
De acordo com Jorge Leitão, administrador-delegado da ProsegurPortugal e simultaneamente vice-presidente da Associação das Empresas de Segurança Privada (AESP), "já existiu um primeiro contacto" com o Governo no sentido de "alterar a lei" que restringe a actividade dos privados nesta "área de negócio já existente em outros países europeus".
Jorge Leitão revelou ao Diário Económico que a conversa que os responsáveis da AESP mantiveram com o secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, José Magalhães, se "trata apenas do início" das conversações com o Governo no sentido de alterar a lei.
Este responsável disse ainda que a liberalização da vigilância privada a "algumas missões" hoje asseguradas pelas polícias é uma das prioridades do sector para 2006. Jorge Leitão defende que "o Estado deve premiar as boas empresas de segurança", que apostam em "melhores operações e em formação" permitindo-lhe o acesso legal "a mais missões".
Jorge Leitão defende que o alargamento da vigilância privada poderá "passar por instituições prisionais", por "quartéis militares", pelo "transporte de personalidades" e pelo "patrulhamento da via pública em zonas comerciais e residenciais" e dá o exemplo da "vigilância já existente nos aeroportos" iniciada com a organização do Euro 2004. Aliás, a Prosegur ainda hoje tem no seu 'portfolio' de clientes a ANA - Aeroportos de Portugal.
Também José Moura de Sousa, administrador-delegado da Securitas Portugal e igualmente vice-presidente da AESP, defende a "entrada dos privados" em novas missões e sublinha que estas empresas poderão colmatar as forças de segurança públicas "na vigilância de escolas e na prevenção de incêndios".
Na mesma linha, Luís Rodeia, presidente da Esegur, afirma que a sua empresa "está preparada" para operar neste segmento e refere que já recebeu "várias solicitações para o acompanhamento de [personalidades] VIP.
Retrato do sector
- O mercado da segurança privada em Portugal é composto por cerca de 90 empresas com alvará.
- As principais empresas do sector destacam a multinacional sueca Securitas, a espanhola Prosegur e a Esegur. Detida pelo grupo Espírito Santo e Caixa Geral de Depósitos, é a maior empresa portuguesa do sector. Existem ainda duas empresas com alguma relevância, o Grupo 8 e a Charon, com quotas de mercado baixas.
- Mais demetade das empresas a actuar neste momento em Portugal estão, segundo a AESP, fora dos requisitos essenciais para operar no mercado português.
-Em número de empresas as multinacionais são apenas 5% do total, mas em termos de quota de mercado as duas maiores multinacionais representam 39% do mercado nacional.
- Em 2005, o mercado da segurança privada registou um volume de negócios de 665 milhões de euros e deu emprego a 30 mil trabalhadores. Nos últimos cinco anos, o sector cresceu a uma média anual que varia entre os 4 e 5%.
OS HOMENS DA SEGURANÇA: As três maiores empresas a operar no mercado português
1 - Securitas aposta na segmentação do negócio A Securitas registou em 2005 um volume de negócios de 107 milhões de euros, o que representa um crescimento de 3% face a 2004. As outras empresas do grupo em Portugal apresentaram uma facturação global de 44 milhões de euros. A sueca Securitas, líder no mercado nacional e mundial de empresas de segurança privada, está apostada, segundo o seu adminsitrador-delegado, José Moura de Sousa, em reforçar a sua estratégia de "segmentação" do negócio, "criando soluções específicas para diversos ramos de actividade", da Indústria ao Retalho. A operar desde 1966 em Portugal, a Securitas emprega 6500 funcionários e detém na sua carteira de clientes empresas como o grupo Mello, o El Corte Inglés, a Portucel, a Lusotur ou as câmara municipais de Lisboa, Porto e Sintra.
2 - Prosegur assenta estratégia na tecnologia
A Prosegur é a segunda empresa do sector da segurança privada a actuar em Portugal e a quarta a nível mundial. Em 2005 a facturação da empresa cresceu 11%, face a 2004, para 113 milhões de euros. Para 2006 a empresa prevê, segundo Jorge Leitão, administrador-delegado da Prosegur, "continuar a crescer nos dois dígitos" e irá "apostar fortemente em tecnologia". A empresa espanhola opera em Portugal há 25 anos, com 12 delegações nacionais e emprega um total de 6400 funcionários. Na carteira de principais clientes da empresa podem encontrar-se a ANA, Aeroportos de Portugal, os bancos Santander Totta e BCP, a Galp, o grupo Auchan a cadeia de supermercados Lidle ou o grupo Portugal Telecom.
3 - Esegur lidera notransporte e tratamento de valores
A Esegur é a terceira empresa de segurança privada a operar no mercado nacional e a primeira do 'ranking' das empresas portuguesas. Detida em partes iguais pelo grupo Espírito Santo e pela Caixa Geral de Depósitos, a Esegur aposta grande parte das suas energias no segmento de negócio em que é líder incontestado em Portugal: oTransporte e Tratamento de Valores, onde detém perto de 60% de quota de mercado. Em 2005, a Esegur facturou 56,4 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 2,7% face a 2004. Criada em 1994 e actualmente com 1520 trabalhadores, a Esegur tem hoje no seu 'portfolio' de clientes, para além dos seus dois accionistas, o grupo Jerónimo Martins, o grupo Sonae, o bancoBPI, entre outros.
Fonte: Diário Económico

