sexta-feira, março 31

Tudo Isto Para


Para as que sabem o quanto vale manter a garganta fresca
(posted por cocoranhetaefacada)

Remédio Para A Garganta


Para ver se não ficamos com secura na garganta e nos é possível continuar a contestar!
(posted por cocoranhetaefacada)

O Que Dizer?


O que dizer de um ministro que numa conferência de imprensa aparece todo emproado a apregoar a extinção de cento e oitenta e sete (187) organismos do estado e, à pergunta dos jornalistas sobre o número de trabalhadores abrangidos por tal medida, ele responde com um ar “cândido” que, só lá mais para o fim do ano, saberá ao certo o número de trabalhadores disponíveis para a tal mobilidade (supranumerários), sem que a lei dos supranumerários tenha sido ainda aprovada?

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto nº. 40 - Jardim na Expo, Lisboa.

Frase do Dia

O desprezo e a beleza são inseparáveis.

Miguel de Cervantes

quinta-feira, março 30

Uma Foto Por Dia


© Photo: chico esperto. Foto nº. 39 - Calçada de S. Francisco, Lisboa.

O Governo aprova hoje as novas estruturas orgânicas dos ministérios.

O Governo decide hoje a nova estrutura orgânica dos mais de 500 serviços da Administração Central do Estado. Cerca de 16% destes organismos podem ser extintos, se o Executivo aceitar as recomendações da comissão técnica, que, por outro lado, também sugeriu a criação de serviços. O Conselho de Ministros aprova de manhã as medidas, o ministro das Finanças explica à tarde. O Executivo de José Sócrates vai decidir com base no relatório da comissão técnica presidida porJoão Bilhim, um documento pedido no âmbito do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE).
Segundo apurou o Diário Económico, as decisões do Governo estarão muito próximas das sugestões da comissão técnica, merecendo apenas alguns "ajustamentos". Isto porque o trabalho que foi feito pelo grupo liderado por João Bilhim foi um "trabalho interactivo" com a equipa governativa. A discussão do relatório da comissão técnica no seio do Governo revelou resistências por parte de alguns ministros, mas os responsáveis pelo PRACE - os ministros António Costa e Teixeira dos Santos - fizeram um esforço para que houvesse um forte acolhimento.
Em declarações ao DE, o ministro da Presidência, Pedro da Silva Pereira, explicou que hoje ficar-se-á a conhecer a nova orgânica de cada um dos ministérios. Pedro da Silva Pereira adiantou que os pormenores da decisão do Governo serão conhecidos numa apresentação feita pelo ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos. Jaime Silva, ministro da Agricultura disse ao DE que o seu ministério vai aceitar as recomendações "com uma ou duas alterações".
Maratona de decisões.
Para ontem estava prevista uma reunião, pela noite dentro, para acertar os últimos pormenores. Uma das questões que ainda não estava fechada era a diferenciação dos salários dos dirigentes da Administração Pública, sugerida no relatório do PRACE.
Hoje, quandoTeixeira dos Santos e António Costa explicarem o programa já haverá informações sobre quantos organismos serão extintos, quantos serão fundidos e qual o calendário para implementar o programa.
Mais medidas.
O Governotem de aprovar a lei dos supranumerários, que prevê uma solução para os funcionários excedentários.
- Até ao final do ano será feita ainda a revisão do sistemas de carreiras, que actualmente são mais de mil.
- Ainda em 2006, o sistema retributivo dos funcionários públicos vais ser alterado. O objectivo é que o salário passe a ter uma componente ligada à avaliação domérito.
- Também este ano, o sistema de avaliação dos funcionários públicos vai sofrer alterações. Isto porque, o actual regime se revelou ineficiente. O Governo pretende atribuir um prémio pecuniário aos funcionários que obtiveram melhores classificações. O sistema de avaliação dos trabalhadoresvai estar relacionado com o dos serviços.
PSD diz que Programa é"declaração de intenções"
Os partidos da oposição vão ficar hoje a conhecer as opções do Governo sobre e reestruturação da Administração Central. O relatório da comissão liderada pelo professor João Bilhim já foi divulgado, mas as suas conclusões não foram bem recebidas pelos partidos da oposição. OPSD diz que o relatório do PRACE é "apenas uma declaração de intenções, feita com base num documento do Governo do PSD/CDS". Em declarações ao Diário Económico, Manuel Lancastre, porta-voz dos sociais-democratas para a Administração Pública, diz que "só um ano depois é que o Governo se digna autilizar um documento que já estava feito". "Assim anunciar é fácil, o difícil é executar", acrescenta.
O PSD apresentou no ano passado uma proposta de reforma do Estado, cujo objectivo era a diminuição do peso do Estado na economia. As propostas passavam pela privatização da Carris, do Metro de Lisboa, de unidades dos sectores da Educação e da Saúde. No entanto, a proposta do PSD não tinha qualquer indicação sobre a reestruturação orgânica dos serviços da Administração Pública.
Já o CDS/PP quer ouvir os responsáveis pela elaboração do relatório do PRACE no Parlamento. Nuno Melo considera que esta é uma matéria de particular relevância. O PCP acusa o Governo de estar a abandonar o Estado social. "O que o Governo quer fazer não é uma reestruturação da Administração Pública, mas o seu desmantelamento", disse o dirigente comunista, Dias Coelho.
Lei dos supranumerários está atrasada.
O Governo não vai aprovar para já a revisão do quadro de supranumerários, apesar do Executivo ter-se comprometido, no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), a publicar a nova legislação no primeiro trimestre de 2006. Hoje serão conhecidos os organismos públicos que vão encerrar e os que serão fundidos e também os que serão objecto de externalização, mas não se saberá o que vai acontecer aos funcionários que lá trabalham.
A avaliação do desempenho profissional, a idade e o tempo de serviço são - tal como foi noticiado pelo Diário Económico -, alguns dos critérios que serão utilizados para escolher os funcionários públicos que vão para a bolsa de supranumerários. O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, já garantiu que não haverá despedimentos na Função Pública, mas sim rescisões amigáveis por iniciativa do trabalhador. O Governo quer acima de tudo incentivar a mobilidade seja ela dentro do Estado ou entre sector público e privado. O actual regime de supranumerários prevê uma redução de salário em um sexto para os trabalhadores que permanecerem no quadro de excedentes por mais de três meses. A regra, imposta pela ex-ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite, prevê ainda incentivos para os funcionários que aceitem a colocação indicada pelos serviços noutros organismos públicos. O objectivo desta lei é, para além de permitir a poupança, promover a mobilidade entre os serviços com excesso de pessoal e aqueles que têm falta de trabalhadores.
FONTE: Diário Económico
Autor: Marta Moitinho de Oliveira