Uma Foto Por Dia


© Photo: chico esperto. Foto nº. 63 - "Tardoz, quartel do Carmo."

Frase do Dia

A bondade precisa de ser posta à prova, a beleza não.

BERNARD DE FONTENELLE

domingo, abril 16

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto nº. 62 - "... à espera. do quê, não se sabe."

Domingo de Páscoa


foto retirada do Google

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimónias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

Uma Foto Por Dia


© Photo: chico esperto. Foto nº. 61 - Previsão de Páscoa molhada.

sábado, abril 15

Um País Sui Generis...

Ao que consta há 14 anos que se mantém uma greve do pessoal dos museus nos Domingos de Páscoa.
Não se percebe como ainda não foi possível chegar a um acordo entre sindicatos e governo, para por termo a este conflito laboral.
Os portugueses não percebem, como é possível não aproveitar esta época, em que por tradição somos “invadidos” por turistas espanhóis (entre outros), desperdiçando dinheiro com as entradas não cobradas, dando uma má imagem de país anfitrião, deixando estes perplexos, por não terem acesso à cultura do país que pretenderam visitar.
É um mau exemplo que prestamos a quem nos visita, principalmente quando estes se apercebem que este problema se arrasta há mais de uma década.
Que governantes são estes que se mostram impotentes para resolverem este problema; penso que é chegada a altura do 1º ministro, juntamente com a ministra da cultura e o seu colega das finanças, porem mãos à obra, para com os sindicatos chegarem a uma plataforma de acordo.
A bem da imagem de Portugal e, por respeito de quem nos visita, quer seja estrangeiro ou não…

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto nº. 60 -Fachada revestida a azulejo, Largo da Trindade, Lisboa.

sexta-feira, abril 14

FELIZ PÁSCOA PARA TODOS


retirado do Google

Frase do Dia

O que é belo contém verdade.

Victor Hugo

Sexta-feira Santa



Sexta-feira Santa, trata-se da data em que a Igreja Católica lembra a morte de Jesus Cristo após a crucifixação no Calvário. A sexta-feira Santa acontece quarenta dias após a Quarta-feira de Cinzas.

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto nº. 59 -Olhares

quinta-feira, abril 13

De onde menos se espera...

Ontem estiveram presentes na Assembleia da República 111 dos 230 deputados, tendo motivado a falta de quorum, impedindo as votações semanais.
Num período em que a maioria dos portugueses é “intoxicada pelos media” para o mau trabalho prestado pelos serviços da Função Pública, eis que o mau exemplo surge de onde menos se esperaria.
O senhor presidente da Assembleia da República só tem uma atitude a tomar; marcação de falta com desconto no vencimento a quem não apresentar justificação legal para a mesma.
No fundo fazer cumprir a lei…

Lava pés

desenho de Rembrant

Rito da celebração de Quinta-Feira Santa, evocativo do gesto de J. C. na Última Ceia (Jo 13,1-17). Consiste na simbólica lavagem dos pés a 12 homens, a seguir ao chamado “sermão do mandato”. Com origem nos mosteiros beneditinos, por altura da tomada do hábito, passou pouco depois para a liturgia do Tríduo Pascal.

Uma Foto Por Dia


© Photo: chico esperto. Foto nº. 58 - Beco dos Loios

DEUS LUDIBRIADO PELO CABRITA REIS

foto retirada do Google

digo-vos: é mentira
o corvo não regressou à arca de noé
continuou a voar entre duas águas
perdeu-se na travessia do caos e da ordem
fascinado pelas líquidas imagens
que se desprenderam do infinito dilúvio

quando a terra por fim secou
o corvo impregnara tudo de treva
para que a pomba não encontrasse o ramo de oliveira
e deus
ao olhar o que nunca fora obra sua
mal soube por onde fissurar tanta escuridão

vingou-se
aprisionando os homens em territórios
de abandono e desolação

Al Berto in "O MEDO"

quarta-feira, abril 12

Novas pensões deverão ser antecipadas para 2010

Parceiros sociais contam que a transição para nova fórmula de cálculo das pensões ocorra já a partir de 2010 ou 2012. Esta será uma das medidas para melhorar a sustentabilidade da Segurança Social.
Os parceiros sociais esperam que o Governo antecipe a entrada em vigor da nova fórmula de cálculo das pensões para 2010 ou 2012, em vez de 2017 como está actualmente previsto, apurou o Diário Económico. O Governo já anunciou que vai antecipar as novas regras de cálculo das reformas - que passam a ter em conta toda a carreira contributiva e não só os melhores dez anos dos últimos quinze - o que levará a uma quebra de cerca de 12% nas novas pensões em 2030, se a hipótese escolhida for 2012. No entanto, o ministro do Trabalho,Vieira da Silva, ainda não se comprometeu com uma data.
Fonte: Diário Económico
Autor: Mariana Adam

Uma Foto Por Dia


© Photo: chico esperto. Foto nº. 57 - O Bolinhas da família...



© Photo: chico esperto. Foto nº. 56

PAUL KLEE E O PEIXE DE LUME

foto retirada do Google

se repentinamente
a infância me doesse a meio de oceânica noite
no espelho de rubra água cercada pela treva
onde nenhum rosto ouse reflectir-se brilharia
o minúsculo peixe de lume
e na obscuridade púrpura sua cabeça de ouro
incendiaria o transparente interior das anémonas

as escamas em jade fulgurando
simulam um sol em cada sonho
vibra um búzio triste uma alga ou um peixe como este
cresce a partir do centro rubro da tela
acende e apaga o distante pulsar da infância

acordo em sobressalto
deparo com a subtil inteligência do peixe
imobilizado na magia barata dum bilhete postal
sei que está numa galeria de arte em hamburgo
deixa-se consumir pelo tempo
e pelo olhar dalgum visitante furtivo sonhador

Al Berto in "O Medo"

terça-feira, abril 11

Frase do Dia

... a exaltação íntima do poeta e a despersonalização do dramaturgo.

Pessoa

Ao Homem



São de lágrimas o pedestal
Deste homem que aqui ficou
Nos bagos brancos do sal
Num Abril os transformou

António Rei in "Sabor a Sal"

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto nº. 55 - Moliceiro

Novas regras para o subsídio de desemprego

Desempregados há mais de seis meses vão ser obrigados a aceitar um emprego com um salário até 28% inferior à sua última remuneração. Reformas antes dos 65 anos depois de esgotado o subsídio de desemprego serão mais difíceis e mais penalizadoras. Nem todos os trabalhadores que percam o emprego na sequência de rescisões vão ter direito a subsídio de desemprego.