Frase do Dia

A definição do belo é fácil: belo é tudo o que desespera.

PAUL VALÉRY

quarta-feira, março 29

Nádegas


Foto: Nina Rizzo

Porque de nádegas
a curva
sempre oferece
a fenda
o rio
o fundo do buraco


Para esconso uso do corpo
nunca o fraco
poder do corpo em torno desse vaso


Ambíguo modo
de ser usado
e visto


De todo o corpo
aquele
menos dado


preso que está já
do próprio vício
e mais não é que o limiar de um acto

Maria Teresa Horta

Uma Foto Por Dia


© Photo: chico esperto. Foto nº. 38 - Olivais, Lisboa.

Frase do Dia

Porque o Belo é sempre surpreendente, seria
absurdo supor-se que tudo o que é
surpreendente é belo.

CHARLES BAUDELAIRE

Taxas Moderadoras Sobem

Os utentes dos serviços de saúde públicos vão pagar, a partir de domingo, taxas moderadoras mais caras, que no caso das urgências dos hospitais centrais custarão mais 23 por cento. O aumento decorre da aplicação da Portaria 219/2006 que estipula os aumentos das taxas moderadoras, publicada no Diário da República de 7 de Março.
Com a actualização das taxas, os utentes vão passar a pagar 8,5 euros nas urgências dos hospitais centrais (mais 1,6 euros do que pagavam) e 3,3 euros nas urgências dos centros de saúde (mais 1,3 euros).
MAIOR SUBIDA
A maior subida (23 por cento) corresponde às taxas moderadoras nas urgênciasdos hospitais centrais. Segundo a nova tabela das taxas, os utentes vão ter de pagar 2,75 euros para uma consulta nos hospitais distritais e 4,2 euros se a consulta for nos hospitais centrais ou Instituto Português de Oncologia(IPO).
Nos centros de saúde, o preço de uma consulta será de 2,05 euros. O Governo justificou este aumento com a necessidade de regular o acesso à utilização de cuidados de saúde e de fazer uma actualização regular destas taxas.
O secretário de Estado da Saúde, Francisco Ramos, garante que o valor médio do aumento das taxas moderadoras é de 2,4 por cento e está em linha com o valor da inflação previsto para este ano (2,3 por cento). Segundo sublinhou o mesmo governante, a actualização das taxas moderadoras -valor pago pelos utentes por consulta ou cuidado prestado no âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS) - já devia ter sido feita há dois anos. Sobre o aumento de 23 por cento nas taxas de urgências dos hospitais centrais, explica que o objectivo não é a discriminação. "As falsas urgências já são discriminadas com a triagem", precisou.
PROTESTOS
O aumento das taxas foi seguido de um coro de protestos, com os partidos da oposição e movimentos de utentes a criticarem a medida governamental. Por exemplo, o PSD vê o aumento como o "início da caminhada" para serem os utentes a financiar um Serviço Nacional de Saúde. Receio partilhado pelo PCP e BE enquanto o CDS-PP, classifica o referido aumento de "inconstitucional".
Fonte: Correio da Manhã

terça-feira, março 28

Uma Foto Por Dia


© Photo: chico esperto. Foto nº. 37 - Praça D. Pedro IV

Benfica vs Barcelona



Grande noite europeia, um estádio cheio com uma moldura humana excepcional, duas grandes equipas. Barcelona superior na 1ª parte. Benfica com uma boa 2ª parte, podia ter marcado. Um árbitro esquisito, com falta de vista, uma grande penalidade que ficou por marcar. Afinal na Inglaterra também há Olegários...
Tudo em aberto.
Um desejo como benfiquista. Que a virgem nos proteja.
Viva o Glorioso.

Frase do Dia

Uma ínfima mudança hoje traz-nos um amanhã drasticamente diferente. Grandiosas recompensas aguardam aqueles que escolhem rotas altas e difíceis, ainda que essas recompensas permaneçam ocultas durante anos.

O Nome Simplex


O nome Simplex segundo o DN foi inventado por António Costa, que no seu discurso, justificou o baptismo: "Trata-se de um algoritmo matemático de optimização, que leva à simplificação sucessiva nos termos de um problema até à forma mais linear da sua resolução". "É, também, um "acrónimo de simplificar" e o Sim quer significar "uma nova atitude para a administração, uma nova cultura positiva de relacionamento entre cidadãos e administração pública, que não seja marcada pelo "Não, não sei, não é aqui..."
Comentários para quê? Trata-se de um Ministro (português) burocrata...

Sócrates promete acabar com Administração Pública "desconfiada de tudo e de todos"

Primeiro-ministro defende programa Simplex 2006 como "contributo para o crescimento económico" e apresenta Diário da República electrónico universal e gratuito como medida emblemática do programa. O primeiro-ministro José Sócrates apresentou ontem no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, as 330 medidas que compõem o programa de simplificação administrativa e legislativa, Simplex. Perante um número significativo de ministros do seu Governo assumiu o compromisso de "acabar com a era" da administração pública "desconfiada de tudo e de todos". "A iniciativa individual não precisa de nenhum fiscal permanente", afirmou o primeiro-ministro. O chefe do Governo apontou como uma das mais importantes consequências da aplicação das medidas o contributo para o crescimento económico: "A sociedade vive na inconsciência dos custos administrativos e do seu fardo para a economia nacional. Se há área em que o Estado pode dar um contributo para o crescimento económico é na redução dos custos administrativos. Poupar dinheiro às empresas e aos cidadãos. " O líder socialista antecipou-se às críticas, afirmando que "considerar a burocracia algo de secundário faz parte da nossa cultura, mas é uma asneira. Quando o discurso político se distrai da luta contra a burocracia, as coisas deixam de andar". José Sócrates destacou depois um grupo de iniciativas que considerou"verdadeiras revoluções". A caixa postal electrónica "para todos e sem custos" foi uma delas. A concessão de "valor pleno" ao Diário da República electrónico, "de acesso universal e gratuito", foi outra das medidas destacadas pelo primeiro-ministro e por Jorge Lacão. O chefe do Governo destacou ainda "a importância de os alunos deixarem deter de se matricular todos os anos nas situações em que continuam na mesma escola e o fim da obrigatoriedade de as empresas e os cidadãos requererem certidões de dívida junto dos serviços das Finanças e da Segurança Social para efeito de relacionamento com outros serviços da administração pública. Só duas das dez medidas anunciadas em Janeiro estão já em vigor. A maioria das dez medidas anunciadas por José Sócrates em 27 de Janeiro, na Assembleia da República, durante um debate mensal, não estão ainda em vigor. Há dois meses, no debate em São Bento, o primeiro-ministro mencionou um conjunto de iniciativas que considerou "de especial importância para as empresas portuguesas". Dessas dez medidas, exactamente dois meses depois do compromisso de José Sócrates, apenas duas estão já em vigor. O ministro da Administração Interna, António Costa, afirmou no seu discursode ontem que no "contentor de resíduos burocráticos", criado ontem pelo Governo a propósito do programa Simplex 2006, se encontravam já os"detritos" das "escrituras públicas sobre actos relativos às empresas [primeira medida]" e "os livros de escrituração mercantil, excepto o livro das actas [quarta]". Tirando estas, de acordo com responsáveis governamentais, a maioria entra emvigor em 30 de Junho. De acordo com Maria Manuel Leitão Marques (responsável pela Unidade de Coordenação da Reforma Administrativa) e João Tiago Silveira (secretário de Estado da Justiça), está já promulgada mas não ainda em vigor, a simplificação do regime de fusão e cisão de sociedades. O mesmo acontece com a criação da "modalidade de dissolução e liquidação na hora das sociedades". Segundo João Tiago Silveira, a simplificação da "autenticação de documentos e reconhecimento presencial de assinaturas" deverá estar já "em vigor a 30 de Junho". Relativamente à iniciativa da "Marca na hora", Maria Manuel Leitão Marques reiterou o arranque agendado para 14 de Julho. Há ainda um conjunto de medidas anunciadas pelo primeiro-ministro, consideradas de implementação mais difícil, que só vão estar em vigor em 2007, a saber o "novo regime de prestação única de contas", a "prestação única de informação das empresas à Segurança Social" e a simplificação da "prestação de informação pelas empresas industriais". Governo começa a avaliar quanto custa uma lei daqui a um mês. A responsável pela Unidade de Coordenação da Modernização Administrativa(UCMA), Maria Manuel Leitão Marques, apontou o início de Maio para se começar a avaliar de forma preventiva os encargos administrativos das novas leis. "Só necessita de uma resolução do Conselho de Ministros", explicou ao PÚBLICO. O "teste Simplex" foi apresentado como uma das vertentes do esforço de simplificação. Jorge Lacão, secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, explicou que a iniciativa pretendia "tornar exigente o processo legislativo". Apontou o "teste Kafka" [nome dado pelos belgas a uma avaliação legislativa semelhante] como o "ponto de partida" para o documento português. De acordo com a documentação disponibilizada, é "um instrumento técnico de que o legislador dispõe para avaliar", antes de entrar em vigor, os "custos para o cidadão e empresas derivados do cumperimento de formalidades administrativas" das leis. O extenso questionário de resposta múltipla avalia a existência de novos encargos, quantifica os custos desses encargos e analisa a conformidade com as normas do e-government. O teste tenta perceber se existem alternativas à aprovação da lei - auto-regulação - e avalia também se não está já em vigor legislação similar.
Fonte: Público
Autor: Nuno Sá Lourenço