Fonte: Jornl de Negócios

segunda-feira, abril 10

Frase do Dia

Fala e sê breve e sê exacto.

Dante

domingo, abril 9

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto nº. 54

Villa Sousa - localizada no Largo da Graça, 82, foi construída em 1890. O edifício de grande imponência, ocupa uma área substancial do largo e apresenta a fachada exterior decorada de azulejos. O acesso faz-se por intermédio de um portão de ferro e, no seu interior, o largo é cercado por casas contíguas de dois e quatro pisos.


© Photo: chico esperto. Foto nº. 53



© Photo: chico esperto. Foto nº. 52




© Photo: chico esperto. Foto nº. 51

© Photo: chico esperto. Foto nº. 50







© Photo: chico esperto. Foto nº. 49

ÁRVORE DE MIL ROSTOS

À noite em repouso as mulheres
São tenras: lambem as feridas do aço; invocam os deuses
Da casa e da caça; abrem o som
Das pernas… A relva apodrece - coro de raízes -
Em sítios de sangue & saque. O inimigo
Afia espadas, contabiliza cravos, insígnias
De napalme. Visito então solícito o prazer
Do vinho e amo a morte mais viva desse amor
Que aprende a amar. Terra animada! Anima-se o ímpeto
De máscaras mortas. Assim continuarei a medo
(Lâmpada seca numa campo secular de
Soldados) a reunir as armas
& a cólera; a perder e ganhar companheiros
Em campanhas vãs; a ouvir (ó velho búzio!)
O cego de Tebas vaticinando um reino
Sem júbilo. Il canto mori… Quantas batalhas! -

Casimiro Brito in “labyrinthus”

Frase do Dia

O poema é um animal.

Aristóteles

A caminho do título...



Um jogo híbrido, com uma arbitragem que não se usa, marcação de faltas por tudo e por nada, com critérios de análise algo confusos, uma arbitragem à portuguesa.
Ganhou o Futebol Clube do Porto, que a partir de hoje, tem o título de campeão à mão de semear.
Não gosto do FCP, não porque tenha alguma coisa contra o clube ou os jogadores.
Não gosto do FCP, porque não gosto da maneira de “reinar” do senhor Jorge Nuno Pinto da Costa.
Gosto do treinador Co Adriaanse, é um bom treinador, com uma grande leitura de jogo; quando Quaresma cometeu uma falta sobre Tonel, passível de cartão vermelho, o senhor Adriaanse não esteve com meias medidas, passados poucos segundos substitui-o. Uma forma pedagógica de o castigar. Só assim o Quaresma que é um grande jogador, mas ainda jovem, aprende a refrear o seu mau feitio.

Uma Foto Por Dia


© Photo: chico esperto. Foto nº. 48 - "Beco dos Agulheiros - Lisboa".

sábado, abril 8

Está cansado?


Ao que consta Freitas do Amaral vai faltar à reunião de ministros de Negócios Estrangeiros, segunda-feira, no Luxemburgo, para (ao que consta) ficar a descansar da viagem a Angola que ontem acabou.
Também ao que consta, o ministro já faltou a mais de metade dos encontros com os seus homólogos.
Senhor ministro, se está cansado porque não tirar uma férias sabáticas?
A oposição agradecia (então o CDS nem se fala) e estou convencido , que daria muito jeito ao Sócrates, para não falar da alegria que daria a este Chico Esperto; siga o meu conselho, e como escolha não se esqueça do Canadá. É um bom país para tirar uma férias…

Clássico...


Foto: Arquivo SIC
Como amante do futebol faço votos para que o espectáculo de logo à noite, não tenha casos de arbitragem, que seja um jogo limpo... e, que ganhe o futebol!