segunda-feira, março 27

Simplex 333

Afinal já não são 400 medidas contra a burocracia. São 333 medidas com o título bastante curioso - Simplex 2006 - deve ter sido derivado do Dimplex (antigo radiador a óleo), deve de estar ligado ao Plano Tecnológico. Continuo intrigado com o 333. Será um código secreto?

Uma Foto Por Dia


© Photo: chico esperto. Foto nº. 36 - estátua D. João I
Estátua equestre de bronze com pedestal em pedra.
A obra com 6,50 metros foi executada por Leopoldo de Almeida e pelo arquitecto José Segurado.
Localização: Praça da Figueira.
Inauguração: 30 de Dezembro de 1971.

PORMENOR DO FRONTÃO


© Photo: chico esperto.


Frontão do Teatro D. Maria II, com Gil Vicente, o fundador do teatro Português, no seu topo.

Dia Mundial do Teatro

© Photo: chico esperto.

Teatro D. Maria II

A estrutura neoclássica foi construída nos anos 40 do século XIX pelo arquitecto italiano Fortunato Lodi. No topo do frontão está Gil Vicente, o fundador do teatro Português.

Frase do Dia

As novas verdades unem-se suavemente às antigas, sem serem necessários pontos nem costuras.

Ministros aprovam regiões

O Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE) será aprovado quinta-feira na reunião do Conselho de Ministros. O programa propõe o fim dos 18 governos civis, até 2009, e a descentralização e reorganização dos serviços da Administração Pública nas cinco regiões-plano: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. O PRACE irá mexer na Função Pública uma vez que propõe três "leis estruturantes": mobilidade (flexibilidade), avaliação (premiar o mérito) e reformulação de carreiras (reduzir o número de carreiras), adiantou o primeiro-ministro, José Sócrates, no encerramento, sábado em Viseu, das Jornadas Parlamentares do PS. José Sócrates adiantou que estas três leis, que visam criar "bons funcionários públicos", estarão prontas até ao fim do ano em curso.
Fonte: Correio da Manhã

domingo, março 26

Uma Foto Por Dia


© Photo: chico esperto. Foto nº. 35 - calçada portuguesa

Para recordar

Adorava andar nestes autocarros, no andar de cima, nos bancos da frente e, delirava descer a escadas, colocada nas traseiras, com o veículo ainda em andamento.

Lembram-se?

Para a altura eram o último grito da tecnologia e, já eram de cor laranja...

Frase do Dia

O céu é o lugar onde o ar é gelado e onde respiras e vives, onde desejas poder flutuar, sonhar, correr e brincar todos os dias da tua vida.
O céu existe para todos, mas só alguns ousam buscá-lo.

400 Medidas

Aguardo ansiosamente por amanhã, dia em que Sócrates vai "revolucionar" a Função Pública, acreditam? Eu aguardo para depois comentar...

sábado, março 25

Uma Foto Por Dia


© Photo: chico esperto. Foto nº. 34 - ... e ainda dizem que a vida está cara! casacos a 5 e fatos a 10 euros... que mais se quer?

Frase do Dia

Surge um dia em que aprendemos que a vida é muito mais do que comer, lutar ou obter poder. Existe algo chamado perfeição, e a meta da vida é encontrar essa perfeição e reflecti-la.

sexta-feira, março 24

Uma Foto Por Dia


© Photo: chico esperto. Foto nº. 33 - Jardim de Serralves, Porto.

Frase do Dia

Às vezes sentimo-nos à beira da loucura, porque esquecemos que somos diferentes. Porque o amor não é uma competição, um braço de ferro entre duas pessoas: é uma colaboração a dois, que se alimenta precisamente dessas diferenças.

Governo Aprova a Transição da Protecção Social

O Conselho de Ministros aprovou hoje um decreto-lei que assegura a protecção social dos funcionários públicos na fase de transição do regime específico deste sector para o regime geral de segurança social. O decreto-lei, aprovado na generalidade, define o regime especial de protecção social nas situações de transição do regime obrigatório de protecção social aplicável aos trabalhadores da administração pública para oregime geral da segurança social. O diploma visa assegurar a manutenção integral do direito à protecção social (doença, maternidade, desemprego e prestações familiares) dos funcionários públicos que transitem para o regime geral da segurança social na sequência de celebração de contrato individual de trabalho com serviços ou organismos do Estado.
Fonte: Agência Financeira

quinta-feira, março 23

Ai, esta Língua Portuguesa...

Se o Mário Mata, a Florbela Espanca, o Armando Gama e o Jorge Palma, o que é que a Rosa Lobato Faria?
E, já agora: Talvez a Zita Seabra para o António Peres Metello.

Uma Foto Por Dia


© Photo: chico esperto. Foto nº. 32 - "Caír da Noite"

Frase do Dia

Cada um de nós é, no fundo, uma ideia ilimitada da liberdade. Devemos rejeitar tudo aquilo que nos imponha limites.

Olegário Amigo...



Olegário amigo, o Porto está contigo. Lembram-se desta personagem? Foi o mesmo que arbitrou no ano passado na Luz o Benfica vs Porto e, que não assinalou um golo limpo do Peti. Ontem não marcou uma grande penalidade a favor do Sporting. Como é possível este senhor ser árbitro internacional! Percebem agora qual o motivo porque a arbitragem portuguesa não foi escolhida para o Mundial 2006.

quarta-feira, março 22

O Beijo de Judas




Como classificas o beijo do 1º Ministro José Sócrates à arguida Fátima Felgueiras, Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras?

Uma Foto Por Dia


© Photo: chico esperto. Foto nº. 31 - "Vazio"

Frase do Dia

Não necessitas de muralhas!
As muralhas não te protegem, isolam-te.

terça-feira, março 21

SIDA

No dia mundial da poesia uma homenagem a um poeta que admiro.


aqueles que têm nome e nos telefonam
um dia emagrecem - partem
deixam-nos dobrados ao abandono
no interior duma dor inútil muda
e voraz


arquivamos o amor no abismo do tempo
e para lá da pele negra do desgosto
pressentimos vivo
o passageiro ardente das areias - o viajante
que irradia um cheiro a violetas nocturnas


acendemos então uma labareda nos dedos
acordamos trémulos confusos - a mão queimada
junto ao coração


e mais nada se move na centrifugação
dos segundos - tudo nos falta


nem a vida nem o que dela resta nos consola
a ausência fulgura na aurora das manhãs
e com o rosto ainda sujo de sono ouvimos
o rumor do corpo a encher-se de mágoa


assim guardamos as nuvens breves os gestos
os invernos o repouso a sonolência
o vento
arrastando para longe as imagens difusas
daqueles que amámos e não voltaram
a telefonar


Al Berto in "O MEDO"

HIPOCRISIA

Durão Barroso antigo primeiro-ministro português, admitiu ontem em entrevisa no estrangeiro, ter apoiado a invasão do Iraque, há três anos com base em "informações que não foram confirmadas".
O senhor disse alguma coisa que já não se soubesse?

A HORA VAI MUDAR

Os relógios vão adiantar 60 minutos na madrugada do próximo domingo, dia 26, altura em que entra em vigor a «hora de Verão», indicou hoje o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL). Em Portugal Continental e na Madeira, a mudança ocorre à 01:00, altura em que os relógios deverão adiantar uma hora, passando para as 02:00. No arquipélago dos Açores, a hora muda às 00:00, devendo os relógios ser adiantados para a 01:00. A mudança da hora deve-se a uma directiva comunitária que determina que os países da União Europeia devem entrar na hora de Verão no último domingo de Março e adoptar a hora de Inverno no último domingo de Outubro, independentemente do fuso horário em que se encontrem.

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto n.º 30 - Torreira

Frase do Dia

Ninguém pode proibir-nos de fazer o que realmente desejamos.

segunda-feira, março 20

Como nuvens pelo céu

Como nuvens pelo céu
Passam por mim
Nenhum dos sonhos é meu
Embora eu os sonhe assim.

São coisas no alto que são
Enquanto a vista as conhece,
Depois aão sombras que vão
Pelo campo que arrefece.

Símbolos? Sonhos? Quem toma
Meu coração ao que foi?
Que dor de mim me transforma?
Que coisa inútil me doi?
Poesia inédita: Fernando Pessoa

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto n.º 29 "estado de alma - Rua Augusta, Lisboa"

Frase do Dia

Quando escolhemos a paz, vivemos em paz.

domingo, março 19

Frase do Dia

Não existem erros. Os acontecimentos que atraímos a nós, por mais desagradáveis que sejam, são necessários para aprendermos o que necessitamos de aprender.
Todos os passos que damos são necessários para chegarmos aonde escolhemos chegar.