Frase do Dia

Já que não podemos extrair beleza da vida, busquemos ao menos extrair beleza de não poder extrair beleza da vida.

FERNANDO PESSOA

Para apreciadores


Amanhã 8 de Abril pelas 17h00, será inaugurada a exposição "AGAIN FOR THE FIRST TIME", de João Figueiredo.
A exposição vai estar aberta ao público até ao dia 29 de Abril, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00.
Aproveitem!

sexta-feira, abril 7

Uma Foto Por Dia


© Photo: chico esperto. Foto nº. 47 - "Proa de barco moliceiro".

Governo proíbe tabaco em todos os locais públicos

O Governo prepara-se para avançar com uma lei que prevê a proibição total de fumar nos locais fechados. Dos restaurantes aos postos de trabalho, passando por bares, discotecas, estações de serviço ou caixas multibanco. A nova leiimpede ainda a compra de cigarros por menores de 18 anos, quando até aqui esta regra se aplicava abaixo dos 16 anos.
O projecto de diploma foi apresentado ontem pelo ministro da Saúde e vai estar agora em discussão pública durante dois meses. Prevê-se que entre em vigor no próximo ano, depois de a versão final ser submetida a votação na Assembleia da República.
Será ainda dado um prazo de seis meses para que os estabelecimentos façam as adaptações necessárias e a ideia seja "aculturada" pelos portugueses.
Nos locais públicos, a regra será sempre a proibição do fumo e há poucas excepções previstas. No caso dos restaurantes, bares e discotecas apenas aqueles que tiverem uma área superior a cem metros quadrados têm permissão para criar espaços destinados aos fumadores, desde que não excedam 30% da área total. E o mesmo acontece para os hotéis. A existência de recintos defumo só é possível se estiverem isolados e tiverem ventilação separada.
Podem também ser criadas salas para fumadores, devidamente sinalizadas, em aeroportos, gares e estações e nas salas de espectáculo. No caso das unidades de saúde, a excepção é para os hospitais psiquiátricos e centros detratamento de toxicodependentes. A mudança das regras vai ser acompanhada por um agravamento das coimas para fumadores e comerciantes.
A proposta foi enviada a mais de 30 organismos e instituições visados por esta mudança, incluindo a Tabaqueira e a Associação de Empresas de Restauração. O ministro Correia de Campos afirmou que "o Governo está aberto a todas as opiniões", e escusou-se a responder em que pontos da nova lei não está disposto a ceder, porque não faz "futurologia". "Esta é a posição do Governo no lançamento do debate, mas será aperfeiçoada com base nas críticas que forem apresentadas." Recorde-se que o actual ministro da Saúde assumiu uma posição muito crítica face ao recuo do anterior Governo nesta matéria.
Um primeiro projecto apresentado pelo então titular da pasta Luís FilipePereira seguia, no geral, as regras que são agora propostas. Contudo, aversão que veio a ser aprovada pelo executivo PSD/CDS abria várias excepções, nomeadamente excluindo as discotecas e reduzindo para 16 anos a idade mínima para a venda de cigarros. Facto que foi visto por Correia de Campos como uma "cedência ao lobby das tabaqueiras".
O ministro vem agora voltar a apertar o cerco aos fumadores, mas recusa-se a apelidar a nova lei de "antitabagista", defendendo que, em vez disso, se trata da "protecção do trabalhador e do fumador passivo". A legislação portuguesa agora apresentada aproxima-se, desta forma, de um movimento mundial que visa reduzir os efeitos nefastos do consumo de cigarros.Portugal era dos poucos países que ainda não tinha adoptado medidas maisfortes neste campo, depois de Estados como a Irlanda, Espanha, Itália ou Suécia terem impedido o fumo em locais públicos.
Maços com fotos de cadáveres
O projecto de diploma prevê ainda que os maços de tabaco passem a ter advertências mais fortes sobre os efeitos do consumo deste produto. Além das frases "Fumar mata" ou "Fumar prejudica gravemente a sua saúde e a dos que o rodeiam", as embalagem terão também imagens a cores de cadáveres, artérias bloqueadas ou órgãos danificados pelo tabaco. A referência a marcas decigarros fica também excluída de qualquer produto - cinzeiros, isqueiros ou outros objectos.
As regras vão ainda ser mais rígidas para os postos de venda de tabaco. Apenas os locais destinados a maiores de 18 anos vão poder ter máquinas de cigarros e a comercialização destes produtos fica interdita a estabelecimentos de saúde e ensino, recintos desportivos, centros culturais e cantinas.
FONTE: Dìário de Notícias
Autor: Rute Araújo