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto n.º 28 "Praia da Torreira"

Euréquia

Finalmente percebi que este País não percisa de funcionários públicos (segundo consta são na ordem dos setecentos mil).
É que segundo o iluminado que entendeu que no Plano de Vacinação contra a pandemia da gripe das aves deveriam estar incluídos cem mil portugueses fundamentais para manter o País a funcionar, como trabalhadores de empresas chave (água, electricidade, hospitais e, sobretudo governantes), excluíndo os funcionários públicos por não serem necessários ao País.
Sócrates podia ter prescindido do grupo de trabalho para a Restruturação da Administração Pública, tinha evitado o dispêndio de verbas e, a isso chama-se boa gestão dos dinheiros públicos.
Esperemos pelo menos, que o antiviral Tamiflu tenha sido requisitado em doses suficientes para proteger as iminências pardas que se sentam nas cadeiras do poder.

sábado, março 18

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto n.º 27 "Palácio Nacional de Sintra"

fantasmas

bateram à porta - não abriste
estavas a convocar nesse instante a brancura
dos dados por lançar e o corvo do sr. poe mais
o maléfico negrume dos mares de melville e
os passos em redor do andarilho etíope e
as mulheres da patagónia que estão sentadas
ao fim da tarde
à beira de insondáveis glaciares

seguias absorto o percurso daquele que comprava
revistas tabaco souvenirs e via os comboios
sumirem-se na gare de munique - mais a rua onde
te encontro e te perco-rapaz
a quem se esqueceram de dizer que tinha um corpo
de papel bom para amachucar com os dentes

é verdade - bateram à porta
mas não podias abrir
nesta casa só sobrevive a memória turva
dos poemas amados - mais ninguém mais nada
além da parede de lodo e da caixa de sapatos
cheia de sílabas preciosas - e uma mesa pequena
com um albatroz empalhado para te vigiar a alma

a um canto da sala o cigarro continua a arder
na ponta dos dedos do teu retrato escondido
atrás do sofá - virado para a parede
como tu
coberto de bolor de sustos e de aborrecimento

AL Berto in " HORTO DE INCÊNDIO "

Frase por Dia

Se a culpa nunca é nossa, não podemos assumir a responsabilidade. E se não podemos assumir a responsabilidade, seremos sempre as vítimas.

sexta-feira, março 17

Uma Foto Por Dia


© Photo: chico esperto. Foto n.º 26 "Torreira"

quinta-feira, março 16

Frase do dia

No estudo, no trabalho e no amor, em qualquer aventura a que te lances, confia no que sabes e voa nas asas da tua esperança.

Uma Foto Por Dia

Photo: chico esperto. Foto n.º 25 - Rua do Carmo, Lisboa.

Extinções afectam mais de 8 mil trabalhadores estatais

O relatório do Programa de Reestruturação da Administração Pública prevê o encerramento de 16 serviços na Segurança Social. Quase 8.500 funcionários serão afectados com a extinção de serviços da Administração Pública, caso o Governo decida acatar as recomendações do relatório do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE). O documento aconselha o Executivo a encerrar cerca de 100 organismos públicos. Estes trabalhadores serão reintegrados em novos serviços, a criar, ou mesmo em organismos já existentes que podem vir a receber as competências dos que agora encerram. Outro dos destinos que pode ser dado àqueles funcionários é o quadro de supranumerários, que irá absorver os trabalhadores que não sejam integrados em nenhum outro serviço. É no Ministério da Agricultura que há mais funcionários afectados. Segundo contas feitas pelo Diário Económico a partir do relatório da comissão técnica liderada por João Bilhim, o número de funcionários dos organismo a encerrar no ministério tutelado por Jaime Silva ascende a cerca de dois mil. O segundo ministério com maior número de trabalhadores afectados é o da Cultura, com 1.822. Já quanto aos organismos afectados, o Ministério doTrabalho e da Solidariedade Social é o que verá mais serviços extintos, se António Vieira da Silva aceitar as recomendações do PRACE, que propõe o encerramento de 16 organismos. Em segundo lugar no 'ranking' está o ministério tutelado por Isabel Pires de Lima, onde é sugerida a extinção de 10 serviços. O levantamento dos organismos a encerrar mostra que todos os ministérios serão atingidos por esta reestruturação, com mais ou menos número de trabalhadores ou serviço, e que as propostas de extinção afectam direcções-gerais, institutos públicos, comissões nacionais, conselhos consultivos, auditores, departamentos, entre outros. As contas feitas pelo Diário Económico, e que apontam para um universo de 8.434 funcionários públicos, tiveram por base unicamente as propostas apresentadas pela comissão como "extinção". Dentro deste número estão 600 trabalhadores afectos aos serviços sociais. No entanto, não estão, por exemplo, contabilizados 438 funcionários dos governos civis dos vários distritos, que passam a ficar organizados em apenas cinco regiões-plano. Além disso, a não disponibilização de dados por parte de alguns ministérios impossibilita um cálculo exacto. São disso exemplo o Ministério da Saúde, que não forneceu dados sobre as 18 sub-regiões. Governo aprova reestruturação do Estado até final do mês. O Executivo de José Sócrates vai aprovar num dos últimos Conselhos de Ministros do mês uma resolução onde adopta algumas recomendações do relatório do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE). O documento foi entregue pela comissão liderada por João Bilhim no início deste mês, estando agora a ser analisado pelo Governo, para tomar decisões políticas. Aquando da tomada de posse da comissão técnica, o ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, garantiu que pretendia adoptar todas as sugestões. O actual relatório do PRACE propõe alterações às actuais macro-estruturas dos ministérios, ouseja, que direcções-gerais devem continuar, que serviços extinguir, que organismos fundir, entre outros exemplos. Assim que a decisão política estiver tomada, o Governo poderá começar a aprovar as novas leis orgânicas, já que os organigramas dos ministérios passam a ser outros. Em simultâneo, a comissão técnica continuará a trabalhar no terreno, mas agora a um nível mais detalhado. Dentro de cada organismo serão analisados os serviços que devem permanecer e os que devem estar sujeitos a alterações. É nessa fase que o Governo terá uma ideia mais concreta sobre o número de funcionários públicos afectados pelo programa de reestruturação. Haverá ainda transferência de competências para as autarquias, um processo que corre em paralelo.

Fonte: Diário Económico
Autor: Marta Oliveira
Mariana Adam

quarta-feira, março 15

Frase do dia

Temo o que desconheço. E, por uma questão de orgulho e por ter consciência de que o desconhecido é perigoso, esforço-me por aprender o máximo possível.

Estás aí?

Chegaste sem que eu desse conta. Talvez tenhas tocado à campainha mas hoje vejo que estava distraída com algo. Provavelmente absorta no meu mundo.
Foste entrando, quiseste correr o risco de abrir a porta e, deixar-te deambular por divisões que julgavas conhecer; para ti não era a primeira vez que pisavas aquele chão, conhecias os cantos à casa como se fossem teus. A cada passo invadias-me, possuías-me e eu mal me dava conta. Julgava-me segura até a casa começar a ruir... Quando saíste e, não fechaste a porta, apercebi-me da tua passagem... Deixaste a porta entreaberta, o frio começou a entrar e a tua ausência a fazer-se sentir.
Enquanto permaneceste não dei por ti... Devias ter fechado a porta! Foste o mais sublime, o que apelidei de "o mais sublime dos cabrões" e, a culpa foi minha... tudo porque não mandei arranjar a campainha!
Da próxima peço que toques, que batas freneticamente à porta e, que no hiato de eu chegar, pé ante pé à porta, não desistas...que me oiças perguntar do outro lado – quem é... ouvir-te responder e, sussurrar-te em seguida enquanto olho ao relógio...demoraste tempo demais na tua não linearidade! Perdeste-te no tempo. No teu. E desencontraste-te do meu.
Neste hiato, entre quartos e pátios da minha casa, tocaste-me e eu perdi-te o toque, o teu cheiro, desencontrei-me do teu olhar, de ti, entre corredores labirínticos. Perdi-me de mim e encontrei-me no vazio da sala sob o horizonte.
Encontro-me agora de pé, não à tua espera mas à minha. À espera do retorno a mim mesma enquanto a luz teima em fugir para dar lugar à escuridão.
Amanheceu e eu não dei conta. Dou por mim em pé, ainda na sala a olhar o horizonte e, pergunto-me...estás aí?
By Nina

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto n.º 24 "Chafariz do Carmo"

Foi construído, no largo em frente do convento, em 1796. De planta original e proporções equilibradas, sugere, com os seus quatro colunelos que sustentam a cobertura, em forma de cúpula, uma redoma para imagem.
in " TESOUROS ARTÍSTICOS DE PORTUGAL " Selecções do Reader's Digest

Más notas colocam funcionários públicos nos supranumerários

Os funcionários públicos que tiverem piores notas na avaliação do desempenho profissional correm o risco de ir parar ao quadro de supranumerários.
A notícia é avançada na edição desta quarta-feira do Jornal Diário Económico, que, citando fonte oficial do Ministério das Finanças, garante que este será um dos critérios a utilizar na escolha dos trabalhadores que irão para a bolsa dos excedentários, assim como a idade e o tempo de serviço.
Na opinião da mesma fonte, «é natural que seja esses os critérios que vão ser utilizados» na revisão da lei do quadro de pessoal supranumerário, até porque, defendeu, «a avaliação e a idade são critérios objectivos».
Fonte: Diário Digital

terça-feira, março 14

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto. Foto n.º 23 "Convento do Carmo"

Convento do Carmo. Dedicado a Nossa Senhora do Vencimento, foi mandado construir pelo condestável D. Nuno Álvares Pereira, que aqui se recolheu em 1839, em cumprimento de um voto feito em Aljubarrota. O terramoto de 1755 atingiu-o profundamente, não chegando a ser reconstruído, apesar de algumas tentativas feitas nesse sentido. O imponente monumento quatrocentista, do período gótico denominado floreado, é, assim, uma impressionante ruína, apontando para o céu os seus altos arcos ogivais descarnados, constituindo uma notável presença entre o casario da baixa lisboeta, nele estão instalados desde 1857, a sede da Associação dos Arqueólogos Portugueses e um museu arqueológico constituído, principalmente, por esculturas, inscrições, túmulos e brasões, recolhidos em vários pontos da cidade.

in " Tesouros Artísticos de Portugal " Selecções do Reader's Digest

Em todos os jardins

Em todos os jardins hei-de florir,
Em todos beberei a lua cheia,
Quando enfim no meu fim eu possuir
Todas as praias onde o mar ondeia.