Frase do Dia

Mas a beleza o que é?
Esta dor breve
a desafiar o silêncio
sem memória?

JOSÉ GOMES FERREIRA

Uma Foto Por Dia


© Photo: chico esperto. Foto nº. 46 - Pardelhas, Murtosa.

quinta-feira, abril 6

Função Pública tem 740 mil trabalhadores

Entre 1996 e 2005, o universo de funcionários do Estado aumentou 14,2%. No final do ano passado, a Função Pública tinha 739.664 trabalhadores, de acordo com os registos da Caixa Geral de Aposentações (CGA).
O universo de funcionários públicos cresceu 0,3% em relação a 2004.
Desde 1996 existem mais 14,2% trabalhadores na Administração Pública. O relatório de actividades da CGA referente a 2005 revela que em relação ao ano anterior, o Estado admitiu 20.607 novos trabalhadores, contra uma saída de 19.530. Já "no último decénio a população de subscritores registou uma taxa de crescimento de 1,5%", em termos médios.
Dentro da Função Pública, o peso de cada um dos sectores não é igual. "As áreas das Forças Armadas e de Segurança (34,5%), das autarquias locais (19%), da Educação (18,7%, considerando o conjunto dos ministérios da Educação, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e da Saúde (8,4%) foram as que mais contribuíram para o número total de subscritores inscritos em 2005", revela o documento.
Da evolução das novas inscrições de subscritores é de destacar "a diminuição progressiva dos novos inscritos na Caixa Geral de Aposentações, resultante da política de contenção de admissões na Função Pública, sendo de realçar a variação verificada na Administração Central que passou de 17.569 inscritosem 2001 para apenas 6.068 inscritos em 2005, menos 65,5%", acrescenta orelatório e contas da CGA. Assim, na Administração Central entraram 3.064 novos funcionários para o Ministério da Educação. Na Saúde foram admitidos 1.736 trabalhadores.
A região autónoma dos Açores admitiu 748 funcionários e a Madeiro 783. Para as autarquias entraram 3.920 novos trabalhadores da Função Pública.
No Estado-Maior do Exército entraram mais 4.867 militares. No total das ForçasArmadas e de Segurança foram admitidos 7.082 novos funcionários no ano passado.
Fonte: Diário Económico
Autor: Marta Moitinho Oliveira
Mariana Adam

Frase do Dia

A beleza é a harmonia do acaso e do bem.

SIMONE WEIL

Foi só um sonho...









Num jogo mediocre ganhou a melhor equipa, aquela que mais dominou, teve mais posse de bola e, que mais arriscou.
O meu Glorioso que tinha de marcar um golo para ter algumas hipóteses de passar às meias finais, na primeira parte fez um mau jogo, com muitas perdas de bola a meio campo; Petit não acertava, entrou nervoso no jogo, teve a infelicidade de ter cometido a grande penalidade e, na minha opinião deveria ter sido substituido.
Simão Saborosa teve aos sessenta minutos o golo nos pés, mas rematou ao lado...
No cômputo geral, o Barça foi mais equipa, tendo merecido ganhar o jogo.
Parabéns aos vencedores.