Um dia serei eu o mar e a areia,
A tudo quanto existe me hei-de unir,
E o meu sangue arrasta em cada veia
Esse abraço que um dia se há-de abrir.

Então receberei no meu desejo
Todo o fogo que habita na floresta
Conhecido por mim como num beijo.

Então serei o ritmo das paisagens,
A secreta abundância dessa festa
Que eu via prometida nas imagens.

In " DOZE POEMAS " SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

segunda-feira, março 13

Às vezes

Às vezes julgo ver nos meus olhos
A promessa de outros seres
Que eu poderia ter sido,
Se a vida tivesse sido outra.

Mas dessa fabulosa descoberta
Só me vem o terror e a mágoa
De me sentir sem forma, vaga e incerta
Como a água.

In "DOZE POEMAS" SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

domingo, março 12

Frase Do Dia

"Não importa o que um homem diz ou como o diz; importa o que faz e como o faz."

Uma Foto Por Dia

© Photo: chico esperto
Foto n.º 22 "Praça D. Pedro IV"

sexta-feira, março 10

Frase do dia

Diz um antigo provérbio que um escritor profissional é um principiante que não desistiu.

quarta-feira, março 8

Duplamente Desiludido

Nestas últimas semanas tenho ansiosamente aguardado por um telefonema, que tarda em chegar, para não dizer, que certamente já não irei receber.
O telefonema que ansiosamente aguardo, seria da Presidência da República.
Pensava eu, na minha inocência pura de cidadão impoluto, que nesta última semana de mandato de sua Exª, o senhor Presidente da República Drº Jorge Sampaio, seria um dos portugueses a merecer uma condecoração.
Reparem se tenho ou não razão, para pensar em ser "medalhado".
Sou um cidadão português, bom marido e, bom pai.
A minha esposa afirma a toda a hora que "sou o melhor marido do mundo". As minhas filhas dizem a toda a hora que sou "o melhor pai do mundo".
As finanças não têm queixas deste cidadão, nem o meu nome consta de quaisquer listas de devedores ao fisco. Tenho sempre os meus impostos em dia.
Sou funcionário público hà mais de trinta e cinco anos. Só faltei ao serviço por motivo de doença, sempre justificado com Atestados Médicos autênticos.
As minhas classificações do serviço foram sempre "Muito Bom" e, de alguns anos a esta parte, tenho recebido a nota máxima de dez valores.
Quando fui chamado pela Pátria, cumpri serviço militar, tendo sido mobilizado para a Guerra do Ultramar, onde permaneci dois anos, na Província de Angola; uma guerra que nunca compreendi, mas que por imperativos de força maior tive que "aceitar".
O meu telefone continua sem receber a tão ansiosa chamada.
Todos os dias quando chego a casa, a primeira coisa que faço é ir ao Voice Mail e verificar se tenho alguma mensagem cujo teor seja algo parecido com: "Sua Exª deverá comparecer no Palácio de Belém, para no próximo dia 8 receber a medalha com a Cruz da Ordem do Infante D.Henrique, atribuída pelos serviços relevantes que prestou ao País", mas fico desiludido, duplamente desiludido, por constatar que sou diferente das últimas trinta e cinco personalidades "medalhadas", donde se destacavam os músicos Fernando Tordo e Pedro Burmester, Mariza, Mário Laginha e Maria João, o actor Victor de Sousa, o apresentador de televisão Júlio Isidro e pasme-se,do senhor Ministro da Administração Interna, António Costa.
Já liguei para a PT perguntando se havia alguma avaria nas linhas telefónicas na zona de Belém/Ajuda, para perceber se seria esse o motivo para a não recepção de tão desejada chamada.
É que este "Chico Esperto" com uma folha de serviço exemplar e com um "Curriculum" de fazer inveja a qualquer um, sente-se duplamente desiludido, dado ter votado por duas vezes no Drº Jorge Sampaio para a Presidência da República e de ter sido ignorado na distribuição das "medalhas".
Como não votei no futuro Presidente da República, professor Cavaco Silva e , como não tenciono votar nele nas próximas eleições para Presidente da República, tenho a noção de que não serei "medalhado" nos próximos dez anos.
E eu que queria tanto uma condecoração...

terça-feira, março 7

Frase do dia

O tempo nada significa. O tempo é apenas a nossa maneira de medir a lacuna entre não saber determinada coisa e sabê-la, entre não fazer determinada coisa e fazê-la.

segunda-feira, março 6

A frase do dia

Por que será que só conhecemos as respostas quando encontramos as perguntas